Lidar com a falta de tempo para estudar é um dos maiores desafios dos concurseiros. Isso porque todo mundo precisa conciliar a preparação para o concurso público com outras atividades, seja o horário de trabalho, burocracias do dia a dia, a necessidade de atenção para a família e os amigos, ou simplesmente um momento para si mesmo.

Essa questão fica ainda mais preocupante quanto mais se aproxima o concurso. Muitas vezes, faltando poucos meses para as provas, o candidato tem aquela sensação de que não vai dar conta de todo o conteúdo.

E isso desencadeia muito sofrimento e angústia.

Mas como algumas pessoas parecem fazer as horas do dia se multiplicarem?

Bem, lamentamos informar que não há fórmula mágica que resolva esse problema. Realmente, não é nada fácil equilibrar tantas atividades e ainda se sair bem na maratona de estudos. É cansativo e exige esforço. E é preciso colocar a mão na massa para promover a mudança!

Mas, para lhe ajudar nesse processo, reunimos aqui algumas dicas que podem lhe ajudar a lidar melhor com a rotina agitada e driblar a falta de tempo para estudar. Seguindo essas orientações, temos certeza que você vai otimizar seu aprendizado e se dar muito bem no próximo concurso.

Confira já e turbine a sua preparação!

 

7 dicas para driblar a falta de tempo para estudar

 

1 – Estabeleça prioridades

Pense bem a respeito da sua rotina. Você está mesmo sem tempo ou apenas não consegue estabelecer prioridades? Isso mesmo! Muita gente reclama da falta de tempo para estudar, mas, na verdade, o que falta é compreender e focar no que é mais importante.

Ou seja, é preciso ter sempre em mente que sua preparação deve estar no topo das prioridades, ou, ao menos, entre as três primeiras.

Afinal, esse é um momento crucial para o concurseiro e muitas coisas vão precisar ser deixadas de lado. Você vai abrir mão de alguns encontros de família, de brincar com os filhos, de sair com os amigos ou namorado(a), das baladas… Mas, no fim, tenha certeza que tudo isso terá valido a pena.

Quer dar aquele gás nas prioridades? Leia também o post Como aprender mais rápido: 20 técnicas cientificamente comprovadas.

 

2 – Mantenha um cronograma organizado

De nada adianta saber o que é prioridade, mas não se organizar. Sabemos que é bastante assustador ter uma quantidade imensa de disciplinas para estudar e não ter a mínima ideia por onde começar ou terminar. E pior: não saber como dividir o tempo que deve ser dedicado para cada disciplina.

Por isso, é fundamental criar um cronograma regrado, no qual você possa distribuir o volume de conteúdo pelos seus horários disponíveis. Assim você também poderá acompanhar de forma mais clara a sua evolução e controlar melhor o seu tempo dedicado aos estudos.

Encontre um modelo que funcione melhor para você, pode ser físico (anotando em um caderno, por exemplo) ou virtual (há diversos aplicativos que podem lhe ajudar) e use-o de maneira regular.

Aproveite agora para conferir nosso post Como montar um Cronograma de Estudos perfeito para sua rotina.

 

3 – Busque métodos alternativos de estudo

As técnicas de estudos são ferramentas muito úteis para obter melhores resultados, especialmente quanto a falta de tempo para estudar é uma constante. Há muitos métodos reconhecidamente eficientes, basta que você faça testes até encontrar uma com a qual consiga otimizar o tempo e dar mais efetividade ao aprendizado.

Entre as técnicas mais conhecidas estão a de estudo por questões e a pomodoro. Você pode, ainda, estudar com mapas mentais, flashcards e investir em bons resumos. Pode utilizar aplicativos para ler e áudios para repassar o conteúdo em trânsito. Enfim, há diversas técnicas e novas tecnologias que são de grande ajuda na hora de estudar para concursos públicos.

Para saber mais sobre o assunto, acesse agora o post 16 Melhores Técnicas e Métodos de Estudo para Concursos Públicos.

 

4 – Não deixe as coisas acumularem

Um dos segredos de quem encontra tempo para tudo está em não deixar as demandas se acumularem. Para tanto, você não pode se comprometer com mais coisas do que realmente pode dar conta no seu dia. Não crie metas inalcançáveis, pois isso agirá contra você.

Também evite a todo custo entrar num ciclo de procrastinação – deixar para depois o que você pode fazer agora.

E quando falamos em procrastinação, não nos referimos aos momentos de folga que precisam ser previstos no seu cronograma – estes são fundamentais! Mas, sim, àquela velha “enrolação” que conhecemos muito bem. Quando até lavar a louça parece mais interessante que os estudos.

Empurrar as demandas para frente cria um alívio temporário, mas que cobra um preço alto mais adiante: a ansiedade.  

Para aprender como combater essa vilã, você pode acessar nosso post com cinco ações para te ajudar a Não Procrastinar nos Estudos para Concurso Público.

 

5 – Afaste-se das tentações

Para evitar a distração e a perda do foco, é vital se afastar dos sugadores de produtividade, como celular e redes sociais. Afinal, quem nunca foi dar só uma “olhadinha” nos aplicativos e acabou perdendo a noção do tempo, navegando entre links, mensagens e fotografias?

E não apenas eles: televisão, Netflix, video-game…  A lista de “tentações” é grande.

Você já parou para calcular quanto tempo perde por dia com isso? Pode apostar que é muito!

Se parar para avaliar, vai entender que esse tempo poderia ser investido em leituras, exercícios e revisões.

No entanto, não é preciso excluir as redes sociais e abolir a internet da sua vida. Afinal, elas também podem ser excelentes fontes de ajuda, com materiais para leitura e downloads, além de grupos para troca de informações.

Por isso, o ideal é reservar um espaço no seu cronograma para colocar e-mails e mensagens em dia, assim como, por exemplo, algumas horas por semana para assistir seus seriados favoritos. Entretanto, é preciso resistir e não ultrapassar o período determinado.

Para lidar melhor com as distrações, descubra o que pode ser feito no post Redes Sociais e Celular (Como usá-los sem Prejudicar a Produtividade nos Estudos.

 

6 – Peça ajuda

Você é concurseiro, mas não é super-herói. Sendo assim, vai precisar de ajuda na caminhada. Portanto, converse com sua família e amigos para que deem suporte ao seu preparo se for preciso. Da mesma forma, se estiver sobrecarregado no trabalho, fale com os colegas ou mesmo com seu chefe.

Você pode precisar, ainda, de ajuda profissional. Estudar sozinho é possível, mas um bom curso preparatório pode lhe ajudar a organizar mais rapidamente sua rotina de estudos. Da mesma forma, uma mentoria ou coaching pode ser de grande valia para nortear suas ambições profissionais e colocá-lo no foco.

Para saber mais sobre o assunto, acesse os posts Ranking dos melhores cursos preparatórios para concursos e Consultoria e coaching para concursos valem a pena?

 

7 – Descanse

Isso mesmo! De nada adianta você ter mais tempo para estudar se ele não for um tempo de qualidade. E para que você consiga tirar o máximo da preparação, precisa estar descansado, com o sono em dia e o corpo saudável.

Se usar seu tempo livre para cuidar de si, vai enxergar resultados melhores nos estudos, porque seu cérebro vai funcionar de maneira muito mais eficaz, favorecendo a compreensão e memorização do conteúdo. Ou seja, mesmo que a falta de tempo ainda seja um problema, ao menos seu aprendizado será mais efetivo.

Práticas como ioga ou técnicas de respiração podem ser muito úteis para quem tem pouco tempo, mas precisa de estímulo. Elas podem ser feitas em qualquer lugar, e apenas 15 minutinhos por dia já trazem benefícios. Ou seja, não há desculpas!

Aproveite para ler 5 Dicas simples para lidar com o estresse e a ansiedade nos Estudos e manter o foco na preparação para o concurso público.

 

Quais os melhores cursos preparatórios?

E já que estamos falando de preparação e falta de tempo para estudar, é sempre bom lembrar que um curso preparatório é um grande aliado. E se você decidiu fazer esse investimento no seu futuro, é bom também conhecer as melhores opções disponíveis.

Nós do Próximos Concursos, a partir da nossa ampla experiência na área de concursos – são mais de 15 anos! – e em critérios seríssimos de qualidade, temos duas indicações a fazer.

O primeiro é o Estratégia Concursos, que dispensa apresentações, porque é reconhecidamente o melhor curso preparatório do país, com material e equipe de professores excelentes. Além disso, apresenta índices de aprovação excelentes nos principais editais de todo o país.

Nossa segunda indicação é, da mesma forma, uma ótima alternativa. O Gran Cursos Online tem uma reputação inabalável entre os concurseiros, material de estudos e professores de primeira. Conta ainda, com uma plataforma que oferece mais de 7 mil cursos!

Qualquer uma das opções é realmente uma ótima escolha!

 

7 dicas para driblar a falta de tempo para estudar

  1. Estabeleça prioridades
  2. Mantenha um cronograma organizado
  3. Busque métodos alternativos de estudo
  4. Não deixe as coisas acumularem  
  5. Afaste-se das tentações
  6. Peça ajuda
  7. Descanse

 

Se você chegou até aqui, agora já sabe quais os segredos e hábitos de quem consegue fazer render as 24 horas do dia. Releia com atenção cada dica do post e pense em como pode colocar cada uma delas em prática na sua rotina.  

Seguindo todas as orientações para driblar a falta de tempo para estudar, pode estar certo de que sua preparação vai ganhar muito em qualidade.

E, com isso, sua aprovação chegará mais rápido!

Mas, lembre-se: não há milagres. Tudo vai depender do quanto você se esforçar e estiver determinado. Esse é o verdadeiro poder do concurseiro: sua força de vontade!

Quer mais dicas sobre o universo concurseiro? As últimas novidades sobre os editais em todo o país? Manuais completos e muito conteúdo de qualidade? Acesse as  nossas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.

Conte com a gente e bons estudos!

[Total: 1    Média: 5/5]