A comissão organizadora do concurso do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (concurso TJ RS) teve alteração. 

O Conselho da Magistratura autorizou a substituição do presidente Lucas Maltez Kachny pelo Juiz-Corregedor Dr. Max Akira Senda de Brito.

O concurso autorizado tem 28 vagas para Oficial de Justiça classe H e Assistente Social.

Ficou interessado?

Aproveite para confirir os detalhes do último edital para a carreira de Oficial de Justiça classe O e já começar seus estudos.

 

Principais informações sobre o edital do TJ RS

Quais as carreiras e atribuições?

O edital confirmado do TJ RS irá ofertar vagas para a carreira de Oficial de Justiça classe-O

Confira quais as principais atribuições do cargo:

Oficial de Justiça classe O: prepara salas, livros e demais materiais para as sessões de julgamento, presta informações aos presentes nas sessões, circula documentos para as sessões, faz pregões e cumpre mandados. Cumprir mandados judiciais; preparar salas com livros e materiais necessários ao funcionamento das sessões de julgamento; quando for o caso, buscar na Secretaria e nos gabinetes os processos de cada Relator, separando-os e ordenando-os, colhendo assinaturas; atender e dar informações aos advogados, partes e estagiários presentes à sessão, anotando os pedidos de preferência pela ordem de chegada dos interessados; auxiliar na manutenção da ordem e efetuar prisões, quando determinado; auxiliar o Secretário da Câmara, quando solicitado; cumprir as demais atribuições previstas em lei ou regulamento.

 

Qual o nível de formação exigido?

 

Para o cargo de Oficial de Justiça classe O é necessário ter apenas formação de Nível Médio.

 

Qual o salário?

 

Conforme a estrutura remuneratória dos cargos efetivos do Poder Judiciário do RS, a remuneração inicial para o cargo de Oficial de Justiça classe O é de R$ 5.639,73, podendo chegar a R$ 9.305,55 contabilizando os benefícios a que o cargo tem direito.

Quais os benefícios?

 

Os servidores do TJ RS têm direito aos seguintes benefícios:

  • Auxílio-Refeição.
  • Auxílio-Alimentação.
  • Auxílio-Transporte.
  • Avanço salarial: acréscimo de 3% a partir do triênio de exercício.
  • Adicional por tempo de serviço: 15% ou 25% depois de 15 e 25 anos.
  • Abono Familiar: acréscimo de mais 10% em ativos ou inativos.

Qual a lotação?

Os aprovados no concurso TJ RS no cargo de Oficial de Justiça classe O podem ser lotados em qualquer  comarca do estado do Rio Grande do Sul, de acordo com demanda do órgão.

Qual a jornada de trabalho?

Os servidores do TJ RS no cargo de Oficial de Justiça classe O têm uma carga horária de 40 horas semanais (8 horas diárias) em regime especial. Contudo, o exercício do cargo poderá exigir a prestação de serviços fora do horário normal de expediente, inclusive plantões.

Quais as chances de crescimento na carreira?

O crescimento na carreira no TJ RS ocorre em classes e níveis. São 15 classes, com três níveis cada (I, II e II). A movimentação funcional dos servidores é realizada em progressão funcional e promoção.

A progressão funcional é a passagem do servidor para o nível de vencimento imediatamente superior de uma mesma classe. Já a promoção é a passagem do servidor do último nível de uma classe para o primeiro da classe imediatamente superior, dentro do mesmo cargo.

Ambas as movimentações acontecem em função do preenchimento de uma série de requisitos, como qualificação, tempo de serviço e avaliação de desempenho.

Como são as provas?

 

As provas objetivas do concurso TJ RS costumam ser de múltipla escolha (cinco alternativas e a apenas uma correta).

A prova do concurso de 2009 para o cargo de Oficial de Justiça classe O, contou com 70 questões, nas seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa  – 36 questões com peso 1,5 (pontuação mínima de 27 pontos)
  • Legislação – 10 questões com peso 1 (pontuação mínima de 5 pontos)
  • Conhecimentos Específicos – 24 questões com peso 1,5 (pontuação mínima de 18 pontos)

 Provas Anteriores Concurso TJ RS

Qual a banca?

Um dos passos mais importantes para o candidato durante a preparação é conhecer o perfil da banca examinadora. Isso porque não são todas iguais e cada uma tem suas particularidades. Estando por dentro do estilo da banca responsável pela prova do concurso que você vai participar é possível direcionar melhor seus estudos e torná-los mais efetivos.

A organizadora do próximo concurso do TJ RS já foi escolhida e é a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Para saber todos os detalhes sobre a banca, acesse o post com a análise completa, clicando aqui.

Quer dicas de estudos para concursos?

 

Para otimizar ou iniciar sua preparação, indicamos a nossa Seção de Dicas para passar em Concurso Público. Nela você encontrará artigos com valiosas dicas para colocá-lo mais próximo da sua aprovação, como por exemplo:

 

 

Prefere dicas em vídeo? Acesse nossa seção com dicas de concursos, melhores cursos preparatórios, guia do primeiro concurso e muito mais!

 

 

 

Quais os melhores cursos preparatórios?

 

Se você tem como investir tempo e dinheiro em curso preparatório, é preciso pensar bem antes para escolher um que seja adequado às suas necessidades. Afinal, é sempre um diferencial apostar em um módulo específico para a área ou cargo pretendido.

Desse modo, veja algumas opções realmente boas:

 

O Gran Cursos Online também está muito bem avaliado. De fato, tem material completo com videoaulas, além de professores de primeira linha. Assim, se você quer um curso com bom histórico de aprovação, e a possibilidade de estudar para mais de um concurso, o Gran Cursos certamente é uma ótima opção.

 

 Curso para Concurso TJ RS

 

Estratégia ConcursosO Estratégia Concursos tem ótimos índices de aprovação nos principais concursos do país, pois conta com um material de qualidade e professores renomados. Ou seja, se você quer ter a certeza que está estudando pelo melhor material e, além disso, não se importa em pagar pela qualidade, o Estratégia Concursos é, com efeito, sua melhor opção.

 

 Curso para Concurso TJ RS

 

O Exponencial é mais uma excelente alternativa. Igualmente aos demais cursos, é voltado para o aprendizado acelerado, mas oferece ainda o interessante serviço de coaching 100% especializado.

 

Quer conhecer outras opções? Confira no link a seguir:

 

Melhores Cursos Online para Agilizar sua Aprovação!

Tenha acesso a outras notícias e artigos. Curta nosso site no FacebookTwitterInstagram e Youtube!

 

Conte com a gente e bons estudos!!!

You have Successfully Subscribed!