fbpx

Provas do concurso do Banco do BrasilSe você está se pensando em encarar um concurso do Banco do Brasil, é melhor se preparar com bastante antecedência. Para isso, é fundamental conhecer todos os detalhes das provas aplicadas pela instituição: disciplinas, estilo da banca e de questões, pesos, etc.

Acompanhe este post para saber todas as informações relevantes e ainda conhecer as melhores dicas de estudo para sair na frente da concorrência.

Leia já!

 

Como são as provas do concurso do Banco do Brasil?

 

As provas do concurso do Banco do Brasil para Escriturário costumam ser aplicadas em diversas cidades em todo o país, de acordo com a necessidade de contratação da instituição financeira.

As duas últimas provas para o cargo de Escriturário, aplicadas em 2015 e 2018, foram divididas em: prova objetiva, com questões de conhecimentos gerais e conhecimentos específicos; e prova subjetiva, composta de redação.

 

Como foi a prova objetiva no último concurso?

 

Concurso do Banco do Brasil 2015

 

Na prova realizada para o cargo de Escriturário no concurso do Banco do Brasil de 2015 foram exigidas 70 questões objetivas de múltipla escolha (cinco alternativas e apenas uma correta). Nesta prova, 25 questões exigiram Conhecimentos Básicos e 45 questões foram de Conhecimentos Específicos.

A prova de Conhecimentos Básicos, com valor total de 30,0 pontos, incluiu as seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa: 10 questões com valor de 1,0 ponto, subtotalizando 10,0 pontos;
  • Raciocínio Lógico-Matemático: 10 questões com valor de 1,5 ponto, subtotalizando 15,0 pontos; e
  • Atualidades do Mercado Financeiro: 5 questões com valor de 1,0 ponto, subtotalizando 5,0 pontos.

 

A prova de Conhecimentos Específicos, com valor total de 70,0 pontos, incluiu as seguintes disciplinas:

 

  • Cultura Organizacional: 5 questões com valor de 1,5 ponto, subtotalizando 7,5 pontos;
  • Técnicas de Vendas: 10 questões, sendo 5 com valor de 1,5 ponto e 5 com valor de 2,0 pontos, subtotalizando 17,5
    pontos;
  • Atendimento: 10 questões, sendo 5 com valor de 1,5 ponto e 5 com valor de 2,0 pontos, subtotalizando 17,5 pontos;
  • Domínio Produtivo da Informática: 5 questões com valor de 1,5 ponto, subtotalizando 7,5 pontos;
  • Conhecimentos Bancários: 10 questões com valor de 1,5 ponto, subtotalizando 15,0 pontos; e
  • Língua Inglesa: 5 questões com valor de 1,0 ponto, subtotalizando 5,0 pontos.

 

A prova de redação consistiu na realização de um texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo, entre 25 e 30 linhas, sobre um tema proposto pela banca organizadora. A redação valeu 100 pontos e os candidatos que não atingiram o mínimo de 70 pontos foram eliminados.  

 

Confira abaixo os gráficos com a divisão das questões de conhecimentos básicos e conhecimentos específicos no concurso do Banco do Brasil 2015:

 

Concurso do Banco do Brasil 2018

 

Já no concurso de 2018 a prova foi um pouco diferente. Também com um total de 70 questões objetivas de múltipla escolha (cinco alternativas e apenas uma correta), mas divididas em 20 questões de Conhecimentos Básicos e 50 de Conhecimentos Específicos.

A prova de Conhecimentos Básicos, com valor total de 25,0 pontos, incluiu as seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa: 5 questões com valor de 1,0 ponto cada, subtotalizando 5,0 pontos;
  • Língua Inglesa: 5 questões com valor de 1,0 ponto cada, subtotalizando 5,0 pontos;
  • Matemática: 5 questões com valor de 2,0 pontos cada, subtotalizando 10,0 pontos;
  • Atualidades do Mercado Financeiro: 5 questões com valor de 1,0 ponto cada, subtotalizando 5,0 pontos.

 

A prova de Conhecimentos Específicos, com valor total de 75,0 pontos, incluiu as seguintes disciplinas:

 

  • Probabilidade e Estatística: 20 questões com valor de 1,5 ponto cada, subtotalizando 30,0 pontos;
  • Conhecimentos Bancários: 5 questões com valor de 1,5 ponto cada, subtotalizando 7,5 pontos;
  • Conhecimentos de Informática: 25 questões com valor de 1,5 ponto cada, subtotalizando 37,5 pontos.

 

A prova de redação consistiu na realização de um texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo, entre 25 e 30 linhas, sobre um tema proposto pela banca organizadora. A redação valeu 100 pontos e os candidatos que não atingiram o mínimo de 70 pontos foram eliminados.  

 

O concurso realizado em 2018 causou polêmica quanto ao verdadeiro objetivo da função por conta do conteúdo cobrado. Muitos concurseiros questionaram se as oportunidades oferecidas eram mesmo para atendimento ou seriam para a área de Tecnologia da Informação. Segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUF), ainda há um déficit de mais de 10 mil escriturários no Banco do Brasil em todo o país.

 

Provas anteriores concurso do Banco do Brasil

 

Editais anteriores concurso do Banco do Brasil

 

Qual é a banca organizadora do concurso do Banco do Brasil?

 

Um dos passos mais importantes para o candidato durante a preparação é conhecer o perfil da banca examinadora. Isso porque não são todas iguais e cada uma tem suas particularidades. Estando por dentro do estilo da banca responsável pela prova do concurso que você vai participar é possível direcionar melhor seus estudos e torná-los mais efetivos.

Os concursos do Banco do Brasil são, costumeiramente, organizados pela Fundação Cesgranrio, que tem a fama de ser uma banca metódica, muito objetiva nos enunciados das questões, que têm, em média, de duas a três linhas. De maneira geral, a prova traz perguntas de múltipla escolha com cinco alternativas cada e apenas uma correta. Em alguns exames, as questões têm pontuações diferentes. Fique atento!

A Cesgranrio costuma abordar temas atuais e ainda utilizar ainda muitas imagens, charges e gráficos em praticamente todas as disciplinas, sejam de interpretação ou de raciocínio lógico. A banca também é conhecida por repetir perguntas. Ou seja, é bem importante estudar as provas recentes de outros concursos organizados por ela.

Confira a análise completa que fizemos da instituição no post Cesgranrio Concursos: 7 Macetes para Detonar a Banca

 

Como passar no concurso do Banco do Brasil?

 

O primeiro passo para ser aprovado em qualquer concurso público é obter todas as informações sobre ele (prazos, disciplinas pedidas, banca examinadora, etc) lendo com muita atenção o edital. Depois, é fundamental planejar seus estudos da forma que melhor funcione com você.

Para lhe ajudar nesse caminho, temos o post como montar um cronograma de estudos perfeito para sua rotina.

Dito isso, é fundamental você manter em mente que a preparação é a parte mais importante na sua jornada até a aprovação. Existem inúmeros métodos de estudos, porém é necessário encontrar um que se adeque melhor à sua rotina.

Contando com a experiência de mais de 20 anos em concursos, trazemos, na sequência, uma breve análise dos principais cursos preparatórios, das principais apostilas e as técnicas mais eficazes. Para saber mais, é só acessar os links sugeridos.

Aproveite as dicas para turbinar sua preparação e chegar mais rápido ao seu objetivo.

 

Quais os melhores cursos preparatórios?

 

Se você tem como investir tempo e dinheiro em curso preparatório, é preciso pensar bem antes para escolher um que seja adequado às suas necessidades. É sempre um diferencial apostar em um módulo específico para a sua área de atuação.

 

Temos  opções interessantes para você:

 

  • O Estratégia Concursos tem ótimos índices de aprovação nos principais concursos do país, conta com um material de qualidade e professores renomados. Se você quer ter a certeza que está estudando pelo melhor material e não se importa em pagar pela qualidade, o Estratégia Concursos é certamente sua melhor opção. Dentre muitos outros cursos, o Estratégia oferece um específico para o concurso do Banco do Brasil:

 

Curso Estratégia concurso do Banco do Brasil  

  • O Gran Cursos Online também está muito bem avaliado. Tem material completo com videoaulas, além de professores de primeira linha. Se você quer um curso com bom histórico de aprovação, além da possibilidade de estudar para mais de um concurso, o Gran Cursos certamente é uma ótima opção. Conta também com um curso específico para o concurso do Banco do Brasil:

 

Curso Gran concurso do Banco do Brasil  

 

Ainda tem dúvidas? Aproveite para conferir nosso ranking completo com os melhores cursos preparatórios para concursos.

Melhores cursos preparatórios para concursos

 

Quais as melhores técnicas de estudo para passar mais rápido?

 

Há diversos métodos conhecidos (e que funcionam de verdade quando bem aplicados!) que podem potencializar seu aprendizado e lhe ajudar a passar mais rápido no concurso público, como a técnica de estudo por questões, a pomodoro e a de ciclo de estudos. Você também pode estudar com flash cards ou mapas mentais. O ideal é experimentar cada um deles e ver com qual se adapta melhor.

Para lhe ajudar na escolha, reunimos todas as informações no post com as 16 melhores técnicas e métodos de estudos para concursos públicos.

 

Quer saber mais sobre o Concurso do Banco do Brasil?

 

Como passar mais rápido no Concurso do Banco do Brasil

 

Para saber todas as novidades do concurso do Banco do Brasil e outros editais importantes de todo o país, acesse também nossas redes sociais. Estamos no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.  

Conte com a gente e bons estudos!

Pontuação geral
[Total: 0 Average: 0]
Planilha de Estudos

Planilha de Estudos

Com essa planilha você vai poder calcular automaticamente seu tempo ideal de estudos.

Ela foi criada com base no Método PQF para calcular o quanto você tem que estudar, levando em conta o peso de cada matéria, quantidade de horas necessárias e facilidade que você tem sobre cada uma.

Parabéns! agora você tem acesso a Planilha de Estudos!