fbpx

 

Uma das perguntas mais frequentes aqui no site é quanto tempo leva para passar em concurso público.

 

Quanto tempo leva para passar em Concurso

 

 

Ou quanto tempo é preciso estudar para ser aprovado em determinado concurso.

 

Embora não haja uma resposta pronta que sirva para todo mundo, é possível, sim, fazer uma média a partir da experiência de quem já foi aprovado em muitos concursos.

 

 

Quer saber mais?

 

Acompanhe o post e fique por dentro!

É mesmo preciso se preocupar com a questão do tempo?

É bem comum no mundo dos “gurus” de concurso público, que se fale que não existe tempo. Que o candidato deve estudar até passar, sem se preocupar com essa questão, sem se dar prazos.

Entretanto, isso não é 100% verdade.

Isso porque, invariavelmente, chega um momento em que você se questiona e é preciso, sim, se preocupar com o que está dando errado.

Por exemplo, se você está há três, quatro anos estudando e ainda não passou em nenhum concurso, é melhor acender a luz vermelha. Se você está há dez anos tentando e não obteve bons resultado…

É melhor considerar que talvez você não tenha o perfil para ser concurseiro ou está estudando de maneira muito errada.

 

O que é Agregação Cíclica de Conhecimento?

 

Antes de se falar sobre quanto tempo leva para passar em concurso, é necessário conhecer e entender a Agregação Cíclica do Conhecimento.

Já leu ou ouviu algo sobre isso?

É um conceito bem simples, mas vital para compreender o processo de aprendizagem e, por consequência, manter o foco nos estudos.

Imagine que você precisa explicar os números cardinais para um extraterrestre, considerando que ele nunca tenha sido exposto a essa conceito.

Para que ele compreenda o conceito do número 1, você poderá pegar um palito de picolé, por exemplo. Assim, pode-se imaginar que ele compreendeu o que é o número 1 e armazenou essa informação no cérebro.

Já para explicar o conceito de número 2, você, obviamente vai pegar mais um palitinho.

Como o ET já entendeu o que é número 1, o conceito de número 2 fará mais sentido, terá mais lógica.

Ou seja, a sequência da explicação será compreendida de maneira mais fácil e rápida. Dessa forma, os conceitos de 3, 4, 5 (e assim por diante) vão ficando cada mais simples.

 

Entendeu?

 

 

A comparação é boba, mas deixa bem claro o que se entende por AGC, pois o processo é o mesmo para aprender praticamente tudo na vida.

O conhecimento é uma bola de neve. Você vai criando conhecimento e acelerando o aprendizado. Quanto mais você estuda, mais faz conexões e mais sentido dá para o conteúdo. E a bola de neve gira, aumentando seu tamanho.

Esse giro pode ser bem lento no começo, mas isso não é motivo para desistir.

Muita gente acaba achando complexo demais, lento demais, que não consegue atingir aquele objetivo e perde a motivação. Por isso, é fundamental compreender que esse proceso é assim mesmo, muitas vezes demorado, mas sempre proveitoso.

Não pare no meio do caminho! E tente não se apegar demais aos prazos. 

 

Como funciona a Agregação Cíclica de Conhecimento

 

A AGC tem algumas fases. Vamos à elas?

 

Fase 1

 

É quando você começa a estudar para o concurso. Essa fase pode durar semanas, meses e até anos, varia de pessoa para pessoa.

Nessa fase, normalmente, se está com uma motivação alta, super empolgado. No entanto, há muitas dificuldades: não se tem muita informação, não se sabe bem que material usar, o conteúdo ainda é novo.

Enfim, a bola é pequena e gira mesmo muito devagar.

 

Fase 2

 

Nessa fase, o acúmulo de conhecimento ainda ocorre devagar.

Aqui parece que você está estudando muito, mas absorvendo pouco. Você já tem um volume maior de estudo, mas ainda não está na velocidade desejada.

E é aqui que muita gente desiste por não compreender ou não ter paciência com o processo da bola de neve. Muitos acham que o modelo não é adequado ou que é muito difícil.

 

Fase 3

 

É quando você começa a perceber que está, de fato, aprendendo, assimilando o conteúdo. 

Ou seja, você fica mais otimista e passa a acreditar que é possível, sim, passar em em um concurso, se persistir no processo.

 

Fase 4

 

Na fase 4 é que se começa a sentir a velocidade com mais clareza.

Você já faz mais conexões e o aprendizado parece muito mais natural.

 

Fase 5

 

É chamada de “fase mágica”.

É quando a bola de neve já está em um tamanho considerável e as conexões estão a milhão. Um mês de estudos nessa fase equivale a, talvez, um ano de estudos na fase 1, por exemplo.

Entretanto, há quem aqui desanime aqui ao se dar conta do volume de conteúdo que ainda tem pela frente. É bem fácil entrar em uma “vibe negativa”, porque, de fato, é uma caminhada longa, que exige muito comprometimento.

O que é uma pena, pois o processo de aprendizagem real estava recém tomando vulto.

 

Fase 6

 

Aqui o conhecimento está em plena associação e produção.

Contudo, algumas pessoas levam anos para chegar a essa etapa. E a sensação de se “perdeu muito tempo” é latente.

Muitos acabam desistindo, mesmo estando tão próximos do objetivo, batendo na trave. 

 

Fase 7

 

É a fase final.

É quando se chegou àquele 1% dos que mais dominam aquele conteúdo, e é aqui que você será aprovado.

Porém, é preciso ficar alerta, pois o cansaço é grande e também aqui muitos pulam fora.  

Você já deve ter ouvido o conceito de que concurso público é uma fila e que você que começou a estudar agora entrou nela, que outros vão ser aprovados na sua frente e sua hora vai chegar.

Contudo, é possível furar essa fila justamente por ser possível se destacar usando as técnicas de estudo corretas.

Se você tiver uma boa organização, e muita persistência, vai passar rapidinho na frente.

Vale lembrar que a AGC tem muito mais eficiência quando não se faz longas pausas nos estudos.

Descanso é importante, mas se você pausar a preparação por meses, seu nível de conhecimento vai cair e será preciso retomar todo o processo.

Assim, o ideal é que as pausas sejam de, no máximo, alguns dias ou semanas para que sua bola de neve aprendizado não “derreta”.

 

Afinal, quanto tempo leva para passar em concurso?

 

 

Bem, agora é possível responder de maneira mais objetiva à pergunta sobre quanto tempo leva para passar em concurso ou quanto tempo se leva até a fase 7 do AGC e ser aprovado.

Para os concursos mais disputados, com carreiras que pagam os maiores salários, como juiz, procurador, auditor, a média de tempo é de dois meses e três anos de dedicação exclusiva.

Então, claro, se você trabalha fora, por exemplo, poderá levar mais tempo.

Mas é preciso reforçar: isso é apenas uma média. Há quem passe com oito meses de estudo e quem não passe em uma década.

O que é importante ter em mente é que não é com um mês de estudo que se passa em um desses concursos mais concorridos. 

A não ser que você seja um verdadeiro gênio.

Caso não seja (como a maioria), é o jeito é mesmo ter paciência e muita dedicação.

Já para as carreiras que não são tão disputadas, como técnicos ou analistas de tribunais, por exemplo, o tempo médio geral de estudo é bem menor.

Pode-se dizer que com um período entre seis meses e um ano é possível, sim, ser aprovado.

Certamente, quando se fala em quanto tempo leva para passar em concurso, é preciso considerar também o fator sorte. 

Mas é sempre melhor não contar com ela e manter o trabalho árduo até garantir a sonhada vaga, não é mesmo?

 

Quais as melhores técnicas para estudar?

 

metodo tecnica estudar para concursos publicos

A preparação para um concurso costuma, de fato, ser exaustiva. Mas para facilitar um pouco a sua vida, há técnicas que potencializam o aprendizado e, assim, podem agilizar a aprovação.

Entre as técnicas conhecidas estão a pomodoro e a de ciclo de estudos. Além disso, você pode estudar com flash cards ou mapas mentais.  No entanto, de todas as técnicas, a mais utilizada pelos concurseiros é, com certeza, a de estudo por questões.

O estudo por questões ajuda a reter a informações e revisar a matéria, tornando o processo de memorização do conteúdo mais simples e efetivo. Alguns cursos preparatórios oferecem material com questões comentadas pelos professores, o que facilita ainda mais.

Contudo, ressaltamos que o ideal é experimentar cada uma das técnicas e ver com qual você se adapta melhor. Por isso, confira também nosso post com as 16 melhores técnicas e métodos de estudos para concursos públicos.

E se você está em busca de dicas que lhe ajudem a manter a energia em alta no período de preparação, não deixe de acessar nosso post com as 5 melhores técnicas de motivação.

 

 

Quais as melhores apostilas?

 


Há pessoas que obtêm ótimos resultados estudando sozinhas, outras precisam de ajuda e investem em um c
urso preparatório.

Se você optou por um voo solo, saiba que as apostilas serão suas melhores amigas.

Por isso, é fundamental saber quais as mais conceituadas disponíveis no mercado.

Se forem específicas para o concurso pretendido, tanto melhor!

Uma das apostilas mais completas é do Estratégia Concursos, que é também um dos melhores cursos do país.

Há apostilas direcionadas para os principais concursos do país, com todos os conteúdos solicitados em todas as disciplinas.

Já o Gran Cursos Online, além da excelente qualidade das apostilas, tem um custo benefício que chama a atenção. São mais de 7 mil cursos em sua plataforma de ensino! 

O Exponencial tem apostilas para todos os bolsos, com material completo e acessível. É um curso voltado para o aprendizado acelerado, que ainda oferece serviço de coaching 100% especializado.

Igualmente, o Grupo Nova Apostilas é uma das melhores e maiores empresas de apostilas impressas, com selo de excelência no E-bit. Além do material físico, há acesso ao digital. Embora as apostilas em papel não possuam a mesma efetividade do curso pago, essa é uma ótima opção para quem, por questões financeiras, pretende estudar sozinho.

Algumas pessoas acreditam que estudar por apostila não é tão efetivo, mas as que indicamos aqui são realmente boas. No entanto, claro, tudo vai depender do quanto você se dedicar aos estudos. 

Para saber mais, confira a análise completa que fizemos no post 21 Melhores Apostilas para Concursos Públicos (para Garantir a Aprovação)

 

Quais os melhores cursos preparatórios?

 

Se você tem como investir tempo e dinheiro em curso preparatório, é preciso pensar bem antes para escolher um que seja adequado às suas necessidades. Afinal, é sempre um diferencial apostar em um módulo específico para a área ou cargo pretendido.

Desse modo, veja algumas opções realmente boas:

 

O Gran Cursos Online também está muito bem avaliado. De fato, tem material completo com videoaulas, além de professores de primeira linha. Assim, se você quer um curso com bom histórico de aprovação, e a possibilidade de estudar para mais de um concurso, o Gran Cursos certamente é uma ótima opção.

 

Estratégia ConcursosO Estratégia Concursos tem ótimos índices de aprovação nos principais concursos do país, pois conta com um material de qualidade e professores renomados. Ou seja, se você quer ter a certeza que está estudando pelo melhor material e, além disso, não se importa em pagar pela qualidade, o Estratégia Concursos é, com efeito, sua melhor opção.

 

O Exponencial é mais uma excelente alternativa. Igualmente aos demais cursos, é voltado para o aprendizado acelerado, mas oferece ainda o interessante serviço de coaching 100% especializado.

 

Quer conhecer outras opções? Confira no link a seguir:

 

Melhores Cursos Online para Agilizar sua Aprovação!

 

Se você ficou com alguma dúvida sobre quanto tempo leva para passar, deixe seu comentário neste post. Vamos ficar muito felizes em te ajudar e trocar ideias sobre o assunto. 

 

Precisa de ajuda, dicas, manuais, materiais? Acesse também nossa redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

 

Conte com a gente e bons estudos!

ASSINATURA ILIMITADA DO GRANCOM MAIS DE 80% DE DESCONTO
(pouco tempo!)

CLIQUE AQUI PARA PEGAR SEU CUPOM

Prontinho, agora você tem acesso a todo material grátis.