Praticamente todo concurseiro chega a um ponto na preparação em que precisa encontrar alternativas para otimizar o tempo e aumentar o rendimento nos estudos. É o seu caso? Este post é perfeito para você!

 

Confira nossas dicas valiosas, que vão turbinar a sua preparação!

 

7 dicas para aumentar o rendimento nos estudos

 

1 – Faça um planejamento diário

 

Base de qualquer preparação produtiva, o planejamento vai lhe ajudar a aumentar o rendimento nos estudos para concurso público. Estudando em casa ou em um cursinho preparatório, anotar tudo que precisa ser realizado no dia, como uma checklist é uma maneira simples e efetiva de organizar a vida.

 

Afinal, todo mundo tem ainda muitas outras coisas com que se preocupar: filhos, família, amigos, trabalho, casa, vida social… E para equilibrar tudo, só mesmo com muita organização.

Mas, inclua na lista apenas o que é possível dar conta. Nada de metas exageradas para não acabar se desmotivando com aquela impressão de que nunca consegue terminar suas tarefas.

 

2 – Observe seus avanços

 

Planejamento é ótimo, mas como montar um realmente eficiente? Uma boa maneira de descobrir o que funciona ou não com você é observar seus avanços. Teste métodos, modelos e técnicas para saber com qual melhor se adapta. Teste horários de estudos para descobrir em quais é mais produtivo.

 

Assim, você vai saber exatamente como e quando consegue otimizar seu aprendizado. A partir disso, vai rearranjando seu cronograma, mantendo o que está lhe ajudando a fazer progressos e alterando o que ainda precisa de ajustes para obter um melhor rendimento nos estudos.

 

3 – Varie o material de estudo

 

Qualquer tarefa repetida muitas vezes pode ser entediante. Então, se você ficar oito ou 12 horas por dia em cima de uma apostila, lendo e relendo o conteúdo, pode apostar que o aproveitamento vai ser mínimo. Essa é a grande diferença entre ler e estudar (temos um post completo sobre assunto).

 

Por isso, varie o material de estudo. Intercale a leitura apostilas com videoaulas e outros métodos. Não estude apenas uma disciplina por dia, revise duas ou três. Quando estiver muito cansado de Matemática, por exemplo, passe para uma bem diferente, como Inglês. Esse pequeno cuidado com certeza vai dar um gás no seu rendimento nos estudos.

 

4 – Fuja das distrações

 

É vital fugir das distrações durante seu período de estudos. Procure um local tranquilo, sem circulação de pessoas, bem iluminado e arejado. Sente-se confortavelmente. Mantenha o celular longe, desabilite as notificações de mensagens e e-mails e resista à tentação de conferir as redes sociais.

 

Outro ponto importante, é saber dizer não. Na preparação para um concurso público, muitas vezes você vai ter que abrir mão do lazer com a família, os passeios com os amigos, baladas, barzinhos, etc. Converse com as pessoas e peça compreensão. Lá no final, com a aprovação, você vai ter a certeza que valeu a pena.

 

5 – Respeite o seu ritmo

 

Render muito é ótimo. Chegar ao fim do dia sentindo-se altamente produtivo, cumprindo todo a lista do planejamento, é excelente. No entanto, cuidado com os excessos. Bater metas a qualquer preço não é bem o que podemos chamar de sucesso. Especialmente se isso envolve o comprometimento da sua saúde física e mental.

 

Então, respeite seu ritmo. Faça pausas durante os estudos. Exercite-se. Alimente-se corretamente, não pule refeições. Durma bem. E quando se sentir completamente sem energia, pare tudo. Nessa hora, apenas descanse ou tente práticas de relaxamento, como meditação e exercícios de respiração.

 

6 – Coloque o aprendizado em prática

 

Apenas a teoria não é suficiente para um alto rendimento, e o ideal é que você vá além de ler apostilas e livros. Ou seja, estamos falando em um aprendizado mais ativo. Dessa forma, é fundamental que você faça muitos exercícios para assimilar e fixar os conteúdos. Estudar por questões é uma das técnicas mais utilizadas pelos concurseiros.

 

Além disso, aposte em resumos, mapas mentais e flash cards ferramentas que vão tornar os estudos mais prazerosos, otimizar seu tempo e potencializar o aprendizado. Com isso, terá uma evolução significativa na preparação.

 

7 – Troque experiências

 

Internet e redes sociais podem ser distrações em certos momentos. Mas, em outros, são excelentes ferramentas para tornar seus estudos mais efetivos. Prova disso são os fóruns de concurseiros e grupos de discussão. Nesses locais virtuais você encontra muita gente pronta para ajudar com dúvidas e trocar experiências.

 

E esse mesmo modelo pode ser replicado no “mundo real”. Monte um grupo de estudos com colegas de cursinho preparatório ou amigos que também estejam de se preparando para o concurso público. Se bem formulados e com foco definido, esses encontros certamente serão muito produtivos.   

 

7 dicas para aumentar o rendimento nos estudos

 

  1. Faça um planejamento diário.
  2. Observe seus avanços.
  3. Varie o material de estudo.
  4. Fuja das distrações.
  5. Respeite o seu ritmo.
  6. Coloque o aprendizado em prática.
  7. Troque experiências.

 

Gostou das dicas para melhorar o seu rendimento nos estudos? Que tal agora também curtir nossas redes sociais? Estamos no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.  Lá você vai encontrar muito mais conteúdo de qualidade!

 

Conte com a gente e bons estudos!

 

[Total: 1    Média: 4/5]