O que mais cai em concursos públicos?

o que mais cai em concursos públicos

Afinal, o que mais cai em concursos públicos?

o que mais cai em concursos públicos

Passar em um concurso público é o sonho de muita gente.

Muitas pessoas enxergam no serviço público uma solução para driblar o desemprego e adquirir estabilidade financeira.

Contudo, diferente do que se acredita, simplesmente passar em qualquer concurso não é o suficiente para que você seja feliz para sempre.

Assim, é preciso escolher uma carreira em uma área adequada ao seu perfil, na qual você possa realizar um trabalho que realmente o satisfaça, que faça sentido.

Porém, encontrar e passar no concurso dos sonhos, sobretudo naqueles que são mais concorridos e que apresentam os salários mais altos, não é nada simples.

Uma solução para quem tem pressa pode ser prestar um concurso mais fácil inicialmente e, depois, mesmo trabalhando, continuar a preparação para a vaga desejada.

Assim, você não precisar ficar anos apenas estudando e tendo que depender de familiares na hora de pagar as despesas, por exemplo.

Outra boa medida para agilizar a aprovação é estudar aquelas matérias que caem em quase todos os concursos, pois assim você poderá prestar vários concursos e garantir uma vaga.

Depois, na hora de continuar estudando para a vaga dos seus sonhos, basta acrescentar as matérias específicas do concurso em questão.

Assim, você garante sua estabilidade financeira, mas também a vaga no concurso dos sonhos, mesmo que demore um pouco mais.

E para te ajudar nessa tarefa, neste artigo vamos falar especificamente dessas matérias que caem em praticamente todos os concursos. Dessa maneira, você pode começar a se preparar o mais rápido possível.

E para facilitar ainda mais a sua vida, vamos dividir o artigo de acordo com os níveis de ensino.

Preparado?

 

O que cai em concursos públicos de Nível Fundamental?

 

As provas de Nível Fundamental costumam ser bem mais simples do que as provas dos outros níveis de Ensino. Tanto em relação ao menor número de questões e disciplinas, quanto ao conteúdo solicitado..

Veja abaixo quais são as matérias mais comuns nos concursos de Nível Fundamental:

 

Língua Portuguesa

 

Interpretação textual: essa parte da disciplina cai em praticamente todas as provas. Tem como principal objetivo avaliar a capacidade de leitura e compreensão do candidato. As questões podem tanto envolver a leitura e compreensão de textos escritos em si, quanto de outras modalidades, como tirinhas, gráficos etc. Além disso, as provas de Nível Fundamental também costumam cobrar do candidato os conhecimentos de palavras e termos específicos.

Ortografia: essas provas têm o costume de cobrar do candidato conhecimentos, sobretudo, relacionados à grafia correta das palavras escritas com “g” ou “j”, “s” ou “z” etc. Algumas provas também cobram as regras de acentuação de acordo com o Novo Acordo Ortográfico.

Pontuação: a parte de pontuação também costuma ser bastante criteriosa. Uma vez que a pontuação incorreta da frase pode acarretar em erros de entendimento.

Verbos: normalmente são cobradas as formas irregulares de verbos e, mais raramente, também são cobradas noções de concordância verbal.

Plural das palavras: algumas provas também cobram o plural das palavras. Isso porque esse é um tópico que ainda pode deixar muitos candidatos com dúvidas.

 

Matemática

 

Operações básicas: em provas de Nível Fundamental é bastante comum encontrarmos questões que envolvam as operações matemáticas básicas. Muitas vezes, na forma das conhecidas situações-problema.

Raciocínio Lógico: é bastante comum caírem questões que envolvam a capacidade de Raciocínio Lógico, porém sem maior complexidade.

Operações com conjuntos: os conjuntos numéricos, bem como as operações com conjuntos, são encontradas medianamente cobrados.

Regra de três: as questões que envolvem a resolução da regra de três costumam aparecer bastante nessas provas.

Equações de primeiro grau: por último, com menos frequência, mas ainda assim bastante comum, estão as equações do primeiro grau.

 

Atualidades e Conhecimentos Gerais

 

Algumas provas de Nível Fundamental também costumam cobrar dos candidatos conhecimentos de atualidades nacionais.

Os concursos que exigem formação em Nível Fundamental, normalmente, são das Prefeituras e raramente de outros órgãos.

Além destas matérias citadas acima, as provas de Nível Fundamental também podem cobrar questões de disciplinas relacionadas ao cargo pretendido. Ou mesmo de Administração Pública e Legislação, no caso das Prefeituras.

 

O que cai em concurso público de Nível Médio?

 

Os concursos que exigem Nível Médio dos candidatos são muito mais comuns do que os de Nível Fundamental e as funções a serem exercidas também são muito variadas.

 

Abaixo você pode conferir quais são as matérias e tópicos mais comuns nestas provas.

 

Língua Portuguesa

 

Interpretação textual: são muito comuns para candidatos de Nível Médio. No entanto, costumam ser um pouco mais elaboradas e exigem a habilidade de compreensão mais apurada.

Ortografia: costuma cair bastante, especialmente com as conhecidas “pegadinhas”, questões que têm como objetivo confundir os candidatos mais desatentos. As mudanças relativas ao Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa também são mais frequentes. E podem atrapalhar os candidatos que ainda não se atualizaram.

Morfologia: também é comumente cobrado  o conhecimento de todas as classes de palavras. Especialmente o conhecimento e uso adequado dos verbos, de pronomes, conjunções e preposições.

Sintaxe da oração: esse tema aparece em questões que envolvem os termos essenciais da oração e sua função em determinados contextos.

 

Matemática

 

Proporcionalidade: são bem frequentes as questões envolvendo noções de proporcionalidade, como regra de três, divisão proporcional etc.

Porcentagem: as questões de porcentagem também costumam aparecer bastante nas provas de Nível Médio, desde abordagens bem simples, até questões de nível mais complicado.

Probabilidade: também é comum caírem questões que envolvam noções de probabilidade, dificultando a vida de muitos candidatos.

Frações: as questões que envolvem frações são muito comuns, já que na hora da prova, devido ao nervosismo, elas podem confundir muitos candidatos.

Álgebra: as questões que envolvem equações de primeiro e segundo grau aparecem praticamente em todas as provas.

Geometria básica: em muitas provas também aparecem questões que envolvem Geometria. Sobretudo o cálculo de áreas e volumes , com “pegadinhas” e fatores que podem confundir o candidato.

 

Informática

 

Conceitos básicos de internet: são bastante comuns e julgam a capacidade do candidato de utilizar a internet, ainda que de forma básica.

Word: as questões que envolvem o editor de texto costumam variar bastante o grau de dificuldade, há aquelas bem fáceis e há também as de maior complexidade e que exigem um conhecimento aprofundado do candidato.

Excel: as questões sobre este programa costumam aparecer com muita frequência e, normalmente, exigem bastante conhecimento por parte do candidato, pois é um software mais complicado de interagir.

Windows: também é comum aparecerem questões sobre o sistema operacional. Nesse tópico, são bastante comuns as questões que envolvam as teclas de atalho, além de conceitos básicos.

 

Atualidades e Conhecimentos Gerais

 

São comuns questões de Atualidades e Conhecimentos Gerais nas provas de Nível Médio.

Elas têm a função de avaliar o quão inteirado no que está acontecendo no Brasil e no mundo o candidato está.

Essas provas também costumam cobrar questões relacionadas àquilo que o candidato terá como função ao passar no concurso.

 

O que cai em concurso público de Nível Superior?

 

Os concursos de Nível Superior exigem ainda mais dos candidatos. Por isso, contam com questões de nível de dificuldade mais alto. Da mesma forma, a linguagem da prova também costuma ser mais difícil e formal. Cobrando do candidato um nível de conhecimento de vocabulário muito maior do que para os outros níveis.

 

Língua Portuguesa

 

Interpretação textual e semântica: as questões de interpretação textual e semântica também são bastante comuns nos concursos de Nível Superior. No entanto, como já foi dito, elas costumam ser mais difíceis. O número de textos com recursos gráficos, como tirinhas, gráficos e até mesmo mapas também é bem maior.

Ortografia:  as questões de ortografia aparecem bastante. No entanto, sempre mais contextualizadas, com normalmente uma frase que o candidato deverá julgar se está correta ou não ou dentro de um texto.

Verbos: as provas de Nível Superior também costumam cobrar questões relacionadas aos verbos, tanto aos tempos e modos verbais, quanto a concordância verbal.

Preposições, conjunções e pronomes: outras classes de palavras que são bastante exploradas são estas três, de forma mais complexa e elaborada que os outros níveis.

Regência nominal e verbal: as provas costumam cobrar questões de regência nominal e verbal, o que pode ser uma grande dificuldade para muitos candidatos.

Sintaxe: essa é outra grande dificuldade de boa parte dos candidatos e, sobretudo, porque para o Nível Superior, é bastante comum que as questões envolvendo este tópico utilizem as partes mais difíceis de um tópico da Língua Portuguesa que é bastante extenso.

Prova discursiva: é bastante comum que as provas de Nível Superior contenham questões discursivas. Elas exigem do candidato capacidade de se expressar bem na Língua Portuguesa, além de dominar as regras gramaticais. O tema das provas discursivas pode variar muito, mas normalmente está relacionado à função a ser exercida pelo candidato ou a matéria de atualidades.

 

Matemática

 

Porcentagem e matemática financeira: as questões envolvendo porcentagem e matemática financeira são muito comuns e caem em grande parte das provas.

Proporcionalidade: as questões costumam cobrar bastante regra de três, proporção direta e inversa, divisão proporcional etc.

Equações de primeiro e segundo grau: esse tópico também é muito comum nas provas de Nível Superior.

Geometria: as questões envolvendo geometria também são muito comuns, sobretudo envolvendo o cálculo de áreas e volumes, as unidades de medida e a geometria espacial.

Progressão aritmética e geométrica: esses tópicos também costumam aparecer bastante e costumam trazer questões de nível de dificuldade mais avançado.

Noções de probabilidade e estatística: esses tópicos também são comumente encontrados nas provas de Nível Superior.

 

Atualidades e Conhecimentos Gerais

 

As questões das disciplinas de Atualidades e Conhecimentos Gerais também são muito comuns nas provas de Nível Superior.

Normalmente cobrando do candidato questões relevantes relacionadas à Política, Sustentabilidade, Economia, Cultura no Brasil e no mundo.

Além de outros temas que podem estar em evidência no momento da prova.

 

Informática

 

Windows: são bastante comuns as questões relativas à utilização do sistema operacional. As questões costumam variar bastante em relação ao seu nível de dificuldade. Podendo exigir do candidato desde ações que são usadas no dia a dia, quanto questões que exigem um conhecimento mais aprofundado.

Word:dependendo do concurso e da questão em si, podem ser exigidos diferentes níveis de dificuldade do candidato. Boa parte das questões está relacionada à formatação de documentos e também às teclas de atalho.

Excel: as questões relativas ao Excel também costumam aparecer e costumam ser o tópico de maior dificuldade dos candidatos. Sobretudo porque esse programa não é tão usado no dia a dia. As fórmulas e suas funções também costumam aparecer bastante nessas questões.

Noções de Segurança – o tópico de noções de segurança também pode ser exigido dos candidatos de Nível Superior. As questões estão relacionadas, na maioria, aos procedimentos básicos de segurança e sobre procedimentos para evitar contaminar o computador com vírus.

 

Direito

Para algumas carreiras também é comum que a prova contenha questões de Direito, sendo que as disciplinas mais pedidas são:

 

 

 

Direito Constitucional

Praticamente todos os concursos de Nível Superior (e alguns de Nível Médio) — e não apenas da área do Direito — aplicam prova de Direito Constitucional.  Nesta disciplina, os pontos focais são a Constituição Federal (o documento máximo do Direito no Brasil), a soutrina (o que os acadêmicos, filósofos, magistrados e juristas do Direito escrevem, falam, argumentam sobre a Constituição) e as jurisprudências (súmulas e decisões dos tribunais, especialmente do STF e STJ)

Dentro desse universo, os temais mais comumente pedidos em concursos são: Princípios Fundamentais, Conceitos de Constituição, Remédios Constitucionais, Nacionalidade, Organização do Estado, Poder Legislativo, Poder Executivo e Poder Judiciário.

 

Direito Administrativo

 

Da mesma forma, o Direito Administrativo é recorrente em concursos de níveis Médio e Superior. Entre os tópicos solicitados nas provas de Direito Administrativo para concursos, pode-se destacar: Administração Pública, Agentes públicos, Atos administrativos, Licitações e Contratos.

Outros tópicos costumeiramente solicitados na disciplina são:

  • Responsabilidade do servidor e deveres do administrador.
  • Formas de provimento dos cargos públicos.
  • Servidores públicos.
  • Entidades públicas.
  • Bens públicos.
  • Organização administrativa.
  • Utilização dos bens públicos por particulares.
  • Princípios do Direito Administrativo.
  • Concessão e permissão de serviços públicos.
  • Convênios e consórcios administrativos.
  • Poderes Administrativos.
  • Regime Jurídico Administrativo.
  • Controle da Administração Pública.
  • Espécies de regimes jurídicos.
  • Relações jurídicas da administração com particulares.
  • Modalidades e formas de prestação do serviço público.
  • Responsabilidade civil da administração.
  • Personalidade jurídica do Estado.

 

Quais os melhores cursos preparatórios?

 

Se você tem como investir tempo e dinheiro em curso preparatório, é preciso pensar bem antes para escolher um que seja adequado às suas necessidades. Afinal, é sempre um diferencial apostar em um módulo específico para a área ou cargo pretendido.

 

Desse modo, veja algumas opções realmente boas:

 

O Gran Cursos Online também está muito bem avaliado. De fato, tem material completo com videoaulas, além de professores de primeira linha. Assim, se você quer um curso com bom histórico de aprovação, e a possibilidade de estudar para mais de um concurso, o Gran Cursos certamente é uma ótima opção.

 

Estratégia ConcursosO Estratégia Concursos tem ótimos índices de aprovação nos principais concursos do país, pois conta com um material de qualidade e professores renomados. Ou seja, se você quer ter a certeza que está estudando pelo melhor material e, além disso, não se importa em pagar pela qualidade, o Estratégia Concursos é, com efeito, sua melhor opção.

O Exponencial é mais uma excelente alternativa. Igualmente aos demais cursos, é voltado para o aprendizado acelerado, mas oferece ainda o interessante serviço de coaching 100% especializado.

Agora que você chegou ao fim do post, aproveita para curtir as nossas redes sociais: estamos no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube

Bons estudos e boa sorte!

18 respostas

  1. Bom dia !

    Sou iniciante,almejo o concurso para técnico legislativo (policia federal do senado)
    estou analisando bem esse concurso,vendo provas anteriores, lendo bem o edital anterior,e a base para o edital desse ano,estou lendo sobre algumas bancas,como a fgv do último concurso,gostaria de indicações de materiais,para estudo a melhor apostila,tenho sondado uma apostila da (Nova Concurso)ela boa? vale a pena?Pode me ajudar? Obrigado

  2. Vocês poderiam mim enviar os tópicos de matemática e raciocínio lógico mais cobrados nos concursos públicos de segurança pública.

  3. Fiquei Muito Interessado pelo seu post.Vou acompanhar seu Blog que é muito bom. É TOP ! Esse tipo de conteúdo tem me agregado muito conhecimento.Grato !

  4. Sou funcionário público no município de Barra de São Miguel em Alagoas desde 2007 e passei em primeiro lugar. Atualmente estou me preparando há um ano, para o concurso de assistente técnico administrativo do Ministério da fazenda, o qual ainda não abriu. Não estou com grana para investir em cursos online( apesar de ter o desejo de fazer um quando a minha situação financeira melhorar um pouco), porém reuni vários materiais de estudo em meu pendrive (o qual para mim,esta valendo ouro rsrs) e ainda continuo reunindo( garimpo bastante). Estudo cinco dias por semana, três horas liquidas por dia, um dia tiro para me exercitar e outro para dar atenção à esposa e filhos. Agradeço por todas as dicas pois muito tem me ajudado.

    1. Oi Luciano tudo bem?
      Te parabenizo pela conquista.
      Como estou entrando pro mundo de concursos públicos com objetivo na área tribunal,administrativa ou fiscal, ainda não tenho essa desenvoltura para o estudo e se você tiver algumas dicas de onde buscar material para estudo que possa compartilhar comigo ficarei muito agradecida, pois no momento não tenho condições de bancar um cursinho.
      Desde já agradeço sua atenção e desejo boa sorte em sua nova aprovação.

  5. Ola, estou querendo prestar concurso publico que vai ter na minha cidade ano que vem, tenho ensino médio completo e estou no segundo semestre de pedagogia,você poderia me dar alguma dica do que pisso fazer? O que posso ja ir estudando antes do edital sair?

  6. Olá, Eu Cláudio gostaria muito de fazer um concurso público, só que ainda não tenho o segundo grau completo,
    Vocês podem me dá umas dicas para eu realizar o meu sonho, tenho 39 anos sou um pai de família, por falta de tempo no trabalho ainda não consegui terminar meus estudos.

    1. Oi Cláudio,

      São poucos concursos que exigem fundamental, mas… fique de olho em concursos de prefeituras, são os mais prováveis.

  7. Boa tarde, quero me preparar para o concurso do INSS, mas não disponho de dinheiro para investir,seria possível vocês podem me ajudar?,o que faço?,como estudar?,como seguir um horário?,como fazer um cronograma de estudos?como faço às revisões?, como faço os resumos?,onde posso encontrar questões para treinar?,simulados?.Só tenho a hora do almoço,ou seja duas horas.Na minha casa é impossível estudar, tenho duas crianças que me tira o juízo, à noite não consigo fico muito cansado meu corpo só pede para dormir.No momento sou vendedor autônomo,se vender tenho dinheiro,se não vender não dinheiro.Gostaria de sair dessa vida tão sofrida, o que ganho só dar para comer e muito mal. Tenho 51 anos, mas sonho em viver uma vida digna se isso for possível no Brasil.Por favor me ajude!!!!!!

    1. Izaías, tudo bem?
      O concurso do INSS não abriu ainda. Se você tem urgência talvez seja interessante procurar outras oportunidades, que são muitas.
      Veja na parte de concursos abertos…

    2. Isaías, desculpe a intromissão mas, não passa em concurso quem estuda com concurso aberto, comece agora! Entre no site de questões qconcursos ou tecconcursos, q sao pagos mas acho q liberam 10 questões diárias gratuitamente. Faça um rastreamento dos assuntos q mais caem por disciplina e pela banca e inicie os estudos por aí. Estude mt português e interpretação. Busque por dicas de estudos no Google. O Estratégia tem muita informação gratuita. Estude por questões e pdfs. Espero ter ajudado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress