Quais são os melhores concursos públicos?
A área que você prestará o concurso poderá ampliar um leque imenso de possibilidades ou restringir e dificultar sua aprovação.
Existem áreas com muitas vagas, boa periodicidade de concursos e certa facilidade de aprovação.
Outras, uma verdadeira pedreira! Poucas vagas, concorrentes extremamente bem preparados e poucos concursos.
Então,
é importante que você conheça as principais carreiras públicas e escolha o melhor concurso público para seu perfil, pois estudando para um concurso você poderá estudar para vários ao mesmo tempo, ampliando suas chances de aprovação.
Vamos a um exemplo para você entender melhor:
Imagine que você queira ser um Fiscal da Receita Federal, estudando para Auditor da RFB você automaticamente estará estudando para os fiscos estaduais e boa parte da matéria também cai nos tribunais de contas e controladorias. Caso decida pelos concursos trampolins estará também preparado para os vários cargos de Técnicos e Analistas de Fazenda Estadual e Federal.
Ou seja,
a área de escolha terá um número de disciplinas comuns a todos os concursos, dessa forma é importante que você conheça não só a carreira que sonha ser aprovado, mas toda a área que ela está inserida.
Para você não perder tempo, colocamos abaixo um link das principais áreas.
Mas, antes acho importante você tomar a decisão de pular ou não do trampolim.
Quer saber o que é isso?
Vamos lá.
Caso prefira, fizemos um vídeo específico sobre o assunto:
A Decisão do Trampolim
Pular ou não pular do trampolim é uma decisão muito difícil e depende de você conhecer seu perfil, seus medos, restrições e possibilidades.
Eu decidi pular e não me arrependo.
Mas, conheço pessoas que pularam e estão lá até hoje, uns felizes, outros frustrados.
Seja qual for sua decisão, você deve estar ciente dos prós e contras da decisão e de suas consequências.
Ok.
Vou parar de enrolação e explicar o que é a decisão do trampolim:
É a decisão de prestar concursos para “Carreiras Trampolim” ou focar diretamente em “Carreiras Top”.
Mas afinal, o que são Carreiras Trampolim?
São carreiras de passagem. São carreiras, muitas vezes de nível médio, mais fáceis de conseguir aprovação (não estou dizendo que sejam fáceis, apenas que são mais fáceis que as carreiras TOP).
Nas carreiras trampolim quem é aprovado geralmente continua estudando para ser aprovado em outros concursos com melhores salários e “status”.
Vou explicar melhor.
Atualmente sou Fiscal do ICMS de SP, mas, antes prestei concurso para o Banrisul (Nível Médio – Carreira Trampolim) e depois Analista da Receita Federal (para alguns trampolim) e finalmente fui aprovado no ICMS de São Paulo.
A escolha por uma carreira trampolim me proporcionou tranquilidade financeira e estabilidade para continuar estudando.
Mas, estudar e trabalhar nem sempre é fácil.
Tenho certeza que se tivesse apenas estudando exclusivamente para um concurso minha aprovação teria ocorrido antes.
Não me arrependo de minha decisão, mas tiveram momentos que a carreira trampolim parecia bastante confortável e precisei do dobro de esforço para encontrar motivação para estudar.
Isso é uma coisa interessante, muitas pessoas que inicialmente almejaram carreiras TOP acabaram gostando do serviço das carreiras de apoio ou trampolim. Isso não é nenhuma vergonha, muito pelo contrário, eles foram corajosos o suficiente para entender que era a melhor escolha para eles.
Enfim,
recomendo a carreira trampolim para pessoas que precisam urgentemente de renda para casar, sustentar família ou mesmo para uma tranquilidade nos estudos (era meu caso).
Agora,
se você possui meios de conseguir apenas estudar, é muito provável que conseguirá melhores resultados focando apenas nas carreiras TOP.
No entanto, preciso fazer um alerta:
Para ser aprovado nas carreiras TOP geralmente são necessários ANOS de estudo, enquanto nas carreiras trampolim muitas vezes apenas alguns meses.
Vamos ao quadro sintético das informações
Prós | Contras | |
Carreira Trampolim | Mais fácil de ser aprovado
Serviços tendem a ser menos complexos Menos tempo de preparo para aprovação Possibilidade de sustento enquanto estuda |
Serviços de apoio
Salários menores Dificuldade de crescimento Possibilidade de acomodação |
Carreira TOP | Serviços mais complexos e vinculados à finalidade final
Salários altos Cargos com maior “status” Possibilidade de cargos de chefia e crescimento |
Vários anos de estudo para aprovação
Maiores demandas no serviço
|
Espero que tenha te dado subsídios para a tomada da decisão sobre pular ou não no trampolim. Agora veremos as principais carreiras do serviço público.
Concursos para Carreiras de Apoio (nível médio)
As carreiras de apoio (nível médio) são carreiras administrativas, muitas vezes vinculadas ao atendimento ou serviços de apoio a carreira principal do órgão. Praticamente todos os órgãos possuem carreiras de apoio e atendimento.
São claramente carreiras “trampolim” conforme citado acima, mas, muitos servidores acabam gostando do serviço e escolhendo essa carreira como carreira para toda a vida.
Uma grande vantagem desses concursos é que muitos órgãos possuem agências ou postos espalhados pelo Brasil, então, é o tipo de concurso bom para ficar “perto de casa”.
São concursos relativamente fáceis de ser aprovado e com boa periodicidade. A grande desvantagem é que os salários costumam ser menores que a dos outros cargos e o serviço também tende a ser mais simples.
Caso você queira focar nesses concursos e não tenha nenhum ainda em vista, nosso conselho é buscar um curso preparatório que aborde as principais matérias cobradas em concursos iniciantes.
Periodicidade de Concursos | Alta |
Salários | Baixos |
Quantidade de cargos | Muitos |
Concursos para Carreiras de Apoio (nível superior)
Muitos órgãos precisam de mão de obra especializada, mas não vinculada à finalidade do órgão. São especialistas com formação de nível superior como administradores, economistas, médicos, psicólogos, nutricionistas, engenheiros e outros técnicos.
A grande vantagem desses concursos é que você acaba trabalhando em sua área de formação e com um bom know how do trabalho.
Uma desvantagem não percebida por muitos é o “status” da carreira: como é um cargo de apoio, dificilmente alcançará a importância e “status” da carreira principal do órgão.
Podemos citar alguns exemplos como os Analistas dos órgãos da justiça, os Analistas da Receita Federal e muitas outras carreiras que exigem formação superior, pagam salários razoáveis e não estão vinculadas a finalidade do órgão.
Se o status do órgão não é um problema para você, essas carreiras podem ser uma excelente opção!
Caso você ainda não tenha decidido por uma carreira específica, existem cursos genéricos para carreiras de apoio de nível superior.
Periodicidade de Concursos | Alta |
Salários | Médios / Altos |
Quantidade de cargos | Muitos |
Concursos para Carreiras de Prefeituras, Secretarias e Órgãos Regionais
Uma boa opção para aqueles que não gostam de ficar longe de casa são os concursos de prefeituras, secretarias e órgãos regionais.
Esses órgãos costumam ter os mais variados cargos, desde especialistas como economistas, médicos, dentistas, engenheiros, etc. até carreiras de apoio. Os concursos costumam ser razoavelmente fáceis, claro que dependendo do local e orçamento do órgão.
Infelizmente, os salários para a maioria dos cargos não costumam ser muito altos, principalmente em prefeituras que não possuem grande arrecadação própria.
Se seu objetivo é ficar perto de casa, fique de olho nos concursos abertos de sua região.
Periodicidade de Concursos | Média |
Salários | Baixos / Médios |
Quantidade de cargos | Muitos |
Concursos para Carreiras da Área da Saúde
Os concursos da área da saúde englobam todas as carreiras de profissionais da saúde.
Os concursos são periódicos e constantes e os salários costumam ser superiores aos demais cargos. Os concursos exigem conhecimentos técnicos do cargo desejado, geralmente embasado na literatura clássica da área.
Existem inúmeros órgãos que realizam esses concursos, então, é importante estar atento para os concursos abertos na região desejada.
Preparamos alguns artigos específicos para esses profissionais, veja só:
Periodicidade de Concursos | Média |
Salários | Altos |
Quantidade de cargos | Poucos |
Concursos para Carreiras da Área da Educação
A carência por profissionais da área da educação é gritante, ainda que existam concursos periódicos sempre temos um déficit de profissionais.
Os concursos de profissionais de educação podem ser divididos em 2 áreas: ensino fundamental/médio e ensino superior. Os salários do ensino superior são visivelmente maiores que os salários dos cargos de ensino médio e fundamental (com raras exceções como os Institutos Federais).
Aqueles que almejam vagas como professor ou carreiras de apoio na área de ensino médio e fundamental devem ficar de olho em concursos estaduais e municipais. A maior parte das vagas está concentrada nos estados e municípios.
Você pode ver aqui as vagas atualmente abertas em seus estados.
Quanto aos cargos de nível superior, infelizmente, a política de investimento de abertura de novas instituições e contratações de profissionais de ensino superior não continua, então, a realização de concursos se tornou um pouco mais difícil.
As carreiras do ensino superior estão cada vez mais exigentes, além de uma boa formação (geralmente doutorado) é preciso uma boa experiência na área de pesquisa e um bom “lattes” com vários artigos publicados.
Assim como a carreira policial, a carreira de professor exige vocação e perfil bem específico. Nem todo mudo nasceu para ser professor e dominar uma sala de aula, então, é importante uma autoanálise para ver se você se adequa ao perfil.
Periodicidade de Concursos | Média |
Salários | Baixos / Médios |
Quantidade de cargos | Poucos |
Concursos para Carreiras Militares
Estabilidade, bons salários e a nobre causa de defender a Pátria são os principais atrativos das carreiras Militares.
Aqueles que desejam traçar essa área de concurso devem estar preparados para uma rotina exaustiva de estudos antes e depois de aprovado, pois para crescer na carreira é necessário o contínuo aperfeiçoamento.
É importante ter em vista que muitas escolas militares possuem limitações de idade e outros requisitos, então, é uma decisão que muitas vezes deve ser tomada bem cedo.
O início da carreira militar pode ser como oficial e sargento e é por meio de escolas de formação nas academias militares de cada força (Marinha, Exército e Aeronáutica) .
Veja algumas carreiras que temos manuais:
Outra opção interessante na carreira militar são os quadros de profissionais temporários nas áreas de administração, ciências contábeis, direito, magistério, informática, economia, psicologia, estatística, pedagogia, veterinária, enfermagem e comunicação social.
Para participar, os candidatos devem ter de 20 a 36 anos e participar de concursos públicos. Os aprovados ficam contratados por até oito anos como oficiais ou sargentos.
Periodicidade de Concursos | Alta |
Salários | Baixos / Médios |
Quantidade de cargos | Muitos |
Carreiras Fiscais e Controladoria
As carreiras fiscais e de Controladoria são excelentes opções para aqueles que querem uma carreira no executivo com bons salários.
Os concursos costumam ser periódicos, no entanto, em muitos casos é necessária certa mobilidade. É o caso da Receita Federal, muitas vezes as vagas iniciais são nas fronteiras, locais distantes dos grandes centros.
Existe também a possibilidade dos fiscos estaduais e municipais. Os fiscos estaduais costumam ter excelentes salários e os municípios maiores também costumam ter bons atrativos.
A diferença básica entre os auditores fiscais e os auditores de tribunais e controladorias é o objeto de análise. Enquanto o Auditor Fiscal analisa empresas e tributos, o Auditor de Tribunais e Controladorias analisa despesas e gastos públicos dos gestores públicos.
Veja alguns cargos:
Outros concursos podem ser acessados em: Manuais de Concursos
Periodicidade de Concursos | Média |
Salários | Altos |
Quantidade de cargos | Muitos |
Carreiras do Núcleo Financeiro e Econômico
As carreiras do Núcleo Econômico e Financeiro são as do Poder Executivo Federal que cuidam das atividades de finanças e economia.
São as carreiras do Banco Central (BACEN), Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e Superintendência de Seguros Privados (Susep).
Uma das características dessas carreiras é a lotação em Brasília. Até existe a possibilidade de lotação em outras cidades, mas a chance de morar em Brasília é muito grande para aqueles que vão prestar esses concursos, com exceção da Susep que a sede está localizada no Rio de Janeiro, tendo regionais em Brasília, São Paulo, Porto Alegre e Belo Horizonte.
Aqueles interessados nas carreiras fiscais e de controle podem facilmente migrar para as carreiras do Núcleo Financeiro e Econômico, pois muito do conteúdo é similar. A decisão pela troca precisa de uma certa antecedência para poder aprender o conteúdo específico do cargo.
As atividades são técnicas e geralmente ligadas ao fim do órgão, existem cargos de apoio também em todos os órgãos envolvidos.
Veja alguns concursos da área:
Periodicidade de Concursos | Média |
Salários | Altos |
Quantidade de cargos | Média |
Carreiras de Diplomacia
O glamour da carreira diplomática costuma atrair muitos candidatos. O sonho de ser um embaixador em Londres ou Nova York invade a cabeça de muitos daqueles que se preparam para a carreira de diplomacia.
Infelizmente, nem todos conseguem ser embaixadores nessas cidades.
Na hora de analisar a escolha por esta carreira tenha em mente a necessidade de mudanças e a possível lotação no Ministério das Relações Exteriores em Brasília.
Também, muitos candidatos precisam trabalhar em locais não tão glamorosos quanto os que mencionei, ou seja, nem tudo pode ser como nos “filmes”.
Entre as principais vantagens da carreira é a importância do cargo, representar o Brasil em suas relações exteriores. É necessário ter interesse em questões internacionais e gostar de conhecer diferentes culturas. Também é preciso ter iniciativa e saber agir sob pressão.
O concurso é realizado anualmente pelo CESPE / CEBRASPE em todas as capitais, mas, prepare-se para uma concorrência acirrada, costuma-se ter mais de 250 candidatos por vaga e a prova exige além de inglês, conhecimentos de espanhol e francês.
Periodicidade de Concursos | Anual |
Salários | Altos |
Quantidade de cargos | Baixa |
Veja o manual que preparamos sobre a carreira de Diplomata:
MRE – Ministério das Relações Exteriores
Carreiras Policiais
Assim como a carreira de educação, a carreira policial exige muita vocação e dedicação. É uma carreira que quem escolhe deve ter a busca da solução de um dos nossos principais problemas: a criminalidade.
As principais carreiras policias são:
- Polícia Federal – que trata dos crimes federais;
- Polícia Rodoviária Federal – que monitora as estradas federais;
- Polícias Civis – que tratam de crimes dentro dos territórios do estado, principalmente investigando;
- Polícias Militares – que patrulham as ruas e inibe a ação de criminosos (não investiga);
- Guarda Municipal – que colabora com a segurança pública.
- Bombeiros- são profissionais treinados para atuarem em caso de incêndios, resgatar pessoas em desastres e salvamentos.
Veja algumas carreiras que temos manuais:
Polícia Federal – Perito Criminal
Você poderá ver com mais detalhes informações sobre outras carreiras policiais em Manuais de Carreiras.
Periodicidade de Concursos | Média |
Salários | Variável |
Quantidade de cargos | Alta |
Carreiras das Agências Reguladoras
As agências reguladoras fiscalizam a prestação de serviços públicos praticados pela iniciativa privada. As atividades estão ligadas principalmente aos direitos do cidadão como consumidor e a proteção da sociedade.
As principais agências reguladoras são:
- Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC)
- Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL)
- Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL)
- Agência Nacional do Petróleo (ANP)
- Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)
- Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ)
- Agência Nacional do Cinema (ANCINE)
- Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT)
- Agência Nacional de Águas (ANA)
- Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
Algumas agências reguladoras possuem sede em todos os estados, outras atuam mais no Distrito Federal, dessa forma é importante entender as especificidades de cada carreira na hora de fazer a escolha.
É uma área em que os candidatos não costumam “focar” seus estudos pela falta de periodicidade de concursos, no entanto, muitos acabam migrando para essas carreiras após a autorização de concursos e conseguem boas colocações.
Periodicidade de Concursos | Baixa |
Salários | Altos |
Quantidade de cargos | Baixa |
ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar
ABIN – Agência Brasileira de Inteligência
Carreiras Legislativas
As carreiras legislativas costumam ser o sonho de muitos candidatos, principalmente devido aos altos salários e a oportunidade de atuar próximos aos grandes escalões da política.
Os órgãos legislativos são o Senado Federal e a Câmara dos Deputados em nível federal. Cada estado possui sua Assembleia Legislativa e seu quadro de pessoal com remuneração (e Câmara Legislativa do DF).
O conteúdo do trabalho depende muito da área escolhida, pois os cargos costumam ser divididos por área de atuação. Boa parte do serviço consiste em auxiliar deputados e senadores nas suas tarefas diárias, dando suporte técnico para a tomada de decisões.
Periodicidade de Concursos | Média |
Salários | Altos |
Quantidade de cargos | Média |
Veja alguns manuais com informações sobre as carreiras legislativas:
CLDF – Câmara Legislativa Distrito Federal
ALESP – Assembleia Legislativa de São Paulo
Veja outras opções em Manuais de Carreiras.
Carreiras Jurídicas de atividade fim
Chamamos carreiras jurídicas de atividade fim aquelas vinculadas à finalidade final do órgão como juiz, promotor, defensor, etc.
Todas elas exigem formação em Direito e a maior parte três anos de atividade jurídica comprovada.
Juiz: os magistrados julgam ações resultantes de conflitos entre pessoas, empresas e entes públicos. O candidato ao cargo de juiz deverá comprovar atividade jurídica de três anos. Os concursos são para magistratura estadual, federal, trabalhista e militar.
Promotor de Justiça: a atuação do Promotor de Justiça dentro do Ministério Público se dá tanto na área criminal quanto na cível. O promotor defende os interesses da sociedade e do regime democrático. O candidato deve ser aprovado em concurso de provas e títulos e comprovar três anos de atividade jurídica.
Procurador da República: os Procuradores da República atuam nas áreas constitucional, cível, criminal e eleitoral. Eles são responsáveis pela defesa da ordem jurídica, dos interesses da sociedade e do regime democrático. O candidato ao cargo de Procurador da República deve comprovar três anos de atividade jurídica.
Procurador do Estado: o Procurador do Estado presta advocacia consultiva, representado os entes federados nos tribunais. Também é responsável por analisar contratos e editais de licitação.
Procurador do Município: as atividades são muito semelhantes a de um Procurador do Estado, apenas o que altera e o ente a que se vincula.
Procurador de Contas: é o representante do Ministério Público junto aos Tribunais de Contas. É o profissional que fiscaliza o cumprimento das leis.
Defensor Público: é o profissional que presta assistência jurídica gratuita a quem não tem condições de pagar. Atua na defesa dos direitos humanos e coletivos dos necessitados.
Delegado de Polícia: o delegado de polícia é responsável por presidir o inquérito judicial e comandar a parte jurídica da investigação criminal, além de coordenar os agentes. Os delegados da polícia civil atuam nos estados e os da Polícia Federal coordenam as investigações federais.
Procurador da Fazenda Nacional: representa judicial e extrajudicialmente a União em matérias tributárias, de cobrança e execução da dívida ativa da União.
Procurador Federal: é o responsável pela representação judicial e extrajudicial de autarquias, fundações públicas federais e presta consultoria e assessoria a estes entes públicos.
Advogado da União: representa judicialmente e extrajudicialmente a União nas matérias jurídicas não abrangidas pelo Procurador da Fazenda Nacional. Também exerce a função de consultor e assessor jurídico junto aos órgãos do Executivo da União.
Tabelião de Notas: responsável pelas escrituras públicas, testamentos, atas notariais, procurações, autenticações e reconhecimento de firmas.
Periodicidade de Concursos | Média |
Salários | Altos |
Quantidade de cargos | Altos |
Confira alguns manuais que preparamos sobre as Carreiras Jurídicas:
AGU – Advocacia Geral da União
MPU – Ministério Público da União
Veja outras opções em manuais de carreiras.
Carreiras Jurídicas de Apoio
As carreiras jurídicas de apoio são responsáveis por todo o suporte dos órgãos jurídicos. As principais são técnicos (geralmente de nível médio), analistas (geralmente especialistas de nível superior), escrivães e oficiais de justiça.
Os concursos costumam ser periódicos e geralmente chamam muitos candidatos além do previsto no edital. A concorrência e as notas costumam ser altas, mas dependendo do concurso é compensado pela quantidade de candidatos aprovados.
Os principais órgãos são os Tribunais Estaduais e Federais, os Ministérios Públicos, a Defensoria Pública e as Procuradorias.
Periodicidade de Concursos | Média |
Salários | Médios / Altos |
Quantidade de cargos | Média |
TST – Tribunal Superior do Trabalho
STM – Superior Tribunal Militar
TJ SP – Tribunal de Justiça de São Paulo
TRE SC – Tribunal Regional Eleitoral
Você poderá ver com mais detalhes informações sobre outras carreiras jurídicas em Manuais de Carreiras.
Carreiras Bancárias
As carreiras bancárias estão intimamente ligadas aos bancos estatais como o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, BNDES e alguns poucos bancos estaduais.
Entre os principais atrativos das carreiras bancárias estão a possibilidade de crescimento na carreira e dinamismo da própria atividade financeira.
Como ponto negativo podemos citar o eventual “fantasma da privatização” que eventualmente atinge a área.
No geral, são carreiras com fácil entrada e que exigem muita dedicação após a aprovação para crescimento.
Periodicidade de Concursos | Média |
Salários | Baixos |
Quantidade de cargos | Muitos |
Veja alguns manuais de carreiras bancárias:
Demais carreiras e cargos
Existem várias empresas estatais, órgãos e autarquias que realizam concursos. Tentamos reunir aqui os principais e os que mais atraem o público. É importante você estar atento às notícias de concurso para saber a melhor situação.
Existem carreiras específicas para determinados profissionais, como engenheiros, veterinários, psicólogos e outros que os mais diversos órgãos e ministérios acabam solicitando. Nesses casos, esteja atendo às notícias de concursos abertos para verificar todas as possibilidades.
Como escolher uma carreira pública?
- Decida se vai querer optar por uma carreira TOP ou Trampolim
- Veja se o salário está compatível com suas expectativas
- Analise se os locais de lotação e a possibilidade de remoção atende suas demandas
- Analise a periodicidade do concurso e a possibilidade de aproveitar o conhecimento em outros cargos (área de atuação)
- Veja a perspectiva da carreira e do órgão no longo prazo
- Veja se seu perfil se encaixa com o dia-a-dia do trabalho na prática
- Conheça intimamente a carreira que quer prestar o concurso
E para ter acesso a mais informações que vão lhe ajudar na caminhada até a aprovação, acesse nossas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube. Ou ainda, nossa aba especial de dicas.
Conte com a gente!
Bons estudos!