resolução de provasVocê sabe quais são as melhores técnicas para resolução de provas de concurso, da OAB, do ENEM ou qualquer outra que você for fazer?
Bem, existem algumas dicas para seguir e ferramentas que você pode utilizar para conseguir fazer uma prova mais tranquilo, com resultados bastante superiores aos de seus concorrentes — o que é muito importante.

A maioria dessas dicas e ferramentas é muito simples, e algumas são um pouco mais complexas.

O importante é encontrar o seu método mais eficiente.

Vamos a elas?

https://youtu.be/XLWxK-tnMP0

Conheça 12 dicas infalíveis para resolução de provas

 

1 – Dê uma olhada rápida

hhtgs prova escreverSe você estiver em  uma prova com tempo suficiente, dê uma rápida folheada e uma olhada básica em toda ela antes de iniciar a resolução em si. Afinal, nosso cérebro é uma máquina que, por vezes, funciona intuitivamente, nem tudo é racional.

As passar os olhos em todas as páginas da prova, automaticamente o seu cérebro estará trabalhando em busca de informações lá no seu banco de dados mental. Essa é uma boa maneira de fazer um “esquenta” para, só então, começar a responder as questões.

2 –  Faça as questões mais fáceis primeiro

Essa é uma dica recorrente, mas porque é bastante efetiva. Isso porque, é preciso dizer, as bancas são malvadas! Isso mesmo: normalmente, as primeiras questões de todas as provas, em todas as disciplinas, são as mais difíceis. Eles fazem isso de forma proposital, pois sabem que pode desestruturar emocionalmente os candidatos menos preparados.

Por isso, leia todas e dê preferência para aquelas mais fáceis, das matérias que você tem mais afinidade, aquelas das quais você está seguro da resposta, que não exigem cálculos elaborados ou avaliações complexas. Dessa forma, você vai se sentindo gradualmente mais confortável.

3 – Pule as questões que você não sabe

Essa é simples: não perca tempo nas questões que você já sabe que não sabe! Se você chegar a uma pergunta da qual você não tem a mínima ideia qual é a resposta certa, não surte, não se apavore, simplesmente pule.

Não gaste mais tempo do que deve nesse tipo de questão tentando loucamente se lembrar de algo. É muito mais efetivo passar para a próxima e voltar, se for o caso, que gastar preciosos minutos e ainda de desestabilizar emocionalmente.

4 – Não revise ou mude sua resposta

É bem comum que o candidato, ao revisar a prova no final, acabe alterando uma resposta por achar que não está correta e acabe, aí sim, errando. Diversos estudos sérios mostram que, de maneira geral, a intuição não falha e a primeira resposta assinalada é a certa.

Isso acontece porque, lá no fim, quando se arrisca uma revisão, o candidato já está cansado, o cérebro está no limite e pode fazê-lo se confundir. Claro, se você tem certeza que deu uma “babada”, ou se lembrou de algo importante, deve mudar. Porém. se não for isso, não procure problema onde tem. Deixe seu gabarito com a primeira resposta.

5 – Guarde tempo para o gabarito

Bem importante é se lembrar de que o gabarito toma um bom tempo para ser feito da maneira correta, assinalando com atenção e sem rasuras. Por isso, gerencie seu horário para que, no fim, tenha cerca de 30 minutos para isso.  Assim você ficará tranquilo e não cometerá erros que podem fazê-lo perder preciosos pontos.

 

6 – Utilize um método de marcação

Uma boa maneira de agilizar a resolução de provas é fazer marcações. Ou seja, enquanto responde as questões, marcar aquelas que estão corretas e não precisam ser retomadas, as que você tem dúvidas e as que não sabe mesmo e vai chutar. Use bolinhas, estrelas, interrogações, o que for, desde que faça sentido para você.

Esse processo agiliza muito na hora de voltar e resolver questões pendentes. Um conselho é já utilizar esse método em simulados, para ir se familiarizando com os símbolos escolhidos.

7 – Cuidado com palavras absolutas

Todo concurseiro sabe que as palavras absolutas são, em geral, uma pegadinha. “Sempre”, “nunca”, “todos”, ninguém”. Quando essas palavras aparecerem em um enunciado, cuidado! Especialmente quando se tratar de uma disciplina de Humanas, nas quais dificilmente uma resposta será absoluta, total. Na área de Exatas isso é mais comum, claro, mas ainda assim requer atenção redobrada.

8 – Não confunda correto e incorreto

Um erro bobo, mas que pega muita gente, principalmente por causa do nervosismo, é confundir “correta” com “incorreta” no enunciado ou nas alternativas. Então, sublinhe essas palavras para destacá-las e fixar na sua mente o que está procurando. Ou qual a resposta correta para aquela determinada pergunta.

 

9 – Leia o enunciado e as alternativas

Algumas bancas colocam textos enormes, muito grandes mesmo, nos enunciados. Isso toma bastante tempo do candidato. Contudo, nem sempre você vai precisar ler tudo aquilo, não! Por isso, leia antes direto o enunciado e todas as alternativas com atenção para identificar se apenas com essas informações é possível entender do que se trata e assinalar a correta. Muitas vezes, as alternativas já indicam qual parágrafo está a resposta, por exemplo.

10 – Vá riscando as alternativas erradas

Outro detalhe que faz diferença é ir riscando, em uma questão, as alternativas que tem certeza de que estão erradas. Essa eliminação funciona muito bem para evitar marcar por engano. Ou, se for uma questão que ficou para trás, fazer com que você nem perca tempo relendo aquele conteúdo.

 

 

11 –  Oxigene seu cérebro

meditar yogaProcure gerenciar seu tempo de resolução de provas de maneira que possa fazer várias pausas. Vá ao banheiro, estique as pernas, beba água, coma alguma coisa. Essas atividades simples ajudam a relaxar e também a oxigenar o cérebro e dar aquele gás em momentos de cansaço.

 

12 –  Não tenha medo de chutar

Ninguém é aprovado só no chute, mas também é muito difícil alguém ser aprovado sem ter chutado nenhuma questão. Ou seja, é bom dar atenção a essa técnica! Há diversos métodos e ferramentas que ajudam a aprender como chutar de forma mais efetiva, aumentando as chances de pontuar mesmo sem ter a certeza da resposta certa.

 

Quais os melhores cursos preparatórios?

Se você tem como investir tempo e dinheiro em curso preparatório, é preciso pensar bem antes para escolher um que seja adequado às suas necessidades. Afinal, é sempre um diferencial apostar em um módulo específico para a área ou cargo pretendido.

Desse modo, veja algumas opções realmente boas:

O Gran Cursos Online também está muito bem avaliado. De fato, tem material completo com videoaulas, além de professores de primeira linha. Assim, se você quer um curso com bom histórico de aprovação, e a possibilidade de estudar para mais de um concurso, o Gran Cursos certamente é uma ótima opção.

Estratégia ConcursosO Estratégia Concursos tem ótimos índices de aprovação nos principais concursos do país, pois conta com um material de qualidade e professores renomados. Ou seja, se você quer ter a certeza que está estudando pelo melhor material e, além disso, não se importa em pagar pela qualidade, o Estratégia Concursos é, com efeito, sua melhor opção.

O Exponencial é mais uma excelente alternativa. Igualmente aos demais cursos, é voltado para o aprendizado acelerado, mas oferece ainda o interessante serviço de coaching 100% especializado.

E não esqueça de curtir e acompanhar também nossas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.

Bons estudos!

Boa sorte!

Planilha de Estudos

Inscreva-se agora para baixar gratuitamente a Planilha definitiva de Estudos!

Confirme seu e-mail e baixe a planilha!

Desconto de 30% no Gran Cursos Online

É só CLICAR AQUI para receber o desconto

E se quiser receber outras dicas de concurso, é só assinar nossa newsletter abaixo:

Você acabou de se inscrever em nossa lista.