Português para ConcursosPara ser aprovado em um concurso, o candidato precisa fazer, em média, 90% de acertos. Ou seja, é bastante! Sendo assim, até para quem manja bastante, Português para concursos pode ser difícil de encarar, especialmente com o nervosismo da hora da prova.

Mas Língua Portuguesa é nosso idioma, então, é mais que possível conseguir melhores resultados.

Para isso, é fundamental seguir alguns passos e usar algumas dicas e ferramentas.

Conhecer o estilo da banca organizadora do concurso, por exemplo, é vital para a aprovação, uma vez que essa disciplina muda bastante de uma para outra.

Quer saber mais sobre como estudar Português para concursos?

Então, acompanhe com a gente esse post!


https://www.youtube.com/watch?v=rS_4-WiZTCA

Saiba tudo sobre Português para concursos públicos

Escolha a estratégia correta

Não adianta, nem toda estratégia vai funcionar com todo mundo. Isso é fato. Então, o primeiro passo é encontrar a que melhor você se adapta, que atende suas necessidades e traz resultados.

Por exemplo: muita gente aposta na resolução de questões como tiro de largada no estudo de Português para concursos. E é verdade, esse método potencializa muito o aprendizado. Contudo, isso só é válido se você já tem uma forte bagagem teórica, do básico da disciplina.

Isso porque ao fazer o exercício, errar e não conseguir entender o porquê desse erro, irá se frustrar e achar que Língua Portuguesa é uma matéria complexa.

Então, é simples: se já tem conhecimento, pode apostar em resolução de questões. Não tem? É melhor começar pela teoria.

Uma boa maneira de saber se seu conhecimento está sólido é pegar uma prova anterior e fazer todos os exercícios. Se acertar mais de 70%, parabéns! Você tem base garantida. Se acertou menos de 70%, é melhor voltar algumas casas e fortalecer a sua base teórica.

Estude voltado para a banca

Esse ponto é muito importante, porque as bancas organizadoras variam muito de estilo. A Cespe/Cebraspe, por exemplo, não pede as mesmas coisas que a FGV, nem tem o mesmo tipo de questão.

Assim, ao estudar Português para concursos de maneira direcionada para a banca, suas chances serão potencializadas.

Claro, o esqueleto costuma ser o mesmo, cobrando interpretação de texto, pontuação, coerência, etc. Mas até mesmo o peso de cada um desses assuntos é diferente. E saber disso pode fazer toda a diferença para garantir pontos extras.

Cuidado com a gramática

É bem comum que o candidato, ao começar a estudar Português para concursos, compre uma gramática pesada, cheia de exercícios e conteúdo denso. Porém, essa não é uma estratégia muito boa.

Basicamente, porque a abordagem de uma prova de concurso é muito diferente da abordagem de um livro voltado para o estudo aprofundado da Língua Portuguesa. Em concursos, não é preciso virar um expert na disciplina. Então, a gramática servirá mais como um auxílio para tirar dúvidas do que o ponto de partida da preparação.

Aqui o ideal é apostar em livros que abordem a gramática direcionada para concursos ou, ainda melhor, fazer um módulo específico dessa matéria em um cursinho preparatório.

Aprenda interpretação de texto

A interpretação de texto costuma representar, ao menos, 30% de uma prova de Língua Portuguesa em todas as bancas. Sendo assim, é muito importante você não titubear nesse aspecto.

E para aprender interpretação de texto, antes você precisa aprender a parafrasear, que é escrever com suas próprias palavras o que o texto está falando.

Isso porque os seres humanos têm três tipos de vocabulário: o desconhecido, o ativo e passivo.

O desconhecido, obviamente, é aquele de palavras que você nunca ouviu falar ou não sabe o que significa.

O ativo é aquele com palavras que você costuma usar no seu dia a dia, falando ou escrevendo.

O passivo é aquele com palavras que você até já ouviu ou sabe o que significa, mas nunca fala ou escreve.

Acontece que o cérebro tem muita dificuldade em fazer conexões e interpretar os vocabulários desconhecido e passivo. Então, por isso é importante você escrever o conteúdo com suas próprias palavras, para compreendê-lo e internalizá-lo melhor.

Ao transcrever um material com palavras que são mais comuns para você, sinônimos que façam mais sentido, seu cérebro automaticamente dará sentido àquele contexto.

Há três métodos de parafrasear: o resumo, a resenha e o esquema.

No resumo, você vai destacar os principais trechos de um texto com suas próprias palavras. Na resenha, além disso, você vai incluir porquês, análises e motivos. No esquema, você distribui o texto em tópicos e faz relação entre eles, criando um encadeamento de ideias.

Todos esses métodos vão lhe ajudar a virar uma fera em interpretação de texto em Português para concursos e, assim, também levar menos tempo na resolução de questões.

Tape os buracos

Nesse ponto, o que se quer dizer com “tapar os buracos” é ir direto ao ponto: o que você precisa saber em Língua Portuguesa. São tópicos que você precisa dominar e sem os quais você não consegue avançar nos estudos da disciplina.

Nível Fundamental

  • Fonologia;
  • Ortografia;
  • Acentuação;
  • Semântica (sinônimos, antônimos e fatos da língua culta);
  • Classe de palavras (identificação das classes e conjunções)
  • Aspectos básico de análise sintática, concordância, regência e crase.

Nível Médio

  • Tipologia textual (dissertação argumentativa e suas características);
  • Coesão e coerência;
  • Emprego e colocação de pronomes pessoais, demonstrativos e relativos;
  • Verbos (conjugação, correlação verbal, voz verbal, emprego de tempos e modos verbais)
  • Conjunções e preposições;
  • Sintaxe do período simples e composto;
  • Partículas SE (principalmente a apassivadora e indeterminadora)
  • Partícula QUE (principalmente conjunção integrante e pronome relativo)
  • Pontuação (principalmente vírgula);
  • Concordância (principalmente verbal);
  • Regência.

Nível Superior

  • Tipologia textual (dissertação argumentativa e suas características);
  • Coesão e coerência;
  • Emprego e colocação de pronomes pessoais, demonstrativos e relativos;
  • Verbos (conjugação, correlação verbal, voz verbal, emprego de tempos e modos verbais)
  • Conjunções e preposições;
  • Sintaxe do período composto;
  • Partículas SE (principalmente a apassivadora e indeterminadora)
  • Partícula QUE (principalmente conjunção integrante e pronome relativo)
  • Pontuação (principalmente vírgula);
  • Concordância (principalmente verbal);
  • Regência (principalmente verbal).
  • Crase.

Qual a ordem certa para estudar?

Você deve estar se perguntando se existe uma ordem correta para estudar todos esses tópicos. Há, de fato, uma ordem ideal, que é a seguinte:

1 – Morfologia

A morfologia é base da Língua Portuguesa. Aqui você vai ocê vai entender o que é um artigo, um adjetivo, qual sua natureza, se é regular ou irregular, pronomes, preposições, etc. É uma das etapas mais pesadas, é verdade, mas servirá de alicerce para a construção sólida do seu conhecimento sobre a matéria.

2 – Sintaxe 

A sintaxe é o estudo de como a língua funciona, como você monta as frases, qual a função de cada elemento. Você vai estudar o que é sujeito, objeto direto e indireto, complemento nominal, adjunto adverbial, etc.

3 – Concordância 

Concordância é um tópico muito solicitado em Português para concursos públicos, principalmente masculino e feminino, singular e plural e as relações entre eles.

4 – Colocação pronominal

Aprender colocação pronominal ele é um pouco mais leve, mas você tem que estar dominando a morfologia para entender esse tópico.

5 – Regência

A regência é o estudo da necessidade ou não da proposição e as relações entre as palavras e seus complementos.

6 – Crase 

A partir da regência, você vai entender e estudar a crase, que vai ser importante durante todo o seu tempo de preparo.

7 – Pontuação

A pontuação deve ser um dos últimos tópicos a ser estudado, porque é preciso todo o conhecimento prévio já citado para que se possa estudá-la de acordo.

8 – Ortografia e acentuação

Esses tópicos caem bem menos nas provas, mas ainda assim são importantes e você vai avaliar o quanto deve se dedicar a eles de acordo com cada edital.

Quais os melhores cursos preparatórios de Português para concursos?

Se você tem como investir tempo e dinheiro em curso preparatório de Português para concursos, é preciso pensar bem antes para escolher um que seja adequado às suas necessidades. Veja algumas opções realmente boas:

Gran Cursos onlineO Gran Cursos Online também está muito bem avaliado.

Tem material completo com videoaulas, além de professores de primeira linha.

Se você quer um curso com bom histórico de aprovação, além da possibilidade de estudar para mais de um concurso, o Gran Cursos certamente é uma ótima opção.

 Curso Gran – Português

Concursos Estratégia

 

O Estratégia Concursos tem ótimos índices de aprovação nos principais concursos do país, conta com um material de qualidade e professores renomados.

Se você quer ter a certeza que está estudando pelo melhor material e não se importa em pagar pela qualidade, o Estratégia Concursos é certamente sua melhor opção.

Curso Estratégia – Português

O Exponencial é mais uma excelente alternativa. Igualmente aos demais cursos, é voltado para o aprendizado acelerado, mas oferece ainda o interessante serviço de coaching 100% especializado.

Curso Exponencial – Português

Quais os melhores livros de Português para concursos?

Há diversas obras realmente boas de Português para concursos. Contudo, indicamos aqui três livros que se destacam:

Resumos para concursos Língua Portuguesa

Autora: Maria Augusta Guimarães de Almeida

Editora: PODIVM

Traz os assuntos mais importantes das provas, quadros-resumo, questões comentadas e exemplos de exercícios variados.

Português para concursos

Autor: Eduardo Sabbag

Editora: Saraiva

Um livro com muito humor e muita criatividade na abordagem do ensino da Língua Portuguesa direcionada para concursos públicos.

A gramática para concursos públicos

Autor: Fernando Pestana

Editora: Método

Esse é um livro para quem quer realmente se aprofundar na disciplina, quem irá fazer um concurso no qual a Língua Portuguesa seja densa.

Curta também nossas outras redes sociais:  Facebook, Twitter e Instagram.

Conte com a gente e bons estudos!

Planilha de Estudos

Inscreva-se agora para baixar gratuitamente a Planilha definitiva de Estudos!

Confirme seu e-mail e baixe a planilha!

DESCONTO de 50% no Gran Cursos Online

É só CLICAR AQUI para ATIVAR SEU DESCONTO.

E se quiser receber outras dicas de concurso, é só assinar nossa newsletter abaixo:

Você acabou de se inscrever em nossa lista.