Aprender a como ler mais rápido e memorizar o conteúdo de maneira mais eficiente é um passo bem importante nos estudos para concursos públicos, vestibulares, ENEM, OAB, etc.

 

Afinal, o volume de estudos é, de fato, muito grande e uma mãozinha na hora de agilizar a preparação é sempre bem-vinda.

 

ler mais rápidoPara isso, por sorte, há uma série de ferramentas e métodos que vão lhe orientar e ajudar a reter informações com mais qualidade.

É o seu caso? Precisa de uma ajudinha nos estudos para concurso?

Fica aqui com a gente que neste post vamos te mostrar o caminho !

 

https://www.youtube.com/watch?v=FpLqv8Pwo7M&feature=youtu.be

 

Como ler mais rápido e reter a informação?

ideia question think

Primeiro, é preciso ter a mente aberta para repensar velhos hábitos. Isso porque os métodos que agilizam o aprendizado propõem uma quebra de padrões estabelecidos há muito tempo na forma de estudar.

Também é preciso lembrar que as técnicas não funcionam de maneira igual para todo mundo. E que cada um tem seu tempo de adaptação e seu próprio ritmo. De qualquer maneira, os métodos que tratamos aqui são baseados em pesquisas e resultados.

E mais: não esqueça que o estudo é feito em blocos e este é apenas o primeiro momento do seu ciclo.

A Dra. Elizabeth Schotter da UC San Diego, que é especialista em velocidade de leitura,  afirma que as pessoas que leem rápido e com boa compreensão são aquelas que possuem muita experiência de leitura e processamento da informação.

Ela diz que algumas pessoas nasceram com mais de habilidade para leitura e compreensão que outras, mas nada que o treino não possa alterar.

 

E como alterar a velocidade de leitura?

 

Para treinar e ler mais rápido você precisa simplesmente LER MAIS e MATERIAIS SOBRE DIFERENTES ASSUNTOS, principalmente aqueles que você não domina.

 

Ou seja, para melhorar a velocidade de leitura você deverá ler:

 

  • Conteúdo variado: não só o material que está estudando, para acelerar seu processamento de novas informações.
  • Conteúdo difícil: com linguagem que você não está acostumado, também para melhorar as sinapses.
  • Aprender mais sobre o assunto: quanto mais você souber sobre o assunto mais rápido vai conseguir ler.

 

Resumindo, segundo a professora sua velocidade de leitura, além de sua capacidade nata de processar informação dependerá de:

 

  • Experiência de leitura
  • Capacidade de processar novos conceitos
  • Vocabulário conhecido
  • Entendimento da matéria sendo lida

 

Então, se você quer ler mais rápido, tudo que tem que fazer é ler mais, ler sobre assuntos diferentes e saber sobre o assunto que está sendo tratado.

A boa notícia é: se você estiver estudando para um concurso, vestibular, Enem ou qualquer prova, quanto mais familiarizado estiver com os assuntos mais rápido conseguirá ler. É uma bola de neve de velocidade que vai se acumulando.

 

Qual o primeiro passo?

 

Aqui falamos no primeiro momento da sua sessão de estudos, seja quanto tempo for. Se você usa o método pomodoro, será de 25 minutos, se tem outro modelo, pode ser um tempo maior, de 1h ou 1h20. O primeiro passo será se desligar de tudo ao redor e fazer uma leitura rápida do texto a ser estudado.

Por leitura rápida, entenda-se uma passada de olhos atenta para destacar o que é mais importante: conceitos, argumentos, explicações, fórmulas, listas, etc. Ou seja, tópicos cruciais. Você deve, então, grifar esses trechos com caneta colorida, lápis ou com post-its, por exemplo. Essa fase é bem relevante, e muitas vezes negligenciada.

Nosso cérebro funciona em contextos e essa “garimpagem” de informações o ajuda a entrar no modo estudo. Muitas vezes, você sua mente está em outro contexto — acabou de acordar, estava vendo Tv, trabalhou o dia inteiro — e precisa de uma “troca de chave” para entender que agora será o momento de aprendizado. Isso vale também na troca de uma disciplina para a outra — de Língua Portuguesa para Matemática, por exemplo.

 

Podemos chamar isso de aquecimento, uma preparação para ir além.

 

Dessa forma, talvez você nem precise ler o texto inteiro, conseguindo já compreender e assimilar apenas com esses apontamentos mais relevantes.

 

Muitos autores são prolixos e isso acaba fazendo a leitura patinar. Se você garimpou bem a informação, tudo que interessa já estará destacado. E às vezes, um capítulo com 30 páginas pode ser bem resumido em duas ou três. Não se preocupe, pois se algo ficou para trás será retomado em outras etapas do aprendizado, como no estudo por questões, por exemplo.

Claro, nenhum método é 100% eficaz isoladamente. Você precisa aliar a ele resumos bem feitos, revisões eficientes, resolução de questões e outras ferramentas.

 

 

O que buscar nessa garimpagem?

 

Bem, de maneira geral, você vai olhar a introdução, passar o olho. Se perceber que é uma introdução genérica, pule e vá direto ao texto.

No conteúdo, busque os principais conceitos. O que é isso? São palavras-chave, em negrito, itálico, sublinhada, que trazem informações pilares para o entendimento. São termos ou conceitos que vão ser cobrados na prova com certeza, ou que servem para que você tenha melhor entendimento de um conteúdo.

Procure também listas, figuras, tabelas, gráficos etc.

Quando você precisa entender qualquer conteúdo novo você precisa de argumentos, explicações, e pontos cruciais.

Todo texto costuma ter um parágrafo mais importante, que concentra todos esses pontos que você precisa destacar. Geralmente, esse parágrafo está logo depois da introdução.

Ao final do texto, de maneira geral, os autores colocam o resumo das principais informações, um apanhado geral para fazer um fechamento. É outro trecho que deve ter mais atenção.

Se seu livro ou apostila tem um índice, ou sumário, antes de iniciar a leitura do texto, confira os tópicos e subtópicos para já ir contextualizando a estrutura do conteúdo.

 

Leitura dinâmica funciona?

 

A leitura dinâmica pode ser uma técnica auxiliar, com certeza. Há diversos bons cursos nesse sentido. No entanto, o objetivo maior deve ser estudar mais rápido e de maneira mais inteligente, sem perda da informação.

Uma bom exercício para quem está iniciando a leitura dinâmica, ou qualquer tipo de leitura, na verdade, é ir passando o dedo ou o lápis nas linhas. Isso ajuda o seu olho a não se perder e pode acelerar o processo.

 

Vale tentar essa dica simples, não é mesmo?

Há muitos modelos de leitura dinâmica, com ajuda da visão periférica ou pronúncia das palavras, por exemplo. Aqui, mais uma vez, é preciso experimentar e avaliar com qual você se adapta melhor.

Sabemos que esse tema é bastante controverso, existem pesquisadores que dizem que é impossível ler mais rápido sem perda de compreensão e outros que é possível sim ler mais rápido e com total compreensão do conteúdo.

à parte o debate científico, a partir de testes pessoais, aqui no Próximos Concursos acreditamos que, sim, é possível ler mais rápido com compreensão. Porém, isso depende de pessoa para pessoa.

leitura dinâmica exige treino, quase que uma reprogramação na maneira como se percebe as coisas.

De maneira geral, ela pode ser muito útil, especialmente para materiais densos e um primeiro contato com o conteúdo.

No entanto, para um bom aprendizado, eventualmente você precisará anotar informações, fazer resumos, flashcards, mapas mentais, viagens mentais e várias técnicas que diminuirão a velocidade de leitura.

Ou seja, funciona, mas você que é estudante e precisa se apegar aos detalhes precisa de muita atenção. É interessante usar a leitura dinâmica, mas não como uma ferramenta para todas as situações.

 

 

Quais as melhores apostilas?

 

apostila caderno book

Há pessoas que obtêm ótimos resultados estudando sozinhas, outras precisam de ajuda e investem em um curso preparatório. Se você optou por um voo solo, saiba que as apostilas serão suas melhores amigas. Por isso, é fundamental saber quais as mais conceituadas disponíveis no mercado. Se forem específicas para o concurso pretendido, tanto melhor!

Uma das apostilas mais completas é do Estratégia Concursos, que é também um dos melhores cursos do país. Há apostilas direcionadas para os principais concursos do país, com todos os conteúdos solicitados em todas as disciplinas.

Já o Gran Cursos Online, além da excelente qualidade das apostilas, tem um custo benefício que chama a atenção. São mais de 7 mil cursos em sua plataforma de ensino! 

O Exponencial tem apostilas para todos os bolsos, com material completo e acessível. É um curso voltado para o aprendizado acelerado, que ainda oferece serviço de coaching 100% especializado.

Igualmente, o Grupo Nova Apostilas é uma das melhores e maiores empresas de apostilas impressas, com selo de excelência no E-bit. Além do material físico, há acesso ao digital. Embora as apostilas em papel não possuam a mesma efetividade do curso pago, essa é uma ótima opção para quem, por questões financeiras, pretende estudar sozinho.

Algumas pessoas acreditam que estudar por apostila não é tão efetivo, mas as que indicamos aqui são realmente boas. No entanto, claro, tudo vai depender do quanto você se dedicar aos estudos. 

Para saber mais, confira a análise completa que fizemos no post 21 Melhores Apostilas para Concursos Públicos (para Garantir a Aprovação).

 

Melhores-Apostilas-para-Concursos (3)

 

 

Quais os melhores cursos preparatórios?

 

Se você tem como investir tempo e dinheiro em curso preparatório, é preciso pensar bem antes para escolher um que seja adequado às suas necessidades.

É sempre um diferencial apostar em um módulo específico para a sua área de atuação. Veja algumas opções realmente boas:

 

Gran Cursos online

O Gran Cursos Online está muito bem avaliado.

Tem material completo com videoaulas, além de professores de primeira linha.

Se você quer um curso com bom histórico de aprovação, além da possibilidade de estudar para mais de um concurso, o Gran Cursos certamente é uma ótima opção.

Concursos EstratégiaO Estratégia Concursos tem ótimos índices de aprovação nos principais concursos do país, conta com um material de qualidade e professores renomados.

Se você quer ter a certeza que está estudando pelo melhor material e não se importa em pagar pela qualidade, o Estratégia Concursos é certamente sua melhor opção.

 

Concurso Exponencial

 

O Exponencial é mais uma excelente opção. O curso é voltado para o aprendizado acelerado e também oferece serviço de coaching 100% especializado.

 

Quer conhecer outras opções? Confira no link a seguir:

 

Melhores Cursos Online para Agilizar sua Aprovação!

 

Talvez você ainda esteja se questionando se esse é mesmo o melhor método para ler mais rápido e agilizar seu aprendizado. Talvez esteja ainda cheio de ressalvas. Porém, reforçamos que é importante abrir a mente, dar um voto de confiança e testar. Nem tudo vai funcionar, claro, mas a maioria dos estudos apontam que essa é a maneira mais eficiente de reter informações.

Aqui é importante ressaltar também que esse métodos é excelente, mas, como todos os demais, não é isolado. Ou seja, só traz resultados quando apoiado por outras etapas de aprendizado, como revisão, resolução de questões, ferramentas extras.

Se ficou com dúvidas, deixe aqui seu comentário!

E aproveite para acessar nossas redes sociais e acompanhar as novidades e ainda outras dicas. Estamos também no Facebook, Twitter e Instagram.

Bons estudos!  

BLACK FRIDAY DOS SONHOS

CLIQUE AQUI PARA PEGAR SEU CUPOM

You have Successfully Subscribed!