fbpx

 

Você tem dificuldade em estudar por videoaula para concursos públicos? 

 

Como Estudar por Videoaula para Concursos

 

Pois saiba que é um problema bem comum e nem todo mundo se adapta ao modelo.

 

De fato, muita gente tem dificuldade com o ensino à distância, seja pelo formato ou pela impossibilidade de ter um acesso de qualidade à internet, por exemplo.

 

No entanto, se você tem a chance de testar essa ferramenta, há muito material de qualidade disponível em vídeo e é importante fazer um esforço para incluí-lo na sua estratégia de preparação.

 

E se você já é usuário de videoaulas, ou seja, já está bem familiarizado com esse modelo de aprendizado, é possível, então, turbinar seus estudos fazendo alguns pequenos ajustes.

 

Para lhe ajudar a estudar e tirar o máximo de proveito desse formato, reunimos neste artigo dicas infalíveis para se dar bem com a videoaula para concursos.

 

Acompanhe o post e aproveite para colocar essas dicas e orientações em prática hoje mesmo. A aprovação lhe aguarda logo adiante!

 

10 dicas para estudar por videoaula para concursos

 

1 – Estude em um lugar tranquilo

 

home office concurso publico

De maneira geral, materiais em vídeo exigem mais da atenção de quem está estudando. De fato, é muito fácil o foco se perder e a mente acabar indo parar em outro lugar, fazendo com que você tenha que voltar o vídeo diversas vezes para não perde o fio de meada.

 

Por isso, um local tranquilo de estudos é bem importante. Escolha um espaço onde não haja circulação de pessoas (caso você more com a família ou amigos), ou que seja mínimo, e onde consiga se manter confortável (sentado ergonomicamente, com tudo que precisa à mão, com bastante luz natural, de preferência).

 

Caso você não disponha de um ambiente neste moldes em sua casa, avalie estudar em uma biblioteca pública (nas áreas individuais), um coworking ou até mesmo um café da sua vizinhança (para não haver necessidade de deslocamento longo) que mantenha um espaço mais isolado reservado a quem está trabalhando, por exemplo.

 

 

2 – Crie uma rotina

 

planejamento concurso publico

Como qualquer outro material, as videoaulas pedem que seja criada uma rotina bastante regrada de estudos. Assim, é importante que, ao montar seu cronograma, já inclua esse tipo de ferramenta na preparação. Ou seja, deixe um tempo reservado apenas para elas e cumpra o determinado.

 

Divida as aulas em módulos por disciplina, por exemplo. Varie bastante os conteúdos para não ficar monótono. Por exemplo: não assista a todas as aulas de Língua Portuguesa em um mesmo dia. Ao contrário, as distribua na semana, uma hora a cada dia. Faça isso com todas as matérias que precisa estudar para o concurso.

 

Tente, também, agir como se estivesse em uma aula presencial de um curso preparatório, mesmo que esteja na sala da sua casa. Vista-se como se fosse sair (no caso, não é preciso se arrumar muito, não. Mas evite ficar de pijama), sente-se confortavelmente, mas não atirado no sofá. E tente manter um horário fixo para esse tipo de estudo.

 

3 – Atente à fonte do material

 

Como há muito material disponível na internet e cursos variados que oferecem videoaula para concursos, é fundamental fazer uma triagem criteriosa. Ou seja, você precisa se certificar da qualidade da fonte do conteúdo.

 

Por isso, procure saber a opinião de outros concurseiros sobre determinado livro ou apostila. Busque informações em fóruns conhecidos e em grupos sérios de redes sociais. Há vários deles e uma busca rápida traz muitos resultados.

 

Verifique também a reputação dos cursinhos preparatórios em sites confiáveis, como o Reclame Aqui, ou até mesmo na página da Receita Federal, por meio do CNPJ da empresa. Enfim, há várias maneiras de se certificar de que não estará perdendo seu tempo (e em muitos casos, dinheiro) com um material ruim. 

 

4 –  Assista mais de uma vez

 

Videoaulas para concursos podem ser excelentes para sua estratégia de preparação, mas não fazem milagres. É preciso persistência para que sejam proveitosas. Afinal, você não vai absorver todo o conteúdo assistindo às aulas apenas uma vez, como por mágica.

 

Então, nada de se sentir desestimulado em uma primeira tentativa. É importante voltar ao material diversas vezes para fixar as informações, assim como acontece com apostilas e livros. 

 

Retome as aulas sempre que achar necessário, quando um conteúdo ainda não está totalmente assimilado ou você não entendeu 100%. Não pare de rever até que tudo esteja claro ou, ao menos, você consiga anotar as dúvidas para buscar a resposta em outro material.

 

Além disso, é preciso sempre considerar a chamada “curva do esquecimento”. Segundo essa teoria, se você não revisar, daqui a dois meses só vai lembrar cerca de 10% do que aprendeu. Isso mesmo: apenas 20 minutos depois de ter lido algo, já esquecemos 42% das informações. Em 24 horas, esse percentual sobre para 67%. Em um mês, 79%. Em dois meses, já esquecemos 90%. Ou seja, é preciso, sim, retomar o conteúdo periodicamente. 

 

5 – Faça anotações

 

videoaula concurso publico

Utilizar videoaula para concursos é uma excelente maneira de realizar um estudo ativo. Você sabe o que é isso? Trata-se de processar a informação enquanto lê apostilas ou assiste a uma aula. E para tanto, é necessário produzir algo!

 

Sendo assim, faça anotações durante as aulas em vídeo, monte resumos, crie mapas mentais, faça associações com outros materiais. Esse processo ajuda — e muito! — o seu cérebro a compreender e reter o conteúdo visto. 

 

 

 

6 – Complemente o material

 

livro lendo concurso publico

Como falamos na dica anterior, é bem importante produzir enquanto assiste a videoaula para concursos. Seja resumos, anotações gerais, mapas mentais, o que for. 

 

No entanto, para isso, você precisa de um material de apoio. Afinal, ele é fundamental para que você possa fazer associações entre os conteúdos ou para que faça buscas rápidas se houver dúvidas. Além disso, faz diferença já ter lido algo sobre o assunto que será abordado na videoaula para não começar absolutamente do zero.

 

 

 

7 – Otimize o tempo

 

tempo jornada relogio hora tempo jornada carga horaria concurso publico

Muitos concurseiros costumam utilizar ferramentas de aceleração de tempo durante as videoaulas.

 

Mas o que é isso? São aplicativos, programas e extensões (para celulares e tablets, desktop e até vídeos on-line) que tornam a apresentação mais rápida (ou até mais lenta, caso você não entenda direito uma palavra, por exemplo) e prometem distorção mínima de voz.

 

Há diversas ferramentas disponíveis para isso, como o VLC Player e o Video Speed Controller. 

 

Claro, nem todo mundo se adapta ao áudio em velocidade bastante rápidas, pois isso requer ainda mais concentração que a velocidade habitual. No entanto, vale fazer o teste para saber como você se sai e se consegue assimilar o conteúdo com a mesma qualidade, sem perdas.

 

8 – Não esqueça dos exercícios

 

prova teste exercicios concursos publicos

Videoaulas são realmente ótimas na preparação para o concurso público, mas é preciso complementar os estudos com essa ferramenta por meio de outras técnicas. Nesse sentido, é fundamental colocar em prática o que aprendeu nos vídeos.

 

A resolução de questões, como sempre, é uma excelente ajuda para testar os conhecimentos adquiridos no processo de aprendizagem. Por isso, busque as provas anteriores do concurso em foco (e de cada disciplina que deve ser estudada) e não esqueça também de realizar simulados periodicamente.

 

 

 

9 – Resista às tentações

 

Como as videoaulas, de maneira geral, são vistas de um computador, a tentação da internet está sempre à espreita. Sabemos que é muito fácil dar aquela escapada e acabar conferindo redes sociais ou trocando mensagens no WhatsApp.

 

Por isso, se policie! Mantenha aberta apenas a aba da videoaula. Não abra nem o seu e-mail. Tudo para evitar a distração que pode por seu tempo a perder. Novamente aqui, haja como se estivesse em uma aula presencial, focado, prestando atenção no professor, longe do celular e de conversas paralelas.

 

 

 

10 – Invista em equipamentos apropriados

 

equipamentos notebook caderno

Sabemos que nem todo mundo tem dinheiro para comprar equipamentos, claro. Porém, se você tem alguma reserva, com certeza será um bom investimento.

 

Fones apropriados, que abafem o barulho exterior, são excelentes para assistir a videoaulas. Além disso, sempre que possível assista às aulas no computador, com melhor resolução. Isso ajuda a manter o foco e evita a perda de interesse. uma ótima opção é adquirir um tablet, que você pode levar com mais facilidade para onde quer que for.

 

Isso tudo sem falar em garantir uma boa internet, com velocidade rápida, que evite travamentos na reprodução de vídeos. A fibra óptica tem, de maneira geral, o melhor desempenho e já não é mais tão cara quanto há alguns anos. Vale conferir os valores e avaliar essa aquisição.

 

10 dicas para estudar por videoaula para concursos

 

  1. Estude em um lugar tranquilo
  2. Crie uma rotina
  3. Atente à fonte do material
  4. Assista mais de uma vez
  5. Faça anotações
  6. Complemente o material
  7. Otimize o tempo
  8. Não esqueça dos exercícios
  9. Resista às tentações
  10. Invista em equipamentos apropriados

 

Quais as melhores técnicas para estudar?

 

metodo tecnica estudar para concursos publicos

A preparação para um concurso costuma, de fato, ser exaustiva. Mas para facilitar um pouco a sua vida, há técnicas que potencializam o aprendizado e, assim, podem agilizar a aprovação. Além disso, elas podem ser fortes aliadas do estudo por videoaulas, complementando o processo. 

 

Entre as técnicas conhecidas estão a pomodoro e a de ciclo de estudos. Além disso, você pode estudar com flash cards ou mapas mentais.  No entanto, de todas as técnicas, a mais utilizada pelos concurseiros é, com certeza, a de estudo por questões.

 

O estudo por questões ajuda a reter a informações e revisar a matéria, tornando o processo de memorização do conteúdo mais simples e efetivo. Alguns cursos preparatórios oferecem material com questões comentadas pelos professores, o que facilita ainda mais.

 

Contudo, ressaltamos que o ideal é experimentar cada uma das técnicas e ver com qual você se adapta melhor. Por isso, confira também nosso post com as 16 melhores técnicas e métodos de estudos para concursos públicos.

 

E se você está em busca de dicas que lhe ajudem a manter a energia em alta no período de preparação, não deixe de acessar nosso post com as 5 melhores técnicas de motivação.

 

Quais os melhores cursos preparatórios?

 

 

Se você tem como investir tempo e dinheiro em curso preparatório, é preciso pensar bem antes para escolher um que seja adequado às suas necessidades. Afinal, é sempre um diferencial apostar em um módulo específico para a área ou cargo pretendido.

 

Praticamente todos os cursos preparatórios hoje contam com videoaulas. De maneira geral, elas são bem produzidas, com professores qualificados e com didática apropriada ao formato, que é diferenciada. 

 

Desse modo, veja algumas opções realmente boas:

 

O Gran Cursos Online  está muito bem avaliado. De fato, tem material completo com videoaulas, além de professores de primeira linha. Assim, se você quer um curso com bom histórico de aprovação, e a possibilidade de estudar para mais de um concurso, o Gran Cursos certamente é uma ótima opção.

 

 

Estratégia Concursos

O Estratégia Concursos tem ótimos índices de aprovação nos principais concursos do país, pois conta com um material de qualidade e professores renomados. Ou seja, se você quer ter a certeza que está estudando pelo melhor material e, além disso, não se importa em pagar pela qualidade, o Estratégia Concursos é, com efeito, sua melhor opção.

 

 

 

O Exponencial é mais uma excelente alternativa. Igualmente aos demais cursos, é voltado para o aprendizado acelerado, mas oferece ainda o interessante serviço de coaching 100% especializado.

 

 

Como estudar por videoaulas?

 

 

Se você tinha dúvidas se estudar por videoaula para concursos valia a pena, esperamos que nossas dicas tenham lhe ajudado a decidir. As aulas em vídeo não substituem livros e apostilas, mas acreditamos que são boas ferramentas complementares e podem ajudar muito na sua preparação.

 

No entanto, seja qual for seu material de estudos, é vital manter o foco e a determinação!

 

Aqui no Próximos Concursos você vai encontrar tudo que precisa para tornar sua caminhada até a aprovação muito mais simples e prazerosa. Estamos também no Facebook, Instagram, Twitter e Youtube.

 

E se você tem alguma dica para potencializar os estudos com videoaulas, deixe seu comentário para tornar mais simples a vida de outros concurseiros nessa caminhada.

 

Conte com a gente!

 

Bons estudos!

ASSINATURA ILIMITADA DO GRANCOM MAIS DE 80% DE DESCONTO
(pouco tempo!)

CLIQUE AQUI PARA PEGAR SEU CUPOM

Prontinho, agora você tem acesso a todo material grátis.