proximos concursos

Ciclos de estudos: tudo que você precisa saber sobre o método!

Ciclos de Estudos

Ciclos de Estudos

Como aperfeiçoar a sua preparação para concursos por meio dos Ciclos de Estudos

Você já sabe que passar em um concurso público é sinônimo de estabilidade financeira e de emprego.

Mas é quase impossível passar em qualquer concurso sem um bom cronograma de estudos e organização.

Nesse ponto surgem as dúvidas:

Como me organizar?

Como estudar tudo o que precisando conciliando o trabalho, a família, a faculdade?

Para solucionar esses questionamentos e fazer com que essa organização tão desejada e necessária seja  sua aliada e não inimiga, nós fizemos esse artigo.

Nesse texto você descobrirá uma das melhores táticas de se criar um cronograma que irá te deixar mais tranquilo e motivado: o método dos Ciclos de Estudos.

Mas o que é isso?

Se você não sabe o que é o método de Ciclo de Estudos, fique tranquilo, explicaremos tudo direitinho e com detalhes.

Nos próximos parágrafos você descobrirá tudo o que é precisa saber para montar um bom ciclo de estudos, e, caso fique alguma dúvida, é só perguntar nos comentários que teremos muita satisfação em ajudá-lo.

Vamos lá?

Mas, antes de começarmos, gravamos um vídeo específico do assunto, se você preferir é só olhar.

O que é um ciclo de estudo?

? perguntaO ciclo de estudos é um método de organização de programação de estudo amplamente divulgado pelos famosos professores William Douglas e Alex Meirelles.

Essa ferramenta consiste em dividir as disciplinas de uma forma que você conseguirá estudar várias por dia e será obrigado a estudar até aquelas que não gosta.

Com esse mecanismo é possível que você estude com bom desempenho ao mesmo tempo TODAS AS MATÉRIAS NECESSÁRIAS, basta se organizar.

Não é incrível??

Por ser muito flexível, o seu projeto se adaptará rapidamente às mudanças na rotina e te deixará amparado quando surgirem os inevitáveis imprevistos.

Outra vantagem da maleabilidade do método é que ele também funciona muito bem com as pessoas “menos organizadas” com o horário, basta ter um pouquinho de disciplina.

 

Quais as vantagens do estudo por ciclos?

 

Se você ainda não está convencido que a versatilidade não é suficiente para aderir a essa proposta, mostraremos que existem inúmeras vantagens além dessa:

  • Estudar várias disciplinas por semana, conseguindo manter todo o conhecimento fresco na mente, reduzindo o esquecimento e aumentando a memorização.
  • Aumento da motivação. Ver o ciclo rodando ajuda a aumentar a vontade de continuar estudando, pois quando você chegar ao final de cada ciclo terá aquela gratificante sensação de dever cumprido.
  • Facilidade de adaptação à rotina, independente se você é uma pessoa que consegue manter uma rotina de estudos ou é mais flexível. Ele adapta-se fácil a imprevistos como convites inesperados de amigos ou algum outro compromisso importante.

 

Ou seja, ele é um método que faz com que você memorize mais, tenha flexibilidade e provavelmente vai aumentar sua vontade de estudar.

Existe procedimento melhor?

Você verá que provavelmente não!

 

Como fazer o ciclo de estudo?

 

Antes de fazer o ciclo, você precisa entender quantas horas semanais você tem livre para estudar e quantas horas você deverá estudar cada disciplina. Para te dar mais suporte para decidir a quantidade de horas dedicadas a cada conteúdo preparamos um artigo específico para isso: Clique aqui para ler.

O ciclo de estudos funciona da seguinte forma:

 

  • Você verifica a quantidade de horas semanais que tem livre para estudar;
  • Você identifica a quantidade ideal de horas para cada disciplina do edital;
  • Você faz um elemento gráfico (quadro, planilha do excel, word ou até mesmo folha de papel) para controlar a quantidade de horas destinadas para cada matéria;
  • Você somente começa um novo ciclo quando terminar o anterior;
  • Você avalia a efetividade do ciclo e refaz quando necessário.

Nada melhor do que começar a entender o ciclo de estudos do que fazendo um exemplo, ok?

Vamos começar imaginando um concurso hipotético com cinco disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, Informática, Língua Inglesa e Legislação.

Após fazer a divisão, descobrimos que teremos um ciclo de 40 horas semanais e a divisão das matérias ficará da seguinte forma:

Disciplina Total
Português 8
Matemática 6
Direito 12
Língua Inglesa 5
Informática 9
Total 40 horas

Como colocar em prática o planejamento do ciclo?

 

É simples!

Talvez a maneira popular seja o controle com “quadradinhos” em uma tabela de Excel, word ou mesmo em um papel sulfite ou caderno da seguinte forma:

 

Modelo Ciclo de Estudos Excel

 

Cada quadrado corresponde a 1 hora de estudo, se você estudar meia hora, anota no quadrado e quando voltar ao ciclo, continua pelo tempo necessário.

Conforme você estuda a disciplina, vai marcando os “quadradinhos”. Você pode estudar quantas horas quiser cada matéria e pode utilizar seu próprio cansaço e humor para parar de estudar.

Simples, não é?

 

Veja um exemplo dos artigos marcados:

modelo ciclo de estudos excel marcado

 

Como o ciclo do exemplo ficou muito grande porque são poucas disciplinas e um horário hipotético alto (40 h) talvez fosse interessante dividir pela metade

 

Disciplina  1  2 3  4  5  6
Português 1 2 3 4
Matemática 1 2 30 minutos
Informática 1 2 3 4 5 6
Língua Inglesa 1 2 30 minutos
Legislação 1 2 3 4 30 minutos

 

Dependendo de como você fez o seu ciclo, é uma forma de simplificar e ficar mais fácil o controle.

 

Ainda assim poderíamos dividir por 3 e não perderíamos muito, veja como ficaria:

 

Disciplina  1  2 3  4
Português 1 2 30 minutos
Matemática 1 30 minutos
Informática 1 2 3 4
Língua Inglesa 1 30 minutos
Legislação 1 2 3

 

O ideal é que você conseguisse diminuir o tamanho do ciclo para o menor possível, para ter aquela sensação de que completou o ciclo e dever cumprido.

 

Qual a ordem de estudo das disciplinas dentro do ciclo?

 

É possível que você comece estudando 1 hora de cada disciplina e siga à risca o ciclo. Também, caso você preferir, pode estudar 2:30 uma determinada disciplina, e outra só 1 hora, depende de sua própria vontade e “feeling”.

Imagine que você estudou 2 horas de Direito e está cansado, estude uma de matemática ou algo assim. Você só tem que tomar cuidado para não deixar as disciplinas “chatas” acumulados para o final. Estude-as no meio do ciclo, para não dar aquela desmotivada.

Também é muito importante você ter em mente que precisa anotar onde parou de estudar. Isso é absurdamente importante.

Não custa lembrar que você também deve dividir seu estudo dentro de cada disciplina em aprendizado, revisão e questões, dessa forma conseguirá uma preparação mais consistente, mas isso abordaremos em outro capítulo.

Outro fato importante é você intercalar matérias que você tem mais facilidade com as que tem mais dificuldade, e matérias mais exatas (como raciocínio lógico e estatística) com as mais teóricas. Isso ajuda na fluidez do estudo.

Mas essas são sugestões, você deve testar e ver se funciona para você.

 

O que fazer ao final do ciclo?

 

O método se chama ciclo porque ele se encaixa nos famoso método PDCA , (do inglês PLAN – DO – CHECK – ACT or ADJUST). Ou seja, você planeja o estudo, executa, verifica ao final se está dando os resultados desejados e ajusta para o próximo ciclo.

Assim, ao final do ciclo você deverá avaliar se o tempo para cada matéria está bom, se a forma como você está estudando as matérias está adequada e fazer os alinhamentos necessários.

Sempre lembrando que os ciclos são bastante flexíveis, podendo ser alterados conforme as suas necessidades. Não apenas o tempo dedicado a cada disciplina ou a ordem delas, mas também seus conteúdos.

O que não é indicado é retirar uma matéria por completo do ciclo, a não ser que você seja um expert naquele determinado assunto e sinta que pode aplicar esse tempo de melhor forma.

 

Resumo dos principais pontos do ciclo de estudo:

 

  • Descobrir a quantidade líquida de horas de estudo semanais;
  • Dividir a quantidade de horas de uma maneira que racionalize o estudo;
  • Fazer um elemento gráfico que ajude você a controlar o estudo (o Ciclo);
  • Acompanhar e adaptar o estudo.

 

Quais os melhores cursos preparatórios?

 

Se você tem como investir tempo e dinheiro em curso preparatório, é preciso pensar bem antes para escolher um que seja adequado às suas necessidades. Afinal, é sempre um diferencial apostar em um módulo específico para a área ou cargo pretendido.

Desse modo, veja algumas opções realmente boas:

 

O Gran Cursos Online também está muito bem avaliado. De fato, tem material completo com videoaulas, além de professores de primeira linha. Assim, se você quer um curso com bom histórico de aprovação, e a possibilidade de estudar para mais de um concurso, o Gran Cursos certamente é uma ótima opção.

 

Estratégia ConcursosO Estratégia Concursos tem ótimos índices de aprovação nos principais concursos do país, pois conta com um material de qualidade e professores renomados. Ou seja, se você quer ter a certeza que está estudando pelo melhor material e, além disso, não se importa em pagar pela qualidade, o Estratégia Concursos é, com efeito, sua melhor opção.

 

O Exponencial é mais uma excelente alternativa. Igualmente aos demais cursos, é voltado para o aprendizado acelerado, mas oferece ainda o interessante serviço de coaching 100% especializado.

 

Você entendeu como fazer o seu ciclo de estudo? Está preparado para colocá-lo em prática?

Se ficou com alguma dúvida, basta chamar nos comentário que ficaremos mais que felizes em responder!

Espero que você tenha gostado de nosso artigo, e não esqueça de curtir nosso site no Facebook, Youtube, Instagram e Twitter.

Bons estudos!

Fique bem informado

Acompanhe o melhor canal com vídeos com dicas de estudos e notícias sobre concursos públicos.

plugins premium WordPress