EEAR Ingresso: neste artigo você vai encontrar tudo que precisa saber sobre o Concurso da Escola de Especialistas da Aeronáutica.

Se você sempre sonhou em ingressar na Força Aérea Brasileira, não perca tempo: leia com atenção cada item e comece já sua preparação.

Afinal, o Concurso da EEAR é bastante disputado e também conhecido por seu alto grau de dificuldade. Ou seja, é preciso investir muito do seu tempo em estudos direcionados para obter bons resultados.

 

 

EEAR ingresso – O que é Escola de Especialistas da Aeronáutica?

 

A Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) é uma instituição de ensino técnico que integra o Sistema de Ensino do Comando da Aeronáutica. Localizada em Guaratinguetá, interior de São Paulo, a instituição é responsável pela formação e o aperfeiçoamento de oficiais da Força Aérea Brasileira.

 

EEAR ingresso – Como funciona o Curso de Formação?

 

O curso de formação da EEAR, com duração aproximada de dois anos, dá ao aluno a patente de sargento. Durante esse período, ele fica interno na sede da EEAR e terá seus estudos voltados para a especialidade que escolher.

 

Quais os requisitos para participar do EEAR?

 

  • Ser brasileiro(a).
  • Ter entre 17 e 25 anos.
  • Ter Ensino Médio completo (com aproveitamento do Enem).

 

EEAR ingresso – Quais são as Atribuições dos Especialistas?

 

Atualmente, a EEAR disponibiliza 16 especialidades para seus alunos. Veja abaixo quais são elas e quais suas principais atribuições:

 

1 – Especialista em Desenho

 

Responsável por projetos, construções e instalações de arquitetura no serviço de infraestrutura e de engenharia nas unidades da FAB em todo o país.

 

2 – Especialista em Metalurgia

 

Fica a cargo de atividades técnicas ligadas às estruturas das aeronaves, exercendo as funções de torneiro mecânico, fresador, soldador e retificador para inspecionar a resistência de materiais e a espessura de tratamentos superficiais.

 

3 – Especialista em Controle de Tráfego Aéreo

 

Responsável pelo controle de voo das aeronaves civis e militares no espaço aéreo brasileiro. Atua em torres de controle de aeródromos, centros de controle de áreas, terminais e centros integrados de defesa aérea e controle de tráfego aéreo.

 

4 – Especialista em Informações Aeronáuticas

 

Responsável pela prestação de serviço de informações aeronáuticas, alinhado às normas e métodos recomendados pela Organização de Aviação Civil Internacional (OACI).

 

5 – Especialista em Guarda e Segurança

 

Responsável pela segurança e defesa das instalações, pessoas e dignitários. Também fica a cargo dos serviços contra incêndio,operações especiais, adestramento físico e instrução militar inicial dos oficiais recém-chegados na Aeronáutica.

 

6 – Especialista em Eletromecânica

 

Responsável pela manutenção e o reparos de viaturas, motores, grupos geradores, empilhadeiras, demais equipamentos e carros limpadores de pista.

 

7 – Especialista em Cartografia

 

Fica a cargo da análise, interpretação e confecção de mapas e cartas aeronáuticas a partir de dados e imagens obtidas por meio de equipamentos computadorizados, fotografias aéreas, satélites e radares.

 

8 – Especialista em Suprimento

 

Responsável pelo controle e a distribuição do material aeronáutico e apoio logístico de manutenção de aeronaves e equipamentos.

 

9 – Especialista em Estrutura e Pintura

 

Responsável pela execução, construção e reparos de estruturas metálicas, serviços de pintura e manipulação de plástico em aeronaves.

 

10 – Especialista em Meteorologia

 

Fica a cargo da observação de fenômenos meteorológicos e previsões para os pilotos de aeronaves nacionais ou internacionais, repassando as condições meteorológicas das rotas e dos aeródromos.

 

11 – Especialista em Equipamento de voo

 

Responsável pela inspeção, manutenção e reparos em paraquedas, botes salva-vidas, capacetes de voo, kits de sobrevivências, etc.

 

12 – Especialista em Material Bélico

 

Responsável pelas funções de artilheiro de bordo em aeronaves, inspetor de armas e munições, instrutor de tiro e mecânico de armamento.

 

13 – Especialista em Eletricidade e Instrumentos

 

Responsável pelo funcionamento e manutenção de instrumentos de precisão dos aviões (motores, combustível, pressão atmosférica, etc) e dos sistemas eletroeletrônicos das aeronaves.

 

14 – Especialista em Mecânica de Aeronaves

 

Fica a cargo da manutenção de aviões e pelo assessoramento ao piloto em voo. Também inspeciona equipamentos, motores, hélices, sistemas pneumáticos e hidráulicos das aeronaves.

 

15 – Especialista em Comunicações

 

Responsável por integrar o sistema de controle do espaço aéreo brasileiro nas comunicações aeronáuticas, militares e administrativas, operando e implantando sistemas, redes de comunicação. Atua, ainda, em questões de segurança da informação.

 

16 – Especialista em Fotointeligência

 

Fica a cargo da instalação e operação de equipamentos fotográficos em atividades de reconhecimento, inteligência, cobertura fotográfica, etc.

 

Para saber mais detalhes sobre cada uma das especialidades da EEAR, acesse a página da instituição clicando aqui.

 

EEAR ingresso – Qual a Remuneração?

 

Durante o período de estudos, o aluno recebe um auxílio financeiro que fica em torno de R$ 1.500,00 mensais. Após a aprovação no curso de formação da Escola de Especialistas da Aeronáutica (EEAR), o aluno é promovido a terceiro sargento, com remuneração base de R$ 3.584,00.

 

EEAR ingresso – Onde os alunos graduados são Lotados?

 

Os alunos que finalizarem a graduação no curso de formação da Escola de Especialistas da Aeronáutica (EEAR)  serão encaminhados às diversas Organizações Militares do Comando da Aeronáutica (COMAER) em todo o território nacional, de acordo com a necessidade do órgão.

 

EEAR ingresso – Como funcionam os Planos de Carreira?

 

A formação básica da EEAR, com duração de dois anos, dá ao aluno a patente de sargento da Aeronáutica Brasileira. No entanto, o aluno pode dar seguimento aos estudos, em outras especialidades, e conseguir promoções por tempo de serviço. No total, há quatro tipos de promoções: terceiro sargento, segundo sargento, primeiro sargento e suboficial. Elas podem ser obtidas a cada sete anos de serviços ou por merecimento.

 

EEAR ingresso – Últimos concursos

 

Os últimos concursos da Escola de Especialistas da Aeronáutica (EEAR) foram promovidos em 2017.  Na ocasião, foram abertas 358 vagas para a primeira turma e outras 288 para a segunda. As vagas foram dispostas entre as diversas especialidades oferecidas.

 

EEAR ingresso – Como são as Provas?

 

De maneira geral, o processo seletivo  da Escola de Especialistas da Aeronáutica (EEAR) é composto de provas escritas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática e Física.

No último concurso da instituição, em 2017, as provas foram aplicadas em diversos estados brasileiros ao mesmo tempo.

Além disso, os candidatos passam por inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação física e validação de documentos.

Você pode acessar as provas das últimas edições do concurso da EEAR clicando aqui.

 

EEAR ingresso – Quais os Melhores Cursos Preparatórios?

 

Se você decidiu investir em um curso preparatório, o ideal é escolher um que seja específico para a carreira desejada. Por isso, não hesitamos em indicar o Estratégia Concursos como a melhor opção. Isso porque oferece um curso específico para o ingresso na EEAR, 100% focado nos conteúdos exigidos do edital.


Outra ótima opção é o
Gran Cursos, que igualmente oferece cursos direcionados para a Aeronáutica, com ótimo material, professores de alto nível e preços acessíveis.

Aproveite também para conferir nosso post completo sobre os melhores cursos preparatórios para concursos. O texto traz a avaliação completa de cada uma das opções mais relevantes disponíveis no mercado.

 

EEAR Ingresso – Livros

 

E para turbinar ainda mais seus estudos, livros são sempre bons companheiros. Por conta disso, indicamos uma obra que acreditamos ser bastante completa e que vai lhe ajudar a agilizar a aprovação no concurso EEAR. Confira:

 

Passe nos concursos militares – Concurso para EEAR

 

Autores: Luiz Fernando de Lima Paulo, Juliana Fragas Figueiredo, Lêda Maria de Alencar, Bruno Galelli Chieregatti e João de Sá Brasil Lima.

São 216 páginas de conteúdo voltado exclusivamente para o concurso da Escola de Especialistas da Aeronáutica (EEAR). A obra traz teoria simplificada, questões comentadas com gabarito e exercícios de fixação. Além disso, ensina como não cair em pegadinhas recorrentes nas provas da instituição.

 

Se você quer ingressar nas Forças Armadas, quem sabe sua chance é na Aeronáutica? Como estamos aqui para facilitar a sua vida, reunimos neste artigo todas as informações importantes sobre o concursos da EEAR.

E para saber ainda mais sobre os principais processos seletivos do país, dicas, notícias e conteúdos relevantes, acesse nossas redes sociais. Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.

 

Bons estudos!

[Total: 2    Média: 4.5/5]