Português para Concurso Publico (como estudar, uso da gramática, livros, cursos e apostilas)Estudar a Língua Portuguesa para concurso é, para muitos, um grande desafio! De fato, nosso idioma culto é complexo e cheio de regras que podem assustar os menos afeitos ou familiarizados com ele.

No entanto, com dedicação — e, claro, alguns macetes — estudar para essa disciplina pode ser bem mais fácil e até mesmo prazeroso. Dessa forma, você vai conseguir obter ótimos resultados nas provas sem arrancar os cabelos.

Por isso, neste artigo vamos abordar tudo que você precisa saber para estudar Língua Portuguesa para concurso. Afinal, chega de encarar nosso idioma como um bicho papão e vamos tirar proveito dele!

 

 

Por que é importante estudar Português para concurso?

 

A Língua Portuguesa é uma disciplina que está presente em absolutamente todos os concursos públicos, seja qual for o órgão ou a área de atuação. Faz sentido, já que se trata do nosso idioma nativo, aquele que utilizamos todos os dias para nos comunicar. Mas, infelizmente, poucas pessoas se atentam à importância de estudar o português culto ou formal.

O  Índice de Alfabetismo Funcional (Inaf) é um levantamento realizado pelo Instituto Paulo Montenegro e pela ONG Ação Educativa, com apoio do Ibope. Segundo o Inaf de 2018, no Brasil apenas 12% das pessoas entre 15 e 64 anos são totalmente capazes de compreender e se expressar por meio de letras e números. No Ensino Superior, meros 34% têm nível proficiente no idioma.

Esses dados assustam, não é mesmo? Mais que isso: reforçam a importância de estudar com afinco o português. Sendo assim, ter um bom domínio de ortografia e gramática, além de interpretação de textos, é um diferencial na hora de prestar um concurso. Embora as disciplinas específicas tenham um peso maior nas provas (com algumas exceções), Língua Portuguesa pode contar pontos a seu favor no critério de desempate.

 

O que cai na prova de Língua Portuguesa para concurso?

 

O conteúdo que cai na prova de Língua Portuguesa para concurso pode variar conforme o órgão, as vagas e o nível de escolaridade exigido (Ensino Médio ou Superior). No entanto, em linhas gerais, são sempre questões que envolvem três áreas: morfologia, sintaxe e semântica.

Você sabe do que trata cada uma delas?

 

Morfologia

 

Podemos dizer que a morfologia é o pontapé inicial para entender melhor todo esse maravilhoso universo da Língua Portuguesa. Isso porque é uma parte da gramática normativa que estuda a origem, a formação e classificação das palavras de forma isolada, não em frases. No estudo da morfologia há 10 classes gramaticais: substantivo, adjetivo, artigo, conjunção, numeral, verbo, advérbio, preposição, pronome e interjeição.

 

Sintaxe

 

Se primeiro estudamos as palavras isoladamente, o segundo passo seria, então, estudá-las dentro de um contexto. E é exatamente isso que faz a sintaxe! Ou seja, atenta ao arranjo das palavras na frase e das frases no discurso, além da relação lógica de todos esses elementos. Isso acontece porque o emissor sempre precisa transmitir um significado completo e compreensível quando se comunica.

 

Semântica

 

A semântica é o estudo da significação das palavras, expressões ou símbolos em busca da melhor maneira de construir uma mensagem. A semântica abrange: sinônimos, antônimos, parônimos, homônimos, polissemia, conotação, denotação, figuras e vícios de linguagem.

 

O que mais cai na prova de Língua Portuguesa?

 

Abordando essas três áreas que destacamos, os assuntos mais pedidos na prova de Língua Portuguesa para concurso costumam ser:

  • Interpretação de texto.
  • Verbos.
  • Concordância verbal.
  • Regência verbal.
  • Vozes ativa e passiva.
  • Pronomes relativos.
  • Pontuação.
  • Nexos oracionais (orações subordinadas e coordenadas).

 

Aproveite para conferir também nosso post especial com o que mais cai em concursos públicos. Nele reunimos a listagem de todos os conteúdos exigidos por disciplina e nível de escolaridade.

 

Como estudar interpretação de texto para concurso?

Para aprender a interpretar textos é fundamental ser um bom leitor. Ou seja, é preciso ler muito, seja o que for: livros, jornais, blogs, revistas, textos curtos e textos longos. O mais importante é tornar a leitura um hábito constante.  Com isso, a pessoa desenvolve habilidades cognitivas e interpretativas.

É interessante, ainda, ampliar o leque de temas de leitura. Embora a ficção seja, em geral, o formato mais atrativo, é preciso ler sobre política, economia, questões sociais, etc.

Para exercitar a interpretação, comece lendo o texto inteiro, sem interrupções. Mesmo que não entenda direito ou não conheça uma palavra, siga em frente. Ao terminar, avalie a escrita em geral.

Em uma segunda leitura,  assinale palavras-chave e após cada parágrafo faça pausas para refletir sobre o que entendeu e o que ideias podem estar subentendidas nas frases. Você pode até mesmo escrever o que entendeu, em um resumo rápido e curto.

Com esse passo a passo ficará mais fácil praticar a interpretação de texto e melhorar a compreensão de forma ampla.

 

Como estudar para a prova de Língua Portuguesa para concurso?

 

Antes de dar início aos estudos para a prova de Língua Portuguesa para concurso, é preciso pensar em um planejamento adequado. Definir um roteiro e um cronograma são bem importantes para se organizar frente à quantidade de conteúdo e o tempo que você tem disponível.

É adequado seguir uma certa ordem entre as diferentes áreas da Língua Portuguesa. Ou seja, comece pela morfologia, passe para a sintaxe e só então foque na semântica.

Feito isso, é vital que você tenha em mãos um material de qualidade, que seja bem feito e eficiente. E que coloque em prática a teoria. Por isso, exercícios e simulados são ótimas opções. Se houver a chance, invista em um curso de português para concurso, que vai lhe ajudar a direcionar esforços da maneira mais adequada, sem perda de tempo.

Leia também nosso post sobre as melhores dicas e técnicas para não ficar perdido em meio a tantos materiais de estudo e otimizar seu tempo. Aqui no site você pode, ainda, aprender a criar mapas mentais, flashcards e resumos para dar aquele up no aprendizado de maneira fácil.

 

Como estudar por questões para a prova de Língua Portuguesa para concurso?

 

Sabemos que a maioria dos concurseiros utiliza a técnica do estudo por questões. Afinal, ela é simples de ser realizada e realmente efetiva na revisão e fixação do conteúdo. Além disso, ajuda o candidato a responder às perguntas de maneira mais ágil.

Saiba mais sobre esse método e como ele pode turbinar seu aprendizado no post Como acelerar sua aprovação estudando por questões.

 

Qual o melhor curso de português para concurso?

 

Se você decidiu investir em um curso preparatório, o ideal é escolher um que seja específico para a carreira desejada. Dessa forma, não hesitamos em indicar o Estratégia Concursos como a melhor opção. Nele os cursos são 100% focados nos conteúdos exigidos para cada edital, ou seja, você vai estudar exatamente o que vai ser pedido na prova.

Além disso, o Estratégia dispõe de apostila de português para concurso (em PDF), vasto material de apoio de qualidade e professores renomados na área. Além, claro, do selo de excelência de quem está há anos no mercado e mantém uma reputação excelente entre os concurseiros.

 

Quer dicas para passar em Concurso Público?

 

Para otimizar ou iniciar sua preparação, indicamos a nossa Seção de Dicas para passar em Concurso Público. Nela você encontrará artigos com valiosas dicas para colocá-lo mais próximo da sua aprovação, como por exemplo:

 

 

Prefere dicas em vídeo? Acesse nossa seção com dicas de concursos, melhores cursos preparatórios, guia do primeiro concurso e muito mais!

 

 

 

Quais as melhores técnicas para estudar?

 

A preparação para um concurso costuma, de fato, ser exaustiva. Mas para facilitar um pouco a sua vida, há técnicas que potencializam o aprendizado e, assim, podem agilizar a aprovação.

Entre as técnicas conhecidas estão a pomodoro e a de ciclo de estudos. Além disso, você pode estudar com flash cards ou mapas mentais.  No entanto, de todas as técnicas, a mais utilizada pelos concurseiros é, com certeza, a de estudo por questões.

O estudo por questões ajuda a reter a informações e revisar a matéria, tornando o processo de memorização do conteúdo mais simples e efetivo. Alguns cursos preparatórios oferecem material com questões comentadas pelos professores, o que facilita ainda mais.

Contudo, ressaltamos que o ideal é experimentar cada uma das técnicas e ver com qual você se adapta melhor. Por isso, confira também nosso post com as 16 melhores técnicas e métodos de estudos para concursos públicos.

E se você está em busca de dicas que lhe ajudem a manter a energia em alta no período de preparação, não deixe de acessar nosso post com as 5 melhores técnicas de motivação.

 

Quais os melhores cursos preparatórios?

 

Se você tem como investir tempo e dinheiro em curso preparatório, é preciso pensar bem antes para escolher um que seja adequado às suas necessidades. Afinal, é sempre um diferencial apostar em um módulo específico para a área ou cargo pretendido.

 

Desse modo, veja algumas opções realmente boas:

 

O Gran Cursos Online também está muito bem avaliado. De fato, tem material completo com videoaulas, além de professores de primeira linha. Assim, se você quer um curso com bom histórico de aprovação, e a possibilidade de estudar para mais de um concurso, o Gran Cursos certamente é uma ótima opção.

 

Estratégia ConcursosO Estratégia Concursos tem ótimos índices de aprovação nos principais concursos do país, pois conta com um material de qualidade e professores renomados. Ou seja, se você quer ter a certeza que está estudando pelo melhor material e, além disso, não se importa em pagar pela qualidade, o Estratégia Concursos é, com efeito, sua melhor opção.

 

 

O Exponencial é mais uma excelente alternativa. Igualmente aos demais cursos, é voltado para o aprendizado acelerado, mas oferece ainda o interessante serviço de coaching 100% especializado.

 

Quer conhecer outras opções? Confira no link a seguir:

 

Melhores Cursos Online para Agilizar sua Aprovação!

 

 

Tenha acesso a outras notícias e artigos. Curta nosso site no FacebookTwitterInstagram e Youtube!

 

Conte com a gente e bons estudos!!!

SUPER DESCONTO! 

40% DE DESCONTO
GRAN CURSOS ONLINE
O CÓDIGO JÁ É APLICADO AUTOMATICAMENTE: BASTA CLICAR
close-link
Quer realmente tranquilidade, estabilidade e segurança?
Fechar