Nem sempre é fácil encontrar motivação para concursos públicos, nós sabemos. Afinal, são muitas horas de dedicação exclusiva aos estudos, leituras diversas, exercícios, revisões… e horas a menos de sono e lazer com amigos e família. Isso porque, de fato, para se alcançar o objetivo, empenho e foco são essenciais.

Nesse caminho, por vezes, você vai ficar cansado, estressado, vai se sentir isolado e se questionar se está fazendo a coisa certa. Todos já passamos por isso! Mas, apesar das pedras, você precisa acreditar que está na direção certa e que tudo vai valer a pena.

De qualquer maneira, para os dias de pouca energia, há algumas técnicas que podem lhe ajudar a retomar o rumo e a render muito mais. Confira neste artigo o apanhado que fizemos com 5 técnicas de motivação para concursos públicos!

 

Aonde você quer chegar?

 

No entanto, antes de aprender as técnicas, é muito importante falarmos de autoconhecimento. Isso mesmo! Saber os motivos que o levaram a entrar no mundo dos concursos e aonde quer chegar são os principais motivadores de qualquer candidato.

Por isso, reflita sobre suas razões: esse sempre foi seu sonho? Ou você quer agradar à família? Está nessa pelo dinheiro e a estabilidade? Você pretende continuar estudando e passar em outras provas mais concorridas? Sabe exatamente qual carreira quer seguir? Esse caminho vai lhe fazer feliz?

As perguntas são muitas e você precisa ser honesto nas respostas. Sempre que estiver fraco, sem vontade, é nos seus objetivos que você encontrará o empurrão de volta aos eixos.

 

Conheça as 5 técnicas de motivação para concursos públicos

 

1 – Organize o cronograma

 

Pode parecer bobagem, mas muitos candidatos não organizam os estudos e por conta disso acabam se desgastando mais rapidamente. Um cronograma é uma ótima ferramenta para evitar se atolar com as leituras e acabar perdendo a motivação.

É simples: divida seu material em partes e defina um tempo específico para concluir cada tarefa. Assim, de maneira fracionada, aquele livrão de mil páginas ou a apostila de 50 capítulos não vão parecer tão assustadores e abalar seu ânimo já de saída.

 

2 – Trace metas realistas

 

No entanto, nada de metas surreais! Descubra como você funciona melhor e respeite o seu ritmo. Objetivos estratosféricos só fazem com que você acabe se sentindo derrotado — quando o erro está em cobrar-se exageradamente.

Mesmo que outras pessoas aparentem render mais no mesmo tempo, lembre-se que o aprendizado é algo muito individual e que cada um responde aos estímulos de maneiras diferentes. De nada adianta sofrer para concluir o material e não internalizar o conteúdo.

 

3 – Monitore seus avanços

 

Com um cronograma organizado, que respeite seu ritmo, é hora de ficar de olho no seu progresso. É muito motivador perceber que se está avançando naturalmente, sem picos de ansiedade ou aquela sensação de peso.

Para tanto, faça anotações e check-list, e vá riscando da lista o que já foi feito. É a maneira mais simples de visualizar os avanços. Faça também simulados e exercícios que ajudem a mensurar o quanto já aprendeu no período.

 

4 – Recompense seus esforços

 

Não seja tão duro com você mesmo. Celebre as conquistas, sejam elas grandes ou pequenas, e se dê recompensas de acordo com o esforço aplicado em cada uma delas. Para isso, defina metas (diárias, semanais ou mensais) e pense em recompensas que queira muito — pode ser qualquer coisa, um chocolate, um episódio da sua série favorita, uma peça de roupa, um livro, etc.  

Marcar positivamente uma vitória tem explicação científica: o cérebro se acostuma a reconhecer que esforços são recompensados e, assim, atingir metas fica cada vez mais fácil. E importante: não sabote a técnica! Só se recompense quando realmente completar a tarefa que determinou.

 

5 – Cerque-se de mensagens inspiradoras

 

Experiências externas que tragam uma mensagem inspiracional e animadora podem ser aliadas na preparação para a prova. Ler textos e livros com histórias de sucesso, filmes com enredo estimulante e até músicas com uma mensagem positiva podem ser boas ferramentas de motivação para concursos públicos.

A partir das histórias de outras pessoas, você vai perceber que para quase ninguém as coisas são fáceis, mas que ainda assim são possíveis. E talvez daí venha aquele estímulo que faltava para turbinar seus estudos.

 

Livros sobre motivação para concursos públicos

 

Como falamos no último item da nossa lista de técnicas de motivação para concursos públicos sobre mensagens estimulantes, vamos também indicar alguns livros sobre o tema. Duas opções aparecem com destaque entre as resenhas de concurseiros. Veja abaixo quais são elas:

 

Motivação 3.0 — Os fatores motivacionais para a realização pessoal e profissional

Autor: Daniel Pink

Nesta obra, o autor norte-americano, estudioso do comportamento humano, afirma que os métodos convencionais de motivação estão totalmente ultrapassados. Como base da discussão, ele aborda técnicas inovadoras de estímulo pessoal e profissional que levam em conta fatores como individualidade, satisfação e qualidade de vida. O livro traz pesquisas sobre o tema com foco em três pilares: autonomia, excelência e propósito. Custa, em média, R$ 70,00.

 

Como usar o cérebro para passar em provas e concursos

Autores: Carmem Zara e William Douglas

Obra que é uma parceria entre o “guru dos concursos” William Douglas e a especialista em Programação Neurolinguística Carmem Zara. O livro elenca uma série de dicas e técnicas que vão turbinar a motivação para concurseiros por meio do desenvolvimento de potencialidades cerebrais. Custa, em média, R$ 40,00.

 

Agora que chegamos ao fim do artigo sobre motivação para concursos públicos, é importante reforçar que há técnicas, mas não mágica. Os resultados positivos dependem, quase que na integralidade, dos seus esforços.

No entanto, que fique claro: esforço é diferente de sofrimento. Esforço é sempre necessário, mas sofrimento é opcional. E nós do Próximos Concursos estamos aqui para ajudar a facilitar sua vida nesse caminho até a tão sonhada aprovação! Acreditamos no seu potencial!

Gostou do nosso artigo sobre motivação para concursos públicos? Então aproveite para seguir o site nas redes sociais e ficar por dentro de absolutamente tudo a respeito do universo concurseiro! Estamos no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.

Bons estudos!

 

[Total: 1    Média: 5/5]