EEAR Ingresso: neste artigo você vai encontrar tudo que precisa saber sobre o Concurso da Escola de Especialistas da Aeronáutica.

Se você sempre sonhou em ingressar na Força Aérea Brasileira, não perca tempo: leia com atenção cada item e comece já sua preparação.

Afinal, o Concurso da EEAR é bastante disputado e também conhecido por seu alto grau de dificuldade. Ou seja, é preciso investir muito do seu tempo em estudos direcionados para obter bons resultados.

 

 

EEAR ingresso – O que é Escola de Especialistas da Aeronáutica?

 

A Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) é uma instituição de ensino técnico que integra o Sistema de Ensino do Comando da Aeronáutica. Localizada em Guaratinguetá, interior de São Paulo, a instituição é responsável pela formação e o aperfeiçoamento de oficiais da Força Aérea Brasileira.

 

EEAR ingresso – Como funciona o Curso de Formação?

 

O curso de formação da EEAR, com duração aproximada de dois anos, dá ao aluno a patente de sargento. Durante esse período, ele fica interno na sede da EEAR e terá seus estudos voltados para a especialidade que escolher.

 

Quais os requisitos para participar do EEAR?

 

  • Ser brasileiro(a).
  • Ter entre 17 e 25 anos.
  • Ter Ensino Médio completo (com aproveitamento do Enem).

 

EEAR ingresso – Quais são as Atribuições dos Especialistas?

 

Atualmente, a EEAR disponibiliza 16 especialidades para seus alunos. Veja abaixo quais são elas e quais suas principais atribuições:

 

1 – Especialista em Desenho

 

Responsável por projetos, construções e instalações de arquitetura no serviço de infraestrutura e de engenharia nas unidades da FAB em todo o país.

 

2 – Especialista em Metalurgia

 

Fica a cargo de atividades técnicas ligadas às estruturas das aeronaves, exercendo as funções de torneiro mecânico, fresador, soldador e retificador para inspecionar a resistência de materiais e a espessura de tratamentos superficiais.

 

3 – Especialista em Controle de Tráfego Aéreo

 

Responsável pelo controle de voo das aeronaves civis e militares no espaço aéreo brasileiro. Atua em torres de controle de aeródromos, centros de controle de áreas, terminais e centros integrados de defesa aérea e controle de tráfego aéreo.

 

4 – Especialista em Informações Aeronáuticas

 

Responsável pela prestação de serviço de informações aeronáuticas, alinhado às normas e métodos recomendados pela Organização de Aviação Civil Internacional (OACI).

 

5 – Especialista em Guarda e Segurança

 

Responsável pela segurança e defesa das instalações, pessoas e dignitários. Também fica a cargo dos serviços contra incêndio,operações especiais, adestramento físico e instrução militar inicial dos oficiais recém-chegados na Aeronáutica.

 

6 – Especialista em Eletromecânica

 

Responsável pela manutenção e o reparos de viaturas, motores, grupos geradores, empilhadeiras, demais equipamentos e carros limpadores de pista.

 

7 – Especialista em Cartografia

 

Fica a cargo da análise, interpretação e confecção de mapas e cartas aeronáuticas a partir de dados e imagens obtidas por meio de equipamentos computadorizados, fotografias aéreas, satélites e radares.

 

8 – Especialista em Suprimento

 

Responsável pelo controle e a distribuição do material aeronáutico e apoio logístico de manutenção de aeronaves e equipamentos.

 

9 – Especialista em Estrutura e Pintura

 

Responsável pela execução, construção e reparos de estruturas metálicas, serviços de pintura e manipulação de plástico em aeronaves.

 

10 – Especialista em Meteorologia

 

Fica a cargo da observação de fenômenos meteorológicos e previsões para os pilotos de aeronaves nacionais ou internacionais, repassando as condições meteorológicas das rotas e dos aeródromos.

 

11 – Especialista em Equipamento de voo

 

Responsável pela inspeção, manutenção e reparos em paraquedas, botes salva-vidas, capacetes de voo, kits de sobrevivências, etc.

 

12 – Especialista em Material Bélico

 

Responsável pelas funções de artilheiro de bordo em aeronaves, inspetor de armas e munições, instrutor de tiro e mecânico de armamento.

 

13 – Especialista em Eletricidade e Instrumentos

 

Responsável pelo funcionamento e manutenção de instrumentos de precisão dos aviões (motores, combustível, pressão atmosférica, etc) e dos sistemas eletroeletrônicos das aeronaves.

 

14 – Especialista em Mecânica de Aeronaves

 

Fica a cargo da manutenção de aviões e pelo assessoramento ao piloto em voo. Também inspeciona equipamentos, motores, hélices, sistemas pneumáticos e hidráulicos das aeronaves.

 

15 – Especialista em Comunicações

 

Responsável por integrar o sistema de controle do espaço aéreo brasileiro nas comunicações aeronáuticas, militares e administrativas, operando e implantando sistemas, redes de comunicação. Atua, ainda, em questões de segurança da informação.

 

16 – Especialista em Fotointeligência

 

Fica a cargo da instalação e operação de equipamentos fotográficos em atividades de reconhecimento, inteligência, cobertura fotográfica, etc.

 

Para saber mais detalhes sobre cada uma das especialidades da EEAR, acesse a página da instituição clicando aqui.

 

EEAR ingresso – Qual a Remuneração?

 

Durante o período de estudos, o aluno recebe um auxílio financeiro que fica em torno de R$ 1.500,00 mensais. Após a aprovação no curso de formação da Escola de Especialistas da Aeronáutica (EEAR), o aluno é promovido a terceiro sargento, com remuneração base de R$ 3.584,00.

 

EEAR ingresso – Onde os alunos graduados são Lotados?

 

Os alunos que finalizarem a graduação no curso de formação da Escola de Especialistas da Aeronáutica (EEAR)  serão encaminhados às diversas Organizações Militares do Comando da Aeronáutica (COMAER) em todo o território nacional, de acordo com a necessidade do órgão.

 

EEAR ingresso – Como funcionam os Planos de Carreira?

 

A formação básica da EEAR, com duração de dois anos, dá ao aluno a patente de sargento da Aeronáutica Brasileira. No entanto, o aluno pode dar seguimento aos estudos, em outras especialidades, e conseguir promoções por tempo de serviço. No total, há quatro tipos de promoções: terceiro sargento, segundo sargento, primeiro sargento e suboficial. Elas podem ser obtidas a cada sete anos de serviços ou por merecimento.

 

EEAR ingresso – Quais os Melhores Cursos Preparatórios?

 

Se você decidiu investir em um curso preparatório, o ideal é escolher um que seja específico para a carreira desejada. Por isso, não hesitamos em indicar o Estratégia Concursos como a melhor opção. Isso porque oferece um curso específico para o ingresso na EEAR, 100% focado nos conteúdos exigidos do edital.


Outra ótima opção é o
Gran Cursos, que igualmente oferece cursos direcionados para a Aeronáutica, com ótimo material, professores de alto nível e preços acessíveis.

Aproveite também para conferir nosso post completo sobre os melhores cursos preparatórios para concursos. O texto traz a avaliação completa de cada uma das opções mais relevantes disponíveis no mercado.

 

EEAR Ingresso – Livros

 

E para turbinar ainda mais seus estudos, livros são sempre bons companheiros. Por conta disso, indicamos uma obra que acreditamos ser bastante completa e que vai lhe ajudar a agilizar a aprovação no concurso EEAR. Confira:

 

Passe nos concursos militares – Concurso para EEAR

 

Autores: Luiz Fernando de Lima Paulo, Juliana Fragas Figueiredo, Lêda Maria de Alencar, Bruno Galelli Chieregatti e João de Sá Brasil Lima.

São 216 páginas de conteúdo voltado exclusivamente para o concurso da Escola de Especialistas da Aeronáutica (EEAR). A obra traz teoria simplificada, questões comentadas com gabarito e exercícios de fixação. Além disso, ensina como não cair em pegadinhas recorrentes nas provas da instituição.

 

Se você quer ingressar nas Forças Armadas, quem sabe sua chance é na Aeronáutica? Como estamos aqui para facilitar a sua vida, reunimos neste artigo todas as informações importantes sobre o concursos da EEAR.

E para saber ainda mais sobre os principais processos seletivos do país, dicas, notícias e conteúdos relevantes, acesse nossas redes sociais. Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.

 

Bons estudos!

Planilha de Estudos

Inscreva-se agora para baixar gratuitamente a Planilha definitiva de Estudos!

Confirme seu e-mail e baixe a planilha!

Desconto de 30% no Gran Cursos Online

É só CLICAR AQUI para receber o desconto

E se quiser receber outras dicas de concurso, é só assinar nossa newsletter abaixo:

Você acabou de se inscrever em nossa lista.