fbpx

O dia da prova de concurso costuma ser tenso. A expectativa é grande, porque dele dependem sua preparação, seu investimento (de tempo e dinheiro) e, na maioria das vezes, os seus sonhos.

Ou seja. É o dia D!

E para que nada saia errado nesse momento decisivo, é importante que você siga algumas dicas valiosas. Com elas você vai se preparar melhor e, com certeza, obter um ótimo resultado. Que saber mais? Confira nosso artigo!

1 – Descanse corpo e mente

 

É fundamental que você dê um descanso para o seu corpo e a sua mente antes de uma tarefa tão importante quanto uma prova de concurso. Por isso, evite sair na noite anterior, não beba álcool ou exagere na comida. Procure ter um sono tranquilo e reparador. Esses cuidados vão fazer a diferença na hora de testar seus conhecimentos.

Da mesma forma, nada de virar a noite estudando. Afinal, você teve tempo de sobra para a preparação e agora é hora de relaxar. Confie que descansando seu cérebro vai estar mais cheio de energia no dia seguinte e a matéria estará fresquinha.

 

2 – Use roupas confortáveis

 

Um detalhe que muitos acabam esquecendo: conforto é fundamental na hora da prova. Pense que você ficará várias horas sentado e roupas justas, curtas ou de tecidos pesados podem atrapalhar. Atente também ao clima e ao fato de que, em geral, as salas de provas têm ar-condicionado e talvez seja necessário levar um casaco ou usar um calçado mais fechado para não passar frio.  

 

3 – Saia de casa com antecedência

 

Mesmo que você esteja habituado a fazer o caminho até o local da prova, é interessante sair de casa com uma boa antecedência. Isso porque é comum, em caso de concursos muito disputados, que haja engarrafamentos nas áreas próximas. Além disso, sempre há a possibilidade de eventuais percalços, que podem ser contornados caso você tenha um tempo de sobra. Por isso, acorde cedo e já na noite anterior deixe tudo de que precisa à mão. Separe sua roupa, documentos, canetas, lanches, etc.

 

4 – Alimente-se bem

 

Imagine que complicado fazer uma prova morrendo de fome ou de sede. Pois é, mas acontece. Muitos candidatos, por nervosismo ou por estarem atrasados, acabam não tomando um bom café da manhã. Acontece que manter-se hidratado e com o nível de glicose estável é vital para que seu cérebro possa focar na resolução das questões. Sendo assim, não pule essa refeição importante.

Igualmente, lembre-se de levar pequenos lanches para ingerir durante a prova e água. Biscoitos, chocolates e barrinhas de cereais são boas opções. Apenas verifique antes as regras do edital sobre o consumo de alimentos, porque algumas vezes é necessário trocar a embalagem por outra transparente.

 

5 – Comece pelas questões mais fáceis

 

Ao iniciar uma disciplina, dê uma lida geral nas questões e anote mentalmente aquelas que você já sabe a resposta. Assinale essas em primeiro lugar e só depois passe para as que considera mais complexas. Isso ajuda a não perder tempo e dá aquela sensação de que você cumpriu ao menos parte do desafio — esse pequeno movimento atua positivamente no seu emocional e vai deixá-lo mais tranquilo.

 

6 – Aproveite as pausas

 

Procure fazer pequenas pausas durante a prova. Esticar as pernas ou alongar os braços (mesmo sentado) dão um gás no seu ânimo. Aproveite também para dar uma caminhada rápida, solicitando ir ao banheiro ou buscar água. Saiba que esses minutinhos não são perda de tempo. Ao contrário, podem podem até trazer insights sobre questões difíceis que você está com dificuldade.

 

 

7 – Faça anotações na prova

 

Um macete que pode lhe ajudar muito a manter o foco no conteúdo é fazer anotações na própria prova, riscando questões já respondidas e assinalando as que ainda estão pendentes. Sublinhe palavras-chave que podem servir de orientação e refrescar sua memória mais adiante. Esses detalhes podem parecer bobos, mas o cérebro costuma responder positivamente a eles.

 

7 Dicas Valiosas de Como se Preparar para o Dia da Prova de Concurso

 

  1. Descanse corpo e mente.
  2. Use roupas confortáveis.
  3. Saia de casa com antecedência.
  4. Alimente-se bem.
  5. Comece pelas questões mais fáceis.
  6. Aproveite as pausas.
  7. Faça anotações na prova.

 

O dia da prova de concurso está se aproximando? Entendemos o nervosismo! No entanto, seguindo nossas orientações, suas chances de se sair bem são ainda maiores. Lembre-se que o mais importante é manter o foco e a determinação. Afinal, você apostou alto na preparação e sua aprovação pode estar logo ali!

Para mais dicas, notícias e conteúdos relacionados com o mundo dos concursos, acompanhe também as nossas redes sociais. Estamos no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.

Bons estudos!

Gostou do artigo?
[Total: 1 Average: 1]


Planilha de Estudos

Inscreva-se agora para baixar gratuitamente a Planilha definitiva de Estudos!

You have Successfully Subscribed!