A motivação para estudar é um dos elementos mais importantes na caminhada até a aprovação. No entanto, sabemos que a preparação para um concurso público é, na maior parte do tempo, muito cansativa. Com isso, nem sempre é fácil manter o ânimo.

 

Nesse processo, é fundamental encontrar uma inspiração para manter o foco e a vontade de se dedicar aos estudos.

 

É importante, contudo, saber que a real motivação é algo muito pessoal. Ou seja, embora a inspiração possa ser encontrada em fatores externos, a motivação é algo que vem de dentro. Você precisa ver sentido no que está fazendo para ter vontade de seguir adiante mesmo em tempos difíceis.

 

Parece simples, mas volta e meia caímos nessa armadilha.

 

Sendo assim, para lhe ajudar a encontrar a inspiração necessária para não desanimar nos estudos, separamos algumas dicas valiosas.

 

Confira e mãos à obra!

 

Veja 5 dicas para manter a motivação para estudar

 

1 – Tenha um propósito

 

Como já falamos, é impossível ter motivação sem ver sentido no que está fazendo. Ou seja, você precisa de um propósito, de um objetivo. E as razões pelas quais aquilo é importante precisam estar claras para você.

 

Reflita profundamente sobre o que deseja alcançar e como. Quer ser aprovado em um concurso público? Por que? Você realmente está disposto a passar pelo processo até chegar lá? Faça-se essas perguntas e compreenda seus verdadeiros anseios. Somente assim poderá seguir fortalecido e encontrar sua inspiração.

 

2 – Perca o medo

 

Muitas vezes,nós mesmos criamos os obstáculos até o nosso sonho ou objetivo. Isso, no fim das contas, é medo. Medo de encarar a mudança, medo de não ser tão bom quanto acredita, medo do que os outros vão dizer. Daí, quando nos vemos diante de algum desafio, é um pulo para a desmotivação.

 

Combata esse sentimento! Encare os problemas como desafios. Entenda que se não der certo na primeira vez, você pode sempre tentar de novo. Que só você pode medir o valor que tem e que mudanças são oportunidades de se melhorar. Cerque-se de pessoas e conteúdos positivos, que vão lhe ajudar a superar as inseguranças e dar, cada vez mais, o melhor de si.

 

3 – Organize-se

 

Organização é palavra-chave para manter a motivação para estudar. Afinal, é complicado ter ânimo quando você não sabe por onde começar ou o que é mais importante. Dessa maneira, invista tempo em um planejamento adequado, com um cronograma pré-definido, que contemple tudo que você precisa estudar de acordo com o tempo que tem disponível. Pense na possibilidade de investir em um curso preparatório. Assim, você terá melhores resultados e ficará mais motivado.

 

4 – Peça ajuda

 

Não banque o super-herói ou heroína. Durante a preparação para o concurso público, você vai precisar contar com toda a ajuda que puder, especialmente nos momentos de desânimo. Não há vergonha nenhuma nisso! Converse com a família e os amigos sobre suas angústias e seus medos. Por vezes, precisamos apenas de ouvidos dispostos para desabafar e recuperar o ânimo.

 

5 – Fuja da procrastinação

 

A maior inimiga da motivação para estudar é a procrastinação. Você sabe o que é isso? É a (péssima) mania de deixar tudo para depois. Dar aquela “empurrada com a barriga”. Contudo, esse hábito pode ser muito prejudicial, porque quanto mais adiamos uma tarefa, mais difícil é recuperar a vontade de lidar com ela.

 

Por isso, livre-se das distrações, defina suas prioridades e gerencie melhor seu tempo. Quanto antes você terminar uma atividade, mais cedo poderá se dedicar a outras (que lhe tragam mais prazer), por exemplo.

 

Motivação para estudar: como não desanimar no caminho

 

  1. Tenha um propósito
  2. Perca o medo
  3. Organize-se
  4. Peça ajuda
  5. Fuja da procrastinação

 

Gostou das nossas dicas de como manter a motivação para estudar? Elas podem ser muito úteis na descoberta do que lhe inspira a continuar na caminhada.

 

Saiba que pode contar sempre com o Próximos Concursos, que tem conteúdo de qualidade, as últimas notícias e todos os macetes para mandar muito bem nas provas. Acesse também nossas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.

 

Bons estudos!