Prova do Concurso INSSTodo concurseiro sabe que estudar a partir das provas de editais passados é parte fundamental da preparação do candidato. A prova do Concurso INSS 2019 promete não diferir muito das seleções anteriores, que, sendo assim, servirão de base para a sua preparação.

Reunimos aqui todas as informações sobre a prova do concurso INSS: pesos, número de questões, estilo da banca, critérios de correção, gabaritos, dicas e muito mais. Além disso, trazemos os links para que você não perca tempo e possa conferir já as provas antigas.

Está pronto para encarar o desafio?

Acompanhe este artigo e agilize a sua aprovação!

 

Todas as informações sobre a Prova do Concurso INSS

 

Como é a prova do concurso INSS?

 

Modelo de questão

As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, são constituídas de itens para julgamento, agrupados por comandos de CERTO ou ERRADO.

Na folha de respostas, para cada item, há dois campos de marcação: o campo designado com o código C, que deverá ser preenchido pelo candidato caso julgue o item CERTO, e o campo designado com o código E, que deverá ser preenchido pelo candidato caso julgue o item ERRADO.

Para obter pontuação no item, o candidato deverá marcar um, e somente um, dos dois campos da folha de respostas.

 

Número de questões e disciplinas

As provas objetivas do último concurso INSS foram compostas de 50 questões de Conhecimentos Básicos e 70 questões de Conhecimentos Específicos para os cargos de Técnico do Seguro Social e Analista do Seguro Social.

 

Técnico do Seguro Social

Para o cargo de Técnico do Seguro Social, as questões de Conhecimentos Básicos estavam distribuídas entre as disciplinas de:

  • Ética no Serviço Público
  • Noções de Direito Constitucional
  • Noções de Direito Administrativo
  • Língua Portuguesa
  • Raciocínio Lógico
  • Noções de Informática

Já a prova de Conhecimentos Específicos foi composta de questões na disciplina de:

  • Seguridade Social

 

Analista do Seguro Social

Para o cargo de Analista do Seguro Social, a prova de Conhecimentos Básicos foi composta de questões nas disciplinas de:

  • Língua Portuguesa
  • Questões de Informática
  • Raciocínio Lógico
  • Direito Constitucional
  • Direito Administrativo
  • Legislação Previdenciária
  • Legislação da Assistência Social, Saúde do Trabalhador e da Pessoa com Deficiência

Já a prova de Conhecimentos Específicos, foi composta de questões na disciplina de:

  • Serviço Social.

 

Perito Médico

O último concurso que contou com vagas para o cargo de Perito Médico foi realizado em 2012. 

A prova de Conhecimentos Gerais contou com 30 questões, distribuídas nas disciplinas de:

  • Língua Portuguesa
  • Ética no Serviço Público
  • Noções de Direito Constitucional
  • Noções de Direito Administrativo

Além de 50 questões de Conhecimentos Específicos, distribuídas entre as disciplinas de:

  • Medicina Geral
  • Legislação Referente ao SUS
  • Medicina do Trabalho
  • Legislação do Trabalho
  • Legislação de Assistência Social
  • Legislação Previdenciária

Por último, os candidatos foram submetidos a uma prova de títulos.

As provas do último concurso INSS foram aplicadas em todos os estados brasileiros mais o distrito Federal. Na maioria dos estados, em mais de uma cidade.

 

Critérios de avaliação e classificação

Todos os candidatos no concurso INSS terão suas provas objetivas corrigidas por meio de processamento eletrônico.

A nota em cada item das provas objetivas, feita com base nas marcações da folha de respostas, será igual a: 1,00 ponto, caso a resposta do candidato esteja em concordância com o gabarito oficial definitivo das provas; 1,00 ponto negativo, caso a resposta do candidato esteja em discordância com o gabarito oficial definitivo das provas; 0,00 ponto, caso não haja marcação ou haja marcação dupla (C e E).

O cálculo da nota em cada prova objetiva, comum às provas de todos os candidatos, será igual à soma das notas obtidas em todos os itens que a compõem.

Será reprovado nas provas objetivas e eliminado do concurso público o candidato que se enquadrar em pelo menos um dos itens a seguir:

  • Obtiver nota inferior a 10,00 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Básicos (P1).
  • Obtiver nota inferior a 21,00 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Específicos (P2).
  • Obtiver nota inferior a 36,00 pontos no conjunto das provas objetivas.

O candidato eliminado não terá classificação alguma no concurso público. Os candidatos não eliminados serão ordenados por  Gerência-Executiva de acordo com os valores decrescentes da nota final nas provas objetivas, que será a soma das notas obtidas em P1 e P2. Todos os cálculos citados serão considerados até a segunda casa decimal, arredondando-se o número para cima, se o algarismo da terceira casa decimal for igual ou superior a cinco.

A nota final no concurso será a nota final obtida nas provas objetivas. Os candidatos serão ordenados por  Gerência-Executiva de acordo com os valores decrescentes da nota final no concurso público.

 

Provas anteriores do INSS

Clique nos links abaixo para acessar o material completo:

Analista e demais cargos

Técnico do Seguro Social 2003

Técnico do Seguro Social 2005

Técnico do Seguro Social 2008

Técnico do Seguro Social 2012

Técnico do Seguro Social 2016

Perito Médico 2012

 

Qual a banca?

Um dos passos mais importantes para o candidato durante a preparação é conhecer o perfil da banca examinadora. Isso porque não são todas iguais e cada uma tem suas particularidades. Estando por dentro do estilo da banca responsável pela prova do concurso que você vai participar é possível direcionar melhor seus estudos e torná-los mais efetivos.

A banca organizadora do último concurso, em 2015, foi o Cebraspe/Cespe, cujo estilo de prova único costuma assustar os candidatos de primeira viagem, sendo uma das bancas mais difíceis.

Famosa por organizar alguns dos principais concursos federais, a banca Cespe/Cebraspe é considerada difícil. Isso porque seu método de avaliação exige que o candidato esteja muito seguro do conteúdo estudado, já que uma resposta errada anula uma certa. Ou seja, se você acertou duas questões, mas errou duas, sua pontuação é quase nula.

O concurso anterior, realizado em 2012, por sua vez, teve a Fundação Carlos Chagas (FCC) como organizadora. Também sendo uma das bancas mais conhecidas do Brasil.

A FCC é conhecida pela evolução do seu perfil. Antes tida como uma instituição que priorizava o “decoreba”, agora traz enunciados mais complexos, que exigem raciocínio e interpretação para sua resolução. As questões são de múltipla escolha, com cinco alternativas e apenas uma correta. As provas, em todas as disciplinas, costumam cobrar a maior parte do edital.

No entanto, ainda não se sabe qual será a organizadora do próximo concurso do INSS.

Confira os artigos que preparamos com a análise das principais bancas do país:

 

Como passar no Concurso INSS?

A preparação é a parte mais importante da jornada até a aprovação em um concurso público. É preciso ter em mente que são horas e mais horas de estudos, leituras, exercícios e revisão. Para obter bons resultados, só com muita disciplina e foco.

O primeiro passo, é obter todas as informações sobre o concurso (prazos, disciplinas pedidas, banca examinadora, etc) lendo com muita atenção o edital. Depois, é fundamental planejar seus estudos da forma que melhor funcione com você.

Para lhe ajudar nesse caminho, temos o post como montar um cronograma de estudos perfeito para sua rotina.

 

Quais as melhores apostilas?

Há pessoas que obtêm ótimos resultados estudando sozinhas, outras precisam de ajuda e investem em um curso preparatório. Se você optou por um voo solo, saiba que as apostilas serão suas melhores amigas. Por isso, é fundamental saber quais as mais conceituadas disponíveis no mercado. Se forem específicas para o concurso pretendido, tanto melhor!

Uma das mais completas é do Estratégia Concursos, que é também um dos melhores cursos do país. A apostila do Estratégia é direcionada para o concurso INSS, com todos os conteúdos solicitados em todas as disciplinas.

Outras ótimas opções sã o Gran Cursos Online e o Exponencial, ambos  também com material vasto para download, totalmente direcionado para o concurso INSS.

Muitas pessoas acreditam que estudar por apostila não é tão efetivo, mas as que indicamos aqui são realmente boas. No entanto, claro, tudo vai depender do quanto você se dedicar aos estudos. Pode ser um desafio ainda maior, mas é possível ser aprovado estudando por apostilas!

Confira também nosso post completo sobre as melhores apostilas para concursos.

 

Quais os melhores cursos preparatórios?

Se você tem como investir tempo e dinheiro em curso preparatório, é preciso pensar bem antes para escolher um que seja adequado às suas necessidades. É sempre um diferencial apostar em um módulo específico para a sua área de atuação.

O Estratégia Concursos tem ótimos índices de aprovação nos principais concursos do país, conta com um material de qualidade e professores renomados. Se você quer ter a certeza que está estudando pelo melhor material e não se importa em pagar pela qualidade, o Estratégia Concursos é certamente sua melhor opção.

Dentre muitos outros cursos, o Estratégia oferece um específico para o Concurso INSS. Veja: Curso Estratégia INSS  

O Gran Cursos Online também está muito bem avaliado. Tem material completo com videoaulas, além de professores de primeira linha. Se você quer um curso com bom histórico de aprovação, além da possibilidade de estudar para mais de um concurso, o Gran Cursos certamente é uma ótima opção

Conta também com um curso específico para o Concurso INSS: Curso Gran INSS  

Se você gosta de esquemas, mapas mentais, aprendizado acelerado e acompanhamento individual, encontrará no Exponencial Concursos a opção perfeita de curso preparatório para concurso.

Confira o curso específico que eles oferecem para o Concurso INSS: Curso Exponencial INSS  

Ainda tem dúvidas? Aproveite para conferir nosso ranking completo com os melhores cursos preparatórios para concursos.

 

Quais as melhores técnicas de estudo para passar mais rápido?

Há diversas técnicas que podem potencializar seu aprendizado, como a pomodoro e a de ciclo de estudos. Você também pode estudar com flash cards ou mapas mentais. O ideal é experimentar cada uma delas e ver com qual se adapta melhor.

Para lhe ajudar na escolha, reunimos todas as informações no post com as 16 melhores técnicas e métodos de estudos para concursos públicos.

 

Como estudar por questões e agilizar a aprovação?

De todas as técnicas, a mais utilizada pelos concurseiros é, com certeza, a de estudo por questões. O método ajuda revisar a matéria e fixar o conteúdo. Com isso, também torna o estudo mais efetivo e acelera a aprovação! Para isso, a prova do concurso INSS de anos anteriores é essencial. 

Quer saber como funciona a técnica e aplicá-la na sua preparação? Acesse o post completo que fizemos sobre o assunto.

 

Quando sai o próximo concurso INSS?

Para acompanhar a evolução do edital do concurso INSS, acesse nossa seção de concursos previstos. E para ler as notícias sobre os principais editais do país em andamento, fique de olho na seção de concursos abertos.

Não perca sua chance!

 

A prova do concurso INSS 2019 é muito aguardar e é bom você já dar início a sua preparação para sair na frente da concorrência — que promete ser grande!

Para acompanhar as novidades sobre o edital do órgão, notícias em geral do universo concurseiro, análises completas e as melhores dicas de estudo, acesse também as nossas redes sociais. Estamos no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.

Planilha de Estudos

Planilha de Estudos

Com essa planilha você vai poder calcular automaticamente seu tempo ideal de estudos.

Ela foi criada com base no Método PQF para calcular o quanto você tem que estudar, levando em conta o peso de cada matéria, quantidade de horas necessárias e facilidade que você tem sobre cada uma.

Parabéns! agora você tem acesso a Planilha de Estudos!