fbpx

Provas de Auditor FiscalEstá se preparando para as provas de Auditor Fiscal? Pois saiba que, neste artigo, reunimos todos os detalhes para você começar já seus estudos e, assim, sair na frente da concorrência.

Inegavelmente, muita gente foca apenas nas provas de Auditor Fiscal da Receita Federal. No entanto, há diversas outras oportunidades na área em estados e municípios, com salários muito atrativos.

Então, se o seu sonho é ser servidor da área Fiscal, mas não sabe quais seriam as melhores opções, fique de olho nas nossas seções de concursos abertos e previstos para não perder nenhuma chance.

Saiba tudo sobre as provas de Auditor Fiscal agora!

 

 

Saiba mais sobre provas de Auditor Fiscal

 

Como são as provas?

 

Receita Federal

 

De acordo com o último concurso da Receita Federal, foram aplicadas duas provas objetivas escritas, de Conhecimentos Gerais e de Conhecimentos Específicos, e uma prova discursiva. As provas escritas foram constituídas de questões de múltipla escolha (cinco alternativas e apenas uma resposta correta).

Veja quais as disciplinas e os pesos das provas objetivas para Auditor Fiscal da Receita Federal:

Conhecimentos Gerais (peso 1):

  • Língua Portuguesa (20 questões)
  • Espanhol ou Inglês (10 questões)
  • Raciocínio Lógico-Quantitativo (10 questões)
  • Administração Geral e Pública (10 questões)
  • Direito Constitucional (10 questões)
  • Direito Administrativo (10 questões)

 

Conhecimentos Específicos (peso 2):

  • Direito Tributário (15 questões)
  • Auditoria (10 questões)
  • Contabilidade Geral e Avançada (20 questões)
  • Legislação Tributária (10 questões)
  • Comércio Internacional e Legislação Aduaneira (15 questões)

 

Já a prova discursiva apresentou duas questões entre 20 e 40 linhas — uma sobre o conteúdo de Direito Tributário e outra referente ao conteúdo de Comércio Internacional e Legislação Aduaneira.  A prova valia 60 pontos 930 cada questão).

Em resumo, em cada uma das disciplinas das provas de concurso para Auditor Fiscal é preciso acertar, pelo menos, 40% das questões.

 

Secretaria da Fazenda

 

Igualmente, para secretarias da Fazenda estaduais, as provas também costumam abranger Conhecimento Gerais e Conhecimentos Específicos, porém com menos questões, cerca de 30 cada uma. As questões, de maneira geral, são de múltipla escolha, com cinco alternativas e apenas uma correta.

 

As matérias solicitadas, normalmente, são as seguintes:

 

Além disso, é praxe haver prova discursiva (redação) na qual o candidato deve estruturar um texto dissertativo ou descritivo, entre 25 e 50 linhas, sobre um dos conteúdos previstos no edital.

 

Prefeituras

 

As provas objetivas escritas de prefeituras, em geral, seguem o modelo de provas federais e estaduais, que é o de múltipla escolha, com cinco alternativas e apenas uma resposta correta. Contudo, também costumam ser menos complexas, mas, ainda assim, contemplam diversas disciplinas básicas e específicas da área, como:

 

 

Todavia, é possível, ainda, que haja uma prova dissertativa, com redação ou uma questão para análise sobre um tema atual referente a um tópico do conteúdo programático indicado em edital.

 

Ministério do Trabalho

 

O último concurso de Auditor Fiscal do Ministério do Trabalho foi realizado em 2013, quando foram oferecidas 100 vagas. Desse modo, há expectativa de que uma nova seleção esteja em vias de ser realizada, uma vez que a anterior já teve seu prazo expirado.

As últimas provas de Auditor Fiscal do MT trouxeram 100 questões de Conhecimentos Básicos e 120 questões de Conhecimentos Específicos, que versaram sobre as seguintes disciplinas:

 

Conhecimentos Básicos (peso 1):

  • Português
  • Raciocínio Lógico
  • Direitos Humanos
  • Administração Geral e Pública
  • Noções de Informática

 

Conhecimentos Específicos (peso 2):

  • Direito Constitucional
  • Direito Administrativo
  • Auditoria
  • Economia do Trabalho
  • Direito do Trabalho
  • Seguridade Social
  • Legislação Previdenciária
  • Segurança e Saúde no Trabalho
  • Legislação no Trabalho
  • Contabilidade Geral

 

Houve também prova discursiva, em duas etapas, dispostas a seguinte forma:

 

  • Etapa 1 (peso 3): três questões discursivas e uma dissertação sobre Direitos humanos e/ou Economia do Trabalho e/ou Direito Constitucional e/ou Direito Administrativo.
  • Etapa 2 (peso 4): três questões discursivas e um parecer técnico sobre Gestão de Projetos e/ou Direito do Trabalho e/ou Segurança e Saúde no trabalho.

 

Bibliografia para Concursos Fiscais e Provas Anteriores 

 

Máquina de AprovaçãoPara turbinar a preparação, nada melhor do que estudar as provas de concursos anteriores, além de ter em mãos uma bibliografia de qualidade direcionada para Concursos Fiscais.

Nos links abaixo você encontra tudo isso. Aproveite!

 

 

 

Provas anteriores de concursos para Auditor Fiscal

 

Bibliografia para Concursos Fiscais

 

 

Qual a banca organizadora?

 

Um dos passos mais importantes para o candidato durante a preparação é, com toda a certeza, conhecer o perfil da banca examinadora. Isso porque não são todas iguais e cada uma tem suas particularidades. Nesse sentido, estando por dentro do estilo da banca responsável pela prova do concurso que você vai participar é possível direcionar melhor seus estudos e, com toda a certeza, torná-los mais efetivos.

Clique no nome das principais bancas do país e saiba mais sobre cada uma delas:

 

 

Quais os melhores cursos preparatórios?

 

Se você tem como investir tempo e dinheiro em curso preparatório, é preciso pensar bem antes para escolher um que seja adequado às suas necessidades. Afinal, é sempre um diferencial apostar em um módulo específico para a área ou cargo pretendido.

Desse modo, veja algumas opções realmente boas:

 

Concursos EstratégiaO Estratégia Concursos tem ótimos índices de aprovação nos principais concursos do país, pois conta com um material de qualidade e professores renomados. Ou seja, se você quer ter a certeza que está estudando pelo melhor material e, além disso, não se importa em pagar pela qualidade, o Estratégia Concursos é, com efeito, sua melhor opção.

 

Clique aqui para saber como funciona o Estratégia

 

Gran Cursos onlineO Gran Cursos Online também está muito bem avaliado. De fato, tem material completo com videoaulas, além de professores de primeira linha. Assim, se você quer um curso com bom histórico de aprovação, e a possibilidade de estudar para mais de um concurso, o Gran Cursos certamente é uma ótima opção.

 

Clique aqui para conhecer o GranCursos Online

 

Concurso ExponencialO Exponencial é mais uma excelente alternativa. Igualmente aos demais cursos, é voltado para o aprendizado acelerado, mas oferece ainda o interessante serviço de coaching 100% especializado.

 

Clique aqui para conhecer o Exponencial Concursos 

 

Quer conhecer outras opções? Confira no link a seguir:

 

Melhores Cursos Online para Agilizar sua Aprovação!

 

E lembre-se: o Próximos concursos está nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.

Por lá você encontra não apenas as novidades sobre os concursos de auditor fiscal, como também dos principais editais de todo o país.

Bons estudos!

 

Gostou do artigo?
[Total: 0 Average: 0]


Planilha de Estudos

Inscreva-se agora para baixar gratuitamente a Planilha definitiva de Estudos!

You have Successfully Subscribed!