músicas para estudarVocê ouve músicas para estudar para concursos públicos? Acha que isso não faz diferença? Pois saiba que a escolha do fundo musical pode impactar positiva ou negativamente nos estudos. Isso mesmo! Sua produtividade pode aumentar ou diminuir dependendo do estilo que você ouve durante a preparação.

 

Neste post você vai saber como melhorar sua concentração e o aprendizado para concurso utilizando a música como background. E vai conhecer o que dizem alguns estudos científicos sobre o assunto.

 

 

 

 

Vamos lá?!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Saiba tudo sobre músicas para estudar

 

Na verdade, a questão da música como ferramenta para ajudar no aprendizado é cheia de peculiaridades. Isso porque as pessoas reagem de maneiras muito diferentes, inclusive influenciadas pelo local onde vivem. Se você acessar uma pesquisa nos Estados unidos, por exemplo, certamente terá um resultado muito diferente de outra realizada na Inglaterra,

 

 Em um país gigantesco como o Brasil, dentro de seu próprio território as diferenças são marcantes.

 

 

 Afinal, música tem a ver com o que se gosta e o que não se gosta.

 

 

Vamos ver do que se trata a músicas para estudar para concursos!

 

 

 

Músicas para estudar: realmente funcionam?

 

 

 

Uma pesquisa publicada recentemente no Scientific Reports acompanhou um grupo de pessoas que ouvia diversos tipos de músicas previamente selecionadas durante os estudos ou trabalho. E observou se a atividade cerebral delas aumentava ou diminuía. O resultado, bastante óbvio, apontou que quando essas pessoas ouviam uma música que não gostavam, o cérebro “desconectava”. E a concentração ia para o espaço.

 

 

Isso explica porque, normalmente, em países europeus as músicas clássicas são apontadas como melhores para concentração. Enquanto em países americanos isso não acontece. É uma questão cultural, de aptidão musical.

 

 

 

Ou seja, se você não gosta de um determinado estilo musical, não é porque um estudo diz que é bom que vai servir para você. Ao contrário, pode fazer você produzir muito menos! É preciso considerar variáveis importantes nessa avaliação e testar diversos tipos.

 

 

 

Contudo, uma outra pesquisa, da universidade de Stanford, apontou algo interessante: independente do estilo, músicas com letras e alguém cantando dificultam a concentração.  E o motivo é bem simples! A tendência é que você tente acompanhar a letra e acabe prestando mais atenção no que está sendo dito. Ou ainda que essa canção lhe remeta a emoções passadas, lembranças e tire seu foco.

 

 

 

Claro, tarefas rotineiras podem ser executadas com músicas letradas, sem perda de qualidade na prática. Mas algo que requer um pensamento crítico, mais aprofundado, se torna complicado.

 

 

 

 

Quais as melhores músicas para estudar?

 

 

 

 Outra crença muito popular quando se fala em músicas para estudar, para se concentrar é o chamado “efeito Mozart”. Há inúmeras pesquisas em todo o mundo associando a música clássica, em especial do famoso compositor austríaco, a um melhor rendimento nos estudos.

 

 

 

No entanto, como já foi dito, se você detesta esse estilo com todas as forças, não adianta forçar. É melhor respeitar seu estilo e buscar uma alternativa.

 

 

 

Outra teoria é a dos 60 batimentos por minuto, como músicas barrocas. Conforme teste realizados na universidade de Toronto, pessoas que ouviram músicas com 60 batimentos por minuto em avaliações de QI obtiveram resultados superiores. Concluiu-se, então, que esse estilo alcança um sistema neural que faz com que o cérebro fique mais ativo e mais inteligente, aumentando a concentração.

 

 

 

Segundo estudo do The Journal of the Acoustical Society of America, uma possibilidade muito interessante é usar sons da natureza como fundo musical para os estudos a fim de melhorar a performance.

 

 

 

Água caindo em um cachoeiras, pássaros cantando, ondas do mar, vento nas árvores, chuva… Todos esses sons são considerados “neutros”. E podem abafar barulhos incômodos, como televisão do vizinho, carros na rua, obras. E ajudam a manter o foco com mais facilidade.

 

 

 

Outro tipo de música para estudar que é muito popular é o chamado chill out. Ou, em uma tradução livre, músicas para relaxar, as famosas “músicas de elevador”, ambientais e bastante calmas.

 

 

 

 

Quais os melhores cursos preparatórios?

 

 

 

Se você tem como investir tempo e dinheiro em curso preparatório, é preciso pensar bem antes para escolher um que seja adequado às suas necessidades. Afinal, é sempre um diferencial apostar em um módulo específico para a área ou cargo pretendido.

 

 

 

Desse modo, veja algumas opções realmente boas:

 

 

 

 

 

Estratégia ConcursosO Estratégia Concursos tem ótimos índices de aprovação nos principais concursos do país, pois conta com um material de qualidade e professores renomados. Ou seja, se você quer ter a certeza que está estudando pelo melhor material e, além disso, não se importa em pagar pela qualidade, o Estratégia Concursos é, com efeito, sua melhor opção.

 

 

 

Clique aqui para saber como funciona o Estratégia

 

 

 

O Gran Cursos Online também está muito bem avaliado. De fato, tem material completo com videoaulas, além de professores de primeira linha. Assim, se você quer um curso com bom histórico de aprovação, e a possibilidade de estudar para mais de um concurso, o Gran Cursos certamente é uma ótima opção.

 

 

 

Clique aqui para conhecer o GranCursos Online

 

 

 

O Exponencial é mais uma excelente alternativa. Igualmente aos demais cursos, é voltado para o aprendizado acelerado, mas oferece ainda o interessante serviço de coaching 100% especializado.

 

 

 

Clique aqui para conhecer o Exponencial Concursos

 

 

Lembre-se: independente de qual tipo de música que você gosta, a sugestão é fazer testes, veja o que funciona para você.

 

E aproveite também para acessar as demais redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

 

 Bons estudos e boa sorte!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Gostou do artigo?
[Total: 1 Average: 5]

Planilha de Estudos

Inscreva-se agora para baixar gratuitamente a Planilha definitiva de Estudos!

Confirme seu e-mail e baixe a planilha!