fbpx

Provas de Concurso do SUSO ano de 2019 promete ser excelente para os candidatos em provas de concurso do SUS. Isso porque a previsão é de que o Sistema Único de Saúde disponibilize mais de 40 mil vagas em todo o território nacional para diversos cargos e áreas.

Os editais do SUS podem ser nos âmbitos federal (Ministério da Saúde), estadual (secretarias da Saúde) ou municipal (secretarias de municípios). E costumam oferecer oportunidades de Nível Superior para dentistas, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, nutricionistas, médicos, psicólogos e veterinários, bem como vagas para as mesmas áreas em Nível Médio.

Se você atua na área da Saúde e quer se tornar um servidor do SUS, é bom ficar de olho nas novidades.

E acompanhe este artigo para saber mais sobre as provas.

Leia agora!

 

Saiba mais sobre provas de concurso do SUS

 

Como são as provas de concurso do SUS?

 

A seleção para o SUS pode variar de acordo com o órgão, mas, normalmente, as provas de concurso do SUS trazem cerca de 50 questões objetivas de múltipla escolha, com cinco alternativas e apenas uma correta. O conteúdo atenta à exigência de escolaridade das vagas, podendo ser de Nível Médio ou de Nível Superior.

As disciplinas cobradas para todos os cargos costumam ser:

As provas de Conhecimentos Específicos trazem questões referentes à atuação da vaga em disputa, nas áreas de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia e Psicologia.

Em alguns casos, também é aplicada a avaliação de títulos para vagas de Nível Superior.

 

Simulado SUS Provas anteriores SUS

 

Qual o conteúdo programático?

 

Confira quais são os principais tópicos de estudo para se sair bem nas provas de concurso do SUS:

 

Língua Portuguesa

Compreensão e interpretação de textos; denotação e conotação; figuras; coesão e coerência; tipologia textual; significação das palavras; emprego das classes de palavras; sintaxe da oração e do período; pontuação; concordância verbal e nominal; regência verbal e nominal; estudo da crase; semântica e estilística.

Raciocínio Lógico

Princípio da Regressão ou Reversão. Lógica Dedutiva, Argumentativa e Quantitativa. Lógica Matemática Qualitativa. Sequências Lógicas envolvendo Números, Letras e Figuras. Regra de três simples e compostas. Razões Especiais. Análise Combinatória e Probabilidade. Progressões Aritmética e Geométrica. Conjuntos: as relações de pertinência, inclusão e igualdade; operações entre conjuntos, união, interseção e diferença. Geometria plana e espacial. Trigonometria. Conjuntos numéricos. Equações de 1º e 2º graus. Inequações de 1º e 2º graus. Funções de 1º e 2° graus. Geometria analítica. Matrizes determinantes e sistemas lineares. Polinômios

Conhecimentos Gerais

NOÇÕES DE INFORMÁTICA: Conceito de internet e intranet e principais navegadores. Principais aplicativos comerciais para edição de textos e planilhas, para correio eletrônico, para apresentações de slides e para geração de material escrito, visual e sonoro, entre outros. Rotinas de proteção e segurança. Conceitos de organização de arquivos e métodos de acesso. NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO: Lei no 8.666/1990 e alterações, Lei no 8.112/1991 e alterações; Lei no 8.429/1992: das disposições gerais, dos atos de improbidade administrativa. ÉTICA: Código de Ética Profissional do Serviço Público – Decreto nº 1.171/ 1994.

Legislação Aplicada ao SUS

Evolução histórica da organização do sistema de saúde no Brasil e a construção do Sistema Único de Saúde (SUS) – princípios, diretrizes e arcabouço legal. Controle social no SUS. Resolução 453/2012 do Conselho Nacional da Saúde. Constituição Federal, artigos de 194 a 200. Lei Orgânica da Saúde ‐ Lei no 8.080/1990, Lei no 8.142/1990 e Decreto Presidencial no 7.508, de 28 de junho de 2011.  Determinantes sociais da saúde. Sistemas de informação em saúde.

Qual a banca?

Um dos passos mais importantes para o candidato durante a preparação é conhecer o perfil da banca examinadora. Isso porque não são todas iguais e cada uma tem suas particularidades. Estando por dentro do estilo da banca responsável pela prova do concurso que você vai participar é possível direcionar melhor seus estudos e torná-los mais efetivos.

Confira a análise completa das principais instituições de todo o país clicando no nome da banca:

Quais as melhores técnicas para estudar?

A preparação para o concurso SUS costuma ser exaustiva. Mas, para facilitar um pouco a sua vida, há técnicas que potencializam o aprendizado e podem agilizar a aprovação.

Entre as técnicas conhecidas estão a pomodoro e a de ciclo de estudos. Você também pode estudar com flash cards ou mapas mentais.  No entanto, de todas a técnicas, a mais utilizada pelos concurseiros é, com certeza, a de estudo por questões.

O estudo por questões ajuda a reter a informações e revisar a matéria, tornando o processo de memorização do conteúdo mais simples e efetivo. Alguns cursinhos preparatórios oferecem material com questões comentadas pelos professores, o que facilita ainda mais.

No entanto, ressaltamos que o ideal é experimentar cada uma das técnicas e ver com qual você se adapta melhor. Por isso, confira também nosso post com as 16 melhores técnicas e métodos de estudos para concursos públicos.

E se você está em busca de dicas que lhe ajudem a manter a energia em alta no período de preparação para o concurso Correios, não deixe de acessar nosso post com as 5 melhores técnicas de motivação.

Quais os melhores cursos preparatórios?

Se você tem como investir tempo e dinheiro em curso preparatório, é preciso pensar bem antes para escolher um que seja adequado às suas necessidades. É sempre um diferencial apostar em um módulo específico para a sua área de atuação.

Veja algumas opções realmente boas:

Concursos Estratégia

O Estratégia Concursos tem ótimos índices de aprovação nos principais concursos do país, conta com um material de qualidade e professores renomados. Se você quer ter a certeza que está estudando pelo melhor material e não se importa em pagar pela qualidade, o Estratégia Concursos é certamente sua melhor opção.

 

Gran Cursos onlineO Gran Cursos Online também está muito bem avaliado. Tem material completo com videoaulas, além de professores de primeira linha. Se você quer um curso com bom histórico de aprovação, além da possibilidade de estudar para mais de um concurso, o Gran Cursos certamente é uma ótima opção.

 

 

Concurso ExponencialO Exponencial é mais uma excelente opção. O curso é voltado para o aprendizado acelerado e também oferece serviço de coaching 100% especializado.

 

Quer conhecer outras opções?

Confira o artigo que preparamos com os melhores cursos online para garantir a aprovação em Concursos Públicos. Basta clicar no link abaixo:

Melhores cursos online para garantir sua aprovação!

Quer saber mais sobre os Concursos do SUS? Preparamos uma análise completa para turbinar sua preparação:

Como se preparar para os Concursos do SUS

 

Agora que você está por dentro do que cai nas provas de concurso do SUS, é hora de começar a preparação! Por aqui você encontra as melhores dicas e os manuais completos para todos os principais editais do país.

aproveite também para acessar nossas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.

Conte com a gente e bons estudos!

 

Gostou do artigo?
[Total: 0 Average: 0]


Planilha de Estudos

Planilha de Estudos

Com essa planilha você vai poder calcular automaticamente seu tempo ideal de estudos.

Ela foi criada com base no Método PQF para calcular o quanto você tem que estudar, levando em conta o peso de cada matéria, quantidade de horas necessárias e facilidade que você tem sobre cada uma.

Abra seu e-mail e baixe agora mesmo sua planilha (não esqueça de procurar no SPAM).