fbpx

Edital do concurso BacenO último edital do concurso Bacen foi lançado em 2013, com vagas para os cargos de Técnico e Analista. No fim de 2018, o Banco Central do Brasil entrou com um pedido de nova seleção, no entanto, ele foi negado pelo antigo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG), atual Ministério da Economia,.

Uma nova solicitação deve ser encaminhada até fevereiro de 2019 para dar conta do déficit de servidores, que, segundo dados da própria instituição, deve chegar a 40% com futuras aposentadorias.

Se você está interessado nas carreiras do Bacen, aqui encontra todas as informações para ir se preparando.

Saiba mais!

 

Quais as carreiras e o nível de formação exigido?

 

O concurso Bacen oferece chances nas carreiras de Técnico e Analista, que exigem formação de Nível Médio e de Nível Superior, respectivamente, em várias áreas de atuação.

Saiba quais as atribuições gerais de cada uma delas:

 

Técnico

 

  • Atividades técnicas e administrativas complementares às atribuições dos Analistas e Procuradores do Bacen.
  • Apoio técnico-administrativo aos Analistas e Procuradores do Bacen no que se refere ao desenvolvimento de suas atividades.
  • Atividades de suporte e apoio técnico necessárias ao cumprimento das competências do Bacen que, por envolverem sigilo e segurança do Sistema Financeiro, não possam ser terceirizadas, em particular às pertinentes às áreas de: a) tecnologia e segurança da informação voltadas ao desenvolvimento, à prospecção, à avaliação e a internalização de novas tecnologias e metodologias; e b) programação e execução orçamentária e financeira, de contabilidade e auditoria, de licitação e contratos, de gestão de recursos materiais, de patrimônio e documentação e de gestão de pessoas, estrutura e organização.
  • Operação do complexo computacional e da rede de teleprocessamento do Banco Central do Brasil;
  • Supervisão da execução de atividades de suporte e apoio técnico terceirizadas.
  • Atendimento e orientação ao público em geral sobre matérias de competência do Banco Central do Brasil procedendo, quando for o caso, a análise e ao encaminhamento de denúncias e reclamações.
  • Atividades técnicas e administrativas complementares às operações relacionadas com o meio circulante, tais como: a) distribuição de numerário à rede bancária e às instituições custodiantes; b) procedimentos de análise de numerário suspeito ou danificado; c) monitoramento do processamento automatizado de numerário; e d) monitoramento e execução dos eventos de conferência e destruição do numerário.
  • Elaboração de cálculos, quando solicitado, nos processos relativos ao contencioso administrativo e judicial.
  • Atividades de segurança institucional do Bacen, especialmente no que se refere aos serviços do meio circulante e à proteção de autoridades internas.
  • Outras atividades da mesma natureza e nível de complexidade.

 

Analista

 

  • Formulação, execução, acompanhamento e controle de planos, programas e projetos relativos a: a) gestão das reservas internacionais; b) políticas monetária, cambial e creditícia; c) emissão de moeda e papel-moeda; d) gestão de instituições financeiras sob regimes especiais; e) desenvolvimento organizacional; e f) gestão da informação e do conhecimento.
  • Gestão do sistema de metas para a inflação, do sistema de pagamentos brasileiro e dos serviços do meio circulante.
  • Monitoramento do passivo externo e a proposição das intervenções necessárias.
  • Supervisão do Sistema Financeiro, compreendendo: a) organização e a disciplina do sistema; b) fiscalização direta das instituições financeiras e das demais instituições autorizadas a funcionar pelo Bacen; c) monitoramento indireto das instituições financeiras, de conglomerados bancários, de cooperativas de crédito, de sociedades de crédito ao microempreendedor, de administradoras de consórcio, de agências de fomento, de demais entidades financeiras independentes e de conglomerados financeiros que não possuam entre suas empresas bancos de qualquer espécie; d) prevenção de ilícitos cambiais e financeiros; e) monitoramento e análise da regularidade do funcionamento das instituições sujeitas à regulação e à fiscalização do Bacen; f) proposta de instauração de processo administrativo punitivo aplicado às instituições sujeitas à regulação e à fiscalização do Bacen; e g) análise de projetos, de planos de negócios e de autorizações relacionadas ao funcionamento de instituições sujeitas à fiscalização do Banco Central do Brasil.
  • Elaboração de estudos e pesquisas relacionadas a: a) políticas econômicas; b) acompanhamento do balanço de pagamentos; c) desempenho das instituições financeiras não autorizadas a funcionar no País; e d) regulamentação das matérias de interesse do Banco Central do Brasil.
  • Formulação e proposição de políticas, diretrizes e cursos de ação relativamente à gestão estratégica dos processos organizacionais.
  • Fiscalização das operações do meio circulante realizadas por instituições custodiantes de numerário.
  • Elaboração de relatórios, pareceres e de propostas de atos normativos relativos às atribuições previstas neste artigo.
  • Atividades de auditoria interna.
  • Elaboração de informações econômico-financeiras.
  • Atividades na área de tecnologia e segurança da informação voltada ao desenvolvimento, à prospecção, à avaliação e à internalização de novas tecnologias e mercadologias.
  • Atividades pertinentes às áreas de programação e execução orçamentária e financeira, de contabilidade e auditoria, de licitação e contratos, de gestão de recursos materiais, de patrimônio e documentação e de gestão de pessoas, estrutura e organização.
  • Representação do Bacen junto à órgãos governamentais e instituições internacionais, ressalvadas as competências privativas dos Procuradores do Bacen.
  • Atuação em outras atividades vinculadas às competências do Bacen, ressalvadas aquelas privativas dos Procuradores.  

 

Qual o salário?

 

Os salários iniciais registrados no último edital do concurso Bacen foram:

  • Técnico: R$ 5.421,30.
  • Analista: R$ 14.289,24.

 

Qual a lotação?

 

No momento da inscrição, o candidato deverá optar pela praça de lotação a que deseja concorrer e por uma cidade de realização de provas (conforme disponibilidade prevista em edital). Uma vez efetivada a inscrição, não é permitida, em hipótese alguma, a alteração.

No último concurso, em 2013, houve vagas para Brasília (DF), São Paulo (SP), Belém (PA), Salvador (BA) e Porto Alegre (RS).

 

Qual a jornada de trabalho?

 

a jornada de trabalho dos servidores do Bacen, tanto técnicos quanto analistas, é de 40 horas semanais.

 

Quais as etapas do edital?

 

O edital do concurso Bacen conta com duas etapas para todos os cargos:

  • 1ª etapa: provas (objetivas, discursiva e de títulos).
  • 2ª etapa: Programa de Capacitação.

 

Como são as provas?

 

As provas objetivas escritas do último concurso Bacen, realizado em 2013,  foram constituídas de itens para julgamento, agrupados por comandos. O julgamento de cada item foi CERTO ou ERRADO, de acordo com os comandos a que se referiam.

As disciplinas solicitadas em Conhecimentos Básicos para o cargo de Técnico foram:

 

 

As disciplinas solicitadas em Conhecimentos Básicos para o cargo de Analista foram:

 

 

Em Conhecimentos Específicos, os candidatos responderam questões relacionadas à área de atuação da formação exigida em cada carreira.

 

As questões e os pesos foram distribuídos da seguinte forma:

 

 

A prova discursiva valia 50 pontos e consistiu em:

 

  • Para o cargo de Analista, análise de situação problema (estudo de caso), desenvolvida em até 90 linhas, valendo 25 pontos, e resposta a 2 questões discursivas, a serem respondidas em até 30 linhas cada, sendo 12,50 pontos o valor de cada questão. Os temas abordados faziam parte dos Conhecimentos Específicos do edital.
  • Para o cargo de Técnico, redação de texto dissertativo, desenvolvida em até 30 linhas, que valia 50 pontos e abordou temas relacionados aos Conhecimentos Específicos constantes do edital.

 

Os candidatos às vagas de Analista também foram submetidos à avaliação de títulos.

 

Edital anterior concurso Bacen  

 

Provas anteriores concurso Bacen

 

Como é o Programa de Capacitação?

 

O Programa de Capacitação dos concursados do Bacen tem carga horária total de 120 horas presenciais, em tempo integral, com atividades que podem ser desenvolvidas nos turnos diurno e noturno, inclusive sábados, domingos e feriados. É realizado na cidade de Brasília (DF).

 

Qual a banca?

 

Um dos passos mais importantes para o candidato durante a preparação é conhecer o perfil da banca examinadora. Isso porque não são todas iguais e cada uma tem suas particularidades. Estando por dentro do estilo da banca responsável pela prova do concurso que você vai participar é possível direcionar melhor seus estudos e torná-los mais efetivos.

A organizadora do último concurso Bacen, em 2013, foi a Cespe/Cebraspe. Para saber detalhes sobre as principais instituições de todo o país, clique no nome da banca:

 

 

Quais os melhores cursos preparatórios?

 

Se você tem como investir tempo e dinheiro em curso preparatório, é preciso pensar bem antes para escolher um que seja adequado às suas necessidades. É sempre um diferencial apostar em um módulo específico para a sua área de atuação.

Veja algumas opções realmente boas:

  • O Estratégia Concursos tem ótimos índices de aprovação nos principais concursos do país, conta com um material de qualidade e professores renomados. Se você quer ter a certeza que está estudando pelo melhor material e não se importa em pagar pela qualidade, o Estratégia Concursos é certamente sua melhor opção. Dentre muitos outros cursos, o Estratégia oferece um específico para o concurso Bacen:

 

Curso Estratégia concurso Bacen

 

  • O Gran Cursos Online também está muito bem avaliado. Tem material completo com videoaulas, além de professores de primeira linha. Se você quer um curso com bom histórico de aprovação, além da possibilidade de estudar para mais de um concurso, o Gran Cursos certamente é uma ótima opção. Conta também com um curso específico para o concurso Bacen:

 

Curso Gran concurso Bacen

 

  • O Exponencial é mais uma excelente opção. O curso é voltado para o aprendizado acelerado e também oferece serviço de coaching 100% especializado. 

 

Curso Exponencial concurso Bacen

 

Quer saber tudo sobre o Concurso Bacen? 

 

Como Passar Mais Rápido no Concurso Bacen

 

Em breve deve haver novidades sobre o edital do concurso Bacen. Até lá, curta e acompanhe as nossas redes sociais para saber tudo sobre o mundo concurseiro:  Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.

 

Conte com a gente e bons estudos!

Pontuação geral
[Total: 0 Average: 0]
Planilha de Estudos

Planilha de Estudos

Com essa planilha você vai poder calcular automaticamente seu tempo ideal de estudos.

Ela foi criada com base no Método PQF para calcular o quanto você tem que estudar, levando em conta o peso de cada matéria, quantidade de horas necessárias e facilidade que você tem sobre cada uma.

Parabéns! agora você tem acesso a Planilha de Estudos!