fbpx

 

A motivação para estudar é um dos elementos mais importantes na caminhada até a aprovação.

No entanto, sabemos que a preparação para um concurso público é, na maior parte do tempo, muito cansativa.

Com isso, nem sempre é fácil manter o ânimo.

 

Motivação para Estudar

Nesse processo, é fundamental encontrar uma inspiração para manter o foco e a vontade de se dedicar aos estudos.

 

É importante, contudo, saber que a real motivação é algo muito pessoal.

 

Ou seja, embora a inspiração possa ser encontrada em fatores externos, a motivação é algo que vem de dentro. Você precisa ver sentido no que está fazendo para ter vontade de seguir adiante mesmo em tempos difíceis.

 

Além disso, é preciso entender que somos muito diferentes uns dos outros e, assim, nossas motivações são diversas. O que funciona como um motivador para o seu colega, pode não ser tão eficiente para você.

 

Parece simples, mas volta e meia caímos na armadilha de achar que temos um problema sem solução, que todo mundo consegue menos a gente. Mas o caminho, na verdade, é compreender o que funciona no nosso dia a dia, testando ferramentas, métodos, deixando para trás o que não está dando certo e colocando energia na mudanças de hábitos. 

 

Sendo assim, para lhe ajudar a encontrar a inspiração necessária para não desanimar nos estudos, separamos algumas dicas valiosas.

 

Confira e mãos à obra!

 

 

Veja 10 dicas para manter a motivação para estudar

 

1 – Tenha um propósito

 

ideia question think

Como já falamos, é impossível ter motivação sem ver sentido no que está fazendo. Ou seja, você precisa de um propósito, de um objetivo. E as razões pelas quais aquilo é importante precisam estar claras para você.

 

Essa pode ser sua principal motivação para estudar. Sendo assim, reflita profundamente sobre o que deseja alcançar e como.

 

Quer ser aprovado em um concurso público? Por que? Você realmente está disposto a passar pelo processo até chegar lá? Faça-se essas perguntas e compreenda seus verdadeiros anseios. Somente assim poderá seguir fortalecido e encontrar sua inspiração.

 

2 – Trace metas realistas

 

Embora ter um propósito seja fundamental, cuidado ao traçar suas metas. Nada de objetivos dificílimos logo de saída. Descubra como você funciona melhor e respeite o seu ritmo.

 

Quando a pessoa tem objetivos pouco realistas, acaba tendo muita dificuldade no caminho e, assim, aumentando as chances de desistência. Com isso, se sente derrotado. Entretanto, nesse contexto, o erro está em cobrar-se exageradamente.

 

Mesmo que outras pessoas aparentem render mais no mesmo tempo, lembre-se que o aprendizado é algo muito individual e que cada um responde aos estímulos de maneiras diferentes.

 

De nada adianta sofrer para concluir o material e não internalizar o conteúdo.

 

3 – Perca o medo de ir além

 

Muitas vezes, nós mesmos criamos os obstáculos até o nosso sonho ou objetivo. Isso, no fim das contas, é medo. Medo de encarar a mudança, medo de não ser tão bom quanto acredita, medo do que os outros vão dizer. Daí, quando nos vemos diante de algum desafio, é um pulo para a desmotivação.

 

Combata esse sentimento! Encare os problemas como desafios. Entenda que se não der certo na primeira vez, você pode sempre tentar de novo. Que só você pode medir o valor que tem e que mudanças são oportunidades de se melhorar. Cerque-se de pessoas e conteúdos positivos, que vão lhe ajudar a superar as inseguranças e dar, cada vez mais, o melhor de si.

 

 

4 – Organize sua rotina

 

sobrecarregado organizaçao

Organização é palavra-chave para manter a motivação para estudar. Afinal, é complicado ter ânimo quando você não sabe por onde começar ou o que é mais importante.

 

Dessa maneira, invista tempo em um planejamento adequado, com um cronograma pré-definido, que contemple tudo que você precisa estudar de acordo com o tempo que tem disponível.

 

Pode parecer bobagem, mas muitos candidatos não organizam os estudos e, por conta disso, acabam se desgastando mais rapidamente. Um cronograma é uma ótima ferramenta para evitar se atolar com as leituras e acabar perdendo a motivação.

 

Pense também na possibilidade de investir em um curso preparatório (confira a seguir quais as melhores opções disponíveis). Assim, você terá melhores resultados e ficará mais motivado.

 

5 – Peça ajuda

 

Não banque o super-herói ou heroína. Durante a preparação para o concurso público, você vai precisar contar com toda a ajuda que puder, especialmente nos momentos de pouca motivação para estudar.

E saiba que não há vergonha nenhuma nisso!

Por isso, converse com a família e os amigos sobre suas angústias e seus medos. Por vezes, é preciso apenas ter por perto alguém disposto a ouvir seus desabafos para ajudar a recuperar o ânimo.

Você pode também buscar ajuda profissional, caso sinta necessidade. Uma mentoria ou coaching pode ser de grande valia para nortear suas ambições profissionais e colocá-lo no foco. Se a rotina estiver muito pesada, vale pensar até mesmo em contatar um terapeuta ou psiquiatra. 

 

6 – Recompense seus esforços

 

Lembre-se de não seja tão duro com você mesmo. Celebre as conquistas, sejam elas grandes ou pequenas, e se dê recompensas de acordo com o esforço aplicado em cada uma delas. Dessa forma, poderá ter muita mais motivação para estudar.

 

Para isso, defina metas (diárias, semanais ou mensais) e pense em recompensas que queira muito — pode ser qualquer coisa, um chocolate, um episódio da sua série favorita, uma peça de roupa, um livro, etc.

 

Marcar positivamente uma vitória tem explicação científica: o cérebro se acostuma a reconhecer que esforços são recompensados e, assim, atingir metas fica cada vez mais fácil.

E importante: não sabote a técnica! Só se recompense quando realmente completar a tarefa que determinou.

 

7 – Fuja da procrastinação

 

home office lazy procrastinaçao

A maior inimiga da motivação para estudar é a procrastinação. Você sabe o que é isso? É a (péssima) mania de deixar tudo para depois. Dar aquela “empurrada com a barriga”. Contudo, esse hábito pode ser muito prejudicial, porque quanto mais adiamos uma tarefa, mais difícil é recuperar a vontade de lidar com ela.

 

Por isso, livre-se das distrações, defina suas prioridades e gerencie melhor seu tempo. Quanto antes você terminar uma atividade, mais cedo poderá se dedicar a outras (que lhe tragam mais prazer), por exemplo.

 

 

8 – Monitore seus avanços

Com um cronograma organizado, que respeite seu ritmo, é hora de ficar de olho no seu progresso. É muito motivador perceber que se está avançando naturalmente, sem picos de ansiedade ou aquela sensação de peso.

 

Para tanto, faça anotações e check-list, e vá riscando da lista o que já foi feito. É a maneira mais simples de visualizar os avanços. Faça também simulados e exercícios que ajudem a mensurar o quanto já aprendeu no período.

 

 

9 – Busque inspiração

 

dream inspiraçao sonho

Experiências externas que tragam uma mensagem inspiracional e animadora podem ser aliadas na preparação para a prova.

 

Ler textos e livros com histórias de sucesso, filmes com enredo estimulante e até músicas com uma mensagem positiva podem ser boas ferramentas de motivação para estudar.

 

Boas opções são os livros “Motivação 3.0 — Os fatores motivacionais para a realização pessoal e profissional”, de Daniel Pink, e “Como usar o cérebro para passar em provas e concursos”, de Carmem Zara e William Douglas.

 

A partir das histórias de outras pessoas, você vai perceber que para quase ninguém as coisas são fáceis, mas que ainda assim são possíveis. E talvez daí venha aquele estímulo que faltava para turbinar seus estudos.

 

10 – Fuja de pessoas negativas

 

negativo joia ruim

Assim como é importante estar atento às histórias inspiradoras, é também fundamental afastar-se das cargas negativas para manter sua motivação para estudar.

 

Isso quer dizer evitar o convívio, ou até mesmo cortar relações de vez, com aquelas pessoas que sempre têm uma fala ou comportamento que lhe coloca para baixo.

 

Aquele “amigo” que critica todas as suas decisões, que aconselha a desistir a toda hora, que se mostra sempre pessimista quanto ao seu processo de estudo e seus objetivos. Esse é o tipo de gente que é melhor não ter por perto agourando.

 

A negatividade pode não ser de propósito, de maneira intencional, mas lhe algum comportamento dessa pessoa lhe faz mal é melhor manter uma distância saudável.

 

Um possibilidade é ser honesto: diga o que não está lhe agradando e torça para que a pessoa mude seu comportamento. Caso não mude, repense essa relação ou proximidade.

 

Motivação para estudar: 10 dicas para não desanimar no caminho

 

  1. Tenha um propósito
  2. Trace metas realistas
  3. Perca o medo de ir além
  4. Organize sua rotina
  5. Peça ajuda
  6. Recompense seus esforços
  7. Fuja da procrastinação
  8. Monitore seus avanços
  9. Busque inspiração
  10. Fuja de pessoas negativas

 

Quer dicas para passar em Concurso Público?

 

Para otimizar ou iniciar sua preparação, indicamos a nossa Seção de Dicas para passar em Concurso Público. Nela você encontrará artigos com valiosas dicas para colocá-lo mais próximo da sua aprovação, como por exemplo:

 

 

Prefere dicas em vídeo? Acesse nossa seção com dicas de concursos, melhores cursos preparatórios, guia do primeiro concurso e muito mais!

 

 

Quais os melhores cursos preparatórios?

 

Se você tem como investir tempo e dinheiro em curso preparatório, é preciso pensar bem antes para escolher um que seja adequado às suas necessidades.

É sempre um diferencial apostar em um módulo específico para a sua área de atuação. Veja algumas opções realmente boas:

 

Gran Cursos online

O Gran Cursos Online está muito bem avaliado.

Tem material completo com videoaulas, além de professores de primeira linha.

Se você quer um curso com bom histórico de aprovação, além da possibilidade de estudar para mais de um concurso, o Gran Cursos certamente é uma ótima opção.

 

Concursos Estratégia

O Estratégia Concursos tem ótimos índices de aprovação nos principais concursos do país, conta com um material de qualidade e professores renomados.

Se você quer ter a certeza que está estudando pelo melhor material e não se importa em pagar pela qualidade, o Estratégia Concursos é certamente sua melhor opção.

 

 

Concurso Exponencial

 

O Exponencial é mais uma excelente opção. O curso é voltado para o aprendizado acelerado e também oferece serviço de coaching 100% especializado.

 

 

Quer conhecer outras opções? Confira no link a seguir:

 

Melhores Cursos Online para Agilizar sua Aprovação!

 

Tenha acesso a outras notícias e artigos. Curta nosso site no FacebookTwitterInstagram e Youtube!

 

Bons estudos!!!

 

 

Gostou das nossas dicas de como manter a motivação para estudar? Elas podem ser muito úteis na descoberta do que lhe inspira a continuar na caminhada.

 

Saiba que pode contar sempre com o Próximos Concursos, que tem conteúdo de qualidade, as últimas notícias e todos os macetes para mandar muito bem nas provas. Acesse também nossas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.

 

Bons estudos!

Planilha de Estudos

Planilha de Estudos

Com essa planilha você vai poder calcular automaticamente seu tempo ideal de estudos.

Ela foi criada com base no Método PQF para calcular o quanto você tem que estudar, levando em conta o peso de cada matéria, quantidade de horas necessárias e facilidade que você tem sobre cada uma.

Abra seu e-mail e baixe agora mesmo sua planilha (não esqueça de procurar no SPAM).