tempo da prova de concursoVocê já se perguntou se daria conta do tempo da prova de concurso? Essa é uma dúvida que pode afligir alguns, mas não há necessidade se tornar um fantasma.

 

 

No entanto, para que você chegue à folha de respostas com uma certa tranquilidade, é preciso gerenciar bem o tempo.

 

 

 

Para saber como, é só seguir neste post com a gente.

 

 

 

Vamos lá!

 

 

 

 

 

Confira 7 dicas para administrar o tempo da prova de concurso

 

 

 

 

 

1 – Simule o tempo da prova

 

 

Essa é uma dica muito importante, pois o simulado vai dar ao candidato a noção mais aproximada do que vai acontecer, de fato, no dia da prova. Por isso, busque as provas anteriores do concurso que você vai participar, imprima e comece a resolvê-las de uma só vez.
É fundamental que você cronometre o tempo que leva para completá-la — incluindo aqui a leitura inicial, a resolução das questões, a redação, o preenchimento do gabarito e até pausas que possa fazer.
Você pode começar testando quanto tempo leva naturalmente. Depois, tente fazê-la no tempo padrão da banca que será responsável pelo concurso.
A maioria dos cursinhos preparatórios aplica simulados, mas você também pode fazer o processo todo sozinho, em casa.

 

 

 

 

 

 

 

2 – Crie etapas para resolver a prova

 

 

 

 

 

Ao analisar o tempo que leva para resolver a prova completa, crie fases nesse processo. Isso pode ser uma boa ferramenta para organizar sua mente e colocá-la em “modo concurso”.
A ideia é criar módulos de resolução: as matérias mais fáceis, as mais difíceis, aquelas que são só decoreba, as que precisam de alguma fórmula, e assim por diante. Defina quais fases são mais ágeis e como deve se estruturar esse momento. Assim, ao completar uma etapa, você vai estar mais tranquilo para passar à próxima.

 

 

 

 

 

3 – Comece pelas questões fáceis

 

 

Estruturando a realização da prova em etapas, uma sugestão é começar pelas questões mais fáceis. Isso porque, ao fazer o contrário, começando pela mais difíceis a tendência é perder a noção de tempo.
Quando isso acontece, há um risco maior de, quando você se der conta, ter passado um período muito longo tentando resolver uma pergunta e terá que correr para completar o desafio no prazo e pode acabar negligenciando conteúdo ou até mesmo errando uma questão que era bastante simples.
Além disso, as perguntas mais difíceis costumam sugar muita energia e deixar o candidato nervoso. Melhor evitar isso já de saída, não é mesmo?

 

 

 

 

 

4 – Leia o tema da redação com atenção

 

 

 

Uma medida simples, mas que pode fazer a diferença na hora da prova é ler o tema da redação ou das questões discursivas antes de começar.
Fazer isso ajuda a “assentar” o assunto na sua mente e, ao longo da prova, você poderá ter ideia de o que e como escrever, de novas abordagens, etc. Dessa forma, você poupará na etapa em que, efetivamente, terá que finalizar o texto.

 

 

 

 

 

5 – Controle as pausas durante a prova

 

 

 Durante a prova é importante também prestar atenção às pausas — para comer ou beber algo, espichar as pernas, ir ao banheiro.  Elas são ótimas para arejar a mente e retomar o foco, mas em excesso podem prejudicar.

 

Assim, procure não ingerir alimentos e líquidos logo de início, para que as pausas para o xixi sejam poucas e se concentrem na etapa final do desafio, quando, em tese, você já fez boa parte da prova. Há concursos em que as saídas só são liberadas depois de uma hora. Então, atente a isso para não acabar passando vontade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 6 – Foco na folha de respostas

 

 

 

É fundamental dar atenção também ao preenchimento da folha de respostas. Crie uma estratégia para esse momento: deixe tudo para o final ou vá marcando as que têm absoluta certeza.
Para isso também o simulado é válido: teste como você se sai melhor, qual forma é mais rápida. O mais importante é ter cuidado para não rasurar a folha e acabar comprometendo todos o seu desempenho.

 

 

 

 

 

 

 

7 – Mantenha-se calmo

 

 

Há muitas dicas que podem ser consideradas na hora de controlar o tempo da prova de concurso. Contudo, nada será suficientemente eficiente se você perder o controle emocional. Nesse contexto, manter-se calmo é vital.
Então, tenha foco, atente aos prazos, mas com tranquilidade. Faça o que sabe, arrisque o que está em dúvida, não rasure o que não sabe, não deixe em branco a redação e a folha de respostas. Seguindo esse roteiro, não tem por que ficar maluco na hora da prova.
E, afinal, se você se preparou com afinco, sabe que vai dar o seu melhor.

 

 

 

 

 

 

 

7 dicas para administrar o tempo da prova de concurso

 

 

 

  1. Simule o tempo da prova
  2. Crie etapas para resolver a prova
  3. Comece pelas questões fáceis
  4. Leia o tema da redação com atenção
  5. Faça pausas durante a prova
  6. Foco na folha de respostas
  7. Mantenha-se calmo

 

 

 

 

 

Já tem material de qualidade para estudar?

 

 

 

Para otimizar ou iniciar sua preparação, indicamos a nossa Seção de Dicas para passar em Concurso Público. Nela você encontrará artigos com valiosas dicas para colocá-lo mais próximo da sua aprovação, como por exemplo:

 

 

 

 

 

 

Prefere dicas em vídeo? Acesse nossa seção com dicas de concursos, melhores cursos preparatórios, guia do primeiro concurso e muito mais!

 

 

 

 

 

 

 

 

Quais os melhores cursos preparatórios?

 

 

 

Se você tem como investir tempo e dinheiro em curso preparatório, é preciso pensar bem antes para escolher um que seja adequado às suas necessidades.

 

É sempre um diferencial apostar em um módulo específico para a sua área de atuação. Preparamos um artigo com as melhores opções:

 

 

 

Melhores Cursos Online para Agilizar sua Aprovação!

 

 

 

Tenha acesso a outras notícias e artigos. Curta nosso site no FacebookTwitterInstagram e Youtube!

 

 

 

Conte com a gente e bons estudos!!!

 

Planilha de Estudos

Inscreva-se agora para baixar gratuitamente a Planilha definitiva de Estudos!

Confirme seu e-mail e baixe a planilha!

DESCONTO de 30% no Gran Cursos Online

É só CLICAR AQUI para ATIVAR SEU DESCONTO.

E se quiser receber outras dicas de concurso, é só assinar nossa newsletter abaixo:

Você acabou de se inscrever em nossa lista.