Uma das missões mais complicadas para o concurseiro é conciliar trabalho e estudo. Afinal, nem todo mundo consegue se dedicar exclusivamente à preparação para as provas. E essa rotina dupla pode mesmo ser muito exaustiva, exigindo ainda mais foco e persistência, além de alguns sacrifícios.

 

No entanto, embora o desafio seja maior, há muitas maneiras de organizar seu dia a dia para dar conta de tudo. Não é preciso se desesperar, apenas seguir algumas importantes dicas e orientações para encarar a rotina do trabalho diário e ainda assim arrasar no concurso público. Sem perder a saúde e a motivação no caminho!

 

Saiba como!

 

Confira 5 dicas para conciliar trabalho e estudo na preparação para o concurso

 

Tenha um bom planejamento

 

É sempre bom reforçar que organização é a chave do sucesso quando falamos em conciliar trabalho e estudo para concurso. É fundamental que você prepare um cronograma de acordo com seu tempo disponível e o volume de conteúdo. Tente montar uma planilha (física ou virtual) para visualizar todas as suas demandas do dia, semana e mês.

 

Dessa forma, com um panorama geral de atividades, você conseguirá nortear melhor sua preparação e otimizar seu tempo. Você pode, por exemplo, incluir alguns simulados na hora do almoço ou uma leitura no deslocamento para o trabalho.

 

Mantenha o foco

 

Nada mais importante que estar 100% focado no seu período de estudos. Como você precisa dividir seu dia em muitas atividades e o tempo para o aprendizado será menor, vai precisar de concentração redobrada para fazer suas leituras e exercícios renderem. Por isso também a organização é vital.

 

Tenha em mente que seu tempo de estudos é sagrado e que cada minuto dedicado ao aprendizado é muito valioso. Ou seja, nada pode tirá-lo do caminho.

 

Peça ajuda

 

Você é concurseiro, mas não é super-herói. Lembre-se sempre disso! Sendo assim, vai precisar de ajuda na caminhada. Portanto, converse com sua família e amigos para que entendam suas ausências no período e deem suporte ao seu preparo se for preciso. Da mesma forma, se estiver sobrecarregado no trabalho, fale com os colegas ou mesmo com seu chefe.

 

Você pode precisar, ainda, de ajuda profissional. Um bom cursinho preparatório para concursos, que simplifique e potencialize seus estudos, ou uma mentoria/coaching para dar aquela mão no planejamento. Avalie as possibilidades e vá em frente.

 

Invista em saúde

 

Mesmo que à primeira vista pareça perda de tempo, algumas horas dedicadas ao seu corpo e sua mente são, na verdade, investimento em saúde. Então, não pense que a academia é uma bobagem ou que a meditação não cabe no seu cronograma, por exemplo.

 

Essas atividades são muito importantes para que você se mantenha saudável e, consequentemente, tenha pique para aguentar a rotina puxada. Quem se movimenta com regularidade ou utiliza práticas de relaxamento tem mais energia e um cérebro mais potente. Assim, é natural que também obtenha melhores resultados na jornada dupla.

 

Diga “não”

 

É fato: você vai ter que abrir mão de muitas coisas durante o período em que conciliar trabalho e estudo para concurso. Viagens prolongadas, passeios, festas e baladas ocupam bastante espaço na agenda e podem acabar comprometendo seu rendimento.

 

Sabemos que é difícil, mas você terá que dizer muitos “não” aos amigos e familiares e, como não pode ter tudo, vai ter que escolher a dedo quais serão os seus momentos de lazer. Tente não se torturar com isso. É apenas uma fase, que vai passar rápido. E lembre-se: no fim da jornada, vai ter valido a pena!

 

5 dicas para conciliar trabalho e estudo na preparação para o concurso

 

  1. Tenha um bom planejamento.
  2. Mantenha o foco.
  3. Peça ajuda.
  4. Invista em saúde.
  5. Diga “não”.

 

Gostou das nossas dicas para conciliar trabalho e estudo sem sofrimento? Compartilhe com seus amigos e contatos nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.

 

E se quiser contar como tem sido a sua experiência, deixe um comentário. Vamos gostar muito de saber como você tem encarado a preparação para o concurso público. Conte sempre com a gente na caminhada até a aprovação!

 

Bons estudos!

Planilha de Estudos

Planilha de Estudos

Com essa planilha você vai poder calcular automaticamente seu tempo ideal de estudos.

Ela foi criada com base no Método PQF para calcular o quanto você tem que estudar, levando em conta o peso de cada matéria, quantidade de horas necessárias e facilidade que você tem sobre cada uma.

Parabéns! agora você tem acesso a Planilha de Estudos!