fbpx

 fases de um concursoVocê sabe quais são as fases de um concurso público?

A ansiedade pelo lançamento de um edital é sempre grande e os concurseiros estão acostumados a todo o processo que vem depois disso. Mas antes há também uma série de etapas, menos conhecidas.

Toda a movimentação de uma seleção pública leva um tempo considerável para ser concluída. Nada acontece do dia para a noite, e cada passo precisa ser muito bem detalhado. Desde o momento do levantamento de necessidades de servidores até a convocação dos aprovados podem ser passar muitos meses.

Neste post, detalhamos cada fase de um concurso público, explicando o que é feito e como.

Conheça agora o passo a passo para a realização de um concurso.


Saiba quais são as fases de um concurso público

Levantamento do déficit por área

Esse é o ponto de partida de qualquer concurso público, em qualquer órgão ou entidade. Isso porque é partir dessas demandas, ou seja, da necessidade de servidores, que será baseado o pedido de autorização da seleção. Esses déficits ocorrem, de maneira geral, por conta de aposentadorias, exonerações, transferências e falecimentos.

Com isso, o quadro de pessoal fica defasado, afetando diretamente a continuidade dos serviços e o atendimento à população.

Sendo assim, órgãos e entidades avaliam a necessidade de contratação de novos servidores a partir de um concurso público. Essa avaliação pode ser rápida ou não, mas normalmente envolve bastante burocracia e muitas aprovações internas antes de seguir adiante.

Pedido de Autorização

v vistoApós o levantamento das necessidades, é hora de dar encaminhamento ao pedido de autorização do concurso público. Contudo, na esfera federal, por exemplo, é preciso que o concurso esteja previsto no Orçamento do órgão ou entidade para aquele ano.

Então, é preciso encaminhar o pedido ao Ministério do Planejamento (MPOG), hoje um braço do Ministério da Economia. Isso deve ser feito sempre até, no máximo, 30 de junho do ano corrente. Assim, o pedido será analisado e, depois disso, aprovado, negado ou adiado.

Alguns órgãos têm autonomia nessa questão. Ou seja, eles mesmos podem autorizar a realização de seu concurso. É caso de Tribunais do Poder Judiciário.

Na esfera estadual, o pedido precisa ser enviado para a Secretaria de Planejamento. Caso seja aprovada a solicitação, o documento segue para aval do governador do estado.

O prazo para esses pedidos varia muito, conforme o órgão e o local. Não há um prazo específico que seja regra para todos.

Formação da comissão

Uma vez autorizado o concurso público, é hora de formar a comissão organizadora. Essa comissão reúne servidores de diversos níveis do órgão ou entidade. Else ficarão a cargo do acompanhamento das fases seguintes do processo, até sua conclusão, certificando-se de que tudo ocorra dentro do previsto e da legislação.

Contratação da banca

Essa é fase de um concurso que antecede diretamente o lançamento do edital, confirmando que o concurso sairá, de fato, do papel. É a  partir desse passo, serão estruturados o projeto básico e a versão final do documento.

Há diversas instituições bastante conhecidas, que encabeçam a organização de alguns dos mais importantes concursos públicos do país. Entre elas pode-se citar a Cespe/Cebraspe, a Fundação Getúlio Vargas (FGV), a Fundação Carlos Chagas (FCC), a Vunesp etc. Cada uma delas tem um estilo e particularidades na aplicação das provas.

A escolha da banca examinadora é responsabilidade da comissão organizadora, a partir de três tipos de instrumentos: a Licitação por Concorrência, o Pregão Eletrônico e a Dispensa de Licitação. A última modalidade é a mais escolhida, por ser a mais rápida.

Publicação do edital

Após a escolha da banca e a estruturação do projeto, é finalmente lançado o edital. Em geral, o documento é publicado no Diário Oficial.

É comum que as inscrições abram um dia após a publicação, porém podem levar até uma semana. E que as provas sejam aplicadas entre 60 e 90 dias após a publicação.

Todo concurseiro sabe que ler o edital é parte fundamental na preparação para um concurso público. Afinal, é lá que estarão todas as regras da seleção e o detalhamento de cargos, provas e conteúdos.

Aplicação das provas

provaNesta fase, o candidato deverá comparecer no dia e local indicados em edital para a realização das provas. Alguns concursos realizam provas em etapas, ou em mais de um dia.

Qualquer mudança de dia e horários leva à retificação do edital. Entretanto, não é comum que isso aconteça.

Aqui é importante ficar atento às regras publicadas no edital, como o uso de determinada cor de caneta, o que pode ou não levar para a sala etc.

Resultado final e divulgação dos aprovados

A divulgação dos gabaritos e da lista de aprovados é aquele momento de ansiedade, glória para alguns e frustração para outros. É o momento do candidato saber como se saiu e se foi aprovado ou reprovado.

Prazo para recursos e reclamações

Após a divulgação dos resultados, há um prazo estipulado em edital para recursos e reclamações. Esse prazo costuma ser de, no máximo, três dias. É quando os candidatos que se sentiram desassistidos ou encontraram irregularidades podem fazer seus pedidos, que serão posteriormente analisados pela banca organizadora.

Caso seja encontrada alguma não conformidade, uma nova lista de aprovados deve ser publicada.

Homologação do concurso

Nesta fase, é ratificado o resultado final, após a análise de todos os recursos.

Convocação de Aprovados

A última das fases de um concurso é a convocação dos aprovados para a entrega dos documentos necessários para o posterior encaminhamento da nomeação e posse. isso costuma acontecer entre 30 e 60 dias após a homologação do concurso.

 

Quais os melhores cursos preparatórios? 

Se você ainda não iniciou sua preparação, é melhor começar o quanto antes!

Se você tem como investir em curso preparatório, é preciso pensar bem antes para escolher um que seja adequado às suas necessidades.

É sempre um diferencial apostar em um módulo específico para a sua área de atuação. Veja algumas opções realmente boas:

Gran Cursos onlineO Gran Cursos Online também está muito bem avaliado.

Tem material completo com videoaulas, além de professores de primeira linha.

Se você quer um curso com bom histórico de aprovação, além da possibilidade de estudar para mais de um concurso, o Gran Cursos certamente é uma ótima opção.

 

Concursos EstratégiaO Estratégia Concursos tem ótimos índices de aprovação nos principais concursos do país, conta com um material de qualidade e professores renomados.

Se você quer ter a certeza que está estudando pelo melhor material e não se importa em pagar pela qualidade, o Estratégia Concursos é certamente sua melhor opção.

Concurso Exponencial

O Exponencial é mais uma excelente opção. O curso é voltado para o aprendizado acelerado e também oferece serviço de coaching 100% especializado.

 

Quer conhecer outras opções? Confira no link a seguir:

 

Melhores Cursos Online para Agilizar sua Aprovação!

Ficou com alguma dúvida sobre as fases de um concurso público? Deixe seu comentário que vamos lhe ajudar!

E aproveite também para conferir nossas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.

Conte com a gente!

Boa sorte!

ASSINATURA ILIMITADA COM40% DE DESCONTO

CLIQUE AQUI PARA PEGAR SEU CUPOM

You have Successfully Subscribed!