fbpx

Vagas do Concurso PetrobrasAntes de encarar o desafio de um concurso é bem importante saber mais informações a respeito dos últimos editais, como o número de vagas e da concorrência, além das carreiras oferecidas. 

Com isso, você saberá se há expectativa de sua formação ser contemplada em uma próxima seleção e poderá também se preparar melhor para as provas.

Saiba como foram os dois últimos concursos Petrobras, em 2018 e 2017.

Leia agora!

 

 

Como foi a concorrência no último concurso?

 

 

Concurso 2018

 

As provas do último concurso Petrobras foram realizadas em abril de 2018, quando foram ofertadas 108 vagas de contratação imediata para níveis Médio e Superior e e outras 555 para formação de cadastro reserva.

No total, foram registradas mais de 110 mil inscrições. Ou seja, uma relação  de, aproximadamente, 1.018, 51 candidatos por vaga.

Os cargos disponibilizados foram os seguintes:

Níveis Médio e Técnico: Técnico de Administração, Comercialização e Logística, Exploração de Petróleo, Inspeção de Equipamentos e Instalações, Logística de Transporte (Controle e Operação), Manutenção, Suprimento de Bens e Serviços (Administração e Mecânica) e Químico de Petróleo.

Nível Superior: Enfermeiro do Trabalho, Engenheiro de Equipamentos (Elétrica, Eletrônica, Inspeção e Mecânica), Engenheiro de Meio Ambiente, Engenheiro de Petróleo, Engenheiro de Processamento, Engenheiro de Segurança, Engenheiro Naval, Geofísico, Geólogo, Médico do Trabalho e Químico de Petróleo.

 

Concurso 2017

 

Em 2017, o concurso Petrobras ofereceu 159 vagas imediatas e outras 795 para cadastro reserva — todas de Nível Superior. Na ocasião, houve um total de 71.716 inscritos, em uma média de 451,05 candidatos por vaga.

Os cargos disponibilizados foram os seguintes: Administrador, Advogado, Analista de Sistemas – Processos de Negócios, Contador, Economista, Engenheiro de Produção e Estatístico.

Como você pode ver, são números muito altos. De fato, o concurso Petrobras costuma ser conhecido pelo volume de inscritos. No entanto, é importante você ter em mente que apenas cerca de 10% dos inscritos representam a concorrência real.

Isso porque a esmagadora maioria das pessoas não se prepara adequadamente, com dedicação e foco no edital. Outros tantos, ainda, não vão comparecer no dia prova, entrando para o índice de abstenção, que, de maneira geral, fica em torno de 30%.

Então, se você ficou assustado, é hora de se acalmar e apostar no que vai realmente fazer a diferença na caminhada até a aprovação: sua preparação!

 

Como se preparar?

 

Planejamento é palavra de ordem quando falamos em preparação para concursos. No caso do concurso Petrobras não é diferente. E é preciso muito foco e dedicação para ser aprovado em uma prova tão disputada.

O primeiro passo é munir-se de toda informação relevante sobre o concurso no edital e em fontes confiáveis. Descubra quais os prazos, as disciplinas pedidas, qual será a banca organizadora e seu estilo de prova, etc.

Depois, é preciso montar um cronograma de estudos de acordo com sua rotina e suas necessidades. Com ele, você vai conseguir organizar melhor sua agenda, definido quantas horas por dia irá se dedicar a cada matéria e qual a melhor forma de fixar o conteúdo.

 

Para saber informações de editais anteriores da Petrobras, clique aqui.

 

Provas anteriores concurso Petrobras

Edital anterior concurso Petrobras

 

Qual a banca?

 

Os concursos da Petrobras são, há mais de uma década, organizados pela Fundação Cesgranrio. Essa é uma banca muito famosa por organizar ainda outros concursos federais importantes, como Banco do Brasil, BNDES e IBGE.

No entanto, a Cesgranrio é considerada uma banca de exigência mediana na comparação com outras, como Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Cespe/Cebraspe.   

A Cesgranrio é conhecida também por ter provas com perguntas longas na disciplina de Língua Portuguesa, exigindo muita atenção na leitura do enunciado, e mais objetivas nas demais matérias. Em geral, as questões são de múltipla escolha, com cinco alternativas possíveis e uma correta.

E fique atento às pegadinhas!

 

Quais os melhores livros?

 

Além de apostilas e cursos, livros são importantes ferramentas no processo de preparação para o concurso Petrobras. Por conta disso, e da nossa experiência de mais de 15 anos na área de concursos públicos, indicamos algumas obras bem conceituadas. Com certeza elas vão agregar muito conhecimento ao seu repertório.

 

Como passar em concursos da Petrobras

 

Autores: André Fioravanti, Elson Garcia, Henrique Subi e Mariana Ruske

Um apanhado bem completo com mil questões comentadas de provas anteriores de cargos técnicos da Petrobras. Contempla exercícios de sete disciplinas (entre básicas e específicas): Língua Portuguesa, Matemática, Informática, Química, Física, Poços e Processos Administrativos e Legislação. O livro custa, em média, R$ 65,00.

 

Como passar em concursos Cesgranrio

 

Autor: Wander Garcia

Um livro com foco no estilo de prova da Cesgranrio – que organiza os concursos da Petrobras há mais de dez anos. Ou seja, pode ser um bom guia para quem vai encarar o desafio e quer entender um pouco mais sobre os enunciados e as pegadinhas. Traz duas mil questões comentadas. A obra custa, em média, R$ 70,00.

E já que estamos falando em leituras, que tal você aproveitar para conferir também nosso post com uma análise completa das 7 melhores técnicas de memorização? Afinal, colocando nossas orientações em prática, tudo que você ler será melhor absorvido e aproveitado na hora da prova!

 

Qual a melhor apostila para concurso Petrobras?

 

Há pessoas que obtêm ótimos resultados estudando sozinhas, outras precisam de ajuda e investem em um curso preparatório. Se você optou por um voo solo, saiba que as apostilas serão suas melhores amigas. Por isso, é fundamental saber quais as mais conceituadas disponíveis no mercado. Se forem específicas para o concurso pretendido, tanto melhor!

Uma das mais completas é do Estratégia Concursos, que é também um dos melhores cursos do país. A apostila do Estratégia é direcionada para o concurso Petrobras, com todos os conteúdos solicitados em todas as disciplinas.

Outras ótimas opções sã o Gran Cursos Online e o Exponencial, ambos  também com material vasto para download, totalmente direcionado para o concurso Petrobras.

Muitas pessoas acreditam que estudar por apostila não é tão efetivo, mas as que indicamos aqui são realmente boas. No entanto, claro, tudo vai depender do quanto você se dedicar aos estudos. Pode ser um desafio ainda maior, mas é possível ser aprovado estudando por apostilas!

Confira também nosso post completo sobre as melhores apostilas para concursos.

 

Quais os melhores cursos preparatórios?

 

Se você tem como investir tempo e dinheiro em curso preparatório, é preciso pensar bem antes para escolher um que seja adequado às suas necessidades. É sempre um diferencial apostar em um módulo específico para a sua área de atuação.

Temos  opções interessantes para você:

 

  • O Estratégia Concursos tem ótimos índices de aprovação nos principais concursos do país, conta com um material de qualidade e professores renomados. Se você quer ter a certeza que está estudando pelo melhor material e não se importa em pagar pela qualidade, o Estratégia Concursos é certamente sua melhor opção. Dentre muitos outros cursos, o Estratégia oferece um específico para o concurso Petrobras:

 

Curso Estratégia concurso Petrobras

 

  • O Gran Cursos Online também está muito bem avaliado. Tem material completo com videoaulas, além de professores de primeira linha. Se você quer um curso com bom histórico de aprovação, além da possibilidade de estudar para mais de um concurso, o Gran Cursos certamente é uma ótima opção. Conta também com um curso específico para o concurso Petrobras:

 

Curso Gran concurso Petrobras

Melhores cursos preparatórios para concursos

Quais as melhores técnicas para estudar?

 

A preparação para o concurso Petrobras costuma ser exaustiva. Mas, para facilitar um pouco a sua vida, há técnicas que potencializam o aprendizado e podem agilizar a aprovação.

Entre as técnicas conhecidas estão a pomodoro e a de ciclo de estudos. Você também pode estudar com flash cards ou mapas mentais.  No entanto, de todas a técnicas, a mais utilizada pelos concurseiros é, com certeza, a de estudo por questões.

O estudo por questões ajuda a reter a informações e revisar a matéria, tornando o processo de memorização do conteúdo mais simples e efetivo. Alguns cursinhos preparatórios oferecem material com questões comentadas pelos professores, o que facilita ainda mais.

No entanto, ressaltamos que o ideal é experimentar cada uma das técnicas e ver com qual você se adapta melhor. Por isso, confira também nosso post com as 16 melhores técnicas e métodos de estudos para concursos públicos.

E se você está em busca de dicas que lhe ajudem a manter a energia em alta no período de preparação para o concurso Petrobras, não deixe de acessar nosso post com as 5 melhores técnicas de motivação.

 

 

Está de olho nas vagas do concurso Petrobrás? Saiba mais sobre os últimos editais da estatal na análise completa que fizemos clicando aqui.

E aproveite para conferir nossas redes sociais: estamos no  Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.

Bons estudos!

Pontuação geral
[Total: 0 Average: 0]
Planilha de Estudos

Planilha de Estudos

Com essa planilha você vai poder calcular automaticamente seu tempo ideal de estudos.

Ela foi criada com base no Método PQF para calcular o quanto você tem que estudar, levando em conta o peso de cada matéria, quantidade de horas necessárias e facilidade que você tem sobre cada uma.

Parabéns! agora você tem acesso a Planilha de Estudos!