É grande a expectativa para a realização de um novo concurso da Assembleia Legislativa do Estado do Amapá, pois o último concurso ALAP aconteceu há 27 anos…

 

concurso alap 

Por isso, que tal ficar por dentro dos últimos acontecimentos e conferir valiosas dicas para agilizar sua aprovação?

Vamos lá!

 

 

 

Em janeiro foi publicada a autorização do concurso. Veja só:

 

Concurso ALAP

 

No último dia 28 foi aprovado pelo Presidente da Assembleia Legislativa do Amapá, deputado Kaká Barbosa, o Projeto Básico do Concurso ALAP.

A próxima fase será a escolha da banca organizadora e a previsão é de que o edital seja publicado até o mês de julho. 

Sendo assim, é bom os concurseiros do Norte do país irem se preparando.

Neste artigo você fica sabendo tudo sobre carreiras, salários, benefícios, chances de crescimento, conteúdo das provas, estilo das bancas e dicas de estudo.

Saiba mais!

 

Principais informações sobre o Concurso ALAP

 

Quais as carreiras e atribuições?

 

O concurso da Alap 2019 pretende diminuir o número de comissionados no órgão, que hoje chega a 90% de todos os funcionários da casa, que conta apenas com 10% de servidores efetivos. A casa tem 117 servidores e mais de 1.000 funcionários. A expectativa é  que o concurso oferte, pelo menos, 300 vagas, dentre as quais 60 devem ser destinadas ao cargo de Polícia Legislativa. Esse cargo recebe atenção especial neste momento, porque quem atua na defesa do órgão atualmente é a Polícia Militar, já que nunca houve concurso depois da criação do cargo em questão.

A previsão é de que sejam ofertadas 200 vagas para cargos de nível médio e superior. Ainda não há definição de quais cargos serão contemplados, mas a expectativa é de que as vagas sejam para os cargos de Técnico, Analista, Procurador e Polícia Legislativa.

 

Confira as principais atribuições de algumas das carreiras

 

Técnico Legislativo

 

Desenvolver serviços de apoio administrativo em comissões legislativas de acordo com área de atuação, receber e registrar toda documentação encaminhada à instituição; redigir despachos, memorandos, relatórios; autuar processos de compra; auxiliar na organização das sessões solenes da Casa; digitar documentos, agendar compromissos; atualizar o cadastro de autoridades públicas, privadas e de jornalistas, etc.

 

Polícia Legislativa

 

Prevenir e apurar infrações. Manutenção da vigilância permanente por meio de policiamento ostensivo e sistemas eletrônicos. Segurança do Presidente da Assembleia Legislativa e dos demais membros da Mesa Diretora, sendo fora ou dentro das dependências da Assembleia. Segurança de Deputados Estaduais, Deputados Federais e Senadores sob missão oficial do órgão. Planejamento estratégico de segurança. Entre outras responsabilidades esclarecidas em Lei.

 

Procurador Jurídico

 

Representar judicial e extrajudicialmente a Assembleia Legislativa; Prestar assessoria à Administração; Pronunciar sobre a legalidade dos atos administrativos; Prestar informações, propor, contestar, formular pedidos e acompanhar ações judiciais em que a Assembleia Legislativa figure como parte; Examinar e dar parecer nas proposições legislativas; Executar outras atividades correlatas. Assistir o Presidente da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa nas Ações Diretas de inconstitucionalidades de normas legais perante os Tribunais; Defender a Assembleia, seus Órgãos e Membros quando atingidos em sua honra e imagem perante a sociedade, em razão do exercício do mandato ou de suas funções institucionais; Assessorar a Mesa Diretora na necessidade de publicidade reparadora, em caso de veiculação de matéria ofensiva à Instituição ou a seus Membros; Prestar assessoramento jurídico à Mesa, à Presidência, aos Deputados, às Comissões Permanentes e Temporárias, à Ouvidoria e às unidades administrativas da Assembleia Legislativa, nas questões de interesse do Legislativo; Orientar sobre a forma de cumprimento de decisões judiciais; Elaborar, quando solicitado, Projetos de Lei, de Decreto Legislativo ou de Resolução de iniciativa da Mesa Diretora ou da Comissão Executiva e opinar sobre sua legalidade; Elaborar Anteprojetos de Leis e de outras proposições legislativas por solicitação dos Deputados.

 

Qual o salário?

 

Ainda não se tem informações sobre os salários no concurso ALAP. No entanto, considerando os valores praticados atualmente, estima-se que um Técnico Legislativo tenha um salário médio de R$ 4 mil e um Procurador Legislativo, de R$ 12 mil.

A carreira de Polícia Legislativa, que ocupará o lugar da Polícia Militar na Casa, ainda não tem valores definidos.

 

 

Quais os benefícios?

 

Os servidores da ALAP têm direito, em geral, aos benefícios de auxílio-refeição, auxílio-transporte e auxílio-saúde.

 

Qual a lotação?

 

Todos os aprovados no concurso ALAP serão lotados na capital do estado do Amapá, Macapá.

 

Qual a jornada de trabalho?

 

Concurso ALAP

A jornada de trabalho dos servidores técnicos e analistas da ALAP é de 40 horas semanais (8 horas diárias). Para Polícia Legislativa ainda não foi divulgada a carga horária oficial.

 

 

 

Quais as chances de crescimento na carreira?

 

Atualmente, o crescimento na carreira dos servidores da ALAP se dá por classes (1ª, 2ª, 3ª e Especial) e padrões (I, II, III, IV, V e VI), a partir de progressão funcional e promoção.

Progressão é a passagem do servidor de um padrão a outro imediatamente superior dentro da mesma classe, desde que cumprido o prazo de 18 meses sem que tenha ausência injustificada, ou sofrido penalidade disciplinar prevista no Regime Jurídico Único dos Servidores Estaduais.

Promoção é a passagem do servidor de uma classe para outra imediatamente superior, obedecidos aos critérios de avaliação de desempenho e cumprimento de prazo adequado.

 

Como foi a concorrência do último concurso?

 

Por conta do grande período sem concursos (26 anos), não há registros do número de inscritos na última seleção da Assembleia Legislativa do Amapá.

No entanto, é importante você ter em mente que apenas cerca de 10% desse total representa a concorrência real. Isso porque a maioria das pessoas não se prepara adequadamente para concursos públicos, com dedicação e foco no edital.

Outros tantos, ainda, não vão comparecer no dia prova, entrando para o índice de abstenção, que, de maneira geral, fica em torno de 30%.

Então, não precisa se alarmar. É hora de apostar no que vai realmente fazer a diferença na caminhada até a aprovação: sua preparação!

É ela que vai lhe colocar, de fato, à frente dos demais candidatos.

 

Quais as etapas do edital?

 

Ainda não se tem a confirmação das etapas do edital do concurso ALAP.  No entanto, é possível esperar que seja composto da seguinte maneira:

 

Polícia Legislativa:

 

Procurador Jurídico:

 

Técnico Legislativo:

  • Prova objetiva

 

Como são as provas?

 

A expectativa é de que as provas objetivas escritas do concurso ALAP tragam entre 80 e 100 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas e apenas uma correta.

As disciplinas devem ser separadas em Conhecimentos Básicos (Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico-Matemático, Informática e Legislação da Casa), para todos os cargos, respeitando o nível de formação, e Conhecimentos Específicos (tópicos de acordo com a área de atuação de cada carreira).

 

 

A prova de Conhecimentos Específicos para o cargo de Procurador Legislativo deve versar sobre as seguintes disciplinas:

 

A prova discursiva, aplicada ao cargo de Procurador Legislativo, deve trazer uma peça processual para análise, além de uma a três questões dissertativas sobre os conteúdos programáticos constantes do edital. As respostas devem ter entre 15 e 30 linhas.

 

Qual o conteúdo programático?

 

Como o último concurso ALAP foi realizado há 26 anos, não há como precisar as disciplinas que serão solicitadas e seus conteúdos. Contudo, é possível ter uma ideia com base em editais recentes de outras assembleias do país.

Confira:

 

Conhecimentos Básicos para todos os cargos

 

Língua Portuguesa

 

Leitura, compreensão e interpretação de textos. Estruturação do texto e dos parágrafos. Articulação do texto: pronomes e expressões referenciais, nexos, operadores sequenciais. Significação contextual de palavras e expressões. Equivalência e transformação de estruturas. Sintaxe: processos de coordenação e subordinação. Emprego de tempos e modos verbais. Pontuação. Estrutura e formação de palavras. Funções das classes de palavras. Flexão nominal e verbal. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Ocorrência de crase. Ortografia oficial. Acentuação gráfica.

 

Noções de Informática

 

Componentes de um computador: hardware e software. Arquitetura básica de computadores: unidade central, memória: tipos e tamanhos. Periféricos: impressoras, drivers de disco fixo (Winchester), disquete, CD-ROM. Uso do teclado, uso do mouse, janelas e seus botões, diretórios e arquivos (uso do Windows Explorer): tipos de arquivos, localização, criação, cópia e remoção de arquivos, cópias de arquivos para outros dispositivos e cópias de segurança, uso da lixeira para remover e recuperar arquivos, uso da ajuda do Windows. Uso do Word for Windows: entrando e corrigindo texto, definindo formato de páginas: margens, orientação, numeração, cabeçalho e rodapé definindo estilo do texto: fonte, tamanho, negrito,itálico e sublinhado, impressão de documentos: visualizando a página a ser impressa, uso do corretor ortográfico, criação de textos em colunas, criação de tabelas, criação e inserção de figuras no texto.

 

Raciocínio Lógico-Matemático

 

Entendimento da estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios. Problemas de raciocínio: deduzir informações de relações arbitrárias entre objetos, lugares, pessoas e/ou eventos fictícios dados. Compreensão e análise da lógica de uma situação. Raciocínio verbal, raciocínio matemático e raciocínio sequencial. Orientação espacial e temporal. Formação de conceitos e discriminação de elementos. Diagramas lógicos, tabelas e gráficos.

 

Qual a banca?

 

Um dos passos mais importantes para o candidato durante a preparação é conhecer o perfil da banca examinadora. Isso porque não são todas iguais e cada uma tem suas particularidades. Estando por dentro do estilo da banca responsável pela prova do concurso que você vai participar é possível direcionar melhor seus estudos e torná-los mais efetivos.

Ainda não se sabe qual será a banca examinadora do concurso ALAP. Aproveite para conferir o apanhado de análises das principais instituições do país. Clique no nome e saiba mais:

 

 

Como se preparar?

 

A preparação é a parte mais importante da jornada até a aprovação em um concurso público. É preciso ter em mente que são horas e mais horas de estudos, leituras, exercícios e revisão. Para obter bons resultados, só com muita disciplina e foco.

O primeiro passo, é obter todas as informações sobre o concurso (prazos, disciplinas pedidas, banca examinadora, etc) lendo com muita atenção o edital. Depois, é fundamental planejar seus estudos da forma que melhor funcione com você.

Para lhe ajudar nesse caminho, temos o post como montar um cronograma de estudos perfeito para sua rotina.

 

Quais as melhores apostilas?

 

Há pessoas que obtêm ótimos resultados estudando sozinhas, outras precisam de ajuda e investem em um curso preparatório. Se você optou por um voo solo, saiba que as apostilas serão suas melhores amigas. Por isso, é fundamental saber quais as mais conceituadas disponíveis no mercado. Se forem específicas para o concurso pretendido, tanto melhor!

Uma das mais completas é do Estratégia Concursos, que é também um dos melhores cursos do país. A apostila do Estratégia é direcionada para o concurso ALAP, com todos os conteúdos solicitados em todas as disciplinas. 

Outra ótima opção é o Gran Cursos Online. Igualmente, tem material vasto para download, totalmente direcionado para o concurso ALAP. No Gran você ainda pode contratar um plano de assinatura que dá acesso a todos os mais de 7 mil cursos disponíveis na plataforma.

Muitas pessoas acreditam que estudar por apostila não é tão efetivo, mas as que indicamos aqui são realmente boas. No entanto, claro, tudo vai depender do quanto você se dedicar aos estudos. Pode ser um desafio ainda maior, mas é possível ser aprovado estudando por apostilas!

Confira também nosso post completo sobre as melhores apostilas para concursos.

 

 

Quais os melhores cursos preparatórios?

 

Se você tem como investir tempo e dinheiro em curso preparatório, é preciso pensar bem antes para escolher um que seja adequado às suas necessidades.

É sempre um diferencial apostar em um módulo específico para a sua área de atuação. Veja algumas opções realmente boas:

 

Concursos EstratégiaO Estratégia Concursos tem ótimos índices de aprovação nos principais concursos do país, conta com um material de qualidade e professores renomados.

Se você quer ter a certeza que está estudando pelo melhor material e não se importa em pagar pela qualidade, o Estratégia Concursos é certamente sua melhor opção.

 

 

Gran Cursos onlineO Gran Cursos Online também está muito bem avaliado.

Tem material completo com videoaulas, além de professores de primeira linha.

Se você quer um curso com bom histórico de aprovação, além da possibilidade de estudar para mais de um concurso, o Gran Cursos certamente é uma ótima opção.

 

Curso Gran Cursos para Concurso ALAP

 

Concurso Exponencial

O Exponencial é mais uma excelente opção. O curso é voltado para o aprendizado acelerado e também oferece serviço de coaching 100% especializado.

 

Quer conhecer outras opções? Confira no link a seguir:

 

Melhores Cursos Online para Agilizar sua Aprovação!

 

 

Quais as melhores técnicas para estudar?

 

Há diversas técnicas que podem potencializar seu aprendizado, como a pomodoro e a de ciclo de estudos. Você também pode estudar com flash cards ou mapas mentais. O ideal é experimentar cada uma delas e ver com qual se adapta melhor.

Para lhe ajudar na escolha, reunimos todas as informações no post com as 16 melhores técnicas e métodos de estudos para concursos públicos.

 

Como estudar por questões?

 

De todas as técnicas, a mais utilizada pelos concurseiros é, com certeza, a de estudo por questões. O método ajuda revisar a matéria e fixar o conteúdo. Com isso, também torna o estudo mais efetivo e acelera a aprovação!

Para saber como funciona a técnica e aplicá-la na sua preparação, acesse o post completo que fizemos sobre o assunto.

 

Checklist do candidato

 

Para saber se você tem mesmo o perfil do candidato para o concurso ALAP, faça uma rápida checklist:

  • Ter formação de Nível Médio ou Nível Superior.
  • Ter empenho e determinação.
  • Buscar estabilidade financeira e profissional.

 

Está se preparando para o concurso ALAP? Acesse nossas redes sociais para conhecer as melhores dicas e técnicas de estudo, além de ficar por dentro de tudo que acontece no mundo do serviço público.

 

Estamos no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube. Acesse, leia e compartilhe com seus contatos.

 

Conte com a gente e bons estudos!

 

Gostou do artigo?
[Total: 2 Average: 5]

Planilha de Estudos

Inscreva-se agora para baixar gratuitamente a Planilha definitiva de Estudos!

Confirme seu e-mail e baixe a planilha!