Você deve estar se perguntando “como assim Exercício Físico para Concurso Público?” Nós explicamos: estamos falando dos benefícios que a prática de uma atividade pode trazer para a sua preparação. Pode acreditar, mandar o sedentarismo às favas vai influenciar positivamente o seu desempenho nos estudos.

Isso porque a atividade física tem tudo a ver com qualidade de vida e produtividade. Não é de hoje que pesquisas sérias traçam um paralelo entre as duas coisas e comprovam que quem mexe o corpo com regularidade obtém melhores resultados na vida profissional (e na pessoal também!)

Saiba mais sobre exercício físico para concurso público!  

 

Quais os benefícios do exercício físico para concurso público?

 

1 – Potencializa seu cérebro

 

A preparação para um concurso público exige muito do candidato. São muitas e muitas horas de leituras, exercícios, simulados… Isso tudo deixa o cérebro sobrecarregado. Por isso, a prática de exercício físico é uma aliada, já que melhora a cognição, aumentando a neurogênese na região do hipocampo.

O que isso quer dizer? Que a prática de atividade física ajuda a produzir novos neurônios e aumenta a atividade cerebral, o que é vital para o aprendizado.

2 – Ajuda a memória

 

Como seu cérebro vai estar a milhão, produzindo novos neurônios e funcionando melhor, também vai estar mais preparado para receber e fixar informações. Ou seja, com exercícios físicos você melhora a sua memória e capacidade de aprendizado.

 

3 – Traz mais energia

 

Quando nos exercitamos, nosso cérebro libera um importante neuro-hormônio: a endorfina. Ela tem uma ação analgésica que dá a sensação de bem-estar e alegria. Com isso, ficamos mais motivados, dispostos e felizes. Três condições fundamentais para quem está estudando para um concurso público, não é mesmo?

 

4 – Melhora seu sono

 

Um sono de qualidade também é muito importante para o concurseiro. Sem preciosas horas de descanso, seu cérebro começará a falhar e, claro, prejudicará o desempenho nos estudos. Aqui também a prática de exercícios físicos é uma grande aliada, pois ajuda a combater a insônia e até mesmo a apneia e o ronco, já que favorece o sistema respiratório.

 

5 – É uma válvula de escape

 

Muitas vezes, quando temos um dia difícil, queremos mais é ficar quietos e descansar. Mas nem sempre essa é melhor decisão! Praticar exercícios é uma ótima válvula de escape para lidar com o estresse. Com a atividade física, além de liberar hormônios do bem-estar, você “desliga” sua mente dos problemas por algumas horas.

 

Qual o melhor exercício físico para concurso público?

 

A escolha do exercício físico para quem está se preparando para concurso público é muito pessoal. Você precisa ter prazer na atividade, ou será um sacrifício se dedicar a ela. Dessa forma, o ideal é que vá fazendo testes até encontrar a sua. O importante é não deixar o corpo parado!

De maneira geral, os exercícios aeróbicos são os mais indicados, como caminhada, corrida, bicicleta e natação. Esse tipo de atividade física antes ou depois de estudar trabalha a atividade cerebral como um todo, melhorando também a coordenação motora e a capacidade de concentração. O ideal é que você se dedique a alguma atividade física de duas a três vezes por semana, durante pelo menos uma hora.

Vale lembrar, ainda, que muitos concursos, especialmente os da Polícia Militar e Forças Armadas, solicitam o chamado Teste de Aptidão Física (TAF). Nele você precisa cumprir uma série de exercícios dentro de um tempo determinado.

Pode parecer simples, mas cerca de 30% dos candidatos acabam reprovados no exame. Sendo assim, praticar atividades físicas com regularidade vai tornar a tarefa muito mais fácil e você não será pego de surpresa com um resultado abaixo do esperado.

 

Quais os benefícios do exercício físico para concurso público?

 

  1. Potencializa seu cérebro.
  2. Ajuda a memória.
  3. Traz mais energia.
  4. Melhora seu sono.
  5. É uma válvula de escape.

 

Como vimos, exercício físico para concurso público é algo para se levar muito a sério e que você deve incluir no seu cronograma de preparação. Não pense que pausar os estudos para se exercitar é perda de tempo. Ao contrário, esse pequeno movimento pode fazer toda a difença no caminho da aprovação.

E com certeza você terá muito mais qualidade de vida!

Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário que vamos lhe ajudar! E aproveite para acessar nossas redes sociais e ficar por dentro de todas as novidades e dicas da área de concursos públicos. Estamos no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube

Bon estudos!

 

[Total: 0    Média: 0/5]