fbpx

Concurso DPE SP

Saiu o tão esperado edital do Concurso da Defensoria Pública do Estado de São Paulo (Concurso DPE SP 2018). Estão sendo ofertadas 40 vagas imediatas + formação de cadastro reserva para o cargo de Defensor Público do Estado

Tem interesse? Então fique por aqui e confira as principais informações do concurso:

 

Leia já e saia na frente da concorrência!

Principais informações sobre o Concurso DPE SP

 

Quais as carreiras e atribuições?

 

Saiba algumas das principais atribuições do cargo de Defensor Público do Estado :

  • Garantir o acesso à justiça para o cidadão carente, sem recursos financeiros para custear a contratação de advogado particular.
  • Orientar juridicamente, promover os Direitos Humanos e a defesa em todos os graus.
  • Assistir juridicamente na área cível e criminal; assistir grupos socialmente vulneráveis (crianças e adolescentes), mulheres vítimas de violência doméstica, pessoas com deficiência e o idosos.

 

Qual o nível de formação exigido?

 

Para ingressar na carreira de Defensor Público do Estado é necessário ter formação de Nível Superior em Direito, com inscrição como advogado na OAB (no dia da posse). Além disso, é exigida a comprovação de três anos de atividade jurídica no tempo da inscrição no concurso.

 

Qual o salário?

 

A remuneração inicial para o cargo de Defensor Público do Estado é de R$ 12.720,00 de acordo com o regime estatutário.

 

Quais os benefícios?

 

Os servidores da DPE SP têm direito a uma série de benefícios, entre eles auxílio-alimentação, auxílio-transporte e auxílio-saúde.

 

Qual a lotação?

Os aprovados no concurso DPE SP serão lotados nas comarcas do estado, no interior e na capital, conforme demanda do órgão e classificação.

 

Qual a jornada de trabalho?

A jornada de trabalho de um Defensor Público no estado de São Paulo é de 40 horas semanais.

 

Como é o dia a dia da função?

 

O cargo de Defensor Público exige muito intelectual e emocionalmente do profissional. Isso porque a carreira é, em outras palavras, a de advogado pago pelo Estado para defender gratuitamente os interesses de quem não tem condições financeiras de pagar.

Ou seja, a responsabilidade é muito grande e haverá diversos casos difíceis de lidar, como o de pessoas doentes em busca de leitos ou mulheres vítimas de violência, por exemplo. Também há casos da defesa de criminosos, o que exige uma total neutralidade do servidor.

 

Quais as chances de crescimento na carreira?

 

Os servidores da DPE SP podem se desenvolver na carreira em classes e referências, por meio de progressão ou promoção.

A progressão é realizada anualmente, mediante processo de avaliação de desempenho, até o limite de 20% (vinte por cento) do total de servidores de cada uma das classes. A promoção permite a passagem da referência 1 para a referência 2 dos quadros remuneratórios dos servidores integrantes das classes, mediante critérios pré-estabelecidos.

 

Como foi a concorrência do último concurso?

 

O último concurso para Defensor Público em São Paulo foi realizado em 2015, quando foram oferecidas 60 vagas. Na ocasião, houve um total de 5.171 inscritos. Ou seja, uma média de 86,18 candidatos por vaga.

No entanto, embora os candidatos sempre estejam atrás dessas informações, é bom lembrar que a real concorrência é outra. Ou seja, o número total de inscritos não representa o número de pessoas que vão estar, de fato, na disputa por uma vaga.

Explica-se: apenas cerca de 10% dos candidatos estão realmente aptos para a disputa de uma vaga no concurso, tendo estudado o suficiente, seguindo o edital e os conteúdos exigidos. Além disso, o índice de abstenção chega, em média, a 30% do total.

Sendo assim, no dia da prova, a concorrência será muito menor.

E lembre-se: para o candidato bem preparado, não há barreiras. Afinal, esse é o verdadeiro diferencial na caminhada até a aprovação.

 

Quais as etapas do edital?

 

O concurso será composto pelas seguintes etapas:

  1. Primeira Prova Escrita – Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório
  2. Segunda Prova Escrita – Discursiva, de caráter eliminatório e classificatório
  3. Terceira Prova Escrita – Discursiva, de caráter eliminatório e classificatório
  4. Prova Oral, de caráter eliminatório e classificatório
  5. Avaliação de Títulos, de caráter classificatório

 

Provas escritas

 

A primeira etapa das provas escritas no concurso DPE SP será composta por 88 questões de múltipla escolha, com duração de quatro horas e meia, contemplando as seguintes matérias / disciplinas:

  • Direito Constitucional
  • Direito Administrativo
  • Direito Tributário
  • Direito Penal e Processual Penal
  • Direito Civil, Direito Comercial
  • Direito Processual Civil
  • Direitos Difusos e Coletivos
  • Direito da Criança e do Adolescente
  • Direitos Humanos
  • Princípios e Atribuições Institucionais da Defensoria Pública do Estado
  • Filosofia do Direito e Sociologia Jurídica

 

A segunda prova escrita teve oito questões dissertativas sobre temas de Direito Constitucional, Direito Penal, Direitos Difusos e Coletivos, Direito da Criança e do Adolescente (duas questões para cada). Além disso, solicitou aos candidatos a redação de uma peça judicial com base no programa de Direito Processual Civil.

 

Concurso DPE SP

 

A terceira e última etapa da prova escrita teve formato muito parecido com a da segunda etapa, trazendo seis questões dissertativas divididas igualmente entre as matérias de Direitos Humanos, Direito Civil e Princípios e Atribuições Institucionais da Defensoria Pública do Estado. O candidato também precisou produzir uma peça judicial com base no programa de Direito Processual Penal

 

Prova oral

A Prova Oral do Concurso DPE SP consiste na arguição dos candidatos em sessão pública sobre temas extraídos do conteúdo programático previsto no edital.

 

Prova de títulos

Para ser convocado para a prova de títulos, o candidato deverá obter nota mínima de 3 pontos por disciplina e média 5 no total das arguições.

 

Quando serão aplicadas as provas?

Confira o cronograma do Concurso DPE SP:

 

Concurso DPE SP

 

 

Qual a banca?

A banca responsável pelo concurso é a FCC – Fundação Carlos Chagas. 

Quer saber mais sobre a banca? Preparamos uma análise com todas as características da FCC, acesse o artigo e turbine sua preparação!

 

 

Como se preparar?

A preparação é a parte mais importante da jornada até a aprovação em um concurso público. É preciso ter em mente que são horas e mais horas de estudos, leituras, exercícios e revisão. Para obter bons resultados, só com muita disciplina e foco.

O primeiro passo, é obter todas as informações sobre o concurso (prazos, disciplinas pedidas, banca examinadora, etc) lendo com muita atenção o edital. Depois, é fundamental planejar seus estudos da forma que melhor funcione com você.

Para lhe ajudar nesse caminho, temos o post como montar um cronograma de estudos perfeito para sua rotina.

 

Quais as melhores apostilas?

Há pessoas que obtêm ótimos resultados estudando sozinhas, outras precisam de ajuda e investem em um curso preparatório. Se você optou por um voo solo, saiba que as apostilas serão suas melhores amigas. Por isso, é fundamental saber quais as mais conceituadas disponíveis no mercado. Se forem específicas para o concurso pretendido, tanto melhor!

Uma das mais completas é do Estratégia Concursos, que é também um dos melhores cursos do país. A apostila do Estratégia é direcionada para o concurso DPE SP, com todos os conteúdos solicitados em todas as disciplinas.

Outra ótima opção é o Gran Cursos Online. Igualmente, tem material vasto para download, totalmente direcionado para o concurso DPE SP. No Gran você ainda pode contratar um plano de assinatura que dá acesso a todos os mais de 7 mil cursos disponíveis na plataforma.

Muitas pessoas acreditam que estudar por apostila não é tão efetivo, mas as que indicamos aqui são realmente boas. No entanto, claro, tudo vai depender do quanto você se dedicar aos estudos. Pode ser um desafio ainda maior, mas é possível ser aprovado estudando por apostilas!

Confira também nosso post completo sobre as melhores apostilas para concursos.

 

Quais os melhores cursos preparatórios?

Se você tem como investir tempo e dinheiro em curso preparatório, é preciso pensar bem antes para escolher um que seja adequado às suas necessidades. É sempre um diferencial apostar em um módulo específico para a sua área de atuação.

O  Estratégia Concursos, por exemplo, tem um curso direcionado para o concurso DPE SP. Além disso, o Estratégia tem ótimos índices de aprovação nos principais concursos do país, conta com um material de qualidade e professores renomados.

O Gran Cursos Online também está muito bem avaliado. Da mesma forma, tem material completo, com videoaulas, e professores de primeira linha.

Ainda tem dúvidas? Aproveite para conferir nosso ranking completo com os melhores cursos preparatórios para concursos.

Curso Gran concurso DPE SP

 

Quais as melhores técnicas para estudar?

 

Há diversas técnicas que podem potencializar seu aprendizado, como a pomodoro e a de ciclo de estudos. Você também pode estudar com flash cards ou mapas mentais. O ideal é experimentar cada uma delas e ver com qual se adapta melhor.

Para lhe ajudar na escolha, reunimos todas as informações no post com as 16 melhores técnicas e métodos de estudos para concursos públicos.

 

Como estudar por questões?

 

De todas as técnicas, a mais utilizada pelos concurseiros é, com certeza, a de estudo por questões. O método ajuda revisar a matéria e fixar o conteúdo. Com isso, também torna o estudo mais efetivo e acelera a aprovação!

Para saber como funciona a técnica e aplicá-la na sua preparação, acesse o post completo que fizemos sobre o assunto.

Provas anteriores concurso DPE SPEdital anterior concurso DPE SP

 

Que tal ficar por dentro de tudo que rola no universo concurseiro? Acesse nossas redes sociais — Facebook, Twitter, Instagram e Youtube — e compartilhe com seus contatos.

Conte com a gente e bons estudos!

Pontuação geral
[Total: 0 Average: 0]
Planilha de Estudos

Planilha de Estudos

Com essa planilha você vai poder calcular automaticamente seu tempo ideal de estudos.

Ela foi criada com base no Método PQF para calcular o quanto você tem que estudar, levando em conta o peso de cada matéria, quantidade de horas necessárias e facilidade que você tem sobre cada uma.

Parabéns! agora você tem acesso a Planilha de Estudos!