banca FundepVai participar de um concurso organizado pela banca Fundep? É melhor, então, saber todos os detalhes sobre o estilo das provas, questões e conteúdo programático.

Afinal, conhecer a fundo as particularidades da banca organizadora é um passo importante rumo à aprovação.

Saiba neste post tudo sobre a as provas da banca Fundep e turbine seus estudos para concurso.

Principais informações sobre a banca Fundep

O que é uma banca examinadora?

Uma banca examinadora, ou organizadora, é a responsável pela organização e divulgação de um concurso público. A equipe da instituição fica a cargo da elaboração das questões das provas para cada disciplina solicitada no edital, de acordo com instruções do órgão contratante. igualmente, analisam e julgam os recursos de questões. Tudo é feito por professores qualificados e profissionais experientes na área de concursos.

Qual o histórico da Fundep?

A Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) é uma entidade de direito privado, reconhecida pelos Ministérios da Educação (MEC) e de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Criada em 1974, passou a funcionar, efetivamente, em fevereiro de 1975 para dar suporte às atividades de pesquisa, ensino e extensão da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte. Sua principal finalidade, à época, era dar agilidade e mais competitividade à captação de recursos junto às agências de fomento.

No entanto, há 26 anos a instituição adquiriu a competência em gestão de projetos e, com a permissão nas legislações, recebeu a autorização para dar suporte também a outras Instituições de Ciências e Tecnologias. Dessa forma, deu início ao trabalho frente à organização de concursos públicos.

Ao longo desse período, já atuou em mais de 500 concursos, com cerca de 3,5 milhões de candidatos.

Qual o perfil da banca e o nível de dificuldade?

A Fundep é conhecida como uma banca de nível moderado de exigência. Ou seja, não é o “terror” dos concurseiros. Mas, ainda assim, requer uma preparação adequada para que os candidatos não sejam pegos de surpresa por uma disciplina que traga material mais complexo.

Afinal, algumas disciplinas nas provas da banca Fundep são mais difíceis que outras. Assim, não há uma linearidade no grau de exigência. E em uma mesma prova é possível que haja questões mais simples e outras mais complicadas.

Mas, atenção! Por prezar pela subjetividade na maioria dos enunciados, é comum haver “pegadinhas”, aquelas perguntas que causam dúvida e podem, por uma desatenção na hora de marcar a resposta correta, comprometer o resultado final.

Geralmente, as provas da banca Fundep são compostas por questões de Língua Portuguesa, Matemática, Direito e Informática. Além de Conhecimentos Específicos de acordo com órgão contratante e os cargos em disputa.

As questões costumam ser bem explicativas e bastante elaboradas, no modelo de múltipla escolha (com cinco alternativas e apenas uma opção correta). Ao contrário de outras bancas, a Fundep não anula uma questão certa a cada questão errada. Isto é, contabiliza apenas acertos no total, o que é considerado um ponto muito positivo.

Quais as exigências por matéria?

Veja quais as principais características das disciplinas mais recorrentes nas provas da banca Fundep.

Língua Portuguesa

As provas de Língua Portuguesa da Fundep trazem, em geral, 45% das questões focadas em interpretação de texto, 25% de gramática aplicada ao texto e 30% de gramática normativa. Dessa forma, os candidatos devem estar muito atentos à leitura dos enunciados. Foque no estudo de conectivos, verbos e advérbios.

Matemática

A disciplina de Matemática traz, normalmente, questões bem objetivas, com enunciados curtos, nas quais é solicitado ao candidato a aplicação de regras e propriedades. Entre os principais conteúdos estão: estruturas lógicas, lógica de argumentação, lógica das proposições, uso dos conectivos (e, ou, não, se, então), tabelas verdade, relações, gráficos e diagramas.

Informática

A prova da disciplina de Informática da Fundep costuma ser constituída de tópicos básicos, com um grau de dificuldade mais baixo, na comparação com as demais matérias.  De fato, o conteúdo programático solicita conhecimentos de nível iniciante sobre sistemas operacionais, navegadores, ferramentas do pacote Office e mensagens eletrônicas.

Direito

As provas de Direito da Fundep solicitam menos a letra da lei e mais a interpretação do conteúdo em geral. No entanto, há exceções, como quando trata de dispositivos legais e constitucionais, o que exige mais “decoreba” do candidato.

Redação

As provas de redação da banca Fundep variam conforme o órgão e a carreira, podendo ser uma prova discursiva com questões sobre temas constantes do conteúdo programático ou um texto dissertativo sobre temas atuais. Para concursos de juízes, por exemplo, é comum também aplicar práticas de lavratura de sentenças.

Provas anteriores Fundep

Quais os principais concursos?

A Fundep tem tradição na organização dos concursos da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais (DPE MG), mas também atua em diversos outros órgãos e instituições, como:

  • Tribunal de Justiça de Minas Gerais.
  • Ministério Público do Estado de Minas Gerais.
  • Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG).
  • Superintendência de Trens Urbanos de Belo Horizonte.
  • Corpo de Bombeiros (em todo o estado).
  • Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

Quais as outras bancas?

Aqui no Próximos Concursos temos análises completas das principais bancas de todo o país.Para conferir em detalhes, clique no nome da instituição:

Quais as melhores técnicas para estudar?

A preparação para um concurso costuma, de fato, ser exaustiva. Mas para facilitar um pouco a sua vida, há técnicas que potencializam o aprendizado e, assim, podem agilizar a aprovação.

Entre as técnicas conhecidas estão a pomodoro e a de ciclo de estudos. Além disso, você pode estudar com flash cards ou mapas mentais.  No entanto, de todas as técnicas, a mais utilizada pelos concurseiros é, com certeza, a de estudo por questões.

O estudo por questões ajuda a reter a informações e revisar a matéria, tornando o processo de memorização do conteúdo mais simples e efetivo. Alguns cursos preparatórios oferecem material com questões comentadas pelos professores, o que facilita ainda mais.

Contudo, ressaltamos que o ideal é experimentar cada uma das técnicas e ver com qual você se adapta melhor. Por isso, confira também nosso post com as 16 melhores técnicas e métodos de estudos para concursos públicos.

E se você está em busca de dicas que lhe ajudem a manter a energia em alta no período de preparação, não deixe de acessar nosso post com as 5 melhores técnicas de motivação.

Quais os melhores cursos preparatórios?

Se você tem como investir tempo e dinheiro em curso preparatório, é preciso pensar bem antes para escolher um que seja adequado às suas necessidades.

É sempre um diferencial apostar em um módulo específico para a sua área de atuação. Veja algumas opções realmente boas:

Concursos EstratégiaO Estratégia Concursos tem ótimos índices de aprovação nos principais concursos do país, conta com um material de qualidade e professores renomados.

Se você quer ter a certeza que está estudando pelo melhor material e não se importa em pagar pela qualidade, o Estratégia Concursos é certamente sua melhor opção.

Conheça os Cursos para Concursos do Estratégia Concursos

Gran Cursos onlineO Gran Cursos Online também está muito bem avaliado.

Tem material completo com videoaulas, além de professores de primeira linha.

Se você quer um curso com bom histórico de aprovação, além da possibilidade de estudar para mais de um concurso, o Gran Cursos certamente é uma ótima opção.

Conheça os Cursos para Concursos do Gran Cursos Online

Concurso Exponencial

O Exponencial é mais uma excelente opção. O curso é voltado para o aprendizado acelerado e também oferece serviço de coaching 100% especializado.

Conheça os Cursos para Concursos do Exponencial Concursos

Quer conhecer outras opções? Confira no link a seguir:

Melhores Cursos Online para Agilizar sua Aprovação!

Quer estudar por apostilas? Veja o Ranking das melhores:

Melhores cursos

Agora que você já conhece alguns detalhes da banca Fundep, aproveite para trocar uma ideia com outros concurseiros sobre as provas da instituição nas nossas redes sociais. Estamos no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.

Conte com a gente e bons estudos!

Gostou do artigo?
[Total: 4 Average: 5]

Planilha de Estudos

Inscreva-se agora para baixar gratuitamente a Planilha definitiva de Estudos!

Confirme seu e-mail e baixe a planilha!

Desconto de 30% no Gran Cursos Online

É só CLICAR AQUI para receber o desconto

E se quiser receber outras dicas de concurso, é só assinar nossa newsletter abaixo:

Você acabou de se inscrever em nossa lista.