recursos para concursosOs recursos para concursos são bem conhecidos de quem é concurseiro de longa data. Isso porque são muito mais comuns do que se imagina. Afinal, bancas podem errar questões, fazer interpretações equivocadas, incluir conteúdo fora do descrito no edital, etc.

Se o candidato estiver atento e verificar uma discordância, ele tem o direito de contestar o resultado interpondo um recurso.

Via de regra, todo concurso deve prever em edital a possibilidade de recurso e a quem cabe o recebimento e avaliação de tal pedido. É bem comum, inclusive, que dediquem um item inteiro ao tema. Caso essas informações não constem do documento, o candidato pode até mesmo impugná-lo por via judicial.

De qualquer maneira, é muito importante saber em que casos o recurso se aplica, como ele deve ser fundamentado e entregue para que seja validado. Assim também serão menores a chances de um pedido ser indeferido.

Por vezes, um recurso pode alterar a nota ou posição de um candidato no resultado final de um concurso. Então, vale a pena entender direito como tudo funciona no caso de precisar se valer dessa carta na manga.

Quer saber mais sobre recursos para concursos?

Acompanhe este post e fique por dentro!

Principais informações sobre recursos para concursos

Em que casos pedir recurso?

 O candidato pode entrar com um pedido de recurso quando entender que houve violação de uma norma constitucional ou administrativa, além de erro no material ou na correção das provas.

Os casos de recursos para concursos mais comuns são para:

  • Questões mal formuladas ou erradas;
  • Discordância do gabarito oficial das provas;
  • Questões fora do conteúdo programático.

Qual o prazo para entrar com um recurso?

Os prazos para recursos em concursos costumam ser bem curtos. Na maioria dos casos, esse período não é maior que dois dias. em alguns casos excepcionais, pode chegar a 10 dias.

Por isso, é extremamente importante ficar atento ao que foi definido em edital.

Qual a forma correta de pedir um recurso?

Outro ponto muito relevante é a forma como o recurso será enviado. Para isso também é importante atentar ao que diz o edital.

Atualmente, os recursos podem ser feitos, na maioria dos casos, via internet, no site oficial da banca organizadora. Contudo, há editais que solicitam o preenchimento de um modelo específico e a entrega pessoalmente ou, ainda, o envio via Sedex dos Correios.

Como fundamentar um recurso?

 O principal ponto é ser o mais claro e objetivo possível, sem firulas ou pessoalidades. além disso, seja totalmente honesto, não tente inventar um argumento. Os examinadores não são bobos, ao contrário, são pessoas muito bem preparadas.

Se você discordar de uma resposta, é preciso apontar a divergência e basear a argumentação citando autores ou livros. Quando se tratar da área do Direito, interpretações de tribunais também podem servir.

Se o conteúdo solicitado não tenha sido citado no conteúdo programático, basta indicar o fato.

Caso tenha dúvidas, é válido consultar um professor ou amigo que já tenha interposto recursos para concursos. Isso pode ser muito útil na hora de formular o texto.

  

Uma questão anulada vale para todos?

Essa é uma dúvida bastante comum. E a resposta é: sim!

Se você entrar com um recurso por conta de uma questão errada e ele for deferido, ou seja, aceito, a questão será anulada para todos os demais candidatos também. Não apenas para você.

Dessa forma, os pontos daquela questão serão atribuídos a todos os demais concorrentes.

Ou seja, lembre-se que esse movimento pode ajudar muitos outros candidatos a melhorarem a nota.

Já para uma questão que teve o gabarito alterado, os candidatos que marcaram a alternativa correta (de acordo com o novo gabarito), receberão a pontuação. E  aqueles que marcaram a alternativa que antes era dada como certa, perderão a pontuação com o novo gabarito.

Quem julga os pedidos de recurso?

O responsável pelo  julgamento dos pedidos de recursos deve ser indicado também no edital. De maneira geral, será a banca organizadora mesmo.

Como pedir recurso nas demais etapas do concurso?

 Alguns concursos permitem também recursos para provas discursivas, testes de aptidão física, exames médicos e até mesmo para a nota final.

Para essas etapas, vale a mesma regra: leia o edital com toda a atenção. Os prazos costumam ser igualmente curtos e a argumentação precisa ser muito bem feita.

Quais os melhores cursos preparatórios?

Se você tem como investir tempo e dinheiro em curso preparatório, é preciso pensar bem antes para escolher um que seja adequado às suas necessidades. Afinal, é sempre um diferencial apostar em um módulo específico para a área ou cargo pretendido.

Desse modo, veja algumas opções realmente boas:

O Gran Cursos Online também está muito bem avaliado. De fato, tem material completo com videoaulas, além de professores de primeira linha. Assim, se você quer um curso com bom histórico de aprovação, e a possibilidade de estudar para mais de um concurso, o Gran Cursos certamente é uma ótima opção.

Estratégia ConcursosO Estratégia Concursos tem ótimos índices de aprovação nos principais concursos do país, pois conta com um material de qualidade e professores renomados. Ou seja, se você quer ter a certeza que está estudando pelo melhor material e, além disso, não se importa em pagar pela qualidade, o Estratégia Concursos é, com efeito, sua melhor opção.

O Exponencial é mais uma excelente alternativa. Igualmente aos demais cursos, é voltado para o aprendizado acelerado, mas oferece ainda o interessante serviço de coaching 100% especializado.

Ficou com alguma dúvida sobre recursos para concursos ? Gostaria de compartilhar sua experiência com a gente? Deixe um comentário no post!

E não esqueça também de conferir as nossas redes sociais para saber tudo que anda acontecendo no universo concurseiro.

Estamos no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.

Conte com a gente!

Bons estudos!

Planilha de Estudos

Inscreva-se agora para baixar gratuitamente a Planilha definitiva de Estudos!

Confirme seu e-mail e baixe a planilha!

Desconto de 30% no Gran Cursos Online

É só CLICAR AQUI para receber o desconto

E se quiser receber outras dicas de concurso, é só assinar nossa newsletter abaixo:

Você acabou de se inscrever em nossa lista.