O concurso Petrobras é sempre muito aguardado por candidatos em todo o país. Não é para menos: a estatal tem uma estrutura interna que contempla cargos para diversas formações e com ótimos salários e benefícios.

 

Após um período marcado por incertezas, a Petrobras retomou a oferta de oportunidades e, segundo a assessoria de imprensa da empresa, fará seleções periódicas para preencher seus quadros. No entanto, o número de vagas não deve ser muito alto.

 

Atualmente, a Petrobras está com uma seleção em andamento, já tendo realizado as provas e aguardando a divulgação dos aprovados para os cargos de Enfermeiro, Engenheiro, Geofísico, Médico e Químico (Nível Superior) e técnicos em Segurança, Logística, Transporte, Suprimentos, Exploração de petróleo e Química.

 

Se você aguarda um novo edital que contemple a sua formação, não deixe de ler nosso artigo com todas as informações que você precisa saber sobre a empresa, as carreiras, os salários e benefícios, as provas, os conteúdos, além de dicas de estudo e de materiais.

 

Confira agora e comece já sua preparação!

 

Vá direto para o assunto de seu interesse:

Principais informações sobre o Concurso Petrobras

 

O que é a Petrobras?

A Petrobras é uma empresa de capital aberto que atua na indústria de energia, óleo e gás natural há 64 anos. O acionista majoritário da empresa é a União (governo brasileiro). Sendo assim, é uma estatal de economia mista.

 

A Petrobras atua nos segmentos de exploração e produção, refino, comercialização, transporte, petroquímica, distribuição de derivados, energia elétrica, gás natural, gás-química e biocombustíveis. Isso tanto no Brasil quanto no exterior (em outros 18 países).

 

Atualmente, conta com mais de 68 mil funcionários. E está entre as 30 maiores empresas do planeta em receita, com cerca de R$ 282 bilhões de receita de vendas.

 

Quais as carreiras e atribuições?

A Petrobras é uma empresa pública da administração indireta, com uma estrutura muito grande espalhada por todo o território nacional. Dessa forma, é natural que, a cada concurso, disponibilize um número razoável de vagas para o preenchimento de seus 54 tipos de carreiras de níveis Médio e Superior.

 

Carreiras de Nível Médio/Técnico:

 

Inspetor(a) de Segurança Interna

Atividades de fiscalização e controle da movimentação de pessoas, veículos, produtos, equipamentos e materiais, adotando medidas de prevenção a incidentes e acidentes; realizar rondas, patrulhas e revistas, assegurando a ordem e a continuidade operacional.

Técnico(a) Ambiental

Ênfase Ambiental: programas de controle de poluição, de otimização da utilização da água, energia e insumos, e dos processos de licenciamento e autorizações ambientais.

Ênfases Agrícola: atividades de monitoramento do subsolo e da proteção da biodiversidade; identificar, contatar e negociar com proprietários a liberação de terras.

Técnico(a) de Administração e Controle

Preparação de dados, documentos, relatórios, textos, planilhas e gráficos, e das atividades de apoio administrativo.

Técnico(a) de Comercialização e Logística

Atividades de controle e suporte ao comércio de petróleo e derivados, álcoois, gás natural e energias renováveis; controle das movimentações de suprimentos, logística e estoque dos produtos, tais como: apropriações de volumes, registros de perdas e sobras físicas, entre outros.

Técnico(a) de Contabilidade

Elaboração de rotinas contábeis, tais como: classificação das operações, lançamentos, conciliações e demonstrativos contábeis, conferência dos processos de pagamento em moeda nacional e estrangeira, apuração de impostos, taxas e contribuições diretas e indiretas.

Técnico(a) de Enfermagem do Trabalho

Ações assistenciais de enfermagem dentro do atendimento ambulatorial, e em situações de urgências e emergências, dentro do atendimento pré-hospitalar, e de ações de promoção de saúde, higiene ocupacional, ergonomia e saúde ambiental.

Técnico(a) de Estabilidade

Operações dos sistemas de lastro e de amarração, de máquinas, bombas e demais instalações de controle, e das operações de carregamento, descarregamento e redistribuição de cargas na plataforma.

Técnico(a) de Exploração de Petróleo

Ênfase Eletrônica: instalação e do exame das condições de funcionamento dos equipamentos e instrumentos utilizados nos trabalhos em geral.

Ênfase Geodésia: procedimentos técnicos de apoio aos serviços de prospecção geodésica. Tarefas básicas de apoio ao levantamento, aquisição, descrição, mapeamento, computação, processamento, organização e atualização de dados geodésicos.

Ênfase Geologia: procedimentos técnicos de apoio aos serviços de prospecção geológica. Tarefas básicas de apoio ao levantamento, aquisição, descrição, mapeamento, computação, processamento, organização e atualização de dados geológicos.

Ênfase Informática: tarefas básicas de apoio ao levantamento, aquisição, descrição, mapeamento, computação, processamento, organização e atualização de dados, na sua área de atuação; prestar serviços administrativos e de apoio logístico, operacionalizando sistemas, providenciando recursos necessários, elaborando relatórios conforme normas vigentes na empresa.

Técnico(a) de Informática

Tarefas de apoio ao processo de desenvolvimento de sistemas, atuando em programação, testes e na elaboração da documentação, bem como no atendimento das demandas das áreas clientes, orientando-as para a correta utilização de hardware e software.

Técnico(a) de Inspeção de Equipamentos e Instalações

Atividades de inspeções em operação, manutenção, fabricação ou montagem de equipamentos, dutos e instalações, calibração de instrumentos de inspeção, ensaios destrutivos, não destrutivos e metalográficos, testes de pressão, de cálculo de taxa de corrosão e desempenho de equipamentos, controle dimensional e acompanhamento de tratamento térmico, utilizando métodos, instrumentos e equipamentos adequados.

Técnico(a) de Logística de Transporte

Ênfase Controle: atividades de programação e controle de transporte rodoviário, aquaviário e aéreo, garantindo o cumprimento das exigências legais, técnicas e de segurança, bem como realizar estudos na área de transporte e executar a fiscalização técnica e administrativa dos contratos de serviços de transporte.

Ênfase Operação: atividades de movimentação e transporte de cargas e pessoas, garantindo o cumprimento das exigências legais, técnicas e de segurança; providenciar e controlar revisões periódicas, abastecimento, lubrificação, serviços básicos de conservação, manutenção preventiva e pequenos reparos em máquinas e equipamentos de movimentação e transporte.

Técnico(a) de Manutenção

Tarefas de manutenção corretiva, preventiva e preditiva nas instalações e equipamentos industriais da sua área de especialização, empregando conhecimentos técnicos e operacionais específicos e complementares, de acordo com as instruções técnicas, desenhos, normas e legislação pertinentes; executar a fiscalização técnica dos contratos de serviços.

Técnico(a) de Operação

Atividades de operação das instalações, equipamentos, painéis de controle, sistemas supervisórios e de monitoramento dentro dos padrões técnicos estabelecidos e das normas operacionais, controlando variáveis operacionais, observando a existência de anormalidades; atuar no processo de manutenção suprindo as necessidades de primeiro nível, direcionando as demais demandas conforme normas pré-definidas, acompanhando e testando as correções.

Técnico(a) de Perfuração e Poços

Intervenção e perfuração de poços de petróleo e gás natural, serviços especiais e manutenção, operando equipamentos de sondas e ferramentas especiais em poços, painéis de controle, sistemas supervisórios e de monitoramento, dentro dos padrões técnicos estabelecidos e das normas operacionais, bem como controlando variáveis operacionais e observando a existência de anormalidades.

Técnico(a) de Projetos, Construção e Montagem

Gerenciamento da execução de projetos e obras de engenharia (instalações novas e manutenção), cumprindo as normas de qualidade, segurança, meio ambiente e saúde; executar e participar da análise e interpretação da concepção de projetos de engenharia (instalações novas e manutenção), softwares e procedimentos técnicos e normativos pertinentes à área.

Técnico(a) de Segurança

Estudos, avaliações e inspeções das condições de trabalho, quanto aos aspectos de segurança, e de treinamentos teórico e prático sobre segurança, visando manter os trabalhadores informados e treinados sobre os riscos, normas e procedimentos aplicáveis; complementarmente, atuar na condução de veículos automotores, especificamente nas atividades de prevenção ou mitigação de acidentes e execução do plano de respostas de emergências.

Técnico(a) de Suprimento de Bens e Serviços

Ênfase Administração: atividades relacionadas à aquisição de bens e serviços, recebimento, armazenamento, expedição e preservação de bens, controle de estoques, inventários, recuperação e alienação de bens.

Ênfase Elétrica e Mecânica: atividades relacionadas à aquisição de bens e serviços, e das atividades de identificação, codificação, padronização e catalogação de bens e serviços.

Técnico(a) de Telecomunicações

Manutenção corretiva, preventiva e preditiva, assegurando a continuidade operacional dos recursos e serviços de telecomunicações; participar do processo de inspeção técnica e aceitação de materiais, equipamentos e serviços.

Técnico(a) Químico(a) de Petróleo

Análises e testes qualitativos e quantitativos, de natureza física, química e físico-química, interpretando e disponibilizando os resultados, e das amostragens de fluidos, petróleo e derivados, efluentes, produtos químicos e resíduos.

 

Carreiras de Nível Superior:

 

Administrador(a)

Levantamento e controle de informações, elaborando relatórios gerenciais que deem suporte à tomada de decisão; estudos de simplificação e racionalização de processos, normas, diretrizes e estruturas organizacionais e funcionais.

Advogado(a)

Elaborar documentos e peças processuais de natureza jurídica, realizando estudos especializados sobre temas e problemas jurídicos, necessários à defesa dos interesses da nossa empresa, em conformidade com a legislação e as normas vigentes; representar nossa empresa perante autoridades administrativas e poder judiciário, em questões de natureza jurídica, patrocinando as causas que lhe forem atribuídas.

Analista Ambiental

Ênfase Biologia: estudos, projetos e pesquisas científicas, básicas e aplicadas, nas áreas de conhecimento da Biologia e a ela relacionadas, tais como genética, microbiologia, biotecnologia e energias renováveis, bem como projetos de P&D e assistência técnica e científica nas atividades de avaliação, monitoramento e tratamentos ambientais.

Ênfase Oceanografia: aquisição, processamento e interpretação de dados oceanográficos, para fins de suporte ao projeto, construção e operação de sistemas de produção de petróleo no mar, bem como projetos de P&D e assistência técnica e científica na área de Conhecimento da Oceanografia, nas atividades de avaliação, monitoramento e tratamentos ambientais.

Analista de Comercialização e Logística

Ênfase Comércio e Suprimento: análise das políticas de comercialização, acompanhando as variações nacionais e internacionais da demanda de transporte marítimo de petróleo, derivados e outros produtos; elaboração de projeções de médio e longo prazo de nossas necessidades de transporte e abastecimento.

Ênfase Transporte Marítimo: estudos técnico-econômicos para o julgamento de propostas, estudos, custos, fretamentos e afretamentos sobre as características dos navios e de seus equipamentos, suprimentos e dos sistemas de transporte marítimo; a logística de viagens em todo o seu aspecto, verificando seu cumprimento.

Analista de Pesquisa Operacional

Atividades de apoio à decisão, que utilizem modelos matemáticos e técnicas de Pesquisa Operacional; acompanhamento e apoio ao cliente na coleta de dados, construção de cenários e análise de resultados.

Analista de Sistemas

Ênfase Engenharia de Software: prospecção e testes de novas tecnologias e serviços, e o suporte especializado na solução de problemas de Tecnologia da Informação, identificando oportunidades, propondo soluções e otimizações aderentes aos processos de negócio.

Ênfase Infraestrutura: desenvolvimento, implementação e manutenção de soluções de infraestrutura e sistemas de Tecnologia da Informação, de acordo com nossos padrões e procedimentos, bem como realizar a avaliação do ambiente físico, otimização do desempenho e garantia do funcionamento das soluções de Tecnologia da Informação.

Ênfase Processos de Negócio: identificação de necessidades dos clientes, estudos de viabilidade técnica, desenvolvimento, validação, documentação e manutenção de aplicações de apoio à decisão.

Arquiteto(a)

Atividades de planejamento, elaboração, implementação e fiscalização de projetos e obras de arquitetura e urbanismo, considerando as condicionantes sociais, ambientais, físicas, tecnológicas e financeiras.

Assistente Social

Estudos e pesquisas internas ou fora do âmbito da nossa empresa relacionadas com a atividade de Serviço Social e o atendimento social à força de trabalho, aposentados, pensionistas, dependentes e/ou familiares de forma individual ou em grupo.

Auditor(a)

Verificação da fidedignidade dos registros contábeis e das informações gerenciais produzidas e a verificação da eficiência e eficácia dos controles internos (administrativos, financeiros, contábeis, societários, tributários e operacionais).

Bibliotecário(a)

Estudos, localização, recuperação e disponibilização de conteúdo, projetos de desenvolvimento de recursos tecnológicos no campo de documentação e informação, bem como projetos e atividades que contribuam para a preservação e disseminação do conhecimento.

Contador(a)

Elaboração das demonstrações contábeis e do balanço social, e a análise e apuração de recolhimentos de tributos.

Dentista

Atendimentos e exames odontológicos ocupacionais, programas e campanhas relacionadas à saúde bucal, bem como atendimento de urgência odontológica, efetuando encaminhamento para serviços especializados.

Economista

Análise econômica de projetos e avaliação do portfólio, providenciando levantamento de dados e informações, e a análise setorial e estudos de mercados.

Enfermeiro(a) do Trabalho

Atendimentos e exames odontológicos ocupacionais, programas e campanhas relacionadas à saúde bucal, bem como atendimento de urgência odontológica, efetuando encaminhamento para serviços especializados.

Engenheiro(a) Agrônomo(a)

Operações de campo, fiscalizando e sugerindo medidas que minimizem os impactos e potenciais danos às propriedades de terceiros e ao meio ambiente; reconhecimento, mapeamento, negociação e liberação de áreas onde a nossa empresa pretende desenvolver ou desenvolve atividades.

Engenheiro(a) Civil

Atividades de fiscalização de projetos e/ou obras de construção civil em geral, e a identificação e especificação de materiais e equipamentos necessários aos projetos.

Engenheiro(a) de Equipamentos

Ênfases em Elétrica, Eletrônica, Inspeção e Terminais e Dutos: serviços de manutenção e inspeção em equipamentos, instalações e sistemas, serviços de parada de manutenção, serviços de projetos, construção e montagem, estudos de viabilidade técnica de projetos, bem como participar de avaliação de riscos de implantação de empreendimentos.

Ênfase em Mecânica: atividades de desenvolvimento, manutenção e inspeção de equipamentos, instalações e sistemas, e de estudos de viabilidade técnica de projetos, de acordo com nossas premissas, bem como participar de avaliação de riscos de implantação de empreendimentos.

Engenheiro(a) de Geodésia

Atividades de posicionamentos e levantamentos geodésicos em todas as suas apresentações, bem como o processamento dos dados e avaliação qualitativa e construção de relatórios de levantamentos geodésicos.

Engenheiro(a) de Meio Ambiente

Ações de gestão ambiental, promovendo nossa adequação às exigências ambientais, bem como realizar avaliações ambientais de novos empreendimentos.

Engenheiro(a) de Minas

Estudos de viabilidade econômica referente a reservas de petróleo, gás e xisto, e projetos de mineração, petróleo e gás, gerindo suas diferentes atividades e fases de andamento.

Engenheiro(a) de Petróleo

Trabalhos de perfuração, completação e manutenção de poços, cálculos das reservas de óleo e gás e estudos integrados de reservatórios, bem como participar do processo de certificação de reservas.

Engenheiro(a) de Processamento

Atividades relacionadas aos processos de otimização, produtividade, qualidade de dados, projetos, operações, insumos e matérias-primas, desenvolvendo e utilizando modelos matemáticos e programas de simulação para validação dos processos químicos, petroquímicos e de logística.

Engenheiro(a) de Produção

Organização e métodos de trabalho, com foco na melhoria da produtividade, analisando os processos correntes, propondo rotinas e padronizações eficazes das atividades, bem como atividades relacionadas à programação da entrega de produtos e projetos aos clientes, visando à otimização do uso dos recursos existentes.

Engenheiro(a) de Segurança

Atividades relacionadas aos programas de capacitação, educação e conscientização, visando ao cumprimento da legislação, normas e procedimentos aplicáveis às questões de segurança relacionadas às nossas diversas atividades, e à elaboração e revisão de planos de emergência, combate a incêndio e demais planos pertinentes a área de segurança.

Engenheiro(a) de Telecomunicações

Atendimento das demandas de telecomunicações, identificando necessidades, prospectando, avaliando e desenvolvendo soluções, e a consolidação de dados, informações, anteprojetos e estudos que se relacionem com os planejamentos de redes, serviços e execução de obras, visando à instalação de sistemas de telecomunicações.

Engenheiro(a) Naval

Fiscalização de projetos, construções e conversões de navios, embarcações de apoio marítimo e portuário e outras estruturas flutuantes, e estudos visando à otimização das instalações, e sistemas logísticos das atividades de transporte marítimo, incluindo a utilização de novas tecnologias.

Estatístico(a)

Trabalhos de controle estatístico nas áreas de produção e qualidade, contribuindo para aumento da eficácia das nossas atividades.

Geofísico(a)

Ênfase Física: atividades relacionadas a projetos e contratos de aquisição geofísica, tais como avaliações, análises, processamentos, interpretações, parametrizações e atualização de banco de dados; atividades de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia geofísica e trabalhos relacionados ao cálculo de reservas.

Ênfase Geologia: atividades relacionadas a projetos e contratos de aquisição e processamento geofísico, tais como avaliações, análises, interpretações, modelagem, parametrizações e atualização de banco de dados, atividades de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia geofísica e trabalhos relacionados ao cálculo de reservas.

Geólogo(a)

Atividades relacionadas aos projetos exploratórios, efetuando o seu mapeamento geológico, analisando dados e potenciais, quantificando incertezas e analisando riscos, visando a garantir a qualidade do processo.

Médico(a) do Trabalho

Atividades relacionadas aos programas médicos e de saúde ocupacional, ergonomia e vigilância epidemiológica, orientando com relação à preservação da saúde; atuar na análise de incidentes, desvios de saúde e acidentes de trabalho, propondo medidas preventivas e corretivas; atuar no processo de contratação, auditoria e avaliação da qualidade de prestação de serviços médicos, em conformidade com as diretrizes, regulamentação e práticas de mercado relativas à saúde suplementar.

Nutricionista

Avaliação periódica do estado nutricional dos trabalhadores, realizando atendimento clínico e exames, efetuando encaminhamento e prescrevendo tratamentos quando necessário, bem como a implantação de padrões higiênico-sanitários e métodos de controle de qualidade de alimentos, realizando inspeções periódicas, de acordo com a legislação vigente.

Profissional de Ciências Humanas e Sociais – Pedagogia

Coordenação pedagógica de programas de educação, implementação de projetos de capacitação e desenvolvimento, processos de aquisição de produtos educacionais, bem como monitorar os resultados dos projetos educacionais.

Profissional de Comunicação Social

Ênfase Jornalismo: atividades voltadas à produção de conteúdos textuais e visuais para veiculação em meios impressos, digitais e interativos; redigir comunicados e informativos para Imprensa, bem como efetuar suporte ao trabalho de cobertura de nossas ações e atividades.

Ênfase Publicidade e Propaganda: campanhas e ações publicitárias institucionais e mercadológicas, e atividades auxiliares no desenvolvimento e gestão das nossas marcas em peças publicitárias, conteúdos textuais e visuais.

Ênfase Relações Públicas: organização e acompanhamento de eventos corporativos, e nossa participação em feiras, exposições, congressos, seminários, conferências, simpósios e eventos similares.

Psicólogo(a)

Programas, projetos e campanhas relacionados aos aspectos psicossociais e de gestão de desempenho, visando maior produtividade, realização pessoal e qualidade de vida no trabalho, e aos fatores de risco ocupacional e saúde mental no ambiente de trabalho, atuando na prevenção, identificação e avaliação desses fatores.

Químico(a) de Petróleo

Desenvolvimento e otimização de métodos analíticos para controle de qualidade, acompanhamento de produção, avaliação/caracterização de produtos e insumos, em toda sua área de trabalho e projetos de pesquisa e desenvolvimento de materiais, produtos, processos e equipamentos, bem como serviços de assistência técnico científica, visando à otimização e ao aperfeiçoamento dos processos na sua área de atuação.

 

Claro, nem todas as carreiras são contempladas a cada concurso. Por isso, é importante ficar atento ao edital para saber quais estão sendo solicitadas. E torcer para que a sua pretendida seja uma delas!

 

De qualquer maneira, há carreiras mais demandadas dentro da empresa que outras e, dessa forma, algumas vagas no concurso Petrobras se repetem com mais frequência. Por exemplo: médico, advogado, químico, analista de TI, engenheiro, geofísico, geólogo, técnico de enfermagem, técnico de inspeção de equipamentos, técnico de segurança, técnico de operação.

 

Qual o nível de formação exigido?

A Petrobras oferta vagas de Nível Médio e Técnico e de Nível Superior em 54 diferentes áreas de atuação.

 

Qual o salário?

Os salários são grandes atrativos para os candidatos no concurso Petrobras. Isso porque a estatal costuma ter remunerações consideradas bastante altas na comparação com a iniciativa privada e até mesmo com a maioria dos órgãos públicos.

 

Os valores giram entre cerca de R$ 4 mil para Nível Médio e R$ 15 mil para Nível Superior. No entanto, podem chegar próximos de R$ 10 mil e R$ 30 mil, respectivamente, levando em conta tempo de serviço e outros acréscimos.  

 

Quais os benefícios?

Além da remuneração considerada alta para o mercado de trabalho, a Petrobras garante alguns excelentes benefícios para seus servidores. São eles:

 

  • Assistência médica e hospitalar
  • Assistência psicológica
  • Assistência odontológica
  • Bolsas de estudo
  • Plano de previdência complementar
  • Participação nos lucros e resultados

 

Qual a lotação?

Como há unidades operacionais e administrativas da Petrobras em boa parte do território nacional, os concursos direcionam as vagas para onde há necessidade de mão de obra e seja de conveniência da estatal.

 

Ou seja.

 

Se for se candidatar no concurso Petrobras, verifique atentamente no edital essas informações para saber o estado de lotação da carreira que deseja, uma vez que ela independe do seu endereço de residência ou do local da prova.

 

Qual a jornada de trabalho?

As jornadas de trabalho variam conforme área de atuação e local.

 

Para funcionários administrativos, o carga horária costuma ser de 6 ou 8 horas diárias (30 ou 40 horas semanais).

 

Para funcionários embarcados, que atuam em plataformas e refinarias, a carga horária é entre 8 e 10 horas diárias.

 

Quais as chances de crescimento na carreira?

A Petrobras mantém diversos programas de capacitação e treinamento internos e externos que auxiliam na progressão de carreira na estatal. A maioria dos profissionais permanece na estatal por anos e sobe muitos degraus. Há diversos casos de quem começou como técnico ou analista e hoje ocupa cargos de gestão e direção.

 

No entanto, para um profissional de Nível Médio ocupar um cargo de Nível Superior, mesmo que venha a se graduar na área em questão, é preciso que participe de novo concurso Petrobras.

 

Como foi a concorrência do último concurso?

As provas do último concurso Petrobras foram realizadas recentemente, em abril deste ano. O edital, que ainda está em andamento, ofertou 108 vagas de contratação imediata para níveis Médio e Superior e e outras 555 para formação de cadastro reserva.

 

No total, foram registradas mais de 110 mil inscrições. Ou seja, uma relação  de, aproximadamente, 1,018, 51 candidatos por vaga.

 

Em 2017, o concurso Petrobras ofereceu 159 vagas imediatas e outras 795 para CR. Na ocasião, houve um total de 71.716 inscritos.

 

Com isso, a relação de candidatos por vaga ficou em, aproximadamente, 451,05.

 

Como você pode ver, são números muito altos. De fato, o concurso Petrobras costuma ser conhecido pelo volume de inscritos. No entanto, é importante você ter em mente que apenas cerca de 10% dos inscritos representam a concorrência real.

 

Isso porque a esmagadora maioria das pessoas não se prepara adequadamente, com dedicação e foco no edital. Outros tantos, ainda, não vão comparecer no dia prova, entrando para o índice de abstenção, que, de maneira geral, fica em torno de 30%.

 

Então, se você ficou assustado, é hora de se acalmar e apostar no que vai realmente fazer a diferença na caminhada até a aprovação: sua preparação!

 

Quais as etapas do edital?

O edital do concurso Petrobras é formado pelas seguintes etapas:

 

  • Provas objetivas de Conhecimentos Básicos e Conhecimentos Específicos
  • Comprovação de requisitos
  • Qualificação biopsicossocial

 

Como são as provas?

A última prova organizada pela Cesgranrio para concurso Petrobras foi composta de 70 questões objetivas de múltipla escolha. Destas, 20 foram de Conhecimentos Básicos e 50 de Conhecimentos Específicos. Cada questão equivalia a um ponto.

 

A prova de Conhecimentos Básicos trouxe questões de Língua Portuguesa (para todos), Matemática (para Nível Médio) e Inglês (para alguns cargos de Nível Superior). Já a prova de Conhecimentos Específicos levou em conta a área de atuação de cada carreira.

 

Para ter acesso a provas e gabaritos de concursos anteriores da Petrobras, clique aqui.

 

Qual o conteúdo programático?

 

Confira o conteúdos programático de cada uma das disciplinas de Conhecimentos Básicos no concurso Petrobras.

 

Nível Médio

 

Língua Portuguesa

Interpretação textual. Pontuação: emprego da vírgula. Emprego do acento indicativo de crase. Ortografia (escrita correta das palavras e acentuação gráfica – em conformidade com o novo acordo ortográfico). Colocação pronominal dos pronomes oblíquos átonos (próclise, mesóclise e ênclise). Uso dos pronomes relativos. Concordância verbal e nominal. Regência verbal. Uso das palavras: porque, por que, porquê e porquê; que; se; há e a. Classes das palavras e suas funções sintáticas.

Matemática

Teoria dos Conjuntos. Conjuntos Numéricos. Relações entre conjuntos. Funções exponenciais, logarítmicas e trigonométricas. Equações de 1º grau. Equações Polinomiais reduzidas ao 2º grau. Equações exponenciais, logarítmicas e trigonométricas. Análise Combinatória: permutação, arranjo, combinação. Eventos independentes. Progressão Aritmética. Progressão Geométrica. Matrizes. Determinantes. Sistemas Lineares. Trigonometria. Geometria Plana. Geometria Espacial. Geometria Analítica: equação da reta, parábola e círculo. Matemática Financeira: capital, juros simples, juros compostos, montante.

 

Nível Superior

 

Língua Portuguesa

Interpretação textual. Aspectos semânticos: adequação vocabular, denotação, conotação, polissemia e ambiguidade. Emprego dos sinais indicativos de pontuação: vírgula, ponto, ponto e vírgula, dois-pontos, reticências, aspas, travessão e parênteses. Emprego do acento indicativo de crase. Coesão e coerência textuais: mecanismos linguísticos de conexão e sequência lógica entre as partes do texto (coesão referencial, lexical, sequencial e temporal); paralelismo sintático e paralelismo semântico. Relações de coordenação, correlação e subordinação entre orações e termos das orações. Colocação pronominal dos pronomes oblíquos átonos (próclise, mesóclise e ênclise). Concordância verbal e nominal. Regência verbal.

Língua Inglesa

Compreensão de texto escrito em língua inglesa. Itens gramaticais relevantes para a compreensão dos conteúdos semânticos.  

 

Como se preparar?

Planejamento é palavra de ordem quando falamos em preparação para concursos. No caso do concurso Petrobras não é diferente. E é preciso muito foco e dedicação para ser aprovado em uma prova tão disputada.

 

O primeiro passo é munir-se de toda informação relevante sobre o concurso no edital e em fontes confiáveis. Descubra quais os prazos, as disciplinas pedidas, qual será a banca organizadora e seu estilo de prova, etc.

 

Depois, é preciso montar um cronograma de estudos de acordo com sua rotina e suas necessidades. Com ele, você vai conseguir organizar melhor sua agenda, definido quantas horas por dia irá se dedicar a cada matéria e qual a melhor forma de fixar o conteúdo.

 

Para saber informações de editais anteriores da Petrobras, clique aqui.

 

Qual a banca?

Os concursos da Petrobras são, há mais de uma década, organizados pela Fundação Cesgranrio. Essa é uma banca muito famosa por organizar ainda outros concursos federais importantes, como Banco do Brasil, BNDES e IBGE.

 

No entanto, a Cesgranrio é considerada uma banca de exigência mediana na comparação com outras, como Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Cespe/UNB.  

 

A Cesgranrio é conhecida também por ter provas com perguntas longas na disciplina de Língua Portuguesa, exigindo muita atenção na leitura do enunciado, e mais objetivas nas demais matérias. Em geral, as questões são de múltipla escolha, com cinco alternativas possíveis e uma correta.

 

E fique atento às pegadinhas!

 

Quais as melhores apostilas?

Se você pretende estudar para o concurso Petrobras utilizando apostilas, é fundamental saber quais as mais conceituadas disponíveis no mercado.

 

Uma ótima opção é o Gran Cursos On-line, que conta com vasto material específico para cada uma das disciplinas e cargos do concurso Petrobras. No Gran você ainda pode contratar um plano de assinatura que dá acesso a todos os mais de 7 mil cursos disponíveis na plataforma. E mais: você pode testar o acesso por 30 dias! Caso não goste, recebe 100% do valor investido de volta.

 

Indicamos também o Estratégia Concursos, um dos melhores cursos preparatórios do país. As apostilas para Língua Portuguesa e Matemática vêm em formato PDF com toda a teoria solicitada nos principais editais do país, incluindo o concurso Petrobras. No Estratégia, igualmente, há a opção de teste por 30 dias com possibilidade de estorno integral.

 

Muitas pessoas acreditam que estudar por apostila não é tão efetivo, mas as que indicamos são realmente boas. Claro que tudo vai depender do quanto você se dedicar aos estudos. Pode ser um desafio ainda maior, mas é possível ser aprovado estudando por apostilas!

 

Confira também nosso post completo sobre as melhores apostilas para concursos.

 

Quais os melhores cursos preparatórios?

Com um volume expressivo de materiais para leitura e exercícios para simulados, às vezes é muito difícil saber por onde começar ou como se organizar. E os estudos podem perder a efetividade. Por isso, se você tem tempo e dinheiro disponíveis para investir, um curso preparatório é uma excelente opção.

 

O Gran Cursos On-line está muito bem avaliado entre os concurseiro e disponibiliza um material completo, com vídeo-aulas, e professores de primeira linha. Seu diferencial fica por conta de módulos específicos de estudos para cada cargo no concurso Petrobras.

Da mesma forma, o Estratégia Concursos, que tem ótimos índices de aprovação nos principais concursos do país. Isso porque conta com um material de alta qualidade e uma equipe de professores renomados na área.

E se ainda tem dúvidas sobre as opções disponíveis, leia também nosso ranking completo com os melhores cursos preparatórios para concursos.

 

Quais os melhores livros?

Além de apostilas e cursos, livros são importantes ferramentas no processo de preparação para o concurso Petrobras. Por conta disso, e da nossa experiência de mais de 15 anos na área de concursos públicos, indicamos algumas obras bem conceituadas. Com certeza elas vão agregar muito conhecimento ao seu repertório.

 

Como passar em concursos da Petrobras

Autores: André Fioravanti, Elson Garcia, Henrique Subi e Mariana Ruske

 

Um apanhado bem completo com mil questões comentadas de provas anteriores de cargos técnicos da Petrobras. Contempla exercícios de sete disciplinas (entre básicas e específicas): Língua Portuguesa, Matemática, Informática, Química, Física, Poços e Processos Administrativos e Legislação. O livro custa, em média, R$ 65,00.

 

Como Passar Em Concursos Cesgranrio

Autor: Wander Garcia

 

Um livro com foco no estilo de prova da Cesgranrio – que organiza os concursos da Petrobras há mais de dez anos. Ou seja, pode ser um bom guia para quem vai encarar o desafio e quer entender um pouco mais sobre os enunciados e as pegadinhas. Traz duas mil questões comentadas. A obra custa, em média, R$ 70,00.

 

E já que estamos falando em leituras, que tal você aproveitar para conferir também nosso post com uma análise completa das 7 melhores técnicas de memorização? Afinal, colocando nossas orientações em prática, tudo que você ler será melhor absorvido e aproveitado na hora da prova!

 

Quais as melhores técnicas para estudar?

A preparação para o concurso Petrobras costuma ser exaustiva. Mas, para facilitar um pouco a sua vida, há técnicas que potencializam o aprendizado e podem agilizar a aprovação.

 

Entre as técnicas conhecidas estão a pomodoro e a de ciclo de estudos. Você também pode estudar com flash cards ou mapas mentais.  No entanto, de todas a técnicas, a mais utilizada pelos concurseiros é, com certeza, a de estudo por questões.

 

O estudo por questões ajuda a reter a informações e revisar a matéria, tornando o processo de memorização do conteúdo mais simples e efetivo. Alguns cursinhos preparatórios oferecem material com questões comentadas pelos professores, o que facilita ainda mais.

 

No entanto, ressaltamos que o ideal é experimentar cada uma das técnicas e ver com qual você se adapta melhor. Por isso, confira também nosso post com as 16 melhores técnicas e métodos de estudos para concursos públicos.

 

E se você está em busca de dicas que lhe ajudem a manter a energia em alta no período de preparação para o concurso Petrobras, não deixe de acessar nosso post com as 5 melhores técnicas de motivação.

 

Qual a previsão de próximo concurso?

Para acompanhar o lançamento de editais da Petrobras e de outras seleções de todo o país, fique de olho nas nossas seções de concursos abertos e previstos. Por ali você sabe todas as novidades e não perde uma chance sequer!

 

Checklist do candidato

Se você chegou até aqui, que tal agora fazer uma rápida checklist para confirmar se você se encaixa mesmo no perfil do concurso Petrobras:

 

  • Tem Nível Médio ou Superior em alguma das áreas de atuação da empresa
  • Tem disponibilidade para mudar de cidade e estado
  • Tem empenho e determinação
  • Busca estabilidade financeira e profissional

 

Como já salientamos, a prova do concurso Petrobras é bastante aguardada e muito disputada. No entanto, ser aprovado nesse desafio não é nada impossível. Lembre-se: foco e disciplina, além de materiais de estudo de qualidade, são fundamentais.

 

Quer saber ainda mais sobre o universo concurseiro e ter acesso a informações de confiança e conteúdo relevante? É muito fácil! Basta acessar nossas páginas no Facebook, Twitter, Instagram, além do nosso canal do Youtube.

 

Nós do Próximos Concursos acreditamos no seu potencial e estamos aqui para lhe ajudar na caminhada até o sucesso!

 

Bons estudos!

 

[Total: 1    Média: 5/5]