Concurso Anvisa: Pedido de 500 vagas temporárias já está na mesa!

Gran Cursos online é bom

Atenção, concurseiros da saúde e áreas técnicas: a Agência Nacional de Vigilância Sanitária deu mais um passo rumo a um novo concurso (Concurso Anvisa). O órgão solicitou ao Governo Federal 500 vagas temporárias para reforçar o quadro de profissionais em atividades técnicas especializadas.

Segundo a própria Anvisa, a medida é urgente, já que a agência vive um cenário de redução drástica de servidores nos últimos anos — e a previsão é de que essa situação se agrave ainda mais até 2029.

Por que a Anvisa precisa de novos servidores?

A nota técnica que embasa o pedido é clara:

  • Em 2007, eram 2.360 servidores ativos.

  • Em 2023, esse número caiu para 1.468.

  • Atualmente, há 1.533 em exercício, mas apenas 1.209 efetivos.

  • Só em 2025, a previsão é de 277 desligamentos.

  • Mantido o ritmo, em 2029 a força de trabalho pode cair para cerca de 1.150 servidores.

 

Perfil dos temporários

Se a solicitação for autorizada, os contratos terão duração de até 5 anos. Para concorrer, será exigido:

  • Nível superior completo;

  • Experiência comprovada ou pós-graduação em áreas compatíveis com as atribuições da agência.

As atividades incluirão análise de processos regulatórios, avaliação de risco sanitário, certificações e apoio à formulação de políticas públicas.

Cronograma preliminar

De acordo com a própria agência, caso haja autorização:

  • Novembro/2025 – contratação da banca organizadora;

  • Janeiro/2026 – publicação do edital;

  • Junho/2026 – início das contratações.

 

E o concurso efetivo da Anvisa?

Vale lembrar que o órgão já realizou concurso em 2024, que ofertou 50 vagas efetivas para especialista (nível superior). O certame foi homologado e já está em validade.

Além disso, a Anvisa participa do CNU 2025, com 14 vagas para técnico em regulação e vigilância sanitária (nível médio).

  • Prova objetiva: 5 de outubro de 2025

  • Prova discursiva: 7 de dezembro de 2025

 

Vale a pena?

O cenário é claro: a Anvisa precisa urgentemente recompor e reforçar seu quadro de servidores para dar conta das demandas. Enquanto o pedido de 500 temporários caminha em Brasília, concurseiros já podem ficar de olho no cronograma e se preparar para as seleções futuras.

Boa sorte e bons estudos!

plugins premium WordPress