concentração e foco nos estudosConcentração e foco nos estudos são pontos fundamentais para qualquer concurseiro.

 

Por isso, é sempre importante voltar ao assunto.

 

 

Você já chegou ao final do dia supercansado, com aquela sensação de que passou muito tempo estudando para o concurso mas não produziu nada?

 

 

Já teve a sensação de que por mais que você estude mais e mais tempo a qualidade do aprendizado está bem baixa?

 

Caso sim, para você há uma notícia ruim e uma notícia boa.

 

 

 

A ruim é que provavelmente você está com dificuldade de concentração e foco nos estudos ou trabalho.

 

 

A notícia boa é que você pode mudar esse panorama!

 

 

 

E nós aqui do Próximos Concursos vamos lhe passar algumas dicas e ferramentas para que alcance esse objetivo com mais facilidade. Dessa forma, também vai agilizar sua aprovação.

 

 

Vamos lá?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Concentração e foco nos estudos: o que fazer?

 

 

 

 

Embora os tempos modernos nos façam acreditar, não somos multitarefas.

 

 

Você até pode mais de uma coisa ao mesmo tempo, mas, com certeza, uma delas vai perder em em qualidade.

 

 

Então, se você é daqueles que durante os estudos volta e meia dá uma olhadinha em redes sociais, ou se abre milhares de abas no seu navegador, pode acreditar que está perdendo o foco no mais importante.

 

 

 

Isso porque seu cérebro não funciona com um botão de liga e desliga. Tanta informação cruzada vai deixá-lo confuso, pois nossa mente tem dificuldade em mudar de contextos com tanta rapidez.  Ou seja, cada vez que você muda o contexto é como se você o forçasse a se readaptar e isso é cansativo.

 

 

 

Assim, quanto menos mudanças, quanto mais tempo você focar em uma única informação, em uma só tarefa, menos desgaste terá e mais produtivo será o seu tempo de estudo.

 

Como diz o guru Tony Robbins, “a energia flui para onde o foco está”. Ou seja, onde está o seu foco toda sua energia cerebral e emocional vai estar fluindo também.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ferramentas para ter mais concentração e foco nos estudos

 

 

 

 

Agora você vai conferir algumas ferramentas práticas e objetivas para manter a concentração e foco nos estudos.

 

 

 

 

 

 

 

 

1 – Estude em local silencioso

 

 

 

 

 

 

 

Escolha um um local silencioso de estudo e defina o tempo que você vai estudar. Esse tempo será sagrado, é um compromisso que você vai ter consigo mesmo, seja 30 minutos ou uma hora. O mais importante é que seja um período de total concentração.

 

 

Avalie qual seu desempenho e encontre o tempo ideal para sua rotina. Uma boa opção de teste é utilizar a técnica de estudos pomodoro. Já ouviu falar? Saiba mais sobre o assunto no post completo que fizemos, clicando aqui.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2 – Tenha clareza no que vai estudar

 

 

 

 

 

 

 

Como dito antes, o cérebro humano tem dificuldade de mudar de contexto. Ou seja, se você está estudando uma coisa e de repente muda para outra, ele já perde aproveitamento.

 

Então, antes de iniciar o período de estudos, tenha em mente qual será sua meta daquele dia.
Qual será o tema dentro de uma disciplina? Quais serão os capítulos lidos? Quais serão os exercícios? Saiba exatamente onde colocará sua energia naquele momento. E mantenha na cabeça qual o seu objetivo maior: ser aprovado no concurso público.

 

 

 

 

Precisa de ajuda? Leia também nosso post sobre como montar o cronograma ideal, clicando aqui.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3 – Faça pausas

 

 

 

 

 Fazer pequenas pausas é essencial para manter a concentração e foco nos estudos. O que seria uma boa pausa? Cada um tem suas preferências, mas deve ser algo que lhe dê prazer.

 

 

Pode ser assistir um episódio da série favorita, brincar com o pet, dar uma caminhada, se alongar, meditar ou fazer absolutamente nada. Aproveite esse tempo para desligar completamente do concurso.

 

 

É importante, porém, que essas pausas não se prolonguem, cerca de 5, 10 minutos no máximo, e logo você volte para os estudos. Novamente, é preciso fazer testes e descobrir o que funciona melhor para você.

 

 

O estudo para qualquer prova ou exame exige força e dedicação, além de abrir mão de coisas prazerosas.

 

Contudo, se você passar o tempo todo, durante muitos meses, abrindo mão de tudo que te dá alegria, vai desistir no caminho. Isso é fato.  Então lembre-se sempre de incluir no seu cronograma as pausas estratégicas para atividades agradáveis.

 

 

4 – Anote pendências

 

 

 

 

 

 

 

Para evitar as distrações da internet, uma estratégia bem simples e antiga, mas que funciona, é manter uma folha em branco com uma caneta ao seu lado na mesa. Durante os estudos, tudo que vier à mente que você precisa fazer, anote nesse papel. Seja qual for a tarefa, anote.

 

 

Assim o seu cérebro faz a leitura de que aquilo já está encaminhado e você ficará mais tranquilo. Quando terminar os estudos, poderá dar atenção ao que estava pendente. Nunca pare os estudos para resolver essas questões.

 

 

 

 

 

 

 

 

5 – Use aplicativos

 

 

 

 

 

 

 

Aplicativos podem ser excelentes ferramentas para manter a concentração e foco nos estudos. Um bom exemplo é o app Forest, que funciona como um jogo onde seu celular será bloqueado por um tempo pré-determinado. Durante esse período, vão “crescer” árvores na sua floresta. Se você não mexer no celular, mais árvores terá no final.

 

 

Parece bobo, mas esse pequeno game pode estimular os estudos, uma vez que pequenas recompensas funcionam como fator motivacional.

 

 

Além disso, é bem divertido. De qualquer maneira, há outros aplicativos bloqueadores de celular ou de acesso à Internet que você pode testar.

 

 

 

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=BGEUSdgVsI4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quais os melhores cursos preparatórios?

 

 

Se você tem como investir tempo e dinheiro em curso preparatório, é preciso pensar bem antes para escolher um que seja adequado às suas necessidades. Afinal, é sempre um diferencial apostar em um módulo específico para a área ou cargo pretendido.

 

Desse modo, veja algumas opções realmente boas:

 

 

Estratégia ConcursosO Estratégia Concursos tem ótimos índices de aprovação nos principais concursos do país, pois conta com um material de qualidade e professores renomados. Ou seja, se você quer ter a certeza que está estudando pelo melhor material e, além disso, não se importa em pagar pela qualidade, o Estratégia Concursos é, com efeito, sua melhor opção.

 

 

Clique aqui para saber como funciona o Estratégia

 

 

O Gran Cursos Online também está muito bem avaliado. De fato, tem material completo com videoaulas, além de professores de primeira linha. Assim, se você quer um curso com bom histórico de aprovação, e a possibilidade de estudar para mais de um concurso, o Gran Cursos certamente é uma ótima opção.

 

 

Clique aqui para conhecer o GranCursos Online

 

 

O Exponencial é mais uma excelente alternativa. Igualmente aos demais cursos, é voltado para o aprendizado acelerado, mas oferece ainda o interessante serviço de coaching 100% especializado.

 

 

Clique aqui para conhecer o Exponencial Concursos

 

 

 

A concentração e foco nos estudos para concurso dependem de diversos fatores, mas você pode fazer ajustes para potencializar a sua preparação. Assim, vai garantir a tão sonhada vaga muito mais rápido.

 

 

Acompanhe as novidades do universo concurseiro também nas demais redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram

 

 

Conte com a gente e bons estudos!

 

 

 

 

Gostou do artigo?
[Total: 0 Average: 0]

Planilha de Estudos

Inscreva-se agora para baixar gratuitamente a Planilha definitiva de Estudos!

Confirme seu e-mail e baixe a planilha!