Você é daqueles que têm medo da concorrência em concursos públicos? Tem muitas dúvidas e até receio de participar das provas por causa disso? Você precisa, então, ler este artigo que desvenda mitos e traz todas as verdades sobre o assunto!

 

Quando um concurso tem milhares de inscritos — como é o caso das seleções do INSS, da Receita Federal, da Caixa Econômica Federal, do TCU, etc — costuma-se dizer que ele é “muito concorrido”.

 

De fato, se levarmos em conta apenas a relação candidato X vaga, parece uma tarefa impossível ser aprovado com tanta gente participando.

 

No entanto, é preciso ter em mente que o volume de inscritos não é um fator decisivo e está longe de representar a verdadeira concorrência. Afinal, do momento da inscrição até o fim da prova há um caminho no qual muitos podem ficar para trás.

 

E é nesse processo que você pode se destacar para atingir o seu objetivo.

 

Então, mantenha a calma e leia nosso artigo para saber mais sobre a real concorrência em concursos, como se destacar e dicas para lidar com a disputa.

 

Confira já!

 

Principais informações sobre concorrência em concursos

 

Como calcular a concorrência em concursos públicos?

 

De maneira geral, a concorrência pode ser medida com o cálculo simples de número de inscritos dividido pelo número de vagas ofertadas.

 

Por exemplo: em um concurso com 50 vagas e 10 mil inscritos, a relação é de 200 candidatos por vaga.

 

Bastante alta, não é mesmo? Esses números volumosos assustam e fazem muitas pessoas desistirem sem ao menos tentar, achando que nunca vão conseguir bater a concorrência.

 

Mas, não é bem assim.

 

Claro que esse montante é considerado pela banca examinadora e o órgão, além de ser determinante para o estabelecimento da nota de corte. Mas, para o candidato, é muito mais relevante pensar na concorrência sob outros aspectos.

 

Ou seja, é importante pensar na concorrência real do concurso.

 

A seguir vamos abordar esses aspectos para que você consiga ter uma ideia clara e precisa da disputa sem entrar em pânico.

 

Todos os candidatos inscritos são concorrentes em potencial?

 

Mito absoluto! Na verdade, apenas entre 8% e 10% dos candidatos estão realmente seguros na hora da prova e aptos a disputar uma vaga, representando a concorrência real.

 

Isso porque a maioria das pessoas não se prepara adequadamente, com tempo e foco suficientes, de maneira direcionada para o edital ou o cargo em questão. Muitos estão apenas se testando para outros concursos ou se inscreveram no impulso.

 

Há também aqueles candidatos que estão preparados quanto ao conteúdo, mas não estão emocionalmente prontos para lidar com a pressão e a ansiedade na hora da prova. Estes vão acabar obtendo um resultado insatisfatório.

 

E há também o índice de abstenção, sobre o qual vamos falar mais adiante.

 

Então, se você se preparar bem e se manter tranquilo, já estará em vantagem. Não há mágicas ou milagres nessa caminhada. A sorte, nesses casos, é você mesmo quem faz!

 

O que é abstenção em concursos públicos?

 

Além da falta de comprometimento com os estudos e o nervosismo, que acabam tirando o candidato da corrida pela vaga, muitas pessoas simplesmente não comparecem ao concurso. E isso se chama abstenção: a ausência do candidato na hora da prova, seja por desistência, esquecimento, atraso ou qualquer outra impossibilidade.

 

O índice de abstenção em concursos públicos é surpreendentemente alto, chegando próximo dos 30% do total de inscritos na maioria das vezes. Ou seja, isso representa muitos candidatos a menos na concorrência.

 

Praticamente todas as bancas examinadoras costumam divulgar o número de abstenções após as provas. Portanto, busque essa informação de editais anteriores quando for se inscrever para um concurso público.

 

Isso lhe dará uma ideia geral do número real de participantes que costumam estar presentes em uma seleção para determinado órgão ou entidade. E pode lhe ajudar a se manter confiante.

 

O que é ampla concorrência em concursos públicos?

 

Uma questão que pode parecer de simples entendimento, mas ainda confunde muita gente é sobre vagas de ampla concorrência em concursos públicos.

 

Você sabe do que se trata?

 

As vagas de ampla concorrência são aquelas que não são destinadas a pessoas com deficiência ou que se enquadrem na Lei de Cotas. Ou seja, quem está na ampla concorrência não disputa uma oportunidade com quem se inscreve em vagas de cotas ou ações afirmativas.

 

Por isso, fique atento na hora de escolher o tipo de inscrição no concurso público, que pode ser de Ampla Concorrência (AC), Pessoa Preta ou Parda (PPP) ou Pessoa com Deficiência (PCD). Alguns concursos separam, ainda, vagas para indígenas.

 

Os candidatos concorrem apenas com os inscritos na mesma modalidade, dentro do número de vagas ofertadas em cada uma delas.

 

O que é nota de corte de concursos públicos?

 

A nota de corte é a pontuação mínima que um candidato precisa alcançar para ser aprovado no concurso ou para passar para as próximas etapas do edital. Normalmente, ela fica entre 60% e 80%.

 

Por isso, o ideal é focar em uma pontuação suficiente para ficar dentro do número de vagas ofertadas ou, ao menos, nas primeiras posições do cadastro reserva. Lembrando também que a nota de corte não pode ser alterada pela banca durante o concurso.

 

Como se preparar?

 

A preparação é, sem dúvida, a parte mais importante da caminhada rumo à aprovação em um concurso público. Esse período requer muita disciplina, mesmo que seja, por vezes, extenuante, com muitas horas de estudos, leituras e simulados.

 

Mas, temos certeza que todo esforço será recompensado quando você passar para a vaga tão sonhada.

 

O primeiro passo é obter todas as informações sobre o concurso (prazos, disciplinas, conteúdos, banca examinadora, etc). Para isso, é preciso ler com atenção o edital, conversar com concurseiros mais experientes, participar de fóruns de discussão, etc.

 

Depois, é preciso montar um cronograma de estudos de acordo com o que funciona melhor com você. Para lhe ajudar nessa tarefa, temos o post Como montar um cronograma de estudos perfeito para sua rotina.

 

Utilizar técnicas de estudos também é um diferencial. Há métodos famosos para potencializar o aprendizado, como a pomodoro e a de ciclo de estudos. Você também pode estudar com flash cards ou mapas mentais. Ou, ainda, estudar por questões, que é um dos métodos mais aplicados por concurseiros.

 

O ideal é experimentar cada uma delas e ver com qual se adapta melhor.

No Próximos Concursos há uma aba com tudo que você precisa saber sobre sobre dicas, técnicas e cronogramas.

 

Não deixe de acessar!

 

Quais os melhores cursos preparatórios?

 

Como já falamos, e é preciso sempre reforçar, na questão da concorrência em concursos públicos, a preparação é sua melhor aliada. Se você estiver seguro e focado, mais cedo ou mais tarde, a vaga vai ser sua.

 

E para que seja mais cedo, é importante pensar em como será sua preparação e avaliar o investimento em um curso preparatório.

 

Isso porque estudar com um material atualizado e com a orientação de professores especialistas vai fazer muita diferença. Com certeza quem aposta em um cursinho, e leva o estudo a sério, sai na frente da concorrência.

 

A partir da nossa experiência de mais de 15 anos na área de concursos públicos, não hesitamos em indicar o  Estratégia Concursos e o Gran Cursos Online. Ambos têm excelentes índices de aprovação nos principais editais do país, contam materiais diversos e de qualidade. Além de profissionais renomados no mercado.

 

Para não restarem dúvidas na escolha, aproveite para conferir nosso ranking completo com os melhores cursos preparatórios para concursos.

Melhores cursos preparatórios para concursos

3 dicas para se manter tranquilo com a concorrência em concursos

 

1 – Fortaleça sua preparação

 

Você já sabe que, na realidade, o número de pessoas que estão na disputa por uma vaga em concurso público não é tão assustador quanto parece. Sendo assim, o verdadeiro diferencial está sempre na preparação.

 

Então tenha em mente que é fundamental dar o seu melhor, pois esse será seu trunfo. Internalize esse sentimento para garantir mais segurança na hora da prova e motivação ao longo da preparação.

 

E, claro, leve a sério esse período, tenha uma estratégia para otimizar seus estudos, utilize técnicas para facilitar o processo. E, se possível, invista em apostilas e cursos preparatórios de qualidade. Esses passos vão lhe colocar cada vez mais próximo do objetivo.

 

Está em dúvida sobre como dar a largada? Acesse nosso post Como Começar a Estudar para Concurso Público [sem perder tempo]

 

2 – Conheça os seus concorrentes

 

É importante saber qual o perfil de candidato no concurso que você deseja participar. Por isso, procure informações sobre editais anteriores, veja o número de abstenções, qual a nota de corte. A partir dessas informações, será possível ter ideia da real concorrência.,

 

Além disso, é fundamental que falemos: o seu maior concorrente é você mesmo. Então, não crie barreiras entre você e seu sonho, não desanime com as dificuldades ou tenha medo do desafio. Mantenha a atitude positiva e você será logo um vencedor.

 

Precisa de ajuda nesse processo? Leia o post Quadro dos Sonhos: 5 Dicas para Montar um Quadro dos Sonhos Eficaz

 

3 – Tenha paciência

 

Essa é uma virtude vital para o concurseiro. Afinal, se você está entrando agora nesse universo, tem que saber que é como se estivesse no fim da fila. Isso porque muita gente está na caminhada há mais tempo, estudando e participando das provas, e é natural que eles estejam na sua frente.

 

Por isso, persistência e foco são palavras de ordem. É muito provável que você não passe na primeira, talvez nem na segunda, mas acredite que sua hora vai chegar. Para o candidato que se esforça e leva a sério a preparação, a vaga está guardada. Não tem erro!

 

Aproveite para conferir algumas técnicas motivacionais no post Motivação para Estudar para Concursos: Veja Como não Desanimar no Meio do Caminho

 

Na escalada até a aprovação, é preciso ter persistência. Ninguém fica pronto do dia para a noite. Mas quem se dedica com vontade e mantém o foco, é sempre recompensado.

 

Por isso, se você leva a sério a sua preparação, não precisa ficar com medo da concorrência em concursos. Sua hora vai chegar!

 

E saiba que pode contar com a gente nesse caminho!

 

Para acessar conteúdo de qualidade, acompanhar a evolução dos editais de Norte a Sul do país e conhecer as melhores dicas para arrasar nas provas, acesse e curta também nossas redes sociais. Estamos no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.

 

Bons estudos!

 

[Total: 0    Média: 0/5]