Provas do Concurso da Caixa Econômica FederalO último concurso da Caixa Econômica Federal foi realizado em 2014, para preenchimento de vagas de cadastro reserva na carreira de Técnico Bancário, que exige apenas formação de Nível Médio, e vagas imediatas para Engenheiro e Médico do Trabalho, com exigência de Nível Superior.

Como a vigência da seleção expirou em 2018, há expectativa de um novo edital neste ano. E, embora ainda sem maiores informações sobre o andamento do pedido, é importante ir se preparando, porque a qualquer momento pode haver novidades.

Neste artigo, saiba como são as provas do concurso da Caixa Econômica Federal, que foram organizadas pela banca Cespe/Cebraspe: as disciplinas, pesos e o conteúdo programático da última seleção do banco.  

 

 

Tudo sobre o concurso da Caixa Econômica Federal

Provas do Concurso da Caixa Econômica Federal

 

Técnico Bancário

 

As provas do último concurso da Caixa Econômica Federal para Técnico Bancário, realizado em 2014, se dividiram em objetivas e discursivas. As provas objetivas trouxeram 120 questões constituídas de itens para julgamento, agrupados por comandos de CERTO ou ERRADO.

Na prova objetiva de Conhecimentos Básicos foram solicitados conhecimentos nas seguintes disciplinas:

 

Na prova objetiva de Conhecimentos Específicos, foram solicitados conhecimentos nas seguintes disciplinas:

 

  • Atendimento
  • Conhecimentos Bancários
  • Tecnologia da Informação (apenas para carreiras da área de TI)

 

Veja a distribuição e o peso das questões:

 

A prova discursiva solicitou ao candidato uma redação em texto dissertativo, de até 30 linhas, sobre temas relacionados aos conteúdos de Conhecimentos Específicos do edital.

 

Engenheiro e Médico do Trabalho

 

As provas para as carreiras de Engenheiro e Médico do Trabalho também, se dividiram em objetivas e discursivas. No entanto, a prova objetiva de Conhecimentos Básicos foi aplicada apenas para candidatos na carreira de Engenheiro, com 120 questões constituídas de itens para julgamento, agrupados por comandos de CERTO ou ERRADO.

 

Na prova objetiva de Conhecimentos Básicos foram solicitadas as seguintes disciplinas:

 

 

A prova objetiva de Conhecimentos Específicos, aplicada tanto para o cargo de Engenheiro quanto para Médico do Trabalho, versou sobre temas relacionados à área de atuação de cada carreira.

 

Veja a distribuição e o peso das questões:

 

 

Os candidatos também foram submetidos à prova discursiva —  duas questões de até 20 linhas cada a respeito de temas relacionados aos Conhecimentos Específicos dos respectivos cargos — e avaliação de títulos.

Provas anteriores concurso CEF

Edital Técnico Bancário concurso CEF

Edital Engenheiro/Médico concurso CEF

 

Qual o conteúdo programático?

 

Técnico Bancário

 

 

Conhecimentos Básicos

 

Língua Portuguesa

Compreensão e interpretação de textos.  Tipologia textual. Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Emprego das classes de palavras.  Emprego do sinal indicativo de crase. Sintaxe da oração e do período. Pontuação. Concordância nominal e verbal.  Regência nominal e verbal. Significação das palavras. Redação Oficial.

Matemática

Juros simples e compostos: capitalização e descontos. Taxas de juros: nominal, efetiva, equivalentes, proporcionais, real e aparente. Planos ou sistemas de amortização de empréstimos e financiamentos. Cálculo financeiro: custo real efetivo de operações de financiamento, empréstimo e investimento. Números e grandezas proporcionais: razões e proporções; divisão em partes proporcionais; regra de três; porcentagem e problemas.

Raciocínio Lógico

Princípios do raciocínio lógico: conectivos lógicos; diagramas lógicos; lógica de argumentação; interpretação de informações de natureza matemática; probabilidade.

Atualidades

1 Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais que desenvolvimento sustentável, ecologia, economia, educação, educação a distância, energia, política, redes sociais (Twitter, Facebook, Google+, Linkedin), relações internacionais, responsabilidade socioambiental, segurança, sociedade e tecnologia.

Ética

Conceito de ética. 2 Ética aplicada: noções de ética empresarial e profissional. A gestão da ética nas empresas públicas e privadas. Código de Ética da CAIXA (disponível no sítio da CAIXA na Internet).

Legislação Específica

Lei nº 7.998/1990 (Programa Desemprego e Abono Salarial – beneficiários e critérios para saque); Lei nº 8.036/1990 (FGTS: possibilidades e condições de utilização/saque; Certificado de Regularidade do FGTS; Guia de Recolhimento (GRF); Lei Complementar nº 7/1970 (PIS). Artigo 37 da Constituição Federal (Princípios constitucionais da Administração Pública: Princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência). Lei nº 10.836/2004 (Bolsa Família).

Conhecimentos Específicos

Atendimento

Legislação: Lei nº 8.078/1990 (dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências); Resoluções CMN/Bacen nº 3.694/2009 (dispõe sobre a prevenção de riscos na contratação de operações e na prestação de serviços por parte de instituições financeiras) e alterações posteriores. Marketing em empresas de serviços: marketing de relacionamento. Satisfação, valor e retenção de clientes. Propaganda e promoção. Telemarketing. Vendas: técnicas de vendas de produtos e serviços financeiros do setor bancário.

Conhecimentos Bancários

Abertura e movimentação de contas: documentos básicos. Pessoa física e pessoa jurídica: capacidade e incapacidade civil, representação e domicílio. Cheque: requisitos essenciais, circulação, endosso, cruzamento, compensação. Sistema de pagamentos brasileiro. Estrutura do Sistema Financeiro Nacional (SFN): Conselho Monetário Nacional; Banco Central do Brasil; Comissão de Valores Mobiliários; Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional; bancos comerciais; caixas econômicas; cooperativas de crédito; bancos comerciais cooperativos; bancos de investimento; bancos de desenvolvimento; sociedades de crédito, financiamento e investimento; sociedades de arrendamento mercantil; sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários; sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários; bolsas de valores; bolsas de mercadorias e de futuros; Sistema Especial de Liquidação e Custódia (SELIC); Central de Liquidação Financeira e de Custódia de Títulos (CETIP); sociedades de crédito imobiliário; associações de poupança e empréstimo; sistema de seguros privados: sociedades de capitalização; Previdência Complementar: entidades abertas e entidades fechadas de previdência privada. Noções de política econômica, noções de política monetária, instrumentos de política monetária, formação da taxa de juros. Mercado Financeiro. Mercado monetário.  Mercado de crédito. Mercado de capitais: ações – características e direitos, debêntures, diferenças entre companhias abertas e companhias fechadas, funcionamento do mercado à vista de ações, mercado de balcão. Mercado de câmbio: instituições autorizadas a operar; operações básicas; contratos de câmbio – características; taxas de câmbio; remessas; SISCOMEX. Mercado primário e mercado secundário. Produtos bancários: Programa Minha Casa Minha Vida; Crédito Rural – Agronegócio; Microcrédito Produtivo Orientado; Cartões; Penhor; Loterias; Financiamento Estudantil (FIES). Correspondentes Bancários.

Tecnologia da Informação

Fundamentos de computação. Organização e arquitetura de computadores. Componentes de um computador (hardware e software). Sistemas de entrada, saída e armazenamento. Sistemas de numeração e codificação. Aritmética computacional. Princípios de sistemas operacionais. Aplicações de informática. Família Windows e UNIX. Redes de computadores. Fundamentos de comunicação de dados. Meios físicos de transmissão. Elementos de interconexão de redes de computadores (gateways, switches, roteadores). Estações e servidores.  Tecnologias de redes locais e de longa distância. Arquitetura, protocolos e serviços de redes de comunicação. Arquitetura TCP/IP. Arquitetura cliente servidor. Conceitos de Internet e Intranet. Engenharia de software. Noções sobre: Modelagem de processos, Ciclo de vida do software. Metodologias de desenvolvimento de software. Processo unificado: disciplinas, fases, papéis e atividades. Metodologias ágeis. Análise e projeto orientados a objetos. UML: visão geral, modelos e diagramas. Padrões de projeto. Arquitetura em três camadas. Arquitetura orientada a serviços. Métricas e estimativas de software. Análise por pontos de função. Conceitos básicos e aplicações. Engenharia de requisitos. Conceitos básicos. Noções sobre: técnicas de elicitação de requisitos, especificação de requisitos e técnicas de validação de requisitos. Prototipação. Desenvolvimento de sistemas: noções sobre linguagens de programação, programação em Java e COBOL, arquitetura e padrões de projeto JEE v6, desenvolvimento web em Java, Servlets, JSP e Ajax, interoperabilidade de sistemas, SOA e Web Services, Padrões XML, XSLT, UDDI, WSDL e Soap, uso da linha de comando no Windows, segurança no desenvolvimento, práticas de programação segura. Revisão de código: conceitos e aplicações. Testes de software: conceitos e aplicações.  Testes unitários, de integração e de aceitação: conceitos e aplicações. Desenvolvimento orientado a testes: conceitos e aplicações. Gerência de configuração: conceitos e práticas. Uso de ferramentas de gerência de configuração. Controle de defeitos: conceitos e práticas. Bancos de dados. Abstração e modelo de dados. Sistemas gerenciadores de banco de dados. Linguagens de definição e manipulação de dados. 13.4 Linguagem de consulta – SQL; conceitos e comandos PLSQL. Ferramentas de ETL. Portais corporativos: arquitetura da informação, portlets e RSS. Ferramentas de Gestão de Conteúdos. Modelo de Acessibilidade do Governo Eletrônico. Gestão e governança de TI. Noções sobre gestão de segurança da informação: normas NBR ISO/IEC 27001 e 27002. Gerenciamento de projetos – PMBOK 4ª edição. Processos, grupos de processos e áreas de conhecimento e ferramentas. Qualidade de software – CMMI/MPS-BR – Conceitos básicos e objetivos. Disciplinas e formas de representação. Níveis de capacidade e maturidade.

 

Engenheiro

 

Conhecimentos Básicos

 

 

Língua Portuguesa

Compreensão e interpretação de textos.  Tipologia textual. Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Emprego das classes de palavras.  Emprego do sinal indicativo de crase. Sintaxe da oração e do período. Pontuação. Concordância nominal e verbal.  Regência nominal e verbal. Significação das palavras.

Noções de Informática

Conceitos e modos de utilização de aplicativos para edição de textos, planilhas e apresentações: ambiente Microsoft Office, BR Office. Sistemas operacionais: Windows e Linux. Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados à Internet e intranet. Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. Certificação e assinatura digital. Aplicativo AutoCAD. Aplicativo MS-Project.

Matemática

Rendas uniformes e variáveis. Planos de amortização de empréstimos e financiamentos. Cálculo financeiro em contexto inflacionário. Avaliação de alternativas de investimentos em economia estável e em ambiente inflacionário. Taxa de retorno, taxa interna de retorno.

Noções de Direito

Organização Administrativa do Estado Brasileiro. Princípios da Administração Pública.  Serviços públicos: conceito e natureza, modalidades e formas de prestação, o perfil moderno do serviço público. Concessão, Permissão e Autorização. Leis nº 8.666/1993 e nº 10.520/2002, Decreto nº 5.450/2005 e legislação posterior – regime jurídico da licitação e dos contratos administrativos: obrigatoriedade, dispensa, inexigibilidade; procedimentos, anulação e revogação; modalidades de licitação. Transferências de recursos da União mediante convênios e contratos de repasse (transferências voluntárias). Regime Diferenciado de Contratações Públicas – RDC (Lei nº 12.462/2011, regulamentada pelos Decretos nº 7.581/2011 e nº 8.080/2013), regimes de execução indireta e documentos técnicos integrantes do edital.

Ética

Conceitos: ética, moral, valores e virtudes. Ética aplicada: noções de ética empresarial e profissional. A gestão da ética nas empresas públicas e privadas. Código de Ética da CAIXA (disponível no sítio da CAIXA na internet). Código de conduta da alta Administração Pública.

 

Responsabilidade Social Empresarial

Noções sobre os princípios do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social. Critérios para etiquetagem energética de edificações por meio do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE). Noções de acessibilidade a pessoas com deficiência.  

Quais os melhores cursos preparatórios?

Se você tem como investir tempo e dinheiro em curso preparatório, é preciso pensar bem antes para escolher um que seja adequado às suas necessidades. É sempre um diferencial apostar em um módulo específico para a sua área de atuação.

Veja algumas opções realmente boas:

o estrategia concursos e bomO Estratégia Concursos tem ótimos índices de aprovação nos principais concursos do país, conta com um material de qualidade e professores renomados. Se você quer ter a certeza que está estudando pelo melhor material e não se importa em pagar pela qualidade, o Estratégia Concursos é certamente sua melhor opção. Dentre muitos outros cursos, o Estratégia oferece um específico para o concurso CEF:

Curso Estratégia Caixa Econômica Federal

logo do gran cursos onlineO Gran Cursos Online também está muito bem avaliado. Tem material completo com videoaulas, além de professores de primeira linha. Se você quer um curso com bom histórico de aprovação, além da possibilidade de estudar para mais de um concurso, o Gran Cursos certamente é uma ótima opção. Conta também com um curso específico para o concurso CEF:

Curso Gran Caixa Econômica Federal

Exponencial Concursos logoO Exponencial é mais uma excelente opção. O  curso é voltado para o aprendizado acelerado e também oferece serviço de coaching 100% especializado.

Para saber mais sobre as provas do concurso da Caixa Econômica Federal e outras informações sobre o edital, acompanhe também nossa redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.

Conte com a gente e bons estudos!

Gostou do artigo?
[Total: 0 Average: 0]

Planilha de Estudos

Inscreva-se agora para baixar gratuitamente a Planilha definitiva de Estudos!

Confirme seu e-mail e baixe a planilha!

Desconto de 30% no Gran Cursos Online

É só CLICAR AQUI para receber o desconto

E se quiser receber outras dicas de concurso, é só assinar nossa newsletter abaixo:

Você acabou de se inscrever em nossa lista.