fbpx

Concurso EEAR

O concurso da Escola de Especialistas da Aeronáutica – Concurso EEAE foi retomado!

Suspenso temporariamente devido as medidas de prevenção e combate à pandemia do coronavírus, o concurso teve seu novo cronograma publicado. As provas objetivas estão previstas para o dia 13 de setembro de 2020.

Confira as datas do novo cronograma no link abaixo:

 

 

Cronograma Concurso EEAR

 

Recentemente foi publicado o edital do Concurso EEAR com a oferta de 220 vagas para ingresso no Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica de 2021.

 

Tem interesse? Acesse as principais informações do edital:

 

Concurso EEAR

 

O que é Escola de Especialistas da Aeronáutica?

 

? questionA Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) é uma instituição de ensino técnico que integra o Sistema de Ensino do Comando da Aeronáutica. Localizada em Guaratinguetá, interior de São Paulo, a instituição é responsável pela formação e o aperfeiçoamento de oficiais da Força Aérea Brasileira.

 

 

Como funciona o curso de formação?

 

O curso de formação da EEAR, com duração aproximada de dois anos, dá ao aluno a patente de sargento. Durante esse período, ele fica interno na sede da EEAR e terá seus estudos voltados para a especialidade que escolher.

 

Quais os requisitos para participar do EEAR?

 

  • Ser brasileiro(a).
  • Ter entre 17 e 24 anos.
  • Ter Ensino Médio completo (com aproveitamento do Enem).

 

Quais são as atribuições dos especialistas?

 

Atualmente, a EEAR disponibiliza 16 especialidades para seus alunos. Veja abaixo quais são elas e quais suas principais atribuições:

 

Especialista em Desenho

 

Responsável por projetos, construções e instalações de arquitetura no serviço de infraestrutura e de engenharia nas unidades da FAB em todo o país.

 

Especialista em Metalurgia

 

Fica a cargo de atividades técnicas ligadas às estruturas das aeronaves, exercendo as funções de torneiro mecânico, fresador, soldador e retificador para inspecionar a resistência de materiais e a espessura de tratamentos superficiais.

 

Especialista em Controle de Tráfego Aéreo

 

Responsável pelo controle de voo das aeronaves civis e militares no espaço aéreo brasileiro. Atua em torres de controle de aeródromos, centros de controle de áreas, terminais e centros integrados de defesa aérea e controle de tráfego aéreo.

 

Especialista em Informações Aeronáuticas

 

Responsável pela prestação de serviço de informações aeronáuticas, alinhado às normas e métodos recomendados pela Organização de Aviação Civil Internacional (OACI).

 

Especialista em Guarda e Segurança

 

Responsável pela segurança e defesa das instalações, pessoas e dignitários. Também fica a cargo dos serviços contra incêndio,operações especiais, adestramento físico e instrução militar inicial dos oficiais recém-chegados na Aeronáutica.

 

Especialista em Eletromecânica

 

Responsável pela manutenção e o reparos de viaturas, motores, grupos geradores, empilhadeiras, demais equipamentos e carros limpadores de pista.

 

Especialista em Cartografia

 

Fica a cargo da análise, interpretação e confecção de mapas e cartas aeronáuticas a partir de dados e imagens obtidas por meio de equipamentos computadorizados, fotografias aéreas, satélites e radares.

 

Especialista em Suprimento

 

Responsável pelo controle e a distribuição do material aeronáutico e apoio logístico de manutenção de aeronaves e equipamentos.

 

Especialista em Estrutura e Pintura

 

Responsável pela execução, construção e reparos de estruturas metálicas, serviços de pintura e manipulação de plástico em aeronaves.

 

Especialista em Meteorologia

 

Fica a cargo da observação de fenômenos meteorológicos e previsões para os pilotos de aeronaves nacionais ou internacionais, repassando as condições meteorológicas das rotas e dos aeródromos.

 

Especialista em Equipamento de voo

 

Responsável pela inspeção, manutenção e reparos em paraquedas, botes salva-vidas, capacetes de voo, kits de sobrevivências, etc.

 

Especialista em Material Bélico

 

Responsável pelas funções de artilheiro de bordo em aeronaves, inspetor de armas e munições, instrutor de tiro e mecânico de armamento.

 

Especialista em Eletricidade e Instrumentos

 

Responsável pelo funcionamento e manutenção de instrumentos de precisão dos aviões (motores, combustível, pressão atmosférica, etc) e dos sistemas eletroeletrônicos das aeronaves.

 

Especialista em Mecânica de Aeronaves

 

Fica a cargo da manutenção de aviões e pelo assessoramento ao piloto em voo. Também inspeciona equipamentos, motores, hélices, sistemas pneumáticos e hidráulicos das aeronaves.

 

Especialista em Comunicações

 

Responsável por integrar o sistema de controle do espaço aéreo brasileiro nas comunicações aeronáuticas, militares e administrativas, operando e implantando sistemas, redes de comunicação. Atua, ainda, em questões de segurança da informação.

 

Especialista em Fotointeligência

 

Fica a cargo da instalação e operação de equipamentos fotográficos em atividades de reconhecimento, inteligência, cobertura fotográfica, etc.

 

Para saber mais detalhes sobre cada uma das especialidades da EEAR, acesse a página da instituição clicando aqui.

 

Qual a remuneração?

 

Durante o período de estudos, o aluno recebe um auxílio financeiro que fica em torno de R$ 1.500,00 mensais. Após a aprovação no curso de formação da Escola de Especialistas da Aeronáutica (EEAR), o aluno é promovido a terceiro sargento, com remuneração base de R$ 3.584,00.

 

 Onde os alunos graduados são lotados?

 

Os alunos que finalizarem a graduação no curso de formação da Escola de Especialistas da Aeronáutica (EEAR)  serão encaminhados às diversas Organizações Militares do Comando da Aeronáutica (COMAER) em todo o território nacional, de acordo com a necessidade do órgão.

 

Como funciona o plano de carreira?

 

crescimento

A formação básica da EEAR, com duração de dois anos, dá ao aluno a patente de sargento da Aeronáutica Brasileira. No entanto, o aluno pode dar seguimento aos estudos, em outras especialidades, e conseguir promoções por tempo de serviço. No total, há quatro tipos de promoções: terceiro sargento, segundo sargento, primeiro sargento e suboficial. Elas podem ser obtidas a cada sete anos de serviços ou por merecimento.

 

 

Como são as provas

 

As provas escritas da EEAR são compostas de questões de múltipla escolha nas seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa
  • Língua Inglesa
  • Matemática
  • Física

Os candidatos passam, ainda, por inspeção de sáude e avaliação psicológica.

Além disso, há o Teste de Aptidão Física (TAF), composto da seguinte forma:

 

 

Qual o conteúdo programático?

 

LÍNGUA PORTUGUESA

TEXTO: Interpretação de textos literários ou não-literários. 1.2 GRAMÁTICA: Fonética: Sílaba: separação silábica e acentuação gráfica. Ortografia. Morfologia: Processos de formação de palavras; Classes de palavras: substantivo (classificação e flexão); adjetivo (classificação, flexão e locução adjetiva); advérbio (classificação e locução adverbial); conjunções (coordenativas e subordinativas); verbo: flexão verbal (número, pessoa, modo, tempo, voz), classificação (regulares, irregulares, defectivos, abundantes, auxiliares e principais) e conjugação dos tempos simples; pronome (classificação e emprego). Pontuação. Sintaxe: Períodos Simples (termos essenciais, integrantes e acessórios da oração) e Períodos Compostos (coordenação e subordinação); Concordâncias verbal e nominal; Regências verbal e nominal; Crase e Colocação Pronominal. Tipos de discurso. Estilística: Figuras de linguagem (metáfora, metonímia, hipérbole, prosopopéia, eufemismo e antítese).

LÍNGUA INGLESA

NÍVEL INTERMEDIÁRIO (SOMENTE PARA OS CANDIDATOS QUE OPTAREM PELA ESPECIALIDADE CONTROLE DE TRÁFEGO AÉREO – BCT)GRAMÁTICA: Artigos: definido e indefinido; Substantivos: gênero, singular e plural, composto, contável e incontável e forma possessiva; Adjetivos: posição, formação pelo gerúndio e pelo particípio e grau de comparação; Pronomes: pessoal do caso reto e do oblíquo, indefinidos (pronomes substantivos e adjetivos), relativos, demonstrativos (pronomes substantivos e adjetivos), possessivos (pronomes substantivos e adjetivos), reflexivos e relativos; Pronomes e advérbios interrogativos; Determinantes (Determiners: all, most, no, none, either, neither, both, etc.); Quantificadores (Quantifiers: a lot, a few, a little, etc.); Advérbios: formação, tipos e uso; Numerais; Preposições; Conjunções; Verbos: regulares, irregulares e auxiliares; Tempos verbais: Simple present, Present progressive, Simple past, Past progressive, Future e Perfect tenses; Modalverbs; Infinitivo e gerúndio; Modos imperativo e subjuntivo; Vozes do verbo: ativa, passiva e reflexiva; Phrasal verbs; Forma verbal enfática; Question tags e tag answers; Discurso direto e indireto; Estrutura da oração: período composto (condicionais, relativas, apositivas, etc.); Prefixos e sufixos; e Marcadores do discurso (By the way, on the other hand, in addition, in my opinion, etc.). 2.2 COMPREENSÃO DE TEXTOS: Textos de assuntos técnicos e gerais.

LÍNGUA INGLESA

NÍVEL BÁSICO (PARA OS CANDIDATOS QUE OPTAREM PELAS DEMAIS ESPECIALIDADES)3.1 GRAMÁTICA: Artigos: definido e indefinido; Substantivos: gênero, singular e plural, composto, contável e incontável e forma possessiva; Adjetivos: posição, formação pelo gerúndio e pelo particípio e grau de comparação; Pronomes: pessoal do caso reto e do oblíquo, indefinidos (pronomes substantivos e adjetivos), relativos, demonstrativos (pronomes substantivos e adjetivos), possessivos (pronomes substantivos e adjetivos), reflexivos e relativos; Pronomes e advérbios interrogativos; Advérbios: formação, tipos e uso; Numerais: cardinal e ordinal; Preposições; Conjunções; Verbos: regulares, irregulares e auxiliares; Tempos verbais: Simple present, Presentprogressive, Simple past, Past progressive, Future e Present perfect; Modal verbs; Infinitivo e gerúndio; Modos imperativo e subjuntivo; Orações condicionais; Voz Passiva e Phrasal Verbs. Question Tags. 3.2 COMPREENSÃO DE TEXTOS: Textos de assuntos técnicos e gerais.

MATEMÁTICA

4.1 ÁLGEBRA I: Funções: definição de função; funções definidas por fórmulas; domínio, imagem e contradomínio; gráficos; funções injetora, sobrejetora, bijetora, crescente, decrescente, inversa, polinomial do 1.º grau, quadrática, modular, exponencial e logarítmica. Resolução de equações, inequações e sistemas. Sequências; progressões aritmética e geométrica. 4.2 GEOMETRIA PLANA: Ângulos. Polígonos: definição; elementos; nomenclatura; propriedades; polígonos regulares; perímetros e áreas. Triângulos: condições de existência; elementos; classificação; propriedades; congruência; mediana, bissetriz, altura e pontos notáveis; semelhança; relações métricas e áreas. Quadriláteros notáveis: definições; propriedades; base média e áreas. Circunferência: definições; elementos; posições relativas de reta e circunferência; segmentos tangentes; potência de ponto; ângulos na circunferência e comprimento da circunferência. Círculo e suas partes: conceitos e áreas. 4.3 TRIGONOMETRIA: Razões trigonométricas no triângulo retângulo; arcos e ângulos em graus e radianos; relações de conversão; ciclo trigonométrico; arcos côngruos e simétricos; funções trigonométricas; relações e identidades trigonométricas; fórmulas de adição, subtração, duplicação e bissecção de arcos; equações e inequações trigonométricas; leis dos senos e dos cossenos. 4.4 ÁLGEBRA II: Matrizes: conceitos, igualdade e operações. Determinantes. Sistemas lineares. Análise combinatória: princípio fundamental da contagem; arranjos, combinações e permutações simples; probabilidades. 4.5 ESTATÍSTICA: Conceitos; população; amostra; variável; tabelas; gráficos; distribuição de frequência; tipos de frequências; histograma; polígono de frequência; medidas de tendência central: moda, média e mediana. 4.6 GEOMETRIA ESPACIAL: Poliedro: conceitos e propriedades. Prisma: conceitos, propriedades, diagonais, áreas e volumes. Pirâmide, cilindro, cone e esfera: conceitos, áreas e volumes. 4.7 GEOMETRIA ANALÍTICA: Estudo Analítico: do Ponto (ponto médio, cálculo do baricentro, distância entre dois pontos, área do triângulo, condição de alinhamento de três pontos); da Reta (equação geral, equação reduzida, equação segmentária, posição entre duas retas, paralelismo e perpendicularismo de retas, ângulo entre duas retas, distância de um ponto a uma reta); e daCircunferência (equações, posições relativas entre ponto e circunferência, entre reta e circunferência, e entre duas circunferências). 4.8 ÁLGEBRA III: Números Complexos: conceitos; conjugado; igualdade; operações; potências de i; representação no plano de Argand-Gauss; módulo; argumento; forma trigonométrica e operaçõesna forma trigonométrica. Polinômios: conceito; grau; valor numérico; polinômio nulo; identidade e operações. Equações Polinomiais: conceitos; teorema fundamental da Álgebra; teorema da decomposição; multiplicidade de uma raiz; raízes complexas e relações de Girard.

FÍSICA

5.1 CONCEITOS BÁSICOS E FUNDAMENTAIS: Noões de ordem de grandeza. Notação científica. Observações e mensurações: representação de grandezas físicas como grandezas mensuráveis, sistemas de unidades. Gráficos e vetores. Conceituação de grandezas vetoriais e escalares. Operações básicas com vetores; composição e decomposição de vetores. 5.2 O MOVIEMENTO, O EQUILÍBRIO E A DESCOBERTA DAS LEIS FÍSICAS: Grandezas fundamentais da mecânica: tempo, espaço, velocidade e aceleração. Descrições do movimento e sua interpretação: quantificação do movimento e sua descrição matemática e gráfica. Casos especiais de movimentos e suas regularidades observáveis; Movimento Retilíneo Uniforme (M.R.U.): conceito, equação horária e gráficos; Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (M.R.U.V.): conceito, equações horárias e de Torricelli e gráficos; aceleração da gravidade, queda livre e lançamento de projéteis; Movimento Circular Uniforme (M.C.U.): conceito de inércia, sistemas de referência inerciais e não inerciais. Massa e quantidade de movimento (momento linear). Força e variação da quantidade de movimento. Leis de Newton. Lei de Hooke. Centro de massa, centro de gravidade e a idéia de ponto material. Conceito de forças externas e internas. Lei da conservação da quantidade demovimento (momento linear), teorema do impulso e colisões. Momento de uma força (torque). Condições de equilíbrio estático de ponto material e de corpos extensos. Força de atrito, força peso, força normal de contato e tração. Diagramas de forças. Forças que atuam nos movimentos circulares. Pressão e densidade. Pressão atmosférica e experiência de Torricelli. Princípios de Pascal, Arquimedes e Stevin: condições de flutuação, relação entre diferença de nível e pressão hidrostática. Empuxo. 5.3 ENERGIA, TRABALHO E POTÊNCIA: Trabalho, energia, potência e rendimento. Energia potencial e energia cinética. Conservação de energia mecânica e dissipação de energia. Forçasconservativas e dissipativas. 5.4 MECÂNICA E O FUNCIONAMENTO DO UNIVERSO: Força peso. Aceleração gravitacional. Lei da Gravitação universal. Leis de Kepler. Movimentos de corpos celestes. 5.5 FENÔMENOS ELÉTRICOS E MAGNÉTICOS: Carga elétrica e corrente elétrica. Conceito e processos de eletrização e princípios da eletrostática. Lei de Coulomb. Campo, trabalho e potencial elétricos. Linhas de campo. Superfícies equipotenciais e Lei de Gauss. Poder das pontas. Blindagem. Capacidade elétrica. Capacitores e associações. Diferença de potencial e trabalho num campo elétrico. Correntes contínua e alternada: conceito, efeitos e tipos, condutores e isolantes.Efeito Joule. Leis de Ohm, resistores e associações e Ponte de Wheatstone. Resistência elétrica e resistividade. Relações entre grandezas elétricas: tensão, corrente, potência e energia. Circuitos elétricos. Geradores e receptores, associação de geradores. Medidores elétricos. Representação gráfica de circuitos: símbolos convencionais. Potência e consumo de energia em dispositivos elétricos. Imãs permanentes. Linhas de campo magnético. Força magnética. Campo magnético terrestre e bússola. Classificação das substâncias magnéticas. Campo magnético: conceito e aplicações. Campo magnético gerado por corrente elétrica em condutores retilíneos e espiras. Lei de Biot-Savart. Lei de Ampère. Eletroímã. Força magnética sobre cargas elétricas e condutores percorridos por corrente elétrica. Indução eletromagnética. Lei de Faraday. Lei de Lenz.Transformadores. 5.6 OSCILAÇÕES, ONDAS, ÓPTICA: Pulsos e ondas. Período, frequência e ciclo. Ondas periódicas: conceito, natureza e tipos. Propagação: relação entre velocidade, frequência e comprimento de onda. Ondas em diferentes meios de propagação. Feixes e frentes de ondas. Fenômenos ondulatórios: reflexão, refração, difração e interferência, princípio da superposição, princípio de Huygens. Movimento harmônico simples (M.H.S.). Ondas sonoras, propriedades, propagação e qualidades do som. Tubos sonoros. Princípios da óptica geométrica, tipos de fontes e meios de propagação. Sombra e penumbra. Reflexão: conceito, leis e espelhos planos e esféricos.Refração: conceito, leis, lâminas, prismas e lentes. Formação de imagens. Instrumentos ópticos simples. Olho humano (principais defeitos da visão). 5.7 CALOR E FENÔMENOS TÉRMICOS: Calor e temperatura. Escalas termométricas. Transferência de calor e equilíbrio térmico. Capacidade calorífica e calor específico. Condução docalor. Dilatação térmica. Mudanças de estado físico e calor latente de transformação. Comportamento de gases ideais (equação de Clapeyron). Máquinas térmicas. Ciclo de Carnot. Leis da Termodinâmica. 5.8 MATÉRIA E RADIAÇÃO: Modelos atômicos e as propriedades dos materiais (térmicas, elétricas e magnéticas). Espectro eletromagnético (das ondas de rádio aos raios gama) e suas tecnologias. Radiações e meios materiais (fotocélulas, emissão e transmissão de luz, telas de monitores e radiografias). Potência de ondas eletromagnéticas. Natureza corpuscular das ondas eletromagnéticas. Transformações nucleares e radioatividade.

 

Quais as melhores técnicas para estudar?

 

A preparação para um concurso costuma, de fato, ser exaustiva. Mas para facilitar um pouco a sua vida, há técnicas que potencializam o aprendizado e, assim, podem agilizar a aprovação.

Entre as técnicas conhecidas estão a pomodoro e a de ciclo de estudos. Além disso, você pode estudar com flash cards ou mapas mentais.  No entanto, de todas as técnicas, a mais utilizada pelos concurseiros é, com certeza, a de estudo por questões.

O estudo por questões ajuda a reter a informações e revisar a matéria, tornando o processo de memorização do conteúdo mais simples e efetivo. Alguns cursos preparatórios oferecem material com questões comentadas pelos professores, o que facilita ainda mais.

Contudo, ressaltamos que o ideal é experimentar cada uma das técnicas e ver com qual você se adapta melhor. Por isso, confira também nosso post com as 16 melhores técnicas e métodos de estudos para concursos públicos.

E se você está em busca de dicas que lhe ajudem a manter a energia em alta no período de preparação, não deixe de acessar nosso post com as 5 melhores técnicas de motivação.

 

Quais os melhores livros?

 

E para turbinar ainda mais seus estudos, livros são sempre bons companheiros. Por conta disso, indicamos uma obra que acreditamos ser bastante completa e que vai lhe ajudar a agilizar a aprovação no concurso EEAR. Confira:

 

Passe nos concursos militares – Concurso para EEAR

 

Autores: Luiz Fernando de Lima Paulo, Juliana Fragas Figueiredo, Lêda Maria de Alencar, Bruno Galelli Chieregatti e João de Sá Brasil Lima.

São 216 páginas de conteúdo voltado exclusivamente para o concurso da Escola de Especialistas da Aeronáutica (EEAR). A obra traz teoria simplificada, questões comentadas com gabarito e exercícios de fixação. Além disso, ensina como não cair em pegadinhas recorrentes nas provas da instituição.

 

Quer dicas para estudar para Concurso Público?

 

Para otimizar ou iniciar seus estudos, indicamos a nossa Seção de Dicas para passar em Concurso Público. Nela você encontrará artigos com valiosas dicas para colocá-lo mais próximo da sua aprovação, como por exemplo:

 

Prefere dicas em vídeo?  Acesse nossa seção com dicas de concursos, melhores cursos preparatórios, guia do primeiro concurso e muito mais!

 

 

Quais os melhores cursos preparatórios?

 

Se você tem como investir tempo e dinheiro em curso preparatório, é preciso pensar bem antes para escolher um que seja adequado às suas necessidades. Afinal, é sempre um diferencial apostar em um módulo específico para a área ou cargo pretendido.

Desse modo, veja algumas opções realmente boas:

 

O Gran Cursos Online também está muito bem avaliado. De fato, tem material completo com videoaulas, além de professores de primeira linha. Assim, se você quer um curso com bom histórico de aprovação, e a possibilidade de estudar para mais de um concurso, o Gran Cursos certamente é uma ótima opção.

 

Curso Gran Cursos Concurso EEAR 

 

Estratégia ConcursosO Estratégia Concursos tem ótimos índices de aprovação nos principais concursos do país, pois conta com um material de qualidade e professores renomados. Ou seja, se você quer ter a certeza que está estudando pelo melhor material e, além disso, não se importa em pagar pela qualidade, o Estratégia Concursos é, com efeito, sua melhor opção.

 

Curso Estratégia Concurso EEAR

 

O Exponencial é mais uma excelente alternativa. Igualmente aos demais cursos, é voltado para o aprendizado acelerado, mas oferece ainda o interessante serviço de coaching 100% especializado.

 

Quer conhecer outras opções? Confira no link a seguir:

 

Melhores Cursos Online para Agilizar sua Aprovação!

 

Checklist do candidato

 

Agora que você chegou ao fim do post, é hora de retomar alguns pontos e fazer uma checklist para confirmar se o concurso EEAR é mesmo para você:

 

  • Ter formação de Nível Médio completo;
  • Ter afinidade com o Exército;
  • Ter dedicação e empenho;
  • Desejar estabilidade financeira e profissional. 

 

Se você quer ingressar nas Forças Armadas, quem sabe sua chance é na Aeronáutica?

 

Como estamos aqui para facilitar a sua vida, reunimos neste artigo todas as informações importantes sobre o concurso EEAR.

 

E para saber ainda mais sobre os principais processos seletivos do país, dicas, notícias e conteúdos relevantes, acesse nossas redes sociais. Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.

 

Bons estudos e boa sorte!

Planilha de Estudos

Planilha de Estudos

Com essa planilha você vai poder calcular automaticamente seu tempo ideal de estudos.

Ela foi criada com base no Método PQF para calcular o quanto você tem que estudar, levando em conta o peso de cada matéria, quantidade de horas necessárias e facilidade que você tem sobre cada uma.

Abra seu e-mail e baixe agora mesmo sua planilha (não esqueça de procurar no SPAM).