fbpx

ferramentas digitaisVocê sabe como ferramentas digitais podem ser úteis na preparação para um concurso público?

Pois as maneiras são muitas!

Elas podem ser verdadeiros diferenciais no seu aprendizado, ajudando a organizar seu cronograma, a aumentar sua produtividade nos estudos e, assim, agilizar sua aprovação.

Por isso, neste artigo vamos mostrar como utilizar ferramentas digitais a seu favor e as principais opções disponíveis.

Leia e saiba tudo!

 

O que são ferramentas digitais?

 

Ferramentas Digitais são recursos (softwares e aplicativos) que permitem a realização de tarefas específicas de maneira muito rápida e segura.

A partir delas se dá a comunicação entre pessoas e entre pessoas e aparelhos tecnológicos, como computadores, tablets, smartphones, etc.

Podem ser para uso pessoal, profissional ou educacional.

 

Saiba como usar ferramentas digitais

 

Organização

 

Programas como Evernote e Trello estão ficando muito populares entre os concurseiros.

E com razão: são uma mão na roda na hora de organizar conteúdos, tarefas, cronogramas, calendários, listas e notas.

Nessas ferramentas digitais você monta um enorme banco de dados de informações para facilitar o seu dia a dia.

Em qualquer um dos dois você consegue adicionar tarefas e monitorá-las, além de incluir tags (etiquetas) para categorizá-las.

Pode criar boards (quadros) e acrescentar todo tipo de dado relacionado ao assunto. Evernote e Trello estão disponíveis em todos os sistemas operacionais (Windows, Mac, Linux, Android, iOS e Windows Phone).

Ou seja, podem ser usados no desktop ou no aplicativo para smartphone.  

Google Calendar, Sunrise e Wunderlist são outras boas opções para esse tipo de serviço, porém com menos recursos e popularidade.

Já o Speech Word Count é uma espécie de cronometro digital. Você copia e  cola o texto no site e ele dá uma ideia aproximada do tempo que se precisa para ler aquele material.

 

Armazenamento

 

Hoje em dia é difícil alguém não saber o que significa armazenamento em nuvem — que, trocando em miúdos, é o armazenamento de dados em um HD à distância.

Mas nem todo mundo ainda se beneficia do serviço, que facilita muito o acesso e o compartilhamento de conteúdos.

Com a nuvem você pode acessar seus arquivos de praticamente qualquer lugar. Um bom exemplo de ferramenta de armazenamento na nuvem é o Google Drive, que disponibiliza gratuitamente até 15 GB de espaço para documentos, tabelas, apresentações, imagens, etc.

Da mesma forma funciona o One Drive, da Microsoft.

O Dropbox também é excelente para armazenar e-books, videoaulas, apostilas.

É gratuito até 2GB e bastante intuitivo.

 

Notícias

 

Estar por dentro do que acontece no Brasil e no mundo é muito importante para o concurseiro.

Afinal, política, economia e outros temas pertinentes da sociedade são sempre solicitados nas provas de Conhecimentos Gerais ou em redação.

E até nessa tarefa as ferramentas digitais podem ajudar.

Há ferramentas que consolidam notícias para a leitura.

Muitas delas permitem ao usuário que crie filtros para receber artigos, textos, posts e reportagens sobre assuntos de seu interesse.

Algumas oportunizam também a escolha de fontes de acordo com sua preferência editorial. Todo conteúdo é centralizado em uma única interface.

São boas ferramentas de consolidação de notícias: Feedly, Old Reader, Aol Reader, Flipboard e Papper.li.

 

Leitura

 

É muito comum: você encontra um texto que lhe interessa, mas não tem tempo para ler na hora.

Tenta encontrá-lo mais tarde e… nada!

Pois essa situação agora pode ser evitada com o uso das ferramentas digitais certas.

Aplicativos como o Pocket e o Evernote permitem que o usuário salve links para ler depois de maneira simples e rápida, usando extensões no navegador ou com um clique no aplicativo do smartphone.  

 

Fixação e revisão de conteúdos

 

Se você está há tempo envolvido com o universo dos concursos, certamente conhece a técnica dos mapas mentais. Eles são excelentes na hora de fixar o conteúdo e revisar a matéria (saiba mais no nosso post especial sobre o assunto).

E agora criá-los ficou ainda mais fácil por meio de ferramentas digitais.

Para essa função, há o Mind Meister e o Mindomo, disponível online, para Android e IOS, além do Xmind o do FreeMind, apenas para desktop.

As ferramentas digitais podem ser usadas também para facilitar o estudo por questões. Como essa é uma das técnicas mais utilizadas, há vários programas e aplicativos disponíveis, que agregam ainda funcionalidades como filtro por assunto, análise de desempenho, resolução de professores, etc.

Algumas opções disponíveis: Questões de Concurso, Superprovas, Gabaritou TI, Tec Concursos, Open Concursos e iQuestoes.

 

Conteúdo educacional

 

Há também diversas ferramentas que oferecem cursos, textos, planilhas, etc. A Universia, por exemplo, é uma rede de universidades que disponibiliza materiais (quase todos gratuitos) em diversas áreas, inclusive para concurseiros.

O Portal Domínio Público disponibiliza uma séries de obras literárias, artísticas e científicas, em diversas áreas e em diversos formatos. É totalmente gratuito.

Muito parecido é o Goconqr, uma plataforma mundial de recursos educacionais totalmente gratuitos. Por lá há materiais de ensino de idiomas, doutorado, preparatório para concursos, e muitos outros.

 

Memorização e concentração

 

As ferramentas digitais também podem dar aquela mão na hora de testar seus conhecimentos.

O aplicativo Perguntados mistura jogos e conteúdo, com perguntas e respostas de múltipla escolha em uma série de categorias, que vão desde entretenimento até história e matemática.

Muito similar é o QuizUP, que contabiliza pontos em perguntas corretas nas mais de 250 categorias disponíveis.

Já para melhorar a concentração, você pode testar o Fit Brains Trainer, que trabalha raciocínio rápido e lógico em uma interface bem simples e intuitiva.

No app Little Things Forever o usuário tem como meta encontrar itens em um cenário. Com isso, estimula foco e concentração, além de percepção rápida.

 

Idiomas

 

Para testar conhecimentos de Inglês e Espanhol, o Duolingo pode ser uma boa opção. Gratuito, ele tem ainda outros 8 idiomas com exercícios e tarefas.

HiNative também trabalha o aprendizado de idiomas a partir de desafios diários, que evoluem conforme o nível de conhecimento do usuário. Também ensina a pronúncia correta de palavras.

Como você pode ver, as ferramentas digitais servem como excelentes parceiras na preparação para um concurso público. Basta conhecer suas aplicações e usá-las corretamente.

Você conhece ou utiliza alguma ferramenta que não aparece na nossa lista? Compartilhe com a gente nos comentários!

Para saber como turbinar ainda mais seus estudos, acesse nossa aba especial de dicas.

E para mais conteúdo sobre o universo concurseiro, acompanhe nossa redes: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.

Bons estudos!

ASSINATURA ILIMITADA DO GRANCOM MAIS DE 80% DE DESCONTO
(pouco tempo!)

CLIQUE AQUI PARA PEGAR SEU CUPOM

Prontinho, agora você tem acesso a todo material grátis.