coaching para concursos vale a penaQuem decide entrar para o mundo dos concursos públicos sabe que a preparação é um período vital para o candidato.

E, nesse processo, há várias caminhos possíveis: estudar sozinho, em cursos preparatórios, por meio de apostilas. Ou, ainda, optar por uma consultoria ou coaching para concursos.

Você já pensou nessa possibilidade?

Quando se fala em consultoria ou coaching para concursos, as dúvidas costumam ser muitas. As mais recorrentes dizem respeito à eficácia dos métodos e se eles valem, de fato, o investimento de tempo e dinheiro. Por isso, para ter certeza na hora de contratar o serviço, é preciso saber mais a respeito das ferramentas e técnicas utilizadas, além, claro, dos benefícios de cada uma das metodologias.

 

Melhores Coaching para Concursos

Não deixe de ver o ranking das melhores consultorias e coaching para concursos.

 

O que é coaching? 

 

O coaching é uma metodologia de desenvolvimento e capacitação com uma abordagem pessoal e personalizada, focada no comportamento humano.

Durante o trabalho, o coach (instrutor) não apresenta soluções prontas ou diz o que deve ser feito, mas aponta possibilidades e auxilia na construção de um caminho de autoconhecimento para o atingimento da meta.

E quem toma a decisão final é sempre o coachee (a pessoa que contratou o serviço).

Ou seja, o coach não vai dar dicas milagrosas, saídas imediatas, mostrar o que é certo ou errado, nada disso. 

No coaching, o trabalho é também motivacional, direcionado para questões profissionais (carreira, área financeira, etc) e pessoais (melhorar relacionamentos, emagrecimento, etc) por meio do fortalecimento de habilidades e pontos positivos.

Com isso, espera-se alcançar um melhor desempenho e melhores resultados em determinado aspecto da vida.

 

 

Embora um psicólogo possa ser coach, um coach não é um psicólogo.

Explicamos: o coaching acredita no equilíbrio emocional para atingimento de metas específicas, mas não é um atendimento psicológico.

Isso porque não há nenhum caráter clínico no trabalho desenvolvido.

Ou seja, não é indicado para tratamento de transtornos psíquicos, traumas, disfunções ou resoluções de problemas do passado.

O coach também não é um terapeuta, mas um profissional com vivência em determinada área e que conhece caminhos para ultrapassar barreiras com mais agilidade.

A partir dessa expertise ele vai ajudar o coachee a se desenvolver utilizando ferramentas e técnicas certificadas. Sempre focado no presente e no futuro da pessoa.

 

O que é consultoria?

 

Quando uma pessoa (ou empresa) precisa atingir metas específicas ou melhorar o desempenho em determinado aspecto, é de uma consultoria que ela precisa.

Isso porque o consultor é um profissional especializado em uma área ou assunto (carreira, finanças, RH, gestão, etc).

É a partir do conhecimento aprofundado e das experiências práticas do consultor que será realizado o trabalho com o consultante.

A consultoria faz um reconhecimento do cenário (demandas), identifica os pontos que estão bons e os pontos de melhoria e fornece estratégia e acompanhamento para o atingimento dos objetivos pré-determinados. É um planejamento pronto e completo.

E, apesar de muitos confundirem o trabalho com o conceito de coaching, a maioria das pessoas faz, na verdade, consultoria. Por isso, preste bem atenção na definição de cada um dos métodos para saber exatamente do que precisa e está contratando. 

Por exemplo: se você quer uma consultoria para concurso, será atendido por alguém que é especialista na área, que já tenha estudado sobre o assunto e passado por essas experiências, que já tenha trilhado esse caminho e saiba como fazer.

Caso queira lidar melhor com o dinheiro, será um especialista em finanças que vai lhe orientar de maneira direcionada, dizendo onde e por quê cortar gastos.

Um coaching não lhe diria o que fazer, ele apenas apontaria possibilidades. 

 

Quais as diferenças entre coaching e consultoria?

?A primeira diferença é que o coaching não lhe dará respostas ou mostrará qual caminho a trilhar, enquanto o consultor fará justamente isso.

Além disso, o coach não precisa ter experiência no campo de atuação, ele é preparado de forma generalista para auxiliar o coachee a buscar o autoconhecimento.

Já o consultor, necessariamente, é um especialista, um estudioso na área em que dará consultoria.

O coach trabalha com aspectos motivacionais e contrução de caminhos coletiva para se chegar a um resultado que pode, de início, não ser conhecido.

Já o consultor mostra o caminho que deve ser trilhado, podendo acompanhar o consultante até o atingimento do resultado previamente estabelecido.

Coaching para concursos: o que é?

 

É muito normal que o candidato a um concurso público tenha dificuldade de concentração, falta de disciplina ou motivação. Afinal, o preparo para as provas é um período intenso, de muita dedicação e que envolve abdicar de várias horas de lazer, por exemplo. E nem todo mundo está pronto para encarar o desafio.

Quando falamos de coaching para concursos, o trabalho é desenvolvido para que o candidato supere esses obstáculos e seja aprovado.

O objetivo é que ele esteja plenamente seguro de suas capacidades, busque o autoconhecimento e, dessa forma, possa por si mesmo criar as soluções. 

O coach para concursos é uma espécie de líder motivacional, um facilitador. Alguém que já foi aprovado em vários editais e tem muito conhecimento sobre a área, além da certificação em coaching.

Dessa forma, ele vai identificar com facilidade os pontos fortes e fracos do coachee.

E é partir disso que poderá apresentar orientações e dicas que darão um norte para o coachee estabelecer a melhor forma de estudar, administrar o tempo, aumentar a produtividade.

Ou seja, manejar qualquer dificuldade que enfrente.

Tenha em mente que no coaching para concursos coach e coachee trabalham juntos, amparados pela expertise do primeiro e a força de vontade do segundo.

 

Como funciona o coaching para concursos?

 

A estratégia do coaching para concursos é simples, mas efetiva.

Em um primeiro momento, o coachee colocará o coach a par da situação.

Irá descrever seus objetivos, suas facilidades e as barreiras que tem enfrentado. Afinal, é a partir desse cenário que será desenvolvido todo o trabalho.

No segundo passo, serão estipuladas metas de curto, médio e longo prazo.

Em seguida, será criado, em parceria, um planejamento de estudos que se adapte às necessidades do coachee.

Além disso, serão pensadas técnicas e ferramentas que ajudem o candidato a cumprir o que se propôs.

Cada sessão de coaching costuma ter duração média de uma hora.

E também é habitual que os encontros (virtuais ou presenciais) sejam realizados semanalmente.

O período total de um coaching pode variar conforme as demandas do coachee, mas com 10 sessões já é possível observar avanços significativos.

Durante todo esse processo, o coach faz o acompanhamento semanal do coachee, dando um feedback sobre os avanços e os pontos a melhorar.

Ele também verifica o que tem ou não funcionado para o candidato e o ajuda com os ajustes necessários.

 

Consultoria para concursos: o que é?

 

A consultoria para concursos públicos envolve a criação e entrega de um plano personalizado de estudos que deve ser seguido à risca pelo consultante.

Esse planejamento é feito a partir da definição de um objetivo e da identificação de gaps na rotina do candidato que o impeçam de alcançar melhores resultados.

Como em um concurso a meta principal é, claro, a aprovação, a consultoria trabalho no sentido de apontar a estratégia que considera a mais efetiva para tanto.

A ideia é, após uma avaliação minuciosa dos problemas e do cenário geral, oferecer ao consultante respostas, soluções e alternativas prontas.  

Durante todo o processo, os progressos são acompanhados pelo consultor, que está à disposição para dúvidas e ajustes no método.

As consultorias podem ser individuais ou até mesmo realizadas em grupos, para quem prefere a troca de experiências e conhecimentos com outros candidatos.

E sempre reforçando que o consultor deve ser alguém especialista na área a ser trabalhada. 

 

Consultoria e coaching para concursos valem a pena?

 

As técnicas de consultoria e coaching para concursos já são conhecidas em países como os Estados unidos há muito tempo.

No Brasil, vêm ganhando cada vez mais adeptos e se destacando pela efetividade no atingimento de metas em diversas áreas. Inclusive na de concursos públicos.

Se você tem enfrentado dificuldade de aprendizado, em ter disciplina, problemas de concentração e motivação, talvez a melhor escolha seja um coach.

Agora, se você tem bloqueios em questões mais técnicas do estudo e preparo, como escolher material e como montar um plano de estudo, a opção mais ajustada seria um consultor. 

De qualquer maneira, seja qual for o método escolhido, quando realizado por um profissional sério e com o comprometimento total do candidato, pode garantir excelentes resultados em um tempo menor.

 

Quais as vantagens de consultoria ou coaching para concursos?

 

Para não restar dúvidas na hora de dizer sim ou não para uma consultoria ou coaching para concursos, listamos aqui uma série de benefícios que eles podem trazer. Confira!

 

Tem atendimento personalizado

 

Este talvez seja o maior chamariz dos métodos, porque individualizando o atendimento o candidato se sente melhor assistido, virtualmente (via skype, por exemplo) ou em encontros presenciais. O coach ou consultor irá conhecer a realidade do atendido e direcionar/adaptar os esforços de maneira a garantir o engajamento, seja organizando horários, usando técnicas e ferramentas direcionadas, etc. Com isso, os resultados costumam ser potencializados, tanto na consultoria para concursos quanto no coaching.

 

Aumenta a confiança

 

O coaching trabalha, justamente, aspectos mais pessoais do coachee, fomentando o autoconhecimento, até mesmo para reconhecer onde se está “falhando”, e fortalecendo suas habilidades. Dessa forma, a pessoa se sente mais equilibrada emocionalmente, confiante e segura durante toda a preparação e na hora de fazer as provas.

 

Aumenta o rendimento

 

A consultoria e o coaching para concursos buscam, mesmo que de maneiras diferentes, o mesmo resultado: a alta performance do candidato. Como a meta final é sempre ser aprovado no concurso, é necessário potencializar os estudos e garantir mais rendimento e produtividade. E nem sempre as pessoas conseguem fazer isso sem ajuda. Com um acompanhamento, costuma se ter mais compromisso, uma vez que terá que “prestar contas” a alguém. 

 

Traz motivação extra

 

A preparação para um concurso público é exaustiva e, muitas vezes, os métodos tradicionais de estudo acabam não sendo mais tão efetivos. Nesses casos, apostar em uma consultoria ou coaching pode dar aquele gás que estava faltando. E essa motivação extra pode fazer toda a diferença nos resultados.

 

É um diferencial diante da concorrência

 

Como sabemos, os melhores concursos públicos são bastante disputados, com muitos candidatos por vaga. E também há muitos cursos e materiais disponíveis para estudo. Por isso, muitas vezes, a aprovação está no diferencial. Com um trabalho direcionado, focado nas necessidades e demandas específicas do candidato, ele com certeza vai sair na frente da concorrência.

Agiliza o processo de aprovação

 

Quando o candidato coloca em prática o que é proposto, tanto na consultoria quanto no coaching para concursos, o tempo para a aprovação costuma ser muito menor. Claro, ressaltamos que tudo vai depender do trabalho sério do profissional e do comprometimento do contratante do serviço.

 

 

 

Consigo passar em um concurso sem fazer coaching ou consultoria?

 

?A resposta é: claro, pode sim! Já escrevemos aqui muitas vezes, e achamos sempre bom reforçar, que o que verdadeiramente faz diferença nos estudos é comprometimento e disciplina do candidato.

Se não houver essas duas coisas, de nada irá adiantar contratar o melhor curso, ter o melhor material, utilizar a melhor técnica.

Fazer coach ou consultoria não é algo obrigatório para ser aprovado.

A maioria dos aprovados, inclusive, nunca passou por esses processos. Contudo, se você está tendo dificuldades, pode ser essa a sua virada de chave, o que faltava para alcançar o objetivo.

É preciso avaliar.

 

Qual a melhor consultoria para concursos do Brasil?

 

Baseados em cinco critérios, fizemos uma avaliação das melhores consultorias para concursos do Brasil.

 

Foram analisados os seguintes pontos:

 

  • Preço
  • Diferenciais
  • Reputação dos professores
  • Depoimento de aprovados
  • Qualidade do material disponível

 

Vamos saber quais são as opções?

 

Máquina da Aprovação

Resultado de imagem para logo maquina de aprovação

Bastante conhecida, a Máquina de Aprovação é do famoso Victor Maia, ex-perito da Receita Federal que agora se dedica exclusivamente à consultoria.

A Máquina de Aprovação tem uma ferramenta estatística muito boa e o atendimento é com o próprio Victor, que atua com poucos alunos de cada vez para que possa ter dedicação direcionada.

O valor é um pouco alto, mas vale considerar, pois o investimento pode valer muito a pena dependendo do caso. Além disso, tem 30 dias de teste (caso você não goste, o dinheiro é devolvido).

 

Estratégia

Estratégia Concursos

Já conhecido como o melhor curso preparatório do país, o Estratégia também tem consultoria certificada.

Contudo, não é possível escolher o profissional que irá lhe atender, pois o quadro é muito grande. Dessa forma, é também difícil avaliar cada um deles, embora, de maneira geral, sejam bons.

O valor é bastante elevado, porém também tem 30 dias de teste, caso o aluno não se adapte, pode receber integralmente o dinheiro de volta.

 

Ponto dos Concursos

É uma excelente opção, entretanto, o valor é elevado e não tem período de teste. Então, é importante avaliar bem antes de contratar o serviço.

 

LS Coaching

O serviço é um tanto padronizado, ou seja, não é direcionado para as necessidades específicas de cada aluno.

O atendimento é feito, majoritariamente, por e-mail ou Whatsapp, quase que automatizado. Da mesma forma, conta com uma equipe bem grande, então não é possível precisar a qualidade dos consultores.

A primeira consulta é gratuita e oferece uma meta degustação, que é uma meta de estudo demonstrativa para você ter a chance de conhecer com funciona o trabalho.

 

Há ainda muitas opções, entre elas podemos destacar: VP Concursos, Coach de Concursos, Tríade de Aprovação, Habeas Coaching e Ad Verum.

Essas são, de maneira geral, empresas novas no mercado de consultoria, mas com bons resultados e equipes de profissionais competentes.

Algumas delas, como a Ad Verum, atuam somente em algumas carreiras, limitando o público. O comum entre elas é o preço bem elevado. Já a Tríade faz atendimentos apenas por Skype, por exemplo.

O ideal, claro, é que você entre em contato com a empresa de seu interesse, converse muito, tire todas as dúvidas, para só então escolher aquela que acredita suprir suas necessidade e que caiba no seu orçamento. 

 

Por fim, vale reforçar que, para resultados efetivos, é preciso fixar metas claras, se certificar da qualidade do serviço contratado e se comprometer de verdade com o método. Consultoria e coaching para concursos não fazem milagres, mas potencializam – e muito! – o processo de aprovação.

Gostou do artigo? Aproveite para acessar também o vídeo completo sobre o assunto no nosso canal do Youtube, clicando aqui.

E não esqueça de acompanhar o Próximos Concursos nas redes sociais:  Facebook, Twitter e Instagram

Bons estudos!

Planilha de Estudos

Inscreva-se agora para baixar gratuitamente a Planilha definitiva de Estudos!

Confirme seu e-mail e baixe a planilha!

Presentinhos para você:

Presentinho pra você:

30% de desconto no GRAN: clique aqui 

10% no EXPONENCIAL: cupom: expo10

Material grátis do Estratégia: clique aqui 

E se quiser receber outras dicas de concurso, é só assinar nossa newsletter abaixo:

Você acabou de se inscrever em nossa lista.