fbpx

Você tem dificuldade em estudar por videoaula para concursos? Pois saiba que é um problema bem comum e nem todo mundo se adapta ao modelo. No entanto, há muito material de qualidade disponível nesse formato e é importante fazer um esforço para incluí-lo na sua estratégia de preparação.

 

Para lhe ajudar, reunimos neste artigo dicas infalíveis para se dar bem com a videoaula para concursos e tirar o máximo proveito dela.

 

Aproveite!

 

5 dicas para estudar por videoaula para concursos

 

1 – Atente à fonte do material

 

Como há muito material disponível na internet e cursos variados que oferecem videoaula para concursos, é fundamental fazer uma triagem. Ou seja, você precisa se certificar da qualidade da fonte. Por isso, procure saber a opinião de outros concurseiros em fóruns. Verifique também a reputação dos cursinhos em sites confiáveis, como o Reclame Aqui.

 

2 –  Assista mais de uma vez

 

Videoaulas para concursos podem ser excelentes para sua estratégia de preparação, mas não fazem milagres. É preciso persistência para que sejam proveitosas. Afinal, você não vai absorver todo o conteúdo assistindo às aulas apenas uma vez, como por mágica. Então, nada de se sentir desestimulado em uma primeira tentativa. É importante voltar ao material diversas vezes para fixar as informações, assim como acontece com apostilas e livros.  

 

3 – Faça anotações

 

Utilizar videoaula para concursos é uma excelente maneira de realizar um estudo ativo. O que é isso? É processar a informação enquanto lê apostilas ou assiste a uma aula. Para tanto, é necessário produzir algo! Faça anotações durante as aulas em vídeo, faça resumos, mapas mentais, associações com outros materiais. Esse processo ajuda — e muito! — o seu cérebro a compreender e reter o conteúdo visto.

 

4 – Complemente o material

 

Como falamos na dica anterior, é bem importante produzir (resumos, anotações gerais, mapas mentais) enquanto assiste a videoaula para concursos. Para isso, você precisa de um material de apoio. Ele é fundamental para que você possa fazer associações entre os conteúdos ou para que faça buscas rápidas se houver dúvidas. Além disso, faz diferença já ter lido algo sobre o assunto que será abordado na videoaula para não começar absolutamente do zero.

 

5 – Otimize o tempo

 

Muitos concurseiros costumam utilizar ferramentas de aceleração de tempo durante as videoaulas. São aplicativos, programas e extensões (para celulares e tablets, desktop e até vídeos on-line) que tornam a apresentação mais rápida e prometem distorção mínima de voz. Há diversas ferramentas disponíveis, como VLC Player e Video Speed Controller. Faça testes e veja se são úteis para você, se consegue acompanhar o ritmo e se realmente fazem diferença no seu tempo de estudos.

 

5 dicas para estudar por videoaula para concursos

 

  1. Atente à fonte do material
  2. Assista mais de uma vez
  3. Faça anotações
  4. Complemente o material
  5. Otimize o tempo

 

Se você tinha dúvidas se videoaula para concursos valia a pena, esperamos que nossas dicas tenham lhe ajudado a decidir. As aulas em vídeo não substituem livros e apostilas, mas acreditamos que são boas ferramentas complementares e podem ajudar muito na sua preparação.

 

No entanto, seja qual for seu material de estudos, é vital manter o foco e a determinação! Aqui no Próximos Concursos você vai encontrar tudo que precisa para tornar sua caminhada até a aprovação muito mais simples e prazerosa. Estamos também no Facebook, Instagram, Twitter e Youtube.

 

Conte com a gente!

 

Bons estudos!

Planilha de Estudos

Planilha de Estudos

Com essa planilha você vai poder calcular automaticamente seu tempo ideal de estudos.

Ela foi criada com base no Método PQF para calcular o quanto você tem que estudar, levando em conta o peso de cada matéria, quantidade de horas necessárias e facilidade que você tem sobre cada uma.

Parabéns! agora você tem acesso a Planilha de Estudos!