resumos para concursosSe você nunca utilizou resumos para concursos na hora de estudar, está perdendo uma grande oportunidade de turbinar sua memorização e seu aprendizado, além de suas chances de alcançar a tão sonhada vaga em um cargo público em menos tempo.

A simplicidade dos resumos e sua importância para solidificação do conhecimento são pontos muito importantes para todo aquele que realmente quer ser aprovado!

As grandes vantagens do estudo por meio de resumos são a praticidade e a possibilidade de estudar sem grandes esforços. Explico: você muitas vezes está cansado demais para aprender algo novo, mas rever um resumo cansa bem menos, pois você apenas revisa algo que já conhece. E é o tipo de material que dá para levar para a sala do dentista enquanto aguarda a consulta, por exemplo.

É importante você sempre ter um resumo com você para aproveitar toda e qualquer oportunidade que aparecer e dar uma olhadinha nele.

Resumos e revisões

Resumos só fazem sentido juntamente com as revisões. Por isso, preparamos um artigo especial sobre revisões, para você entender um pouco melhor o que são e como fazer revisões para concurso.

Antes da prova, o ideal é que você leia os resumos diversas vezes. Como o tempo, perceberá que já sabe vários de cor e não precisará mais relê-los.

No entanto, é importante ter em mente que para realmente turbinar seu aprendizado, você precisa elaborar os resumos de forma correta. E é isso o que ensinaremos aqui e agora!

Há três tipos de resumos: os normais (ou fichamento), os flash cards e os mapas mentais. Iremos abordar cada um deles em artigos diferentes, nesse artigo focaremos apenas nos resumos tradicionais.

Clique na imagem abaixo para ir para os artigos sobre flash cards e mapas mentais:

flashcards

Como começar um resumo?

 Primeiro, quero que você esqueça aqueles resuminhos que seu colega fazia para colar na prova, ou aquele resumo que você fazia na escola e faculdade. Você aprenderá aqui um método realmente eficiente de fazer resumo que é bem diferente do que você está acostumado.

Você precisa ter em mente que o resumo serve apenas para guardar informações que você corre o risco de esquecer. Então, antes de começar o resumo você deve ler o texto, entender, grifar, anotar, sublinhar e desenhar. Ou seja, destrinchar o conteúdo. O resumo será feito em cima das partes grifadas e o resumo.

Como fazer um bons resumos para concursos?

Na hora de escrever

Destaque as ideias centrais

É bem importante fazer uma leitura inicial atenta do conteúdo a ser resumido. E ao fazer isso, vá destacando, grifando, as ideias centrais e algumas palavras-chave do assunto. Isso ajuda a já de saída ter uma ideia geral e assinalar termos, expressões ou ideias sobre as quais tem dúvidas e precisará de mais apoio teórico.

Escreva à mão

Apesar de alguns não gostarem, os resumos realmente eficientes são feitos, pelo menos em um primeiro momento, à mão. Assim, você já estará memorizando de forma mais efetiva o conteúdo. Se prefere digitar, faça isso numa segunda fase.

Seja claro o e objetivo

Um bom resumo não faz enrolação, ele vai direto ao ponto de forma simples. O resumo adequado é aquele que qualquer pessoa com a mínima afinidade com o assunto pode ler e entender do que se trata.

Não deixe dúvidas

Ao fazer os resumos não inclua conteúdo que ainda não entendeu. Nele deve constar apenas o que já está claro e faz sentido para você. Se em algum termo ou expressão você ainda tem dificuldades, anote também o seu significado.

Escreva com suas palavras

Você irá fixar melhor o resumo se o escrever com suas próprias palavras. Sendo assim, não copie diretamente a frase da aula ou do livro. Primeiro entenda o assunto e, depois, faça o resumo sem consultar o material do estudo.

Abrevie siglas e palavras

abreviar siglas e palavras ajuda a deixar os resumos menores e mais organizados. Contudo, a abreviatura deve fazer sentido para que você não perca o foco na hora da revisão tentando entender o que havia escrito. Em vez de escrever Lei Complementar, escreva LC. Em vez de alíquota, use %. E assim por diante.

Referencie as normas

Quando for resumir conteúdo da área do Direito, não esqueça de sempre referenciar os dispositivos legais para saber sempre de onde aquele conteúdo saiu e para onde deve voltar se houver dúvidas. Da mesma forma, coloque no fim de cada resumo ou trecho escrito a origem daquele conteúdo (página do livro, por exemplo).

Desdobre o material

Não tente compilar toda a matéria em apenas um resumo. Faça vários deles com pouca informação em cada um. Deixe cada folha com pouca escrita.

Crie resumos por temas

Colocar todos os resumos de um determinado assunto no mesmo lugar, além de mais organizado, ajuda a sua memória visual. Tente também criar um link entre os temas, fazendo com que se complementem. A leitura ficará mais fluída e, a partir dessas associações, será mais fácil memorizar.

Recursos visuais

 flashcardsUse muitas cores

Não fique com medo do carnaval de cores! Faça de seu resumo algo colorido e chamativo. Certamente sua memória ficará mais ativa. Use caneta hidrocor, coloque post it e tudo mais. Deixe a cor vermelha para negações, ela já é comumente associada a isso.

Esquematize o resumo

Além de cores diversas, você pode apostar em esquemas bem visuais na hora de fazer resumos. Inclua imagens, gráficos, tabelas, desenhos e símbolos se achar necessário. Tudo para facilitar a fixação do conteúdo.

Fique de olho no tamanho

Apesar de não haver regra, o ideal é que você faça seu resumo em fichas ou na metade de uma folha de ofício. Se você deixar a folha muito grande, vai escrever mais que o necessário.

Dicas gerais

Não esqueça dos exercícios

Fazer exercícios e questões de provas anteriores é uma excelente maneira de testar seus conhecimentos. Com isso, além de fixar conteúdo, você saberá o que está internalizado (e pode sair da revisão) e o que ainda precisa de estudo e dever ser reforçado ou incluído nos seus resumos.

Priorize o conteúdo, não a aparência

Você não está em um concurso de beleza, então não se preocupe com a estética do resumo. Foque na informação concisa e de fácil leitura.

Organize sua papelada

Para não se perder, coloque títulos e organize seus resumos. Por exemplo: se for o quinto resumo de Direito Tributário, chame ele de DT05 e anote no título. Quando você for fazer um calendário de revisão, essa informação será muito útil.

Seja seletivo

Não faça resumo de tudo. A maioria dos concurseiros cai nesse erro. Resuma apenas os assuntos mais importantes. Por isso, sua revisão deverá ser combinada com exercícios e leituras das partes sublinhadas dos livros e apostilas.

Atente à regra de ouro dos resumos

A regra de ouro dos resumos é: “isso eu posso esquecer”. Se pensar nessa frase ao ler um conteúdo, ele deve constar no seu resumo. Afinal, um resumo é a síntese de informações que você corre o risco de esquecer. Se você já sabe uma informação e pouco provavelmente esquecerá dela, não a coloque no resumo.

Passo a passo para seus resumos

Fase 1: marque no texto as informações importantes.

escrever resumo marca texto grifar

Fase 2: faça a anotação, com suas próprias palavras, de tudo aquilo que é importantes mas você corre o risco de esquecer.

escrever

Fase 3: organize seu resumo

Até você memorizar e realmente aprender a informação, precisará organizar o resumo. É interessante desenvolver uma forma de organização para rever seu resumo de tempos em tempos. Uma boa opção é colocar ele na sua agenda pessoal do Google (ou na agenda física).

Modelo de resumos para concursosmodelo-de-resumon-3 modelo-de-resumo-portuges

Resumo do Resumo

A revisão é um dos passos mais importantes para quem quer realmente passar em um concurso e de uma forma mais rápida. Ela é realizada por meio de questões e resumos (tradicionais, mapas mentais e flash cards) e você deve ter em mente que todos os dias é necessário rever a matéria aprendida.

Quais os melhores cursos preparatórios?

Se você tem como investir tempo e dinheiro em curso preparatório, é preciso pensar bem antes para escolher um que seja adequado às suas necessidades. Afinal, é sempre um diferencial apostar em um módulo específico para a área ou cargo pretendido.

Desse modo, veja algumas opções realmente boas:

  •  Estratégia ConcursosO Estratégia Concursos tem ótimos índices de aprovação nos principais concursos do país, pois conta com um material de qualidade e professores renomados. Ou seja, se você quer ter a certeza que está estudando pelo melhor material e, além disso, não se importa em pagar pela qualidade, o Estratégia Concursos é, com efeito, sua melhor opção.

Clique aqui para saber como funciona o Estratégia

  •  O Gran Cursos Online também está muito bem avaliado. De fato, tem material completo com videoaulas, além de professores de primeira linha. Assim, se você quer um curso com bom histórico de aprovação, e a possibilidade de estudar para mais de um concurso, o Gran Cursos certamente é uma ótima opção.

Clique aqui para conhecer o GranCursos Online

  •  Concurso ExponencialO Exponencial é mais uma excelente alternativa. Igualmente aos demais cursos, é voltado para o aprendizado acelerado, mas oferece ainda o interessante serviço de coaching 100% especializado.

Clique aqui para conhecer o Exponencial Concursos

  •  O Direção Concursos é uma empresa nova no mercado, contudo, mantém um time de professores muito bom e, ao mesmo tempo, um material diversificado e completo, focado no concurso escolhido. Além disso, oferece a possibilidade de resgatar o dinheiro investido em até 30 dias no caso de insatisfação.

Clique aqui para conhecer o Direção Concursos

Ficou com alguma dúvida sobre resumos para concursos? Deixe seu comentário que vamos lhe ajudar!

Aproveite também para curtir e acompanhar nossas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.

Por lá você encontra muitas dicas, técnicas, troca de experiências e novidades do mundo dos concursos.

Conte com a gente!

Bons estudos!

Planilha de Estudos

Inscreva-se agora para baixar gratuitamente a Planilha definitiva de Estudos!

Confirme seu e-mail e baixe a planilha!

DESCONTO de 30% no Gran Cursos Online

É só CLICAR AQUI para ATIVAR SEU DESCONTO.

E se quiser receber outras dicas de concurso, é só assinar nossa newsletter abaixo:

Você acabou de se inscrever em nossa lista.