como conciliar trabalho e estudoUma das missões mais complicadas para o concurseiro é conciliar trabalho e estudo. Afinal, nem todo mundo consegue se dedicar exclusivamente à preparação para as provas. E essa rotina dupla pode mesmo ser muito exaustiva, exigindo ainda mais foco e persistência, além de alguns sacrifícios.

 

No entanto, embora o desafio seja maior, há muitas maneiras de organizar seu dia a dia para dar conta de tudo. Não é preciso se desesperar, apenas seguir algumas importantes dicas e orientações para encarar a rotina do trabalho diário e ainda assim arrasar no concurso público. Sem perder a saúde e a motivação no caminho!

 

Saiba como!

 

Confira 8 dicas para conciliar trabalho e estudo na preparação para o concurso

 

 

1 – Combata a “síndrome de super-herói”

Uma das coisas mais importantes para quem estuda e trabalha ao mesmo tempo é não se deixar levar pela síndrome de super-herói. Ou seja, aquela ideia de que pode dar conta de tudo ao mesmo tempo, ou que precisa sempre fazer mais, ser o melhor.

Entenda que você é humano e, por isso, tem limitações, físicas e emocionais. Ninguém consegue estar 100% ligado e focado o tempo todo. Pior: se você entrar nesse ritmo, vai adoecer muito rápido.

Então, se você decidiu que faze concurso é um objetivo de vida, é preciso priorizar os estudos, a preparação e ajustar todas as demais esferas. Vai precisar abrir mão de muita coisa por um tempo, com certeza, mas vai também garantir sanidade mental e física.

2 – Tenha um bom planejamento

 

Como estudar e trabalharÉ sempre bom reforçar que organização é a chave do sucesso quando falamos em conciliar trabalho e estudo para concurso. É fundamental que você prepare um cronograma realizasta, de acordo com seu tempo disponível e o volume de conteúdo.

Tente montar uma planilha (física ou virtual) para visualizar todas as suas demandas do dia, da semana, no máximo.Aqui, pensar a longo prazo pode não ser a melhor estratégia. Foque em curtas distância, ao menos no início.

 

Dessa forma, com um panorama geral de atividades, você conseguirá nortear melhor sua preparação e otimizar seu tempo. Você pode, por exemplo, incluir alguns simulados na hora do almoço ou uma leitura no deslocamento para o trabalho.

 

3 – Estude antes do expediente começar

Cada pessoa funciona de uma maneira, claro. Porém, de maneira geral, é muito mais efetivo estrudar antes de sair para o trabalho que ao voltar. Isso porque, depois do expediente, as chances de você estar exausto são maiores. E o aprendizado ficará comprometido. Ao acordar, seu cérebro está “zerado” e pronto para assimilar informações, internalizar conteúdo.

Então, se tiver como, mude a rotina: vá dormir mais cedo e acorde duas ou três horas antes da hora de sair de casa. Outro ponto positivo é que, provavelmnete, você será o unício acordado em casa e tudo estará mais silencioso. No começo pode ser difícil, mas com o tempo ficará mais fácil e você pode ter melhores resultados. Faça o teste!

 

4 – Estude nos intervalos e no deslocamento

Outro momento que pode ser melhor aproveitado é o intervalo do expediente. Da mesma forma, o deslocamento entre a sua casa e seu local de trabalho. Talvez você não consiga começar um conteúdo novo nesses períodos, mas pode fazer leituras rápidas, anotações, revisões. Se estiver no transporte público, não esqueça os fones de ouvido, pois você pode assistir a uma videaula, por exemplo. Se estiver dirigindo, um audiobook pode ser uma opção.

 

 

5 – Elimine atividades desnecessárias

 

 Nada mais importante que estar 100% focado no seu período de estudos. Como você precisa dividir seu dia em muitas atividades e o tempo para o aprendizado será menor, vai precisar de concentração redobrada para fazer suas leituras e exercícios renderem. Por isso, é preciso cortar tarefas desncessárias do seu dia.

E por tarefas desnecessárias pode-se enteder o tempo gasto nas redes sociais, aquela maratona da série que estreou nova temporada, etc. Observe as suas tarefas diárias e monitore onde está aplicando um tempo que poderia ser dedicado aos estudos.

Tenha em mente que esse período é sagrado e que cada minuto dedicado ao aprendizado é muito valioso. Ou seja, nada pode tirá-lo do caminho. Depois de aprovado você poderá se dedicar a essas atividades sem qualquer culpa. 

 

6 – Peça ajuda

 

 Você é concurseiro, mas não é super-herói. Lembre-se sempre disso! Sendo assim, vai precisar de ajuda na caminhada. Portanto, converse com sua família e amigos para que entendam suas ausências no período e deem suporte ao seu preparo se for preciso. Da mesma forma, se estiver sobrecarregado no trabalho, fale com os colegas ou mesmo com seu chefe.

 

Você pode precisar, ainda, de ajuda profissional. Um bom cursinho preparatório para concursos, que simplifique e potencialize seus estudos, ou uma mentoria/coaching para dar aquela mão no planejamento. Avalie as possibilidades e vá em frente.

 

7 – Invista em saúde

 

 Mesmo que à primeira vista pareça perda de tempo, algumas horas dedicadas ao seu corpo e sua mente são, na verdade, investimento em saúde. Então, não pense que a academia é uma bobagem ou que a meditação não cabe no seu cronograma, por exemplo.

 

Essas atividades são muito importantes para que você se mantenha saudável e, consequentemente, tenha pique para aguentar a rotina puxada. Quem se movimenta com regularidade ou utiliza práticas de relaxamento tem mais energia e um cérebro mais potente. Assim, é natural que também obtenha melhores resultados na jornada dupla.

 

8 – Diga “não”

 

 É fato: você vai ter que abrir mão de muitas coisas durante o período em que conciliar trabalho e estudo para concurso. Viagens prolongadas, passeios, festas e baladas ocupam bastante espaço na agenda e podem acabar comprometendo seu rendimento. 

 

Sabemos que é difícil, mas você terá que dizer muitos “não” a pessoas com as quais se importa e terá ter que escolher a dedo quais serão os seus momentos de lazer. Tente não se torturar com isso. É apenas uma fase, que vai passar rápido. E lembre-se: no fim da jornada, vai ter valido a pena!

 

8 dicas para conciliar trabalho e estudo na preparação para o concurso

 

  1. Combata a “síndrome de super-herói”
  2. Tenha um bom planejamento.
  3. Estude antes do expediente começar.
  4. Estude nos intervalos e no deslocamento.
  5. Elimine atividades desnecessárias.
  6. Peça ajuda.
  7. Invista em saúde.
  8. Diga “não”.

 

Gostou das nossas dicas para conciliar trabalho e estudo sem sofrimento? Para saber mais, acesse o vídeo completo sobre o assunto no nosso canal do Youtube, clicando aqui.

E não deixe de curtir e acompanhar as redes sociais do Próximos Concursos: Facebook, Twitter, Instagram

 

Bons estudos!

Planilha de Estudos

Inscreva-se agora para baixar gratuitamente a Planilha definitiva de Estudos!

Confirme seu e-mail e baixe a planilha!

DESCONTO de 30% no Gran Cursos Online

É só CLICAR AQUI para ATIVAR SEU DESCONTO.

E se quiser receber outras dicas de concurso, é só assinar nossa newsletter abaixo:

Você acabou de se inscrever em nossa lista.