%

Probabilidade Concurso

Concurso do Ministério Público do  Estado de Roraima 2018

 

 

O Ministério Público (MP) é uma instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis (art. 127, CF/88). O Ministério Público do Estado de Roraima (MP RR) é a instância no Estado de Roraima do Ministério Público, que tem como objetivo defender os direitos dos cidadãos e os interesses da sociedade.

 

O último concurso público para provimento de vagas para a carreira de Promotor de Justiça do órgão foi feito neste ano de 2017. O Promotor de justiça é um agente público e seu principal objetivo é  defender a sociedade e seus interesses. Ele atua como um fiscal da lei e pode entrar em ação caso queira investigar suspeitas de crimes como desvio de recursos públicos. Os interessados no cargo precisaram comprovar formação completa de bacharel em Direito feito em instituição devidamente reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e também 3 anos de efetivo exercício de atividade jurídica.

 

O concurso foi realizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). Os candidatos foram submetidos à 8 etapas avaliativas, sendo elas: prova objetiva, provas discursivas, inscrição definitiva e sindicância, avaliação psicológica, entrevista, prova oral, prova de tribuna e avaliação de títulos. A remuneração inicial é de R$ 24.000,00 para quem for aprovado. O concurso tem validade de dois anos e pode ser prorrogado por mais dois anos, ou seja, é possível que o órgão lance novo concurso público para a carreira de Promotor de Justiça depois de 2021.

 

O órgão dificilmente lançará concurso em breve para este cargo, mas é possível que o órgão lance novo processo seletivo para cargos de nível médio e de nível superior nas áreas de Técnico Administrativo e Analista Judiciário, já que o último foi feito em 2008. Nenhuma informação oficial foi divulgada a respeito.

[Total: 0    Média: 0/5]