Dicas para memorizarHá diversas dicas para memorizar o conteúdo para as provas de concurso por aí, como mapas mentais e flashcards. Todos com eficácia comprovada. Afinal, essas ferramentas são as melhores amigas de quem quer agilizar a aprovação.

Contudo, um método que vem se destacando nesse sentido é a criação de histórias.

Para conteúdos recorrentes em provas, a criação de histórias é uma ferramenta útil na memorização de listas e sequência de itens.

A ideia é que você vai linkando um item ao outro e, no final, tudo que você vai precisar lembrar é o primeiro item, porque os outros vão vir naturalmente.

Quanto mais divertida ou excêntrica for a história, mais fácil vai ser você memorizar os fatos.

Mas, atenção, esse método só funciona se você visualizar, ou seja, imaginar cada passo da situação fictícia (ou real, se você tiver uma boa!).

Quer ver um exemplo simples?

Vamos lá!

Como criar uma história?

Vamos exemplificar o uso de criação de histórias para memorizar o conteúdo de concursos de uma maneira simples.

Já ouviu falar da Pirâmide de Maslow? Pois bem, imagine que você precisa decorar a ordem dessa estrutura.

Se você não sabe do que se trata, explicamos!

A Pirâmide de Maslow é uma esquema que hierarquiza as necessidades humanas e é  frequentemente utilizada para entender as motivações e desejos dos indivíduos. Esse conceito costuma ser cobrado em concursos da área de Gestão ou Administração.

A ordem da pirâmide é a seguinte:

1º – Necessidades fisiológicas;

2º -Necessidades de segurança;

3º – Necessidades sociais;

4º – Necessidade de estima;

5º – Necessidade de realização pessoal.

Então, lembre-se que é preciso criar uma história bem gráfica, com muito elementos que vão lhe ajudar mais tarde, na hora da prova.

Pode ser algo engraçado, surpreendente, bizarro!

Por exemplo: imagine que você está na rua e tem uma forte dor de barriga. Você precisa ir ao banheiro urgente, afinal, essa é uma necessidade fisiológica, a mais importante, a primeira da lista.

Logo depois, em busca de um banheiro, você entra em um prédio, vê um homem armado e percebe que é um segurança. Nesse momento, associe à segunda necessidade, que é de segurança.

O segurança pede para que você utilize o elevador de serviço, mas o primeiro a chegar foi o elevador social. Pronto! Associada à terceira necessidade.

Ao entrar no elevador, você está apertado e fica com receio de que algo aconteça e possa abalar a sua autoestima. Agora, você lembra da quarta necessidade: de estima.

Seguindo a história, nada aconteceu. Você conseguiu manejar a situação e encontrou um banheiro. Ufa! Tarefa cumprida, ou seja, você teve uma pequena realização pessoal. Chegou à quinta necessidade! 

Parece maluco, não é mesmo? Mas é esse inusitado que vai fazer o método funcionar, ajudando sua mente a relaxar e fazer os links necessários. 

A proposta é que você faça sua história de maneira que vá impactar a sua memória.

Quanto mais estranha, melhor!

Quais as outras técnicas para estudar?

Além da criação de histórias, já técnicas clássicas, usadas há muito tempo pelas concurseiros e que, se usadas da forma correta, dão ótimos resultados.

A preparação para um concurso costuma, de fato, ser exaustiva, por isso essas ferramentas têm como objetivo facilitar um pouco a sua vida e potencializar o aprendizado para que você alcance mais rápido o sonho da vaga no serviço público.

Entre as técnicas conhecidas estão a pomodoro e a de ciclo de estudos. Além disso, você pode estudar com flash cards ou mapas mentais.  No entanto, de todas as técnicas, a mais utilizada pelos concurseiros é, com certeza, a de estudo por questões.

O estudo por questões ajuda a reter a informações e revisar a matéria, tornando o processo de memorização do conteúdo mais simples e efetivo. Alguns cursos preparatórios oferecem material com questões comentadas pelos professores, o que facilita ainda mais.

Contudo, ressaltamos que o ideal é experimentar cada uma das técnicas e ver com qual você se adapta melhor. Por isso, confira também nosso post com as 16 melhores técnicas e métodos de estudos para concursos públicos.

E se você está em busca de dicas que lhe ajudem a manter a energia em alta no período de preparação, não deixe de acessar nosso post com as 5 melhores técnicas de motivação.

A criação de histórias é uma das tantas dicas para memorizar que se tem conhecimento.  Teste e veja como se sai, depois conte para a gente aqui nos comentários.

 

E se você quer saber mais sobre outras ferramentas e métodos, acesse também nossas redes sociais:  Facebook, Twitter, Instagram e Youtube. Por lá tem sempre novidade e troca de informações!

Conte com a gente!

Bons estudos!

Gostou do artigo?
[Total: 0 Average: 0]

Planilha de Estudos

Inscreva-se agora para baixar gratuitamente a Planilha definitiva de Estudos!

Confirme seu e-mail e baixe a planilha!

Desconto de 30% no Gran Cursos Online

É só CLICAR AQUI para receber o desconto

E se quiser receber outras dicas de concurso, é só assinar nossa newsletter abaixo:

Você acabou de se inscrever em nossa lista.