fbpx

Provas do Concurso CorreiosPara quem pretende encarar o desafio, é importante conferir as provas do concurso Correios. Essa é uma maneira muito eficaz de começar sua preparação para a seleção e sair na frente da concorrência.

Saiba todos os detalhes das provas do concurso Correios em outras edições.

Leia já!

 

 

Quais as etapas do edital dos Correios?

 

 

O edital do concurso Correios, em geral, contempla as seguintes etapas:

  • Prova escrita objetiva.
  • Perícia médica.
  • Avaliação da capacidade física laboral (apenas para os cargos de Carteiro e Operador de Triagem e Transbordo).

 

Como são as provas do concurso Correios?

 

A base mais concreta para saber os conhecimentos que serão exigidos no próximo concurso do Correios é o edital do concurso, que ainda não foi publicado. No entanto, é possível se basear nos editais e provas anteriores para ter uma ideia do que o espera.

Os últimos concursos do Correios, para todos os níveis, aplicaram prova objetiva escrita em Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos, valendo 120 pontos. No concurso de 2011 para Nível Médio, as questões (60, no total) foram de múltipla escolha (cinco alternativas com apenas uma opção correta). No entanto, no mesmo, o concurso para cargos de níveis Técnico e Superior, com 120 questões, foi elaborado no modelo de CERTO ou ERRADO, de acordo com o comando a que se refere o item.

Em ambas, a nota em cada questão da prova objetiva foi igual a 1 ponto, caso a resposta coincidisse com o gabarito oficial definitivo da prova e 0 ponto caso a resposta não coincidisse com o gabarito oficial definitivo, houvesse mais de uma marcação ou não houvesse nenhuma marcação.

 

Provas objetivas escritas (caráter eliminatório e classificatório)

 

Conhecimentos Gerais

 

Conhecimentos Específicos

 

  • Estatuto dos Correios, Normas e Métodos de Segurança e Legislação da Administração Pública (para todos os cargos)
  • Conteúdo referente à área de atuação de cada cargo

 

Prova de avaliação da capacidade física laboral

 

Também é importante salientar que, em geral, o concurso dos Correios também exige prova de aptidão física após aprovação para efetiva contratação para os cargos de Carteiro e Operador de Triagem e Transbordo. São aplicados testes de barra fixa, corrida e força muscular (para homens e mulheres).

Na barra fixa, os homens devem realizar, no mínimo, três flexões completas (em até duas tentativas) para ser considerado apto. As mulheres devem manter uma suspensão por, no mínimo, 10  segundos (em até duas tentativas).

Na corrida, para os homens será considerado apto  aquele que, em 12 minutos, percorrer a distância mínima de 2.200 metros. Para as mulheres, a distância mínima percorrida para aprovação será de 1.800 metros, em igual tempo.  

Já a dinamometria é realizado após duas horas do término da realização do teste de corrida e é dividida em: teste de dinamometria manual, teste de dinamometria dorsal e teste de dinamometria escapular.

 

Qual a banca que organiza as provas do concurso Correios?

 

Um dos passos mais importantes para o candidato durante a preparação é conhecer o perfil da banca examinadora. Isso porque não são todas iguais e cada uma tem suas particularidades. Estando por dentro do estilo da banca responsável pela prova do concurso que você vai participar é possível direcionar melhor seus estudos e torná-los mais efetivos.

Nos últimos concursos realizados pelos Correios, as provas estiveram a cargo da Cespe/Cebraspe, que costuma elaborar provas e avaliações médio grau de dificuldade. O candidato precisa ter não somente conhecimento das matérias exigidas pelo edital, mas também interpretação de texto e conhecimentos variados do dia a dia para base prática das questões teóricas.

No entanto, ainda não se sabe qual será a organizadora do próximo concurso dos Correios.

Para saber detalhes sobre as principais instituições de todo o país, clique no nome da banca:

 

 

Como se preparar para as provas do concurso Correios?

 

Planejamento é palavra de ordem quando falamos em preparação para concursos. No caso do concurso Correios não é diferente. E é preciso muito foco e dedicação para ser aprovado em uma prova tão disputada.

O primeiro passo é munir-se de toda informação relevante sobre o concurso no edital e em fontes confiáveis. Descubra quais os prazos, as disciplinas pedidas, qual será a banca organizadora e seu estilo de prova, etc.

Depois, é preciso montar um cronograma de estudos de acordo com sua rotina e suas necessidades. Com ele, você vai conseguir organizar melhor sua agenda, definido quantas horas por dia irá se dedicar a cada matéria e qual a melhor forma de fixar o conteúdo.

 

Provas anteriores concurso Correios

Edital concurso Correios 2011 Agente

Edital concurso Correios 2011

Edital concurso Correios 2017

 

Quais os melhores cursos preparatórios para as provas do concurso Correios?

 

Se você tem como investir tempo e dinheiro em curso preparatório, é preciso pensar bem antes para escolher um que seja adequado às suas necessidades. É sempre um diferencial apostar em um módulo específico para a sua área de atuação.

Temos  opções interessantes para você:

  • O Estratégia Concursos tem ótimos índices de aprovação nos principais concursos do país, conta com um material de qualidade e professores renomados. Se você quer ter a certeza que está estudando pelo melhor material e não se importa em pagar pela qualidade, o Estratégia Concursos é certamente sua melhor opção. Dentre muitos outros cursos, o Estratégia oferece um específico para o concurso Correios:

 

Curso Estratégia concurso Correios

 

  • O Gran Cursos Online também está muito bem avaliado. Tem material completo com videoaulas, além de professores de primeira linha. Se você quer um curso com bom histórico de aprovação, além da possibilidade de estudar para mais de um concurso, o Gran Cursos certamente é uma ótima opção. Conta também com um curso específico para o concurso Correios:

 

Curso Gran concurso Correios

 

Quer saber mais sobre o Concurso Correios?

 

Acesse também o post completo sobre o Concurso Correios, com informações sobre carreiras, salários, chances de crescimento e muito mais:

 

Concurso dos Correios [Análise + Dicas de Estudos]

 

E aproveite para conferir e curtir também as nossas redes sociais:   Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.

Conte com a gente e bons estudos!

Pontuação geral
[Total: 0 Average: 0]
Planilha de Estudos

Planilha de Estudos

Com essa planilha você vai poder calcular automaticamente seu tempo ideal de estudos.

Ela foi criada com base no Método PQF para calcular o quanto você tem que estudar, levando em conta o peso de cada matéria, quantidade de horas necessárias e facilidade que você tem sobre cada uma.

Parabéns! agora você tem acesso a Planilha de Estudos!