Como passar no Cebraspe: manual completo da banca

Provas PGE RN

Está buscando informações sobre como passar no Cebraspe?

O Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos) é o antigo Cespe/Unb (Centro de Seleção e de Promoção de Eventos/Universidade de Brasília).

Essa banca é bastante conhecida e considerada difícil pela maioria dos concurseiros.Isso porque sua principal característica é também sua maior dificuldade: as questões de “certo e errado”, com perda de pontos e a regra de que uma errada anula uma certa.

Dessa forma, é normal bater a dúvida sobre a melhor forma de gerir o tempo ou responder as questões em dúvida. Vale a pena chutar, por exemplo?

Fique tranquilo, neste post você saberá mais detalhes das provas e terá dicas para passar no Cebraspe sem dores de cabeça.

 

O que é o Cebraspe?

 

O Cebraspe tem uma banca considerada difícil, mais pelo formato que pelo conteúdo. Embora o material seja bem elaborado, o modelo “certo e errado” assusta.

Por isso, é temida por muitos candidatos, principalmente pela fórmula de correção que penaliza os erros com anulações de questões corretas.

 

Como passar no Cebraspe?

 

Ser aprovado no Cebraspe não é tarefa fácil, mas é perfeitamente possível. Para isso, você precisa entender como a banca pensa, seus diferenciais, os assuntos mais cobrados  em cada disciplina e estratégias para fazer a prova.

Tudo isso você verá a seguir!

 

Quais os principais concursos do Cebraspe?

 

O Cebraspe realiza boa parte das provas de concursos no país todos os anos, de grandes órgãos e instituições, como:

  • Polícia Federal (PF)
  • Agência Brasileira de Inteligência (ABIN)
  • Tribunal de Contas da União (TCU)
  • Banco Central (BACEN)
  • Advocacia-Geral da União (AGU)
  • Ministério Público
  • Polícia Civil de diversos estados
  • Defensorias públicas de diversos estados
  • Tribunais de Justiça de diversos estados

 

Quais os diferenciais do Cebraspe?

 

Questões de certo e errado: a maioria dos concursos do Cebraspe são de questões de certo e errado com a anulação de questões certas pelas erradas. Mas antes de se apavorar, verifique o edital. Em algumas provas, só perde uma questão a cada duas ou três erradas ou perde apenas 0,5 ponto. E nem todos os concursos do Cebraspe são dessa forma. Os concursos para Juízes, por exemplo, tendem a ser de múltipla escolha.

Divisão das disciplinas: o Cebraspe não costuma dividir a prova por quantidade de questões em cada disciplina. Quando o candidato vai para a prova não sabe exatamente quantas serão as questões de Língua Portuguesa ou Direito. É uma surpresa.

Mistura de disciplinas na hora da prova: a questão 1 pode ser de Matemática, a 2 de Língua Portuguesa e a 3 de Língua Estrangeira, por exemplo. Nunca se sabe a ordem, nem as divisões.

Prioridade pela teoria: o Cebraspe prioriza questões mais teóricas, inclusive em provas voltadas para os temas de Exatas, como Contabilidade e Economia.

Questões inteligentes: de forma geral, é possível afirmar que as questões da banca Cebraspe são melhor elaboradas e mais “inteligentes” que as outras bancas. Ela exige a real compreensão do assunto, não somente a decoreba.

Pegadinhas: o Cebraspe costuma ser bastante malicioso em algumas matérias, colocando pegadinhas fáceis de errar. Por isso, muita atenção na hora de resolver as questões.

Pontuação mínima: não há cobrança de pontuação mínima por disciplina. Assim, em matérias que o candidato tem mais dificuldade, há a possibilidade de deixar questões em branco sem o risco de ser eliminado do concurso. Porém, o ideal é deixar no máximo 10% da prova em branco. Mais que isso, é sinal de que está com medo de marcar. Lembre-se que ara passar em um concurso é necessário fazer muitos pontos.

 

Por que o Cebraspe usa questões de “uma errada anula uma certa”?

 

O objetivo do Cebraspe ao usar o modelo de “uma errada anula uma certa” é que apenas os melhores candidatos sejam aprovados.

A banca quer evitar que candidatos consigam pontos por meio de chutes e golpes de sorte.

 

Qual a média de acertos por provas do Cebraspe?

 

As pontuações das provas do Cebraspe não costumam ser altas.

Geralmente, os primeiros colocados ficam com 80% dos pontos. Então, se você não gabaritar a prova, não se desespere, isso é perfeitamente normal.

 

Dicas de como passar no Cebraspe

 

A principal dica para passar em qualquer banca é conhecê-la profundamente. Para isso, você deverá fazer exaustivamente as questões dos últimos concursos. Especialmente as de concursos semelhantes ao que você quer prestar, como o mesmo nível de escolaridade ou da mesma área (Jurídica, Fiscal, Controle, etc).

O curso preparatório Estratégia fez um apanhado com milhares de questões da FCC e é possível filtrar por banca e até assunto. Clique aqui para conhecer essa excelente ferramenta totalmente gratuita para quem quer passar em concursos públicos.

 

Devo chutar nas provas do Cebraspe?

 

Sim! Em provas de concursos estilo Cebraspe é muito difícil ter certeza das respostas. Se você marcar apenas o que tem certeza, é possível que deixe toda a prova em branco.

Então, o que recomendamos é dividir as questões em três tipos:

  • As que você tem certeza da resposta;
  • As que acredita saber a resposta; e
  • As que não tem a mínima ideia.

As únicas que você deve deixar em branco (se quiser) são as que não tem nenhuma ideia da resposta. Obviamente, essa regra só vale para os candidatos que realmente se prepararam para a prova.

 

Técnica de chute para a prova de certo e errado

 

Essa técnica de chute serve apenas para aqueles que realmente estudaram para a prova. É uma técnica já comprovada por vários que passaram em bons concursos do Cebraspe.

Mas, é preciso esclarecer, ela não é garantia de acertos, então, use-a com responsabilidade.

Para usar a técnica, você precisa antes seguir o seguinte roteiro:

  • Resolva as questões que você realmente sabe.
  • Pule as questões de cálculo e as muito complexas, que exigem muito tempo. Volte a elas apenas no final da prova (se tiver tempo).
  • Cuidado, pois muitas dúvidas são causadas apenas por insegurança. Ao se deparar com uma pergunta que você acha que não sabe, pergunte-se: “eu realmente não sei ou é apenas minha insegurança e medo de errar?” Se realmente não souber, deixe-a em branco.
  • Deixe o menor número possível de questões sem resposta.
  • Aceite que você vai errar questões que não tem certeza, isso faz parte do processo.

 

Agora, vamos à técnica

 

Na análise das últimas 160 provas recentes do Cebraspe, feita pelo professor Rodrigo Menezes, foi constatado por ele que os gabaritos das provas costumam ser 50% C e 50% E.

Agora, imagine que a prova tenha 100 perguntas:

  • Você respondeu com segurança razoável 50 perguntas como C.
  • Respondeu também 30 perguntas como E.
  • 20 perguntas você não tem a mínima ideia da resposta.

Assim, se configuram dois cenários possíveis.

 

Cenário 1 – Deixando em branco as 20 perguntas

 

Imagine que das 80 perguntas que você marcou (50 C e 30 E), 10 você tenha errado. Sua nota final ficará 70 pontos certos. Com menos 10 pontos errados, o total será de 60 pontos. Ou seja, sem arriscar, você teve uma nota de 60 pontos.

 

Cenário 2 – Chutando as 20 perguntas

 

Só para lembrar, você tem razoável certeza que 50 questões estão certas e 30 erradas. Como o Cespe / Cebraspe costuma dividir as questões em 50% certas e erradas, é muito provável que a maioria dessas 20 perguntas que você não sabe sejam erradas. Digamos que 15 destas questões realmente eram erradas e 5 eram certas. Vamos calcular?

  • 15 questões erradas (10 que você iria marcar e 5 do chute).
  • 85 questões certas.
  • 85 – 15 = 70 pontos na prova.

Ou seja, nesse cenário você ganhou 10% da prova apenas por chutar. E isso pode significar a tão sonhada vaga!

 

Quando vale a pena chutar?

 

Segundo estudos do professor Rodrigo Menezes, as probabilidades de você ganhar pontos são as seguintes:

  • Se após marcar as questões certas e erradas, a diferença entre C e E for superior a 16% você terá 92% de chance de ganhar pontos chutando com a técnica. Ou seja, você verá apenas as questões que tem razoável certeza e verá a diferença entre elas, se você estivesse fazendo uma prova de 120 questões e marcou 100,  seria algo como 58 C e 42 E, ou seja, diferenças maiores de 16% entre elas você terá boas chances de ganhar pontos.
  • Se após marcar as questões certas e erradas, a diferença entre C e E for superior a 4% você terá 50% de chance ganhar pontos chutando com a técnica. No nosso exemplo, seria algo como 52 C e 48 E.

Alguns pontos para lembrar:

  • A técnica só serve para aqueles que estudaram a maior parte da matéria.
  • Nas provas que você perde apenas 0,5 por questões erradas, sempre vale a pena chutar!

 

Como estudar Língua Portuguesa para o Cebraspe?

 

As questões de interpretação de texto das provas de Português do Cebraspe costumam ser simples, com textos não muito longos ou trechos destacados de materiais maiores.

Basicamente são:

  • Questões de referência: basta ler o texto e localizar ao que se refere.
  • Questões de inferência: são reescritas e você deverá dizer se estão certas ou erradas essas novas escritas.
  • Questões de reescrita: são reescrituras resumindo, ampliando ou diminuindo o texto e você deverá dizer se foi certa ou errada a modificação.

Quanto à gramática, as provas do Cebraspe não costumam ser pesadas. Uma pessoa com razoável conhecimento em sintaxe consegue resolver a prova sem maiores dificuldades.

Sugere-se a leitura de alguns pontos mais importantes de regras gramaticais para a resolução de provas do Cebraspe e da Escola de Administração Fazendária (Esaf), conforme a seguir:

  • Fonologia
    • Acentuação gráfica
    • Uso de iniciais maiúsculas
    • Uso de iniciais minúsculas
    • Uso facultativo de iniciais maiúsculas e minúsculas
  • Semântica
    • Denotação e Conotação
    • Dificuldades semânticas e ortográficas
  • Morfologia
    • Artigos
  • Sintaxe

Experimente utilizar as técnicas de Flash cards e mapas mentais que ensinamos anteriormente. Se bem aplicadas, elas potencializarão seus estudos.

 

Como estudar Raciocínio Lógico?

 

As provas de Raciocínio Lógico do Cebraspe são consideradas de dificuldade média. Cerca de 80% da prova foca no Raciocínio Lógico matemático, ou seja, solicita cálculos simples e fórmulas para a resolução.

Apenas em questões  lógica proposicional o conteúdo de mistura ao de Língua Portuguesa, requerendo muita atenção à interpretação do texto base.

Os tópicos mais pedidos costumam ser:

  • Princípios de contagem
  • Lógica de proposições
  • Análise combinatória
  • Probabilidades

 

Como estudar Direito?

 

O nível de dificuldade das provas do Cebraspe de Direito costuma variar. Para cargos de nível médio, a banca costuma cobrar a leitura seca da lei.

Já em concursos jurídicos (como os de advogados, defensores e procuradores – AGU, DPU e Bacen) ou de Juiz Federal, a doutrina é bem aprofundada, em um nível acima do comum, assim como as jurisprudências e demais normativos relacionados.

O Cebraspe costuma cobrar muita jurisprudência do STF e STJ e é comum em muitas questões encontrarmos transcrições das decisões. Para preparar-se para a prova você deverá estar ciente das decisões da área. Um bom curso preparatório irá auxiliá-lo na tarefa.

Nos concursos mais generalistas e de nível superior, como os de tribunais, Banco Central, Auditor do Trabalho e outros, o nível de cobrança é pesado também, mas não tanto como o dos jurídicos.

É importante enfatizar que, ainda que a exigência não seja igual a de um concurso de juiz, essas matérias devem ser estudadas de forma completa.

Para os concursos generalistas, recomenda-se priorizar o estudo de uma boa e completa doutrina (com as leis secas correlacionadas e os normativos jurisprudenciais), mas não tão aprofundada se não se tratar de um concurso para a área Jurídica.

 

Como estudar Inglês e Espanhol?

 

As provas de Inglês e Espanhol costumam ter como núcleo central a interpretação de textos e a tradução de palavras.

Os tópicos mais solicitados costumam ser:

  • Interpretação de Texto
  • Tradução de Palavras
  • Gramática
  • Vocabulário

É importante dominar os termos técnicos do cargo pretendido em outra língua, pois as provas costumam tratar de tópicos relacionados ao cargo.

Para resolver as questões não é necessário conhecimento aprofundado da língua. Por isso, recomenda-se um bom curso preparatório e a leitura de sites norte-americanos e britânicos, como o The Economist, The New York Times, BBC etc.

Como estudar as matérias exatas para as provas do Cebraspe?

 

Um dos grandes problemas das provas das matérias que envolvem cálculos no Cebraspe é a falta de alternativa. Em outras bancas, você olha as alternativas e consegue ter uma ideia de que caminho trilhar para achar a resposta. Como o Cespe não coloca alternativa, fica um pouco mais difícil ter certeza na hora da resolução das questões.

Apesar dessa dificuldade, as questões das matérias exatas do Cebraspe costumam ser mais fáceis e envolvem menos cálculos que as demais bancas.

 

Como estudar Contabilidade?

 

As provas de Contabilidade do Cebraspe são muito bem elaboradas, com questões consideradas mais inteligentes e menos difíceis que as demais bancas.

O Cebraspe cobra questões mais teóricas e menos específicas, obrigando o candidato a ter uma visão mais ampla da matéria. Também não se detém em detalhes sem importância, como as demais bancas.

As provas de Contabilidade Pública do Cebraspe são muito superficiais, basicamente decorando as contas dos balanços e sabendo fazer os lançamentos, o candidato gabarita a prova.

Os principais tópicos costumam ser:

  • Ativos
  • Escrituração Contábil
  • Demonstrações Contábeis
  • Balanço Patrimonial

 

Como estudar Economia?

 

A abordagem do Cebraspe na prova de Economia envolve mais teoria do que cálculos, o que exige um estudo muito aprofundado da matéria.

Muitas vezes, é necessário complementar o material estudado com livros clássicos, como os de Roberto S. Pindyck, Hal R. Varian e Gregory Mankiw.

 

Como estudar Finanças Públicas?

 

Na prova de Finanças Públicas, o Cebraspe além da parte teórica costuma cobrar a parte prática, aprofundando as provas principalmente nos cargos mais correlatos com a matéria, como é o caso do Bacen.

 

Como estudar Administração Geral e Pública?

 

Para conseguir uma boa pontuação na prova do Cebraspe, você deve ler a teoria com profundidade e ter noções práticas de Administração Empresarial e Políticas Públicas. Você pode conseguir gratuitamente um bom material sobre o assunto no ENAP (www.enap.gov.br).

O Cebraspe costuma repetir muito o tipo de questão, então é interessante refazer exaustivamente as provas de Administração Geral de concursos anteriores.

 

Como estudar Administração Financeira e Orçamentária?

 

O Cebraspe costuma ser muito rigoroso nas provas de Administração Financeira e Orçamentária. Eles cobram a literalidade da lei e há muitas “pegadinhas”. É preciso decorar as principais leis do edital, principalmente a Lei de Responsabilidade Fiscal.

É interessante ler também o Manual Técnico do Orçamento e as demais leis orçamentárias formadoras do Plano Plurianual (PPA), da Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA).

E é muito importante ter um material teórico para conhecimento do tema, além de resolver milhares de questões anteriores, pois a banca repete a cobrança delas.

 

Como estudar Administração de Recursos Materiais?

 

Aqui o candidato deverá concentrar-se nos atos normativos de cada órgão e prestar muita atenção na hora da resolução das questões, pois muitos acabam caindo nas “pegadinhas” da banca.

 

Como estudar Legislação?

 

O Cebraspe costuma fazer provas de Legislação difíceis, mas cobrando apenas a literalidade da lei e algumas jurisprudências.

É importante o candidato analisar as provas anteriores para ver que tipo de cobrança é realizada para o concurso específico que quer prestar.

 

Como estudar informática?

 

Nas provas do Cebraspe é necessário conhecer profundamente os conceitos teóricos dos assuntos relacionados à informática. Não basta apenas ter conhecimentos práticos de um usuário comum.

Além disso, essa banca costuma utilizar os termos estrangeiros de informática em uma forma “aportuguesada”. Isso pode confundir, porém não é um erro utilizar os termos dessa maneira.

Exemplos:

  • Backup – becape
  • Layout – leiaute
  • Slide – eslaide

Os tópicos mais solicitados costumam ser:

  • Suítes de Escritório/Pacote Office
  • Internet
  • Sistemas Operacionais
  • Segurança da Informação

 

Como estudar Comércio Internacional?

 

As questões nessa matéria também costumam ser menos decoreba e mais elaboradas, voltadas para os temas atuais.

O candidato deve se basear sempre nas questões anteriores e nos autores clássicos da área. Um site muito recomendado para buscar literatura é o da Enap (www.enap.gov.br)

 

Como se preparar para as provas discursivas?

 

A banca costuma aplicar as provas discursivas juntamente com as objetivas, corrigindo apenas as provas dos que obtiveram as melhores notas.

As provas discursivas do Cebraspe têm um nível de cobrança bem alto, formal e seguindo regras específicas por meio de um espelho.

O normal é que as redações solicitem um número de linhas entre 60 e 90, enquanto que o Cebraspe costuma exigir 30 linhas.

 

É difícil ter noção do desempenho depois da prova?

 

Como o Cespe tem um estilo peculiar de questões, não se desespere: depois da prova, quase todos os candidatos saem com a sensação de que é muito difícil ter se saído bem.

Aproveite as dicas de como passar no Cebraspe e confira também o artigo sobre revisão para concursos.

Para auxiliar na preparação, você pode conferir as provas dos concursos realizados pelo Cebraspe.

 

Tem material de qualidade para estudar?

 

Para otimizar ou iniciar sua preparação, indicamos a nossa Seção de Dicas para passar em Concurso Público. Nela você encontrará artigos com valiosas dicas para colocá-lo mais próximo da sua aprovação, como por exemplo:

 

 

Prefere dicas em vídeo? Acesse nossa seção com dicas de concursos, melhores cursos preparatórios, guia do primeiro concurso e muito mais!

 

 

 

Quais os melhores cursos preparatórios?

 

Se você tem como investir tempo e dinheiro em curso preparatório, é preciso pensar bem antes para escolher um que seja adequado às suas necessidades. Afinal, é sempre um diferencial apostar em um módulo específico para a área ou cargo pretendido.

Desse modo, veja algumas opções realmente boas:

 

O Gran Cursos Online está muito bem avaliado. De fato, tem material completo com videoaulas, além de professores de primeira linha. Assim, se você quer um curso com bom histórico de aprovação, e a possibilidade de estudar para mais de um concurso, o Gran Cursos certamente é uma ótima opção.

 

 

O Estratégia Concursos tem ótimos índices de aprovação nos principais concursos do país, pois conta com um material de qualidade e professores renomados. Ou seja, se você quer ter a certeza que está estudando pelo melhor material e, além disso, não se importa em pagar pela qualidade, o Estratégia Concursos é, com efeito, sua melhor opção.

 

Tenha acesso a outras notícias e artigos. Curta nosso site no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube!

 

Bons estudos!

Respostas de 28

  1. Gostaria de saber, qual o melhor livre de Direito Previdenciário, para o concurso do INSS (Técnico)

  2. Estou fazendo muitos simulados para melhorar meus resultados, mas tenho muito medo de marcar as que não tenho certeza e acabo me ferrando. Vou tomar coragem nos próximos simulados para ver os resultados. Obrigada pelo artigo.

  3. Quando temos no mesmo dia prova de conhecimentos específicos e prova de conhecimentos gerais e elas veem SEM ser separadas em dois cadernos:

    Os 50% que considero é no contexto geral (as duas provas) ou no contexto de cada prova? Oq fica melhor para aumentar as probabilidades de acerto?

    1. João, regra geral por prova. Mas, você pode pegar os últimos gabaritos da banca e ver qual está sendo a tendências.

  4. Cara, o CESPE é difícil demais! Já venho estudando há um tempo e tô pensando em desistir! Banca do inferno!

  5. Boa tarde, qual melhor livro para estudar direito tributário e direito civil, banca CESPE? Área fiscal. Abraços

  6. Na prova do TJ-AM fiz 77 pontos de 100 questões segundo o gabarito preliminar. Como duas questões erradas anula uma certa, então eu ficaria aproximadamente com 65 pontos líquidos, tenho chance de me classificar?

    1. olá. Sei que ao postar sua dúvida, deseja sinceramente uma resposta. Então vamos lá. Sou advogado em Manaus e acompanho algumas provas do Cespe. A resposta é NÃO. Com essa pontuação você está 99% desclassificada. Isso porque nesta prova do TJAM o Cespe aplicou a nova metodologia de 2 erradas anulam 1 certa. Isso significa que, em outros concursos, uma nota com até 65% aprovaria, mas no seu caso, anota de corta para as vagas imediatas será superior a 80% e para o cadastro reserva com chances reais em 4 anos, ficará em torno de 78 a 81%. Espero ter ajudado.

  7. Gostaria de como montar cronograma de estudo para analista do TJ Pa, para próximo concurso e pretendo estudar sozinha, sou professora e tenho filhos e marido será se dá pra estudar e conseguir uma vaga?

    1. Fiz o concurso tj am e pelos cálculos do cesp, fiz 51 acertos nas respostas certas e erradas,onde o calculo diz que cada acerto ganha 1 ponto. Então,tenho num total 102 pontos. Perdi 24 pontos dos erros. Minha pergunta é: tenho possibilidades?

  8. Muito bom!
    Sanou algumas dúvidas que tinha sobre a banca…
    Teria algumas dicas sobre concurso, Guarda Municipal? Obrigado!
    Forte abraço e sucesso a todos!

  9. gostaria de saber como estudar informática,física e matemática para prf
    e quantas matérias e quantas horas estudar por dia cada matéria.
    OBS: tenho dificuldades em informática e nas exatas.
    zenilton_nunes@hotmail.com

  10. Boa noite. Adorei esse artigo. Gostaria de saber como estudar informática para os concursos CESPE?

plugins premium WordPress