fbpx

 

Para aqueles que buscam uma oportunidade na Polícia Rodoviária Federal, a expectativa é grande por um concurso para Agente Administrativo da PRF.

 

Agente Administrativo PRF

 

 

Se você está procurando informações sobre a carreira ou a própria PRF, você está no artigo certo!

 

Principais informações sobre o concurso para Agente Administrativo PRF

 

Quais as atribuições?

 

O Agente Administrativo é responsável por executar atividades administrativas, de nível intermediário, relativas às competências legais da Polícia Rodoviária Federal, por meio da prestação de apoio técnico administrativo à área finalística da Instituição. É importante salientar que os servcidores neste cargo não têm porte de arma e não desenvolvem atividades que incorram em risco à integridade física.

 

Qual o nível de formação exigido?

 

Para se candidatar ao cargo de Agente Administrativo da PRF é preciso apenas formação de Nível Médio/Técnico.

 

Quais as demais exigências?

 

Além da formação, alguns outros quesitos são exigidos dos candidatos no concurso da PRF.

Veja quais são eles:

  • Ter a nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo Estatuto de Igualdade entre Brasileiros e Portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do § 1º do art. 12 da Constituição Federal;
  • Ter idade mínima de 18 anos completos na data da posse;
  • Estar em gozo dos direitos políticos;
  • Estar quite com as obrigações militares, em caso de candidato do sexo masculino;
  • Estar quite com as obrigações eleitorais.
  • Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo.

 

 

Qual o salário?

 

dinheiro money salario

 

O salário inicial de Agente Administrativo é de R$ 4.022, 77

 

Quais os benefícios?

 

 

Os servidores administrativos da PRF, de maneira geral, recebem auxílio-alimentação, auxílio-transporte. auxílio-creche (para filhos até 6 anos) e auxílio-saúde.

 

Qual a lotação?

 

Os aprovados no concurso da PRF podem ser lotados em qualquer unidade da corporação no território nacional, conforme disponibilidade de vagas publicada em edital e mediante escolha no momento da inscrição.

O ocupante do cargo permanecerá preferencialmente no local de sua primeira lotação por um período mínimo de três anos, sendo sua remoção condicionada a concurso de remoção, permuta ou ao interesse da administração.

De qualquer maneira, ainda não se sabe quais estados terão vagas na próxima seleção da PRF.

 

Qual a jornada de trabalho?

 

tempo jornada

 

Os servidores da PRF têm jornada de trabalho de 40 horas semanais (8 horas diárias).

 

 

Quais as chances de crescimento na carreira?

 

 

 Os servidores da PRF podem se desenvolver na carreira em classes e padrões. São quatro classes (terceira, segunda, primeira e especial) e até seis padrões (I, II, III, IV, V e VI).

A movimentação do servidor se dá por meio de progressão funcional  baseada no avaliação anual de desempenho.

 O tempo mínimo para a primeira progressão é de três anos (contando o estágio probatório).

Após esse período, a progressão dentro da mesma classe podem ser realizadas entre 12 e 18 meses. Já a mudança de padrão ocorre anualmente.

 

Como foi a concorrência do último concurso?

 

 

O último concurso da PRF para Agente Administrativo foi realizado em 2014, quando ofertou 216 vagas. O número de inscritos chegou a 259.136  e a média geral foi, então, de 1.199 candidatos por vaga.

 

 

Como são as provas do concurso da PRF?

 

 

Saiba mais sobre cada uma das provas do concurso da PRF a seguir.

 

 

Agente Administrativo

 

Prova escrita

A prova escrita do último concurso PRF para Agente Administrativo foi de múltipla escolha e contou questões nas seguintes disciplinas:

 

Conhecimentos Básicos 

Conhecimentos Específicos 

 

Provas anteriores

 Editais anteriores

 

 

Qual o conteúdo programático?

 

 

Agente Administrativo

 

Conhecimentos Básicos

Língua Portuguesa

Compreensão e interpretação de textos. Tipologia textual. Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Emprego das classes de palavras. Emprego do sinal indicativo de crase. Sintaxe da oração e do período. Pontuação. Concordâncias nominal e verbal. Regências nominal e verbal. Significação das palavras. Redação de correspondências oficiais: Manual de Redação da Presidência da República.

Ética e Conduta Pública

Ética e moral. Ética, princípios e valores. Ética e democracia: exercício da cidadania. Ética e função pública.  Ética no Setor Público. Decreto nº 1.171/1994 (Código de Ética Profissional do Serviço Público) e Decreto nº 6.029/2007 (Institui Sistema de Gestão da Ética do Poder Executivo Federal). Lei nº 8.112/1990 e alterações – regime disciplinar: deveres e proibições, acumulação de cargos, responsabilidades, penalidades. Lei nº 8.429/1992: disposições gerais, atos de improbidade administrativa.

Raciocínio Lógico

Estruturas lógicas. Lógica de argumentação: analogias, inferências, deduções e conclusões. Lógica sentencial (ou proposicional). Proposições simples e compostas. Tabelas verdade. Equivalências. Leis de De Morgan.  Diagramas lógicos. Lógica de primeira ordem. Princípios de contagem e probabilidade. Operações com conjuntos. Raciocínio lógico envolvendo problemas aritméticos, geométricos e matriciais.

 

Conhecimentos Específicos

Noções de Direito Constitucional

Constituição. Conceito, classificações, princípios fundamentais. Direitos e garantias fundamentais. Direitos e deveres individuais e coletivos, direitos sociais, nacionalidade, cidadania, direitos políticos, partidos políticos. Organização político-administrativa. União, estados, Distrito Federal, municípios e territórios. Administração pública. Disposições gerais, servidores públicos. Poder Legislativo. Congresso nacional, câmara dos deputados, senado federal, deputados e senadores. Poder Executivo. Atribuições do Presidente da República e dos ministros de Estado. Poder Judiciário. Disposições gerais. Órgãos do Poder Judiciário. Competências. Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Composição e competências. Funções essenciais à justiça. Ministério público, advocacia e defensoria públicas.

Noções de Direito Administrativo

Ato administrativo: conceito, requisitos, atributos, classificação, espécies e invalidação. Anulação e revogação. Prescrição. Controle da administração pública: controle administrativo, controle legislativo e controle judiciário. Agentes administrativos: investidura e exercício da função pública. Direitos e deveres dos servidores públicos. Processo administrativo: conceito, princípios, fases e modalidades. Poderes da administração: vinculado, discricionário, hierárquico, disciplinar e regulamentar. Princípios básicos da administração. Responsabilidade objetiva da administração. Improbidade administrativa. Serviços públicos: conceito, classificação, regulamentação, formas e competência de prestação. Administração direta e indireta, centralizada e descentralizada. Lei nº 8.112/1990 e alterações. Lei nº 8.666/1993, arts. 1º a 6º, 20 a 26, e 54 a 80, e suas alterações. Lei nº 9.784/1999: processo administrativo no âmbito da administração pública federal.

Noções de Administração

A evolução da Administração Pública e a reforma do Estado. Convergências e diferenças entre a gestão pública e a gestão privada. Excelência nos serviços públicos. Excelência na gestão dos serviços públicos. Gestão de Pessoas. Conceitos e práticas de RH relativas ao servidor público. Planejamento estratégico de RH. Gestão de desempenho. Comportamento, clima e cultura organizacional. Gestão por competências e gestão do conhecimento. Qualidade de vida no trabalho. Características das organizações formais modernas: tipos de estrutura organizacional, natureza, finalidades e critérios de departamentalização. Liderança, motivação e satisfação no trabalho. Recrutamento e seleção de pessoas. Análise e descrição de cargos. Educação, treinamento e desenvolvimento. Educação corporativa. Educação à distância.

Noções de Arquivologia

Arquivística: princípios e conceitos. Gestão de documentos. Protocolo: recebimento, registro, distribuição, tramitação e expedição de documentos. Classificação de documentos de arquivo. Arquivamento e ordenação de documentos de arquivo. Tabela de temporalidade de documentos de arquivo. Acondicionamento e armazenamento de documentos de arquivo. Preservação e conservação de documentos de arquivo.

Noções de Informática

Conceitos e modos de utilização de aplicativos para edição de textos, planilhas e apresentações.  Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet. Conceitos e modos de utilização de ferramentas e aplicativos de navegação de correio eletrônico, de grupos de discussão, de busca e pesquisa. Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados à Internet e Intranet. Conceitos de tecnologia de informação: sistemas de informações e conceitos básicos de Segurança da Informação.

Legislação Relativa à PRF

Art.144 da Constituição Federal – Perfil constitucional: funções institucionais. Art. 20 da Lei nº 9.503/1997. Decreto nº 1.655/1995. Decreto nº 6.061/2007.

 

Qual a banca?

 

Um dos passos mais importantes para o candidato durante a preparação é conhecer o perfil da banca examinadora. Isso porque não são todas iguais e cada uma tem suas particularidades. Estando por dentro do estilo da banca responsável pela prova do concurso que você vai participar é possível direcionar melhor seus estudos e torná-los mais efetivos.

Os concursos da PRF costumam ser organizados pela Cespe/Cebraspe, que é uma banca fácil. O maior pesadelo dos concurseiros quando se trata dessa instituição é seu modelo em que uma resposta errada anula uma correta.

Para saber todos os detalhes da Cespe/Cebraspe, acesse a análise completa que fizemos clicando aqui.

Para as demais bancas, clique no nome da instituição:

 

 

Quais as melhores técnicas para estudar?

 

metodo tecnica estudar

A preparação para um concurso costuma, de fato, ser exaustiva. Mas para facilitar um pouco a sua vida, há técnicas que potencializam o aprendizado e, assim, podem agilizar a aprovação.

Entre as técnicas conhecidas estão a pomodoro e a de ciclo de estudos. Além disso, você pode estudar com flash cards ou mapas mentais.  No entanto, de todas as técnicas, a mais utilizada pelos concurseiros é, com certeza, a de estudo por questões.

O estudo por questões ajuda a reter a informações e revisar a matéria, tornando o processo de memorização do conteúdo mais simples e efetivo. Alguns cursos preparatórios oferecem material com questões comentadas pelos professores, o que facilita ainda mais.

Contudo, ressaltamos que o ideal é experimentar cada uma das técnicas e ver com qual você se adapta melhor. Por isso, confira também nosso post com as 16 melhores técnicas e métodos de estudos para concursos públicos.

E se você está em busca de dicas que lhe ajudem a manter a energia em alta no período de preparação, não deixe de acessar nosso post com as 5 melhores técnicas de motivação.

 

 

Quais os melhores cursos preparatórios?

 

Se você tem como investir tempo e dinheiro em curso preparatório, é preciso pensar bem antes para escolher um que seja adequado às suas necessidades. Afinal, é sempre um diferencial apostar em um módulo específico para a área ou cargo pretendido.

 

Desse modo, veja algumas opções realmente boas:

 

 

 

O Gran Cursos Online também está muito bem avaliado. De fato, tem material completo com videoaulas, além de professores de primeira linha. Assim, se você quer um curso com bom histórico de aprovação, e a possibilidade de estudar para mais de um concurso, o Gran Cursos certamente é uma ótima opção.

 Curso Gran – PRF

Estratégia ConcursosO Estratégia Concursos tem ótimos índices de aprovação nos principais concursos do país, pois conta com um material de qualidade e professores renomados. Ou seja, se você quer ter a certeza que está estudando pelo melhor material e, além disso, não se importa em pagar pela qualidade, o Estratégia Concursos é, com efeito, sua melhor opção.

 Curso Estratégia – PRF

 

O Exponencial é mais uma excelente alternativa. Igualmente aos demais cursos, é voltado para o aprendizado acelerado, mas oferece ainda o interessante serviço de coaching 100% especializado.

 

Clique aqui para conhecer o Exponencial Concursos

 

 

Agora que você sabe tudo sobre o concurso para Agente Administrativo da PRF, acompanhe as novidades sobre o edital também nas nossas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.

 

Bons estudos e boa sorte!

 

Planilha de Estudos

Planilha de Estudos

Com essa planilha você vai poder calcular automaticamente seu tempo ideal de estudos.

Ela foi criada com base no Método PQF para calcular o quanto você tem que estudar, levando em conta o peso de cada matéria, quantidade de horas necessárias e facilidade que você tem sobre cada uma.

Abra seu e-mail e baixe agora mesmo sua planilha (não esqueça de procurar no SPAM).