Atenção concurseiros de plantão…
A Ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, anunciou a autorização de 80 vagas para o Concurso do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Concurso IPEA).
As oportunidades serão destinadas ao cargo de Técnico de Planejamento e Pesquisa.
Recentemente foram solicitadas 108 vagas para o ano de 2023 (caráter emergencial) e 200 vagas para o ano de 2024 para o Concurso do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Concurso IPEA).
Confira as datas previstas na nota técnica que contempla 200 vagas para 2024:
Principais informações sobre o concurso IPEA
Quais as atribuições?
Entre outras, as atividades atribuídas ao cargo de Técnico de Planejamento e Pesquisa são:
Atividades de gestão governamental, nos aspectos relativos ao planejamento, à realização de pesquisas econômicas e sociais e à avaliação de ações governamentais para subsidiar a formulação de políticas públicas.
Qual o salário?
O salário inicial do cargo de Técnico de Planejamento e Pesquisa no concurso IPEA é de R$ 20.924,79, podendo chegar a R$ 29.832,94 com a progressão de carreira.
Tem interesse? Fique por aqui e confira as principais informações do último concurso:
Quantas são as vagas?
Foi anunciada a autorização de 80 vagas para o próximo concurso IPEA. Porém, ainda não se sabe quais serão as especialidades solicitadas.
Qual o nível de formação exigido?
O cargo de Técnico de Planejamento e Pesquisa exige formação de Nível Superior em diversas áreas de atuação.
Quais as chances de crescimento na carreira?
O servidor do IPEA poderá se desenvolver na carreira em classes e padrões.
A movimentação nas carreiras e cargos que integram o Plano de Carreiras e Cargos do IPEA ocorre mediante progressão funcional e promoção.
- Progressão é a passagem do servidor para o padrão de vencimento imediatamente superior dentro de uma mesma classe.
- Promoção, a passagem do servidor do último padrão de uma classe para o primeiro padrão da classe imediatamente superior.
Como foi o último concurso?
O último concurso IPEA foi realizado em 2008, quando foram ofertadas 80 vagas para cargos de Nível Superior para os seguintes cargos e especialidades:
- Técnico de Desenvolvimento e Administração
- Assessoria de Comunicação
- Biblioteconomia, Documentação e Informação
- Gestão de Orçamento e Finanças
- Gestão de Recursos Humanos
- Revisão de Textos Técnico-Científicos
- Técnico de Planejamento e Pesquisa
- Economia e Relações Internacionais
- Estado, Instituições e Democracia
- Estruturas Tecnológica, Produtiva e Regional
- Infraestruturas e Logística de Base
- Macroeconomia e Tópicos de Desenvolvimento Econômico
- Proteção Social, Direitos e Oportunidades
- Sustentabilidade Ambiental
Na ocasião, foram registradas 12.979 inscrições.
Quais foram as etapas?
O concurso IPEA realizado em 2008 contou com as seguintes etapas:
- Prova objetiva para todos os cargos (eliminatório e classificatório);
- Prova discursiva para todos os cargos EXCETO Técnico de Desenvolvimento e Administração: Revisão de Textos Técnico-Científicos (eliminatório e classificatório);
- Prova Prática de Revisão de Texto APENAS para Técnico de Desenvolvimento e Administração: Revisão de Textos Técnico-Científicos (eliminatório e classificatório);
- Avaliação de Títulos para todos os cargos (classificatório);
- Prova Oral APENAS para Técnico de Planejamento e Pesquisa (classificatório).
Como foram as provas?
Prova objetiva
A prova objetiva foi composta por 120 questões do tipo CERTO ou ERRADO — 50 de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos.
Prova discursiva
A prova discursiva para os cargos de Analista de Sistemas e de Técnico de Desenvolvimento e Administração, exceto para o perfil de Revisão de Textos Técnico-Científicos, consistiu na elaboração de texto de, no máximo, 30 linhas.
Para o cargo de Técnico de Planejamento e Pesquisa, a prova consistiu na resposta a duas questões de, no máximo, 60 linhas cada.
Prova prática de revisão de texto
A prova prática consistiu de revisão e reescritura de textos com base na norma culta da língua portuguesa escrita.
Prova de títulos
Foram aceitos os seguintes títulos para os cargos de Analista de Sistemas e de Técnico de Desenvolvimento e Administração:
- Exercício do magistério superior, em disciplina da área de formação do candidato e com turma própria, desenvolvido em Instituição de Ensino Superior pública ou particular reconhecida pelo MEC.
- Exercício de cargo, de emprego ou de função privativa de nível superior no perfil a que concorre, na Administração Pública ou na iniciativa privada, excetuados os títulos já incluídos na alínea anterior.
Foram aceitos os seguintes títulos para o cargo de Técnico de Planejamento e Pesquisa:
- Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de pós-graduação em nível de doutorado (título de doutor), ou certificado/declaração de conclusão acompanhada do histórico escolar, fornecido pela instituição de ensino.
- Declaração de aluno regular de curso de pós-graduação em nível de doutorado (título de doutor), acompanhada do histórico escolar, fornecido pelo departamento da instituição de ensino.
- Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de pós-graduação em nível de mestrado (título de mestre), ou certificado/declaração de conclusão acompanhada do histórico
- escolar, fornecido pela instituição de ensino.
- Declaração de aluno regular de curso de pós-graduação em nível de mestrado (título de mestre), acompanhada do histórico escolar, fornecido pelo departamento da instituição de ensino.
Prova oral
A prova oral versou sobre conhecimento técnico abrangendo temas relacionados aos conhecimentos específicos para cada área de especialização. Foram considerados o domínio dos conhecimentos, o emprego adequado da linguagem, a articulação do raciocínio, a capacidade de argumentação e o uso correto do vernáculo.
Acesse as provas do concurso anterior:
Qual foi a banca?
O último edital do concurso IPEA, realizado em 2008, foi organizado pelo Cebraspe. Contudo, ainda não se sabe qual será a banca do próximo.
Aproveite para conferir as análises completas que fizemos das mais importantes instituições do país. Clique no nome de cada uma e saiba mais:
- AOCP;
- Cetro;
- Cespe/Cebraspe;
- Cesgranrio;
- Consulplan;
- ESAF;
- FCC;
- FGV;
- Fundatec;
- FUNDEP;
- Funrio;
- IADES;
- IBFC;
- Quadrix;
- Vunesp.
Um dos passos mais importantes para o candidato durante a preparação é conhecer o perfil da banca examinadora. Isso porque não são todas iguais e cada uma tem suas particularidades. Estando por dentro do estilo da banca responsável pela prova do concurso que você vai participar é possível direcionar melhor seus estudos e torná-los mais efetivos.
Qual o conteúdo programático?
Confira o conteúdo programático solicitado no último concurso IPEA, realizado em 2008.
Conhecimentos básicos
LÍNGUA PORTUGUESA: 1 Compreensão e interpretação de textos. 2 Tipologia textual. 3 Ortografia oficial. 4 Acentuação gráfica. 5 Emprego das classes de palavras. 6 Emprego do sinal indicativo de crase. 7 Sintaxe da oração e do período. 8 Pontuação. 9 Concordância nominal e verbal. 10 Regência nominal e verbal. 11 Significação das palavras.
LÍNGUA INGLESA: 1 Compreensão de texto escrito em Língua Inglesa. 2 Itens gramaticais relevantes para a compreensão dos conteúdos semânticos.
LÍNGUA ESPANHOLA: 1 Compreensão de texto escrito em língua espanhola. 2 Itens gramaticais relevantes para a compreensão dos conteúdos semânticos.
RACIOCÍNIO LÓGICO: 1 Lógica sentencial (ou proposicional) – proposições simbólicas (fórmulas) usando os conectivos e, ou, não, implica; tradução de proposições da linguagem natural para a forma simbólica; fórmulas e suas tabelas-verdade; equivalências lógicas; leis de De Morgan; argumentos válidos e inválidos; contradições; diagramas lógicos. 2 Lógica de predicados (ou de primeira ordem) – proposições simbólicas (fórmulas) usando variáveis, os conectivos e, ou, não, implica, e os quantificadores universal (∀∀∀∀i) e existencial (∃∃∃∃i); tradução de afirmações da linguagem natural para a forma simbólica; interpretação das fórmulas; equivalências lógicas; argumentos válidos e não válidos; contradições; diagramas lógicos. 3 Contagem – princípios da adição e da multiplicação; contagem dos elementos de uma lista; contagem dos elementos de conjuntos disjuntos; contagem dos elementos da interseção de dois ou três conjuntos. 4 Combinatória – permutações; arranjos (permutações com um número selecionado de elementos); combinações (selecionar subconjuntos de um conjunto).
ESTATÍSTICA: 1 Metodologia e utilização da estatística. Variáveis quantitativas e qualitativas. 2 Estatística descritiva. Séries estatísticas. Organização e apresentação de variáveis. Histogramas e curvas de frequência. 3 Distribuição de frequências: absoluta, relativa, acumulada. Medidas de posição: média, moda, mediana e separatrizes. Medidas de dispersão: desvio-padrão, variância, coeficiente de variação. 4 Correlação. Regressão simples. 5 Distribuições de probabilidade. Expectância, variância, momentos. Distribuição binomial. Distribuição normal. 6 Noções de inferência. Estimação de parâmetros por ponto e por intervalo. Amostragem. Intervalo de confiança. Testes de hipóteses. Testes paramétricos: médias e proporções. Teste de Qui-quadrado.
Conhecimentos Específicos (para o cargo de Técnico de Planejamento e Pesquisa)
ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO: ECONOMIA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS:
1 Economia, comércio internacional e relações internacionais. 1.1 Teorias de comércio internacional e macroeconomia aberta. Modelos de comércio, tarifas, cotas e barreiras. Vantagens comparativas. Balanço de pagamentos. Teorias de equilíbrio e financiamento do balanço de pagamentos. Fluxos internacionais de capitais e regulação. Crises cambiais e financeiras. 1.2 Experiências internacionais de desenvolvimento no pós 2ª guerra mundial. Os países asiáticos e os países da América Latina. O desempenho recente dos BRIC’s (Brasil, Rússia, Índia e China). 1.3 Regulação financeira, sistema monetário internacional e sua evolução histórica. Padrão-ouro e Bretton Woods. A ordem monetária e financeira atualmente dominante. 1.4 O papel do Estado Nacional na economia globalizada. A articulação entre crescimento econômico e Estado de bem-estar social na perspectiva internacional. Globalização financeira e regimes cambiais. Blocos monetários e comerciais. Blocos regionais e o desenvolvimento. 1.5 A globalização da tecnologia, a internacionalização dos sistemas de proteção da propriedade intelectual e os principais sistemas de propriedade intelectual dos países desenvolvidos. Autonomia versus dependência tecnológica. Negociação e transferência de tecnologias. 1.6 Investimento direto estrangeiro, expansão das grandes empresas multinacionais e a internacionalização das empresas de países em desenvolvimento. 1.7 Divisão internacional do trabalho, fluxos migratórios internacionais, mobilidade da mão de obra e proteção social. globalização, abertura comercial e impactos sobre os mercados de trabalho nacionais. 1.8 Teorias e política de organizações e relações internacionais. Hierarquias e assimetrias econômicas e políticas internacionais. 1.9 Direito internacional, resolução de conflitos internacionais e seus fóruns. Geopolítica, nacionalismo, multiculturalismo, poder e defesa nacional.
ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO: ESTADO, INSTITUIÇÕES E DEMOCRACIA:
1 Ciência política, teorias do estado, economia institucional, economia e sociedade no Brasil, estudos federativos e direito público. 1.1 Estado Nacional, industrialização e desenvolvimento no Brasil: ciclos econômicos, movimentos sociais e pactos políticos desde 1930. 1.2 Estruturação do Estado no Brasil: a construção da república, da democracia, da federação, dos aparelhos de Estado e da administração pública federal. 1.3 Federalismo e gestão pública. Fundamentos teóricos da descentralização. Características da descentralização em âmbito mundial, sul-americana e brasileiro pós-Constituição de 1988. Gestão financeira estadual e municipal e o endividamento sub-nacional. Os desafios do federalismo brasileiro na atualidade. 1.4 Poderes políticos e relações inter-poderes no Brasil pós-Constituição de 1988. A organização dos partidos políticos e dos processos eleitorais, o funcionamento dos órgãos administrativos, legislativos e de justiça. Mecanismos administrativos e legislativos de controle estatal: tribunais de contas, controladorias gerais e outros mecanismos. Judicialização da política e politização da justiça. 1.5 Estado, autonomia relativa e interesses organizados. Poder e classes sociais, corporativismo, anéis burocráticos, grupos de pressão e lobbies. 1.6 Governabilidade e governança corporativa. Teorias institucionalistas: arenas decisórias, atores estratégicos, recursos de poder, forma de representação e intermediação de interesses, circuitos e mecanismos de decisão em contextos complexos. 1.7 Economia institucional contemporânea: nova economia institucional, mecanismos de governança e desenvolvimento econômico. Economia dos custos de transação, teoria dos contratos e desenho de instituições. 1.8 Agências regulatórias e instrumentos de regulação setorial. Engenharia institucional: autonomia, transparência e prestação de contas. Defesa da concorrência, investimentos em ativos específicos e direitos de propriedade. 1.9 Mobilização, organização e participação social nos processos de gestão das instituições estatais: conselhos, conferências e outros fóruns. Mecanismos legais e institucionais de ampliação, diversificação e garantia de direitos civis, políticos e sociais, bem como outros direitos individuais, coletivos e difusos.
ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO: ESTRUTURAS PRODUTIVA, TECNOLÓGICA E REGIONAL:
1 Microeconomia, organização industrial, economia e desenvolvimento regional, políticas industrial e agrícola, geografia econômica, economia da inovação e da tecnologia. 1.1 Teoria do consumidor: equilíbrio do consumidor, mudanças de equilíbrio, efeitos preço, renda e substituição. Escolha envolvendo risco, curva de demanda, elasticidades, excedente do consumidor, demanda de mercado e receita total, média e marginal. 1.2 Teoria da firma: função de produção, elasticidade de substituição, função custo de curto e longo prazos, custos fixo, variável, marginal e médio, oferta da firma e da indústria no curto e longo prazos. Economias de escala e de escopo. 1.3 Estruturas de Mercado: concorrência perfeita, monopólio, concorrência monopolista, oligopólio. Poder de mercado, cartéis, conluio tácito e barreiras à entrada. Dinâmica de determinação de preços e margem de lucro. Teoria dos jogos. Mercados com informações assimétricas: seleção adversa, agente-principal, incerteza e desenhos de contratos, bens públicos e externalidades. 1.4 Dinâmicas regionais e urbanas. Migrações, metropolização, padrão localizacional das firmas e economia de serviços. Teorias da localização das firmas e do desenvolvimento regional: polarização, aglomeração e dispersão das atividades econômicas. Desenvolvimento dos espaços sub-nacionais e desigualdades regionais. 1.5 A visão neo-shumpeteriana da empresa: capacitações, rotina, conhecimento tácito e codificado, inovação, incerteza e o mercado como mecanismo de seleção. Cooperação interindustrial e redes de empresas. Cadeias produtivas e complexos industriais. Firma-rede. 1.6 Sistemas de inovação. Paradigmas tecnológicos e padrões setoriais de inovação e de difusão de tecnologias. Localização e distritos industriais. Ambientes inovadores e clusters. Sistemas nacional, regional e local de inovação. Propriedade intelectual e patentes. 1.7 Análise aplicada de organização industrial: vantagens competitivas e análises de competitividade. Diferentes enfoques de política industrial: falhas de mercado, superação do subdesenvolvimento, fortalecimento organizacional e inovativo da empresa. Dinâmicas da indústria e da agricultura brasileiras a partir de 1999: políticas de apoio ao investimento e à inovação no período recente. PITCE (Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior, 2003) e PDP (Política de Desenvolvimento Produtivo, 2008). 1.8 Agricultura, pecuária, mineração, extrativismo e florestania no Brasil. Ruralidade e desenvolvimento econômico. Organização dos mercados agrícolas. Impactos tecnológicos na agricultura e pecuária. Agronegócio, pequena produção e agricultura familiar. Questão agrária, estrutura fundiária e reforma agrária. 1.9 Desenvolvimento regional no Brasil e na União Européia. Políticas e experiência internacionais comparadas.
ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO: INFRAESTRUTURAS E LOGÍSTICA DE BASE:
1 Infra-estrutura e logística em economia da energia, economia e sociologia urbana, direito urbano, planejamento regional e urbano e modais de transportes inter-regional e urbano. 1.1 Economia urbana e urbanização. Mercado habitacional e gestão do uso do solo. O papel do governo no mercado habitacional. Oferta e demanda habitacional: externalidades, economias de aglomeração e falhas de mercado. Condições de ocupação da moradia e decisões de investimento em habitação. Moradia de interesse social e reforma urbana. Assentamentos humanos informais e segregação espacial. Evolução da política habitacional brasileira: gestão, custos, preços, subsídios, financiamento e gasto público. Os programas habitacionais do PPA e do PAC. Agenda 21 e cidades sustentáveis. Agenda habitat e o direito à cidade. Estatuto das cidades. 1.2 Rede urbana no Brasil: processo recente de urbanização, hierarquias urbanas, regiões metropolitanas, aglomerações urbanas e micro-regiões. Formação, crescimento e tamanho das cidades. A localização das atividades econômicas no espaço intra-urbano. Consórcios públicos e novas institucionalidades. 1.3 Direito urbanístico e legislação territorial. Processo de urbanização e marcos regulatórios no Brasil: plano diretor, regularização fundiária, parcelamento do solo e zoneamento urbano. Políticas urbanas pós-1988. Mercado de terras e informalidade no Brasil. Reforma urbana e políticas de regularização no Brasil. 1.4 Saneamento ambiental e meio ambiente urbano. Degradação e poluição ambiental. Bacias hidrográficas. Gestão e uso dos recursos hídricos. Saneamento, saúde, qualidade de vida e meio ambiente. Abastecimento de água: captação, adução, elevação, tratamento, reservação e distribuição. Esgotamento Sanitário: coleta, tratamento e destinação final. Resíduos sólidos: coleta, limpeza pública, tratamento, reciclagem e destinação final. Drenagem urbana e manejo de águas pluviais urbanas. Evolução da política nacional de saneamento básico e ambiental: gestão e regulação, financiamento e gastos públicos. Os programas de saneamento no PPA e no PAC. 1.5 Transportes e mobilidade urbana. Economia dos transportes e características do setor no Brasil: oferta e demanda, aspectos econômicos, operacionais, institucionais e tecnológicos. Modalidades de transporte. Transporte coletivo urbano. Acessibilidade e mobilidade urbana. Externalidades e deseconomias urbanas. Plano diretor de transporte urbano. Política nacional de transportes: regulação, custos, preços, financiamento e gastos públicos. Os programas de transporte no PPA e no PAC. 1.6 Bens públicos e externalidades. Infra-estruturas como indústrias de rede. Especificidade de ativos e custos irrecuperáveis. Economias de escala, tarifação e financiamento da infra-estrutura. 1.7 Papel do Estado nas infra-estruturas energética e de transportes inter-regional e interurbana. A atuação das agências reguladoras federais. Concessões, licitações, parcerias público-privado (PPP) e assunção de risco pelo Estado. 1.8 Matriz energética brasileira. Energias renováveis e não renováveis. Biocombustíveis: o debate recente. Alta do preço de petróleo e energias alternativas. Potencial hidrelétrico brasileiro: custos, benefícios e impactos ambientais. 1.9 Matriz de transportes brasileira. A eficiência da matriz de transportes. Corredores de transportes multimodais. Predominância do modal rodoviário: problemas e alternativas.
ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO: MACROECONOMIA E TÓPICOS DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO:
1 Economia política, macroeconomia, finanças públicas, economia financeira, teorias da dependência e do desenvolvimento brasileiro. 1.1 Teorias do valor, da acumulação e da distribuição do excedente econômico. 1.2 Lei de Say versus Princípio da demanda efetiva. Teoria quantitativa da moeda. Investimento e poupança. Mercado de trabalho e mercado de bens. Função de produção e determinação do emprego e da renda. Teorias e modelos de crescimento. 1.3 Expectativas, trajetórias macroeconômicas e a noção de equilíbrio nas teorias keynesianas, monetarista, novo-clássica, dos ciclos reais e pós-keynesiana. Modelos IS-LM e suas variações. Ciclos monetários e ciclos econômicos reais. Risco e incerteza. 1.4 Oferta monetária, modelos de demanda por moeda, curva de Phillips e teorias de inflação. Base monetária, meios de pagamentos, multiplicador monetário e crédito. Demanda por moeda especulativa, transacional e precaucional. Modelos com expectativas e modelos de equilíbrio de longo prazo. Teorias da inflação e terapias de choque e gradualista. Regime de metas de inflação. 1.5 Teorias das finanças públicas, orçamento e dívida pública no Brasil. Teorias clássica, keynesiana e novo-clássica. Sistema tributário nacional. Conceitos e indicadores fiscais. Multiplicador keynesiano do gasto. Receita, gasto e distribuição de renda. Receita, gasto e investimento público e privado. Relações e atribuições institucionais do Tesouro Nacional e do Banco Central do Brasil. Gestão da dívida pública. 1.6 Operacionalidade das políticas fiscal, monetária e cambial. Instrumentos, objetivos reais e nominais, objetivos finais e intermediários. Funções de reação e canais de transmissão. Tributação e gasto público. Operações de open-market, redesconto de títulos e métodos de formação de reservas compulsórias. Regulação do fluxo de capitais e regimes cambiais. Determinação da taxa de câmbio. Volatilidade e nível da taxa de câmbio. 1.7 Bancos e economia financeira. Banco central, banco comercial, banco universal, bancos de desenvolvimento e demais instituições financeiras. Oferta e demanda por crédito. Modelos com assimetria de informação. Mercado de capitais. Instrumentos de financiamento e crescimento econômico. Métodos, experiências e formas de regulação e supervisão financeira. Formação da taxa de juros. Inovações financeiras. Curva de rendimentos. 1.8 Teorias da dependência: o enfoque cepalino e a análise furtadiana. Heterogeneidade estrutural, subdesenvolvimento e informalidade no mercado de trabalho. 1.9 Desenvolvimento e política econômica no Brasil desde 1930: crescimento, inflação e distribuição da renda e da riqueza. Industrialização e substituição de importações. Plano de metas. PAEG (Plano de Ação Econômica do Governo) e reformas. Milagre econômico brasileiro. II PND (Plano Nacional de Desenvolvimento). A crise da dívida externa dos anos 1980. Planos antiinflacionários. Plano Real, estabilização monetária e reformas da década de noventa. Crises cambiais e evolução da política econômica no período recente.
ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO: PROTEÇÃO SOCIAL, DIREITOS E OPORTUNIDADES:
1 Demografia, economia e sociologia do trabalho, direitos humanos, políticas sociais, estado de bem-estar social, desenvolvimento agrário, economia do setor público, administração pública, políticas públicas, sociologia, direito e ciência política. 1.1 Interpretações sobre concepção e desenvolvimento das políticas sociais em diversos paradigmas teóricos (liberalismo, marxismo, neo-institucionalismo, entre outros) e abordagens explicativas para a gênese e desenvolvimento histórico das políticas sociais na experiência internacional e no Brasil. 1.2 Democracia, Estado e esfera pública. Cidadania e participação social. Seguridade social, seguro social e riscos sociais. Igualdade de oportunidades e igualdade de resultados. Universalismo, seletividade, integralidade e focalização. 1.3 Mundo do trabalho. Determinação do emprego e dos salários em diferentes paradigmas teóricos. Transformações contemporâneas no mundo do trabalho e suas conseqüências na quantidade (emprego/desemprego) e na qualidade da ocupação (informalidade/formalidade e precarização/qualificação). Regulação do trabalho no Brasil: modos de estruturação e de atuação das organizações sindicais, das instâncias de inspeção e fiscalização, da justiça do trabalho e do ministério público do trabalho. Políticas públicas de emprego, trabalho e renda no Brasil. 1.4 Características gerais e alterações recentes na dinâmica da população brasileira (transição demográfica, migrações, fecundidade, mortalidade) e em suas condições de vida. Projeções populacionais. 1.5 Evolução das políticas de seguridade social (previdência social, assistência social, saúde) no Brasil: gestão pública, articulação público-privado na provisão de bens e serviços, representação e participação social, abrangência da cobertura social (benefícios e beneficiários), estrutura organizacional, financiamento e gastos públicos. 1.6 Evolução das políticas de geração de oportunidades (educação, cultura, trabalho e renda, desenvolvimento rural) no Brasil: gestão pública, articulação público-privado na provisão de bens e serviços, representação e participação social, abrangência da cobertura social (benefícios e beneficiários), estrutura organizacional, financiamento e gastos públicos. 1.7 Evolução das políticas de direitos humanos, igualdade racial, igualdade de gênero e juventude no Brasil: gestão pública, articulação público-privado na provisão de bens e serviços, representação e participação social, abrangência da cobertura social (benefícios e beneficiários), estrutura organizacional, financiamento e gastos públicos. 1.8 Políticas de geração de oportunidades e de inserção produtiva qualificada: micro e pequenas empresas, formas alternativas de inserção produtiva (economia solidária, cooperativismo, associativismo, etc), condicionantes sistêmicos e políticas públicas de apoio e fomento à inserção produtiva qualificada. 1.9 Dilemas e perspectivas quanto à dinâmica da população brasileira, às condições de vida, às reformas agrária, previdenciária e trabalhista. Políticas de reconhecimento de direitos e ações afirmativas: gestão pública, articulação público-privado na produção e provisão de bens e serviços, representação e participação social, abrangência da cobertura social (benefícios e beneficiários), estrutura organizacional, financiamento e gastos públicos.
ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO: SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL:
1 Biodiversidade, sustentabilidade, variações climáticas e energias alternativas. 1.1 Desenvolvimento, sustentabilidade e meio ambiente nos diversos paradigmas teóricos: a sustentabilidade fraca e a economia neoclássica, a sustentabilidade forte e a economia ecológica. Convergência entre sustentabilidade fraca e forte. 1.2 Política e gestão ambiental no Brasil. Especificidades no contexto das políticas públicas. Política nacional do meio ambiente, princípios e instrumentos de gestão ambiental, instrumentos econômicos e instrumentos de comando e controle. Zoneamento econômico-ecológico (ZEE). ICMS ecológico, gestão de resíduos sólidos e a sua relação com a política urbana, legislação de recursos hídricos e a criação dos comitês de bacias hidrográficas, sistema nacional de unidades de conservação e a lei de crimes ambientais. 1.3 Contabilidade ambiental: fundamentos teóricos. Valoração econômica ambiental: fundamentação econômica e ecológica e métodos de aferição de impactos e externalidades ambientais. 1.4 Caracterização e problemática dos biomas brasileiros: Amazônia, cerrado, caatinga, campos sulinos, pantanal, mata atlântica, zona costeira e zona marítima. Biodiversidade: gestão de florestas, acesso ao patrimônio genético, biosegurança, biotecnologia e biopirataria. 1.5 Sustentabilidade e tecnologia. Gestão de ciência e tecnologia e meio ambiente. Industrialização, meio-ambiente, inovação e competitividade. 1.6 Meio ambiente e desenvolvimento na Amazônia. Agricultura, agronegócio, atividades minerais e cadeias produtivas. C&T e P&D para a biodiversidade amazônica. 1.7 Mudanças climáticas e seus efeitos ambientais, econômicos e sociais: aquecimento global, projeções, mitigação e adaptação. Alertas e acordos internacionais: Clube de Roma, Conferência de Estocolmo, Relatório Brundtland, Rio 92, Rio +10 e Conferência de Bali. O Protocolo de Quioto: mecanismo de desenvolvimento limpo, mercado de carbono e gases de efeito-estufa. 1.8 Economia da energia: energias renováveis e não-renováveis, impactos e alternativas sustentáveis. 1.9 Políticas e padrões de produção e consumo sustentáveis. Alimentos e energia: contradições e complementaridades no contexto mundial atual.
Tem material de qualidade para estudar?
Para otimizar ou iniciar sua preparação, indicamos a nossa Seção de Dicas para passar em Concurso Público. Nela você encontrará artigos com valiosas dicas para colocá-lo mais próximo da sua aprovação, como por exemplo:
- 5 Técnicas Comprovadas de Motivação nos Estudos
- Questões de Múltipla Escolha – 10 truques para mandar bem nas provas
- Como montar um Cronograma de Estudos para Agilizar a Aprovação!
- E muito mais…
Prefere dicas em vídeo? Acesse nossa seção com dicas de concursos, melhores cursos preparatórios, guia do primeiro concurso e muito mais!
Quais os melhores cursos preparatórios?
Se você tem como investir tempo e dinheiro em curso preparatório, é preciso pensar bem antes para escolher um que seja adequado às suas necessidades. Afinal, é sempre um diferencial apostar em um módulo específico para a área ou cargo pretendido.
Desse modo, veja algumas opções realmente boas:
O Gran Cursos Online está muito bem avaliado. De fato, tem material completo com videoaulas, além de professores de primeira linha. Assim, se você quer um curso com bom histórico de aprovação, e a possibilidade de estudar para mais de um concurso, o Gran Cursos certamente é uma ótima opção.
O Estratégia Concursos tem ótimos índices de aprovação nos principais concursos do país, pois conta com um material de qualidade e professores renomados. Ou seja, se você quer ter a certeza que está estudando pelo melhor material e, além disso, não se importa em pagar pela qualidade, o Estratégia Concursos é, com efeito, sua melhor opção.
O Exponencial é mais uma excelente alternativa. Igualmente aos demais cursos, é voltado para o aprendizado acelerado, mas oferece ainda o interessante serviço de coaching 100% especializado.
Quer conhecer outras opções? Confira no link a seguir:
[button link=”https://www.proximosconcursos.com/melhores-cursos-online-para-concursos/” type=”icon” color=”silver” newwindow=”yes”] Melhores Cursos Online para Agilizar sua Aprovação! [/button]
Tenha acesso a outras notícias e artigos. Curta nosso site no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube!
Bons estudos!