fbpx

rendimento nos estudosVocê sabe como aumentar o seu rendimento nos estudos em duas, três ou até quatro vezes?

 

Fazer com que seu aprendizado seja potencializado e você consiga render muito mais em menos tempo?

 

Sim, isso é totalmente possível! 

 

Para tanto, você precisa conhecer a técnica daqueles que foram aprovados em concurso público, a técnica que a maioria utiliza para aumentar a memorização e acelerar o aprendizado.

 

Ficou interessado? Quer saber qual é essa técnica e ficar ainda mais perto da tão sonhada vaga no serviço público e a estabilidade financeira?

 

Segue com a gente neste post para descobrir o que é como aplicar nos seus estudos!

 

 

Saiba como triplicar seus rendimentos nos estudos

 

Vamos direto ao ponto: o maior segredo daqueles que são aprovados em concursos é estudar por meio de questões de provas anteriores. Dificilmente você vai encontrar um aprovado que não tenha utilizado esse método. 

 

Mas por que essa técnica é tão boa e especial, que faz ela ser tão utilizada e acelerar tanto o aprendizado?

 

Bem, o primeiro motivo é simples: você consegue prever o que vai cair no próximo concurso.

 

As bancas costumam repetir os mesmos tipos de questões. Às vezes é a mesma questão literalmente. Assim, você fica sabendo o que a banca cobrou em concurso anterior e consegue prever o que vai cair no futuro, podendo, assim, direcionar melhor os estudos.

 

Quando você estuda por meio de questões, também memoriza muito mais e por muito mais tempo. Isso porque quando o seu cérebro vê aquilo foi cobrado pela banca é como se desse um zoom. Ou seja, é o mais próxima da prática que você tem de uma prova de concurso.

 

Assim, seu inconsciente aciona um monte de bandeirinhas vermelhas indicando o que é importante. E você acaba, mesmo sem querer ou sem muito esforço, memorizando mais. 

Você também consegue saber como foi cobrado determinado conteúdo, o nível de dificuldade e o estilo da pergunta. Isso ajuda também a memorizar. 

 

Outro motivo é que você revisa o que já estudou. Se você não revisar, acaba esquecendo o que estudou. O que é acontece é que, por meio das questões, você traz à mente aquele conteúdo, tirando-o da memória de curto prazo e mandando para a memória de longo prazo.

 

Além disso, revisando você enxerga onde precisa melhorar, você consegue dar um zoom exatamente onde você ainda não aprendeu. 

 

Agora você já entendeu o porquê estudar por questões de concursos anteriores e é esse método vai acelerar a sua memorização e como esse método vai acelerar a sua memorização e o seu aprendizado, ajudando no rendimento nos estudos.  Então, é hora de saber como estudar por questões de maneira mais inteligente!

 

É importante entender quais os pontos a se considerar para não retardar seus estudos e também aplicar corretamente o método à fase de estudos em que você se encontra.

 

Saiba mais a seguir!

 

Como estudar de maneira inteligente?

 

Imagine que você se deparou com a seguinte questão na prova (isso não vai acontecer, claro, é apenas uma situação hipotética para explicarmos melhor o método):

 

 

Quem descobriu o Brasil?

  1. Barão de Mauá
  2. Pedro Álvares Cabral
  3. Tirandentes
  4. Dom Pedro I
  5. Adolf Hitler

 

Se você está estudando de maneira burra, você apenas marca a letra B, de Pedro Álvares Cabral, e segue para a próxima questão achando que está dominando o conteúdo.

 

Mas, não é bem assim! Para estudar por questões de maneira inteligente você deve primeiro analisar o enunciado. 

 

Aqui você percebe que “descobrimento do Brasil” é um assunto que é cobrado nas provas da banca. 

 

Então, você pensa o que sabe e o que não sabe sobre o assunto.

 

Depois, você analisa as alternativas e avalia o que cada nome tem de relação com o assunto abordado. Quem foi Barão de Mauá? E Tiradentes? Onde Adolf Hitler se encaixa no contexto histórico? 

 

Enfim, você analisa cada nome e, caso não saiba quem foram, volta na teoria para descobrir o que esse personagem histórico tem de relevante.

 

Claro que esse é um exemplo bem básico, mas a ideia aqui é deixar claro que, por mais simples que seja a pergunta, você precisa analisá-la como um todo, em profundidade, e, a partir disso, voltar na teoria para dar uma revisada e entender se o conteúdo está mesmo internalizado.

 

Se perceber lacunas muito grandes de entendimento no conteúdo, será preciso retomar o capítulo ou a aula sobre aquele determinado assunto. 

 

Outra coisa importante: quando você fica em dúvida entre duas alternativas. A sugestão aqui é que você tente entender por que surgiu essa dúvida, qual a sua dificuldade nesse ponto e volte na teoria para resolver esse problema. Obviamente Pedro Álvares Cabral e Adolf Hitler são personagens históricos bastante distintos, mas às vezes são alternativas muito semelhantes e podem mesmo confundir.

 

De maneira geral, a regra é: preste atenção no que você errou, porque ainda precisa de atenção, e as que você acertou, aprofunde o entendimento com tranquilidade. Faça anotações no seu resumo, destacando esses pontos para se lembrar no futuro. 

 

Como aprender em cada fase do estudo?

 

É importante esclarecer que o método por questões é diferente para cada fase do estudo. 

 

Se você está iniciando o seu estudo para concurso público, vai utilizar as questões apenas para aprofundar o conhecimento.

 

Ou seja, depois de estudar o conteúdo você vai fazer 10 ou 20 questões para aprofundar o conhecimento e com o tempo você vai aumentando a quantidade de questões para fazer revisão.

 

Porém, aqui o importante é você ser se entendeu ou não o conteúdo. Se não entendeu, deve voltar e estudar um pouco mais. 

 

Se você em uma fase já intermediária ou avançada de estudos, em que você já viu todo o edital ou quase todo o edital e precisa estudar mais, a sugestão é que você utilize o método de questões de concursos como revisão.

 

Aqui você deve passar muito tempo fazendo muitas questões. Se você fizer entre 70 a 100 questões concursos por dia, vai estar em um caminho certo.

 

É importante também entender que estudo por questões e simulado são coisas bem diferentes.

 

No estudo por questões anteriores você vai estudar de maneira inteligente, aprofundando o conteúdo.

 

Já no simulado você vai ver quais os conteúdos em que você está bem e quais precisa dar mais atenção, direcionando os estudos. 

 

Ao estudar de maneira inteligente, errar não é um problema, porque você está aprendendo. Mas se você quer saber para quais matérias precisa dar mais atenção, um simulado é o ideal. No simulado você separa 20 ou 30  questões de uma determinada disciplina e vê como se sai. 

 

Principais dúvidas sobre o estudo por questões

 

Devo iniciar os estudos pela resolução de questões?

 

simulado questions listaUma dúvida muito comum quando se fala de estudos por questões anteriores é se o concurseiro deve iniciar pelas perguntas e só depois ir para a teoria.

 

A resposta para os iniciantes é não.

 

Isso porque você vai acabar se frustrando com o método por não conseguir responder às perguntas. Então, o ideal é estudar primeiro a teoria e só depois partir para o estudo por questões.

 

Entretanto, se você é um concurseiro avançado, se já vem estudando a um bom tempo, a resposta é sim, porque você já terá um suporte teórico bom e poderá partir para um estudo mais direcionado.

 

 

Não vou “perder” tempo estudando por questões?

 

O método de estudos por questões nada tem de perda de tempo. Se você conseguir estudar de maneira inteligente, 15 minutos de questões podem equivaler a duas horas de teoria pura. Ou seja, com pouco tempo de estudo você terá resultados muito melhores. Você estará “ganhando” tempo, na verdade.

 

 

Como dividir o tempo de estudo entre resolução de questões, revisão e teoria?

 

A resposta aqui é fácil: se você é um concurseiro iniciante, gaste a maior parte do seu tempo na teoria e um pouquinho em questões. Se você é um concurseiro já mais experiente, gaste pouco tempo na teoria e muito tempo em questões (cerca de 80%). Se é um concurseiro intermediário, o ideal é o meio a meio.

 

Isso porque se você é iniciante, precisa entender o conteúdo, você vai gastar muito tempo vendo uma videoaula, lendo um PDF. Se você já tem estrada nos concursos, você já viu as aulas e leu a teoria, agora precisa mandar o conteúdo para a memória de longo prazo, no que as questões e as revisões  vão te ajudar.

 

Devo continuar estudando por questão depois que saiu o edital?

 

Depende. Se você já viu todo o conteúdo, sim, deve e é a melhor estratégia. Porém, se ainda falta muita coisa para ver, você vai ter que estudar um pouco mais essa teoria para não ir para a prova sem saber o conteúdo.

 

Quais ferramentas podem me ajudar no estudo por questões?

 

Há diversos sites e aplicativos de questões de concursos que podem lhe ajudar muito nos estudos. Veja algumas opções

  • Rota dos Consursos
  • Qconcursos
  • Tec Concursos 
  • Estude grátis

 

Você pode acessar a lista completa, com 17 indicações de ferramentas para estudo por questões, clicando aqui.

 

Infografico-3---Melhores-sites-de-questões-(incluindo-os-gratuitos) (8)

 

Tem material de qualidade para estudar?

 

Para otimizar ou iniciar sua preparação, indicamos a nossa Seção de Dicas para passar em Concurso Público. Nela você encontrará artigos com valiosas dicas para colocá-lo mais próximo da sua aprovação, como por exemplo:

 

Melhores Cursos Online para Agilizar sua Aprovação!

 

 

Prefere dicas em vídeo? Acesse nossa seção com dicas de concursos, melhores cursos preparatórios, guia do primeiro concurso e muito mais!

 

 

Quais os melhores cursos preparatórios?

 

Se você tem como investir tempo e dinheiro em curso preparatório, é preciso pensar bem antes para escolher um que seja adequado às suas necessidades. Afinal, é sempre um diferencial apostar em um módulo específico para a área ou cargo pretendido.

Desse modo, veja algumas opções realmente boas:

 

O Gran Cursos Online também está muito bem avaliado. De fato, tem material completo com videoaulas, além de professores de primeira linha. Assim, se você quer um curso com bom histórico de aprovação, e a possibilidade de estudar para mais de um concurso, o Gran Cursos certamente é uma ótima opção.

 

Estratégia ConcursosO Estratégia Concursos tem ótimos índices de aprovação nos principais concursos do país, pois conta com um material de qualidade e professores renomados. Ou seja, se você quer ter a certeza que está estudando pelo melhor material e, além disso, não se importa em pagar pela qualidade, o Estratégia Concursos é, com efeito, sua melhor opção.

 

O Exponencial é mais uma excelente alternativa. Igualmente aos demais cursos, é voltado para o aprendizado acelerado, mas oferece ainda o interessante serviço de coaching 100% especializado.

 

Agora você já está pode dentro das melhores dicas para triplicar seu rendimento dos estudos e é só colocá-las em prática. Para saber mais detalhes, acesse o vídeo completo sobre o assunto no nossa canal do Youtube, clicando aqui.

E se precisar de alguma ajuda extra ou quiser compartilhar seus métodos de estudo, deixe um comentário no post. 

Não esqueça também de curtir e acompanhar todas as novidades nas nossas redes sociais. Estamos também no Facebook, Twitter e Instagram.

Bons estudos e boa sorte!

Planilha de Estudos

Planilha de Estudos

Com essa planilha você vai poder calcular automaticamente seu tempo ideal de estudos.

Ela foi criada com base no Método PQF para calcular o quanto você tem que estudar, levando em conta o peso de cada matéria, quantidade de horas necessárias e facilidade que você tem sobre cada uma.

Abra seu e-mail e baixe agora mesmo sua planilha (não esqueça de procurar no SPAM).