Uma ótima notícia para os concurseiros de Santa Catarina…

 

Foi definida a banca do Concurso da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Concurso ALESC).

A FGV – Fundação Getúlio Vargas será responsável pela seleção que irá ofertar 29 vagas para o cargo de Analista Legislativo, com exigência de nível superior.

Em março de 2020 foi constituída a comissão do Concurso da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Concurso ALESC), porém no mês de abril desse ano (2022), uma nova comissão foi formada.

Após reivindicações feitas pelo Sindalesc em reunião no dia 11 de julho de 2019, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, Julio Garcia, autorizou a formação da comissão organizadora do próximo Concurso ALESC.

Segundo informações do Sindicato dos servidores do órgão (SINDALESC) o número de funcionários efetivos no órgão em 2019 era de 348 servidores, já o número de comissionados e terceirizados praticamente dobrou nos últimos anos, chegando a 1.047.

O último concurso da ALESC foi realizado em 2009 e teve como banca organizadora a FEPESE.

 

Principais informações sobre o concurso ALESC

 

Quais as carreiras ?

 

O próximo edital do concurso ALES deve ofertar vagas para o cargo de Analista Legislativo.

Contudo, ainda não se tem informações consolidadas sobre que áreas de atuação serão contempladas.

 

Quantas são as vagas?

 

São esperadas 29 vagas para o cargo de  Analista Legislativo em diversas áreas.

 

Qual o nível de formação exigido?

 

formaçao carreira

 

Para concorrer a uma vaga de  Analista Legislativo. é preciso ter formação de Nível Superior nas áreas determinadas em edital.

 

Quais as demais exigências?

 

Além da formação indicada em edital, é preciso preencher alguns pré-requisitos para se candidatar a uma vaga no concurso ALESC.

 

São eles:

  • Ter nacionalidade brasileira e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, na forma do disposto no art. 12, § 1º, da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, e nos Decretos Federais n° 70.391, de 12 de abril de 1972, e n° 70.436, de 18 de abril de 1972; 
  • Gozar dos direitos civis e políticos; 
  • Estar quite com as obrigações eleitorais; 
  • Estar quite com as obrigações do Serviço Militar, para os candidatos do sexo masculino; 
  • Ter a habilitação e o respectivo registro no Conselho Profissional requerido pelos cargos/funções. 
  • Ter idade mínima de 18 anos; 
  • Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo.
  • Apresentar declaração de bens com dados até a data da posse, e
  • Apresentar certidão dos setores de distribuição dos foros criminais dos lugares em que tenha residido nos últimos cinco anos, da Justiça Federal e Estadual
  • Apresentar certidão de antecedentes da Polícia Federal e da Polícia dos Estados onde tenha residido nos últimos cinco anos, expedida, no máximo, há seis meses;
  • Apresentar declaração firmada pelo candidato de: 
    • Não acumulação de cargo público ou de acumulação amparada pelos incisos XVI e XVII do art. 37 da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988;
    • Não ter sido, nos últimos cinco anos, na forma da legislação vigente: responsável por atos julgados irregulares por decisão definitiva do Tribunal de Contas da União, do Tribunal de Contas do Estado, do Distrito Federal ou de Município, ou ainda, por Conselho de Contas de Município; punido, em decisão da qual não caiba recurso administrativo, em processo disciplinar por ato lesivo ao patrimônio público de qualquer esfera de governo; Condenado em processo criminal por prática de crime contra a Administração Pública, capitulados nos Títulos II e XI da Parte Especial do Código Penal Brasileiro, na Lei nº 7.492, de 16 de junho de 1986, na Lei Federal nº 8.429, de 02 de junho de 1992, e na Lei Federal n° 10.028, de 19 de outubro de 2000; 
    • Não ter sido demitido a bem do serviço público, de acordo com o disposto nos incisos I e II do art. 137 da Lei Estadual nº 6.745, de 28 de dezembro de 1985, e na legislação correspondente de outros Entes da Federação.

 

Qual o salário dos cargos do Concurso ALESC?

 

salario 2 money

 

De acordo com o Portal da Transparência do órgão, atualmente o salário para o cargo de Analista Legislativo pode chegar a R$ 14 mil.

 

No último concurso as remunerações foram de:

 

Concurso ALESC

Concurso ALESC

 

Qual a lotação?

 

Os aprovados no concurso ALESC serão lotados na cidade de Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina.

 

Qual a jornada de trabalho?

 

A carga horária dos servidores da ALESC é de 40 horas semanais.

 

Quais as chances de crescimento na carreira?

 

 

Os servidores da ALESC se movimentam na carreira em classes e níveis. O desenvolvimento ocorre mediante progressão funcional e promoção.

A progressão funcional consiste na movimentação do servidor de um nível para a seguinte, dentro de uma mesma classe. 

A promoção funcional consiste na movimentação do servidor entre classes por mérito e titulação, atendendo alguns pré-requisitos definidos previamente.

 

Como foi a concorrência do último concurso?

 

O último concurso ALESC foi realizado em 2009, quando foram ofertadas 56 vagas — 15 para o cargos de Analista Legislativo e 41 para o cargo de Técnico Legislativo. 

Na ocasião, houve um total de 7.492 inscritos, ou seja, uma média geral de 138 candidatos por vaga.

 

Como foram as provas?

 

prova teste exercicios concursos publicos

 

A prova escrita do último concurso ALESC contou com 50 questões objetivas, com cinco alternativas e apenas uma correta, nas seguintes disciplinas:

 

Analista Legislativo – Analista de Sistemas

 

  • Língua Portuguesa – 10 questões
  • Aspectos históricos, geográficos, econômicos e sociais – 10 questões
  • Conhecimentos específicos – 30 questões

 

Analista Legislativo – Jornalista

 

  • Língua Portuguesa – 10 questões
  • Noções de Direito – 10 questões
  • Conhecimentos específicos – 30 questões

 

Técnico Legislativo 

 

  • Língua Portuguesa – 10 questões
  • Estudos Sociais – 10 questões
  • Conhecimentos específicos – 30 questões

 

Para auxiliar nos estudos, acesse o edital do concurso anterior:

 

Edital ALESC 2009

 

Provas anteriores Concurso ALESC

 

Conhece o perfil da FGV?

 

Antes de mais nada, conhecer o perfil da banca é essencial para que você consiga sair na frente dos concorrentes. Como fazer isso?

Preparamos um artigo com todas as características dessa banca:

 

Como estudar para as provas da FGV

 

 

Qual o conteúdo programático do último concurso?

 

ANALISTA LEGISLATIVO – ANALISTA DE SISTEMAS

 CONHECIMENTOS GERAIS

LÍNGUA PORTUGUESA

 Construção e interpretação de textos. Conhecimentos de Língua Portuguesa. Ortografia. Semântica. Sintaxe. Pontuação. Concordância nominal e verbal.

</span>ASPECTOS HISTÓRICOS, GEOGRÁFICOS, ECONÔMICOS E SOCIAIS

Aspectos geográficos do Brasil e de Santa Catarina: localização, área, limites, regiões, clima, população, meio ambiente. Aspectos sociais: distribuição de renda, desigualdades regionais, educação, saúde, segurança. Aspectos históricos brasileiros e catarinenses: Período Colonial, Período Monárquico, Período Republicano e Período Contemporâneo. Aspectos econômicos atuais.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

</span>REGIMENTO INTERNO DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DE SANTA CATARINA

. ESTATUTO DO SERVIDOR PÚBLICO ESTADUAL. LEI Nº 6.745, de 28 de dezembro de 1985.

ENGENHARIA DE SOFTWARE

Fundamentos, conceitos, evolução e características. Ciclos de vida do software. Testes e medidas de software. Análise e projeto de sistemas utilizando os conceitos, notações e técnicas da Análise Estruturada e Análise Orientada a Objetos. Orientação a Objetos – conceitos, abstração de dados, definição de classes, métodos e atributos, herança, polimorfismo, encapsulamento, reutilização de componentes. Uso e conceitos de ferramentas CASE em projetos orientados a objetos.

UML

Conceitos gerais, notações, diagrama de casos de uso, diagrama de classes ou objetos; diagrama de estados; diagrama de Colaboração/comunicação; diagrama de seqüência, diagrama de atividades; diagrama de implementação; etc. Documentação de sistemas. Modelagem de processos. Engenharia de Requisitos.

GERÊNCIA DE PROJETOS

Conceitos e fundamentos da Gerência de Projetos. Ciclo de vida do projeto. Planejamento e gestão de mudanças. PMBOK, 4ª edição – áreas de conhecimento, processos de gerência de projetos, ferramentas e técnicas. Gestão de equipes. Monitoramento de recursos.

Clique aqui para saber mais

Fundamentos da linguagem – sintaxe básica, comandos, estrutura e construções básicas de um programa, compilação e execução de programas. Conhecimento de definições e conceitos das linguagens. Utilização e implementação de rotinas, bibliotecas e componentes. Administração de exceções. Acesso a banco de dados. Conceitos, utilização e escrita XML – criação e declaração, definições de elementos e atributos. Definição e utilização de XML Schema, Xpath e CSS.

Clique aqui para saber mais

Conceitos; Bancos de dados relacionais. Modelagem de Dados – Modelo entidade-relacionamento; Normalização. Conceito de transação; Concorrência; Recuperação; Integridade; Projeto conceitual e lógico de banco de dados. Modelo relacional e modelo entidade-relacionamento. Gerenciamento de transações – fundamentos e aspectos de recuperação e integridade, controle de concorrência e indexação. Conhecimento de Banco de Dados Caché, Sql Server e MySql. Definição e manipulação de dados por meio de comandos SQL. Criação, alteração, exclusão, renomeação e truncamento de tabelas. Inserção, atualização e exclusão de dados em tabelas. Conceito e utilização de roles e privilégios no controle de acesso de usuários. Conhecimento de views, stored procedures e triggers. Conceitos de Data Warehouse, estruturas e aplicações.

Clique aqui para saber mais

Conhecimento dos Sistemas Operacionais Linux, Windows Server e Windows XP, instalação, manutenção, operação e administração; Noções de backups e restauração de dados. Conceitos, tipos, componentes e protocolos de redes de computadores, redes locais – LAN (Ethernet) e redes de longa distância (WAN). Protocolo TCP/IP – fundamentos, noções básicas de configuração, endereçamento IP e máscara de rede. Conhecimentos sobre transmissão de dados: protocolos de rede TCP/IP, Netbios, FrameRelay, ATM e protocolos de roteamento; Conhecimentos de segurança da informação: protocolos de criptografia, certificados digitais e firewall; Administração de servidores de rede: criação de usuários e atribuições de direitos, manutenção de usuários e contas de e-mail, políticas de backup, gerenciamento de filas de impressão em rede. Serviços e aplicações de rede: configuração de sistemas de correio eletrônico (Postfix), servidores DNS (Bind), SAMBA, FTP, TFTP, IMAP, POP3, WebMail, Ativa Directory, Radius, SSH (Secure Shell), Web (Servidor Apache), antivírus e anti-spam. Equipamentos de rede: configuração de roteadores; configuração de switch gerenciável: VLAN’s, Trunks, QoS e autenticação IEEE 802.1x; configuração de dispositivos Wi-Fi (IEEE 802.11a/b/g); Programação de scripts: criação de scripts voltados para sistemas de rede. Conceito, fundamentos, características e aplicação da Certificação Digital. Conceitos e fundamentos de segurança de rede e controle de acesso. Análise de logs.

INTERNET, EXTRANET E INTRANET

Noções básicas do protocolo HTTP. Aplicação e utilização de Servidores Web. Web Services – conceitos e fundamentos. Protocolo SOAP, UDDI e WSDL.

ANALISTA LEGISLATIVO – JORNALISTA

CONHECIMENTOS GERAIS

LÍNGUA PORTUGUESA

Construção e interpretação de textos. Redação jornalística. Informações literais e inferências possíveis. Coerência textual e operadores de coesão textual. Intertextualidade. A variação lingüística e a construção do texto escrito. Correção e incorreção. Conhecimentos de Língua Portuguesa. Ortografia. Semântica. Sintaxe. Pontuação. Concordância nominal e verbal.

NOÇÕES DE DIREITO

 Sociedade, ordem social e ordem jurídica. Sociedade e Estado. Estado: origem, formação, elementos, finalidade. Estado e Direito. Estado e Governo: democracia e representação política. Estado e Constituição. O Estado Federal. O federalismo brasileiro. Poder Legislativo Estadual: organização e atribuições. Deputados. Mesa da Assembleia. Comissões. Processo legislativo. Administração Pública: Organização administrativa. Agentes públicos. A responsabilidade no campo administrativo. Princípios e modalidades de licitação.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

REGIMENTO INTERNO DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DE SANTA CATARINA

ESTATUTO DO SERVIDOR PÚBLICO ESTADUAL: LEI Nº 6.745, de 28 de dezembro de 1985. História política, social e econômica de Santa Catarina. Conceito, técnicas e funções da assessoria de imprensa. Relacionamento com a imprensa. Noções de planejamento e elaboração de planos de comunicação. A linguagem jornalística. Conceitos, técnicas e aplicações de notícia e reportagem. Técnicas de apuração, redação e edição de textos jornalísticos informativos, interpretativos e opinativos para veículos impressos, rádio, televisão e mídias digitais. Comunicação Pública e Comunicação Política. Ética e Informação: conhecimentos básicos sobre os direitos do público à informação; sobre o código de ética da profissão. Publicações institucionais: características do texto e da edição.

TÉCNICO LEGISLATIVO 

CONHECIMENTOS GERAIS (para todas as áreas)

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de texto. Ortografia. Semântica. Sintaxe. Pontuação. Concordância nominal e verbal.

ESTUDOS SOCIAIS

História política, social e econômica do Brasil e de Santa Catarina. Divisão do Estado. Poderes. Poder Legislativo: funções e competências.
 

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS (para todas as áreas)

REGIMENTO INTERNO DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DE SANTA CATARINA

 ESTATUTO DO SERVIDOR PÚBLICO ESTADUAL: LEI Nº 6.745, de 28 de dezembro de 1985.

TÉCNICO LEGISLATIVO-PROGRAMADOR

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

UML

Conceitos gerais, notações, diagrama de casos de uso, diagrama de classes ou objetos; diagrama de estados; diagrama de colaboração/comunicação; diagrama de seqüência, diagrama de atividades; diagrama de implementação, etc. Documentação de sistemas.

LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO: JAVA, JSP, JAVASCRIPT, HTML, PHP 5 E DELPHI

Fundamentos da linguagem – sintaxe, comandos, estrutura e construção de um programa, compilação e execução de programas. Conhecimento de definições e conceitos das linguagens. Utilização e implementação de rotinas, bibliotecas e componentes. Administração de exceções.Acesso a banco de dados. Conceitos, utilização e escrita XML – criação e declaração, definições de elementos e atributos. Definição e utilização de XML Schema, Xpath e CSS. Conhecimento de Java Database Objects (JDO), Java Database Connectivity (JDBC), Conceitos básicos de Java Web Services Technologies, Conceitos básicos de JavaServer Faces (JSF), JavaServer Pages (JSP). RichFaces, Programação Desktop e Client Server, Programação DCOM e OLE; Jasper Report.

Clique aqui para saber mais

Conceitos; Bancos de dados relacionais e pós relacional. Modelagem de Dados – Modelo entidade-relacionamento; Normalização. Conceito de transação; Concorrência; Recuperação; Integridade; Modelo relacional e modelo entidade-relacionamento. Gerenciamento de transações – fundamentos e aspectos de recuperação e integridade, controle de concorrência e indexação. Conhecimento de Banco de Dados Caché, Sql Server e MySql. Definição e manipulação de dados por meio de comandos SQL. Criação, alteração, exclusão, renomeação e truncamento de tabelas. Inserção, atualização e exclusão de dados em tabelas. Conhecimento de views, stored procedures e triggers. Linguagem SQL (padrão ANSI).

Clique aqui para saber mais

Noções básicas do protocolo HTTP. Aplicação e utilização de Servidores Web. Web Services – conceitos e fundamentos. Protocolo SOAP, UDDI e WSDL. Conceitos, tipos, componentes e protocolos de redes de computadores, redes locais – LAN (Ethernet) e redes de longa distância (WAN)

TÉCNICO LEGISLATIVO – TÉCNICO EM HARDWARE

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Clique aqui para saber mais

Funcionamento do computador. Conhecimentos dos componentes: Unidade central de processamento (CPU), placas-mãe, BIOS e chipset, memórias, dispositivos de entrada e saída, interfaces, portas, cabos e conectores. Organização e arquitetura de computadores. Componentes de um computador (hardware e software). Sistemas de entrada, saída e armazenamento. Aplicações de informática e microinformática. Redes de Computadores: conceitos, comunicação de dados, classificações de redes de computadores. Instalação, configuração de softwares, dispositivos de hardware e redes. Arquivos de inicialização. Drivers de dispositivos. Protocolo TCP/IP: conceitos, endereçamento, DHCP, DNS, roteamento. Sistema Operacional Windows (XP e Vista): conceitos, instalação, configurações, compartilhamento de recursos, modos de utilização; Noções de Windows Registry. Conceitos de Internet e Intranet; Backup e restauração de dados. Conhecimento em instalação e configuração de equipamentos de informática e de redes locais. Conceitos gerais de segurança da informação. Proteção contra vírus e outras formas de softwares ou ações intrusivas. Fundamentos de computação.

TÉCNICO LEGISLATIVO – OPERADOR DE SOM

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Acústica: interno e externo. Noções básicas de eletricidade. Medidas elétricas, condutores de áudio. Principais equipamentos de sonorização: suas funções e manuseio. Terminologia de Áudio: Gron Jade, Facle, Grave, Agudo, Médias, Humi, Estática. Noções de mixagem: ajuste de graves, agudos, equalizações, potência. Controle de equipamentos de áudio para som. Controle de equipamentos de áudio para som ao vivo. Conexões dos equipamentos. Conexões de cabos e caixas; Sistema de monitoramento de palco; Manutenção e prevenção de cabos. Posicionamento dos equipamentos. Situação de pane total ou parcial e Informações técnicas. Noções de diferentes microfones e seus posicionamentos e adequações: direcional, super direcional, cardióide, hiper-cardióide, lapela etc. Instalação e operação de aparelhos de registro e som. Gravação e reprodução de sons.

TÉCNICO LEGISLATIVO – OPERADOR DE TV

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Manutenção do sinal da emissora no ar. Operação de câmeras. Instalação, operação, funcionamento e manutenção de todos os equipamentos do parque tecnológico da área técnica. Identificação, prevenção e solução de problemas técnicos e operacionais, inclusive interligados em operação em rede digital. Registro e controle de equipamento e material gravado.

TÉCNICO LEGISLATIVO – OPERADOR DE ESTÚDIO E RÁDIO

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Noções Básicas: Produção, montagem e gravação de programas para o rádio; Estrutura e funcionalidade de estúdios de rádios; Operação técnica de centrais operacionais de gravações em rádio. Programação de Rádio: programação musical, produção de vinhetas, gravação e reprodução de áudio; Características sonoras dos diversos gêneros musicais, dramáticos e programáticos – parâmetros; Características sonoras dos diversos veículos (rádio, televisão, cinema, computador, aparelho de som); Estúdio: Características dos periféricos básicos: timbre, famílias de processadores; Sistemas e formatos de gravação e armazenagem de registros sonoros. Edição de áudio. Coordenação e seleção de informações destinadas à veiculação em meios eletrônicos; Captação de sonoras; Equalização de informações em áudio; Produção e veiculação de mensagens em rádio; rádio web e internet; Inserção de sonoras em matérias on line; Produção de vinhetas interlúdios; sinais eletrônicos e efeitos sonoros; Programas de edição em geral como: softwares Vegas 5.0 (ou acima) e Sound Forge 7.0 (ou acima) e aplicação dos plug-ins neles contidos, Digirádio, Play List. Conhecimentos de Informática: conceitos e modos de utilização de ferramentas e aplicativos para montagem e transmissão de programas de rádio pela Internet. Legislação: Direito Autoral.

TÉCNICO LEGISLATIVO – TÉCNICO LEGISLATIVO

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Noções de secretaria: Arquivamento eletrônico, arquivamento de papéis, agenda, organização de reuniões, conhecimentos dos softwares: Microsoft Word, Excel, Microsoft Powerpoint; Outlook e Windows Mail. Operação de equipamentos de escritório: copiadoras, fax símile, calculadoras, scanners, multifuncionais, centrais telefônicas. Redação de atas, cartas, ofícios, memorandos, certidões, declarações, sinopses, comunicações internas. Redação Oficial: A Impessoalidade, Linguagem dos Atos e Comunicações Oficiais, Formalidade e Padronização, Concisão e Clareza. Pronomes de Tratamento, Emprego dos Pronomes de Tratamento, Fechos para Comunicações, Identificação do Signatário. O Padrão Ofício: Partes do documento no Padrão Ofício, Forma de diagramação, Aviso e Ofício, Forma e Estrutura, Memorando. Elementos de ortografia e gramática: Emprego das Letras, Emprego de Vogais, E ou I?, O ou U?, Encontros Vocálicos, EI ou E?, OU ou O?, Emprego de Consoantes, Emprego do H: com H ou sem o H?, O fonema /ž/: G ou J?, O fonema /s/: C, Ç ou S ou SS ou X ou XC?, O fonema /z/: Z ou S ou X? , O fonema /š/: X ou CH?, O complexo /ks/: X ou CC, CÇ?. Acentuação Gráfica: Regras de Acentuação Gráfica. Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei nº 8.666/93 e suas alterações) Almoxarifado: Aquisição, controle, inventário de materiais. Noções sobre gestão de pessoas: Legislação Trabalhista; Elaboração Folha de Pagamento Lei N° 6745 de 28/12/1985.

 

Tem material de qualidade para estudar?

 

Se você tem como investir tempo e dinheiro em curso preparatório, é preciso pensar bem antes para escolher um que seja adequado às suas necessidades.

É sempre um diferencial apostar em um módulo específico para a sua área de atuação. Veja algumas opções realmente boas:

 

Gran Cursos onlineO Gran Cursos Online está muito bem avaliado.

Tem material completo com videoaulas, além de professores de primeira linha.

Se você quer um curso com bom histórico de aprovação, além da possibilidade de estudar para mais de um concurso, o Gran Cursos certamente é uma ótima opção.

 

Curso para Concurso ALESC

 

Concursos EstratégiaO Estratégia Concursos tem ótimos índices de aprovação nos principais concursos do país, conta com um material de qualidade e professores renomados.

Se você quer ter a certeza que está estudando pelo melhor material e não se importa em pagar pela qualidade, o Estratégia Concursos é certamente sua melhor opção.

 

Curso para Concurso ALESC

 

Concurso Exponencial

O Exponencial é mais uma excelente opção. O curso é voltado para o aprendizado acelerado e também oferece serviço de coaching 100% especializado.

 

Quer conhecer outras opções? Confira no link a seguir:

 

Melhores Cursos Online para Agilizar sua Aprovação!

 

 

Tenha acesso a outras notícias e artigos. Curta nosso site no FacebookTwitterInstagram e Youtube!

 

Conte com a gente e bons estudos!!!

 

SUPER DESCONTO! 

40% DE DESCONTO
GRAN CURSOS ONLINE
O CÓDIGO JÁ É APLICADO AUTOMATICAMENTE: BASTA CLICAR
close-link
Quer realmente tranquilidade, estabilidade e segurança?
Fechar