%

Probabilidade do Concurso

Concurso da Receita Federal 2019

 

Previsão do Concurso da Receita Federal

A expectativa para a realização do concurso da Receita Federal (Concurso RFB) é enorme entre os concurseiros de todo o país, porém as últimas notícias não são muito animadoras, pois está prevista uma reestruturação no órgão, o que poderá adiar um pouco mais a tão esperada seleção da Receita.

Um levantamento realizado em 2018 chegou a mostrar que a Receita Federal possui 21.237 postos de trabalho disponíveis.

De acordo com o TCU, o Tribunal de Contas da União, a realização é essencial devido a uma defasagem de pessoal, que, inclusive, pode afetar diretamente os serviços oferecidos pelo órgão à população.

Para piorar a situação, cerca de 20% do quadro já está em condições de se aposentar.

Nessa conta, a quantidade de vagas ultrapassaria 11.000 para o cargo de auditor-fiscal e 10.000 para o de analista-tributário.

Se você está procurando informações sobre a previsão do concurso da Receita Federal, leia agora este artigo para saber quais os últimos movimentos do órgão em relação ao novo edital.

 

Veja um vídeo que preparamos sobre a RFB:

Previsão do concurso da Receita Federal

 

De acordo com o Tribunal de Contas da União (TCU), a realização de um concurso da Receita Federal é fundamental e urgente. Isso porque há uma grande defasagem no quadro de servidores, o que poderá afetar direta e consideravelmente os serviços oferecidos pelo órgão à população.

A última solicitação feita ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG), que ainda está em avaliação, refere-se à necessidade de preenchimento de nada menos que 5.000 vagas.

Um levantamento realizado em 2018 chegou a mostrar que a Receita Federal possui 21.237 postos de trabalho disponíveis. E, para deixar a situação ainda mais preocupante, cerca de 20% do pessoal na ativa já está em condições de se aposentar.

Nessa conta, a quantidade de vagas ultrapassaria 11.000 para o cargo de Auditor Fiscal e 10.000 para o cargo de Analista Tributário.

Confira os dados detalhados na tabela abaixo:

 

Função Ocupados   Vagos     Total  
Auditor Fiscal

 9.249

11.197 20.446
Analista Tributário 6.638 10.040 16.678

 

Últimos movimentos da Receita Federal

 

No final de dezembro de 2018, foi publicada pelo Ministério da Fazenda no Diário Oficial da União a portaria de nº 2.164 que destina vagas à reversão de inativos para o ano de 2019 na Receita Federal. Com isso, 100 vagas inativas ficam reservadas para quem desejar voltar a trabalhar a partir deste ano.

São 50 vagas da carreira de Auditor Fiscal e outras 50 vagas de Analista Tributário. Essa foi a forma paliativa encontrada para suprir as demandas do órgão até que seja autorizado um novo concurso público.

 

Qual a concorrência no último concurso?

 

No concurso de 2014, foram oferecidas 278 vagas para o cargo de Auditor Fiscal e houve um total de 68.540 inscritos. No entanto, apenas 31.943 pessoas realizaram a prova.

Ou seja, um índice de abstenção de quase 50%! Com isso, a relação de candidatos por vaga caiu para 115.

Como você pode ver, o número de inscritos nunca diz respeito ao número real da concorrência. É preciso considerar, além das desistências, os candidatos que não estão realmente aptos a disputar uma vaga, não tendo estudado com determinação.

Por isso  o único diferencial possível é mesmo a preparação!

 

Qual a banca organizadora?

 

Um dos passos mais importantes para o candidato durante a preparação é conhecer o perfil da banca examinadora. Isso porque não são todas iguais e cada uma tem suas particularidades. Estando por dentro do estilo da banca responsável pela prova do concurso que você vai participar é possível direcionar melhor seus estudos e torná-los mais efetivos.

A banca organizadora dos dois últimos concursos da Receita Federal foi a Esaf. No entanto, isso poderá não se repetir em uma seleção futura.

Para saber detalhes sobre as principais instituições de todo o país, clique no nome da banca:

 

Quais os melhores cursos preparatórios?

 

Se você tem como investir tempo e dinheiro em curso preparatório, é preciso pensar bem antes para escolher um que seja adequado às suas necessidades. É sempre um diferencial apostar em um módulo específico para a sua área de atuação.

Veja algumas opções realmente boas:

Estratégia ConcursosO Estratégia Concursos tem ótimos índices de aprovação nos principais concursos do país, pois conta com um material de qualidade e professores renomados. Ou seja, se você quer ter a certeza que está estudando pelo melhor material e, além disso, não se importa em pagar pela qualidade, o Estratégia Concursos é, com efeito, sua melhor opção. Dentre muitos outros cursos, o Estratégia oferece um específico para o concurso da Receita Federal:

Curso Estratégia Receita Federal

O Gran Cursos Online também está muito bem avaliado. Tem material completo com videoaulas, além de professores de primeira linha. Se você quer um curso com bom histórico de aprovação, além da possibilidade de estudar para mais de um concurso, o Gran Cursos certamente é uma ótima opção. Conta também com um curso específico para o concurso da Receita Federal:

Curso Gran Receita Federal

O Exponencial é mais uma excelente opção. O  curso é voltado para o aprendizado acelerado e também oferece serviço de coaching 100% especializado.

 Curso Exponencial Receita Federal

 

Quais as melhores técnicas para estudar?

 

A preparação para o concurso da Receita Federal costuma ser exaustiva. Mas, para facilitar um pouco a sua vida, há técnicas que potencializam o aprendizado e podem agilizar a aprovação.

Entre as técnicas conhecidas estão a pomodoro e a de ciclo de estudos. Você também pode estudar com flash cards ou mapas mentais.  No entanto, de todas a técnicas, a mais utilizada pelos concurseiros é, com certeza, a de estudo por questões.

O estudo por questões ajuda a reter a informações e revisar a matéria, tornando o processo de memorização do conteúdo mais simples e efetivo. Alguns cursinhos preparatórios oferecem material com questões comentadas pelos professores, o que facilita ainda mais.

No entanto, ressaltamos que o ideal é experimentar cada uma das técnicas e ver com qual você se adapta melhor. Por isso, confira também nosso post com as 16 melhores técnicas e métodos de estudos para concursos públicos.

E se você está em busca de dicas que lhe ajudem a manter a energia em alta no período de preparação para o concurso da Receita Federal, não deixe de acessar nosso post com as 5 melhores técnicas de motivação.

 

Provas anteriores concurso Receita Federal

Edital anterior concurso da Receita Federal

 

Quer saber tudo sobre o Concurso da Receita Federal? Veja o artigo que preparamos para turbinar sua preparação:

 

Como Passar Mais Rápido no Concurso da Receita Federal

Preparamos um manual com todas as dicas para você ser aprovado no concurso da RFB.

 

Para saber todas as novidades sobre a previsão do concurso da Receita Federal, fique de olho nas  atualizações da nossa seção de concursos previstos. E acompanhe também nossas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.

 

Conte com a gente!

 

Bons estudos!

Gostou do artigo?
[Total: 5 Average: 4]

Planilha de Estudos

Inscreva-se agora para baixar gratuitamente a Planilha definitiva de Estudos!

Confirme seu e-mail e baixe a planilha!