Quando a pessoa decide ingressar na carreira pública, logo vem a dúvida: quais os melhores cursos preparatórios para concursos? Como sabemos, a preparação para processos seletivos é indispensável e exige muito do candidato – seu tempo, sua dedicação, energia e concentração. Nem sempre é fácil estudar sozinho e, por isso, há empresas sérias que podem lhe ajudar nesse caminho, potencializando seus resultados.  

Pensando nisso, reunimos neste artigo um ranking daqueles que consideramos os melhores cursos preparatórios para concursos, com uma comparação entre eles. A análise a seguir foi feita com base nos seguintes critérios:

  1. Histórico de aprovados nos últimos concursos
  2. Reputação dos professores na área de concursos
  3. Reputação e depoimento de aprovados
  4. Avaliação no Ebit (ferramenta que avalia a satisfação dos consumidores on-line)
  5. Avaliação no site Reclame Aqui

Para os apressados de plantão, já publicamos um resumo de nossas recomendações.

No entanto, se você tiver um pouco mais de tempo, é bem importante conhecer melhor cada uma das opções.

Ranking dos Melhores Cursos Preparatórios Para Concursos

CursoNossa NotaProfessoresNota EbitNota Reclame aquiHistórico AprovaçõesPreçosAvaliaçãoPágina com informações
1. Estratégia Concursos9.5ExcelenteÓtima7.59ExcelenteAltosMelhor EscolhaClique aqui (está no final da página)
2. Concurso Virtual9.3Excelente-6.56ExcelenteBaixosÓtimo custo-
benefício
DICAS DE DESCONTOS
3. Ponto dos Concursos9Excelente-5.71ExelenteAltosBoa Escolha-
4. CERS8.5Boa-7.02BomAltosBoa EscolhaDICAS DE DESCONTOS
5. Casa do Concurseiro8.5Boa-7.56ExcelenteBaixosBoa Escolha-
6. AlfaCon Concursos8.5Boa-7.44Não DivulgadoAltosBoa Escolha-
7. Gran Cursos Online8.5BoaMuito boa8.21Não DivulgadoAltosOkDICAS DE DESCONTO
8. Aprova Concursos8.5BoaMuito boa6.02Não DivulgadoAltosOk-
9. Euvoupassar7Variável-0Não DivulgadoMuito BaixosAlguns Cursos-
10. IOB Concursos7VariávelMuito boa6.63ExcelenteBaixosAlguns Cursos-

Estratégia Concursos: para quem quer o melhor

Nota: 9,5

Para os concurseiros de longa data, não são necessárias maiores apresentações do curso. Isso porque o Estratégia Concursos já está consagrado entre os experts como um dos melhores, se não o melhor curso on-line preparatório. Criado por nomes de peso da área, como os professores Heber Carvalho, Mário Pinheiro, Ricardo Vale e Sérgio Mendes, o Estratégia é praticamente o benchmarking de todo curso preparatório.

Vantagens

Desvantagens

  • Os valores dos cursos são elevados.

Você pode também ver a análise completa no artigo: “O Estratégia Concursos é bom?”

 

Concurso Virtual: um ótimo custo benefício

Nota 9,3

Para quem não sabe, o Concurso Virtual faz parte do Grupo UOL, uma das maiores empresas do país. E, assim como o Estratégia, conseguiu atrair professores renomados, como  famoso professor de Português Marcelo Rosenthal, o professor de Informática Renato Costa, Marcelo JardimRodrigo Mota e muitos outros. Caso você queira saber mais especificamente sobre os docentes, veja aqui a lista completa dos professores do curso. Além de excelentes preços, o Concurso Virtual dá excelentes descontos: veja como consegui-los.

Vantagens

Desvantagens

  • É necessário imprimir os materiais ou ler em tablet/computador.
  • Não tem período para teste, como o Estratégia.
  • Apesar dos bons resultados, não tem mostrado o mesmo número de aprovados que o Estratégia.

Você pode ver o artigo completo: “O Concurso Virtual é bom?

Ponto dos Concursos: boa opção para quem tem recursos

Nota: 9

Este foi um dos primeiros cursos preparatórios para concursos a oferecer apostilas em PDF, já tendo sido uma referência na área. Infelizmente, nos últimos anos, muitos dos melhores professores acabaram migrando para outros cursos preparatórios, como o próprio Estratégia e Concurso Virtual – que estão repletos de professores que eram considerados “estrelas” do Ponto dos Concursos.

Vantagens

Desvantagens

  • Preço alto dos cursos
  • A maioria dos professores possui livros tratando dos mesmos temas tratados em aula
  • Alguns dos melhores professores migraram para outros cursos
  • Não disponibiliza teste gratuito ou dinheiro de volta

CERS (Complexo Educacional Renato Saraiva Cursos On-line): boa opção para área jurídica.

Nota 8,5

O Complexo Educacional Renato Saraiva (CERS) leva o nome do famoso professor da área de Direito do Trabalho. Tendo iniciado em 2009, com aulas de preparação para o Exame do OAB, já conta com muitas aulas presenciais no estilo de franquia espalhadas pelo país. Apesar de oferecem uma quantidade razoável de cursos on-line, é visível o foco da empresa para franquias presenciais.

Vantagens

Desvantagens

  • Preço dos cursos altos.
  • Não disponibiliza teste gratuito ou dinheiro de volta.
  • Não demonstra muitos resultados nos últimos concursos.

A Casa do Concurseiro: para quem gosta de trabalhar com questões

Nota: 9

Site relativamente novo, mas com pacotes interessantes. Seu maior atrativo é ter disponível o resultado dos aprovados nos últimos concursos. A Casa do Concurseiro iniciou como um pequeno site de cursos e hoje já é parte do Grupo UOL de Educação. Assim, também conseguiu atrair grandes professores, como o famoso Hugo Góes.

Vantagens

Desvantagens

  • Não disponibiliza teste gratuito ou dinheiro de volta.
  • Poucos professores.
  • Preços elevados dos cursos.

Alfacon Concursos – uma boa opção

Nota: 8,5

O Alfacon Concursos é outro novo ator no ramo de cursos preparatórios que conseguiu grande visibilidade com campanhas de marketing e divulgação. Eles oferecem muito material de forma gratuita, como aulas, palestras, podcasts e notícias. Mas, apesar da grande popularidade do curso, não verificamos grandes resultados nos últimos concursos, tampouco professores “estrelas” da área.

Vantagens

Desvantagens

  • Não demonstra muitos resultados nos últimos concursos.
  • Preço elevado.
  • Não disponibiliza teste gratuito ou dinheiro de volta.

Gran Cursos On-line: boa opção para quem quer testar

Nota: 8,5

Este curso já possui 20 anos de tradição na área de concursos públicos. Com um valor de cursos razoável, eles conseguiram atrair bons professores e uma quantidade interessante de cursos e aulas. Outro ponto positivo é a satisfação garantida ou o dinheiro de volta em 30 dias.

Vantagens

Desvantagens

  • Não demonstram muitos resultados nos últimos concursos.

Aprova Concursos: para quem gosta de trabalhar com assinatura

Nota: 8,5

O Aprova Concursos é da rede IESDE do Brasil, empresa que vem se destacando na área de concursos. Você pode adquirir o curso específico para um determinado certame ou a assinatura mensal, anual ou trimestral (nas quais eles liberam diversos cursos, dependendo da modalidade escolhida). As principais reclamações dos usuários foram atrasos na liberação de aulas. A qualidade dos professores é boa, apesar não terem adicionado nenhum professor “estrela” da área.

Vantagens

  • Preço ligeiramente inferior aos concorrentes (clique aqui para ver).
  • Aulas em vídeo e em PDF.
  • Boa quantidade de questões comentadas.

Desvantagens

  • Não demonstra muitos resultados nos últimos concursos.
  • Não disponibiliza teste gratuito ou dinheiro de volta.

Euvoupassar: opção para quem já conhece os professores

O Euvoupassar.com não é bem um curso. Na verdade, é como se fosse um YouTube de cursos para concursos, no qual os professores, por preços bem baixos, disponibilizam os materiais. É difícil avaliar a qualidade dos cursos porque há de tudo, desde professores novatos até excelentes mestres.

O grande problema do EVP é que, aparentemente, não há uma coordenação pedagógica entre os cursos. Ou seja, cada professor produz seu material de forma independente. É uma boa opção para quem já conhece bons professores e quer aprofundar tema, mas não recomendamos para quem está iniciando na área dos concursos

Vantagens

Desvantagens

  • Nem sempre os cursos cobram todo edital.
  • Não há uma coordenação entre os professores e cursos.
  • Não demonstra os resultados dos últimos concursos.

IOB Concursos: para quem quer testar sem gastar

Nota: 7

Apesar de ser um curso preparatório relativamente novo, o IOB Concursos tem alcançado bons resultados nos últimos certames. O curso tem foco na área jurídica, principalmente para os concursos preparatórios para o Exame da Ordem. No entanto, eles não deixam de oferece outros cursos, como os para área fiscal. São mais de 300 cursos preparatórios!

Uma grande vantagem do IOB é a modalidade em que oferecem curso grátis. Diferentemente do Estratégia, em que você paga pelo curso e se não gostar eles devolvem, no IOB você pode estudar sem pagar um centavo por 30 dias apenas deixando seu e-mail e CPF.

E os demais cursos preparatórios?

Como vocês sabem, existe uma infinidade de cursos preparatórios. O objetivo neste artigo foi passar nossa experiência de mais de 15 anos na área de certames públicos, selecionando aqueles que acreditamos serem os melhores cursos preparatórios para concursos. Certamente há outras opções que não foram listadas, mas ainda assim apresentam excelente qualidade.

E qual o melhor curso preparatório on-line para concursos?

Não temos a menor hesitação em recomendar o Estratégia Concursos como a melhor opção para aqueles que querem se preparar para concursos. Os resultados nos últimos certames têm sido incríveis e a qualidade dos professores e do material didático é excelente. Eles oferecem ótimos descontos na compra de pacotes e teste gratuito por 30 dias (veja como funciona) e algumas opções de compra com valores menores (saiba mais sobre pacotes).

No entanto, sabemos que os valores do Estratégia não são para todos os bolsos. Dessa forma, recomendamos como segunda opção o Concurso Virtual, pois conseguiu atrair bons professores com um preço excelente (e até mesmo alguns descontos).

Esperamos que nosso ranking com os melhores cursos preparatórios para concursos lhe ajude na caminhada até a aprovação. Aproveite para conferir nossos artigos sobre Flash cards, mapas mentais e revisão para concursos.

E lembre-se: sua persistência e dedicação lhe farão um vencedor! Acreditamos no seu potencial.

Boa sorte e bons estudos!